• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As obras-primas que poucos leram (Organização de Heloísa Seixas)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Os textos reunidos na série AS OBRAS PRIMAS QUE POUCOS LERAM foram publicados na revista Manchete no início dos anos 1970. O objetivo era falar sobre as obras de literatura que, mesmo “famosas” para o grande público, fossem na verdade pouco lidas. A coletânea foi idealizada por Heloisa Seixas, uma das principais escritoras brasileiras da atualidade, que organizou os mais de duzentos artigos sobre obras-primas da literatura universal, em diversos gêneros, da Antiguidade até nossos dias.
Fonte, Editora Record


Nunca tinha visto ou ouvido falar dessa série, até me deparar (e comprar por R$ 14,90, em uma banca de jornal, no centro de São Paulo) com o volume quatro.

Trata-se da compilação (em quatro volumes) de textos escritos para a revista Manchete no período de 1972 a 1977, por gente como Antônio Houaiss, Paulo Mendes Campos, Ledo Ivo, Josué Montello, José Lino Grunewald e Otto Maria Carpeaux, sendo este o autor de dezenove artigos, doze deles sobre Teatro e Poesia e sete sobre Não-Ficção.

A escritora e jornalista carioca Heloisa Seixas, organizou os textos por gêneros:

Volume 1: 'O castelo', de Franz Kafka (por Otto Maria Carpeaux), 'Grande sertão - veredas', de Guimarães Rosa, por (Carlos Heitor Cony), 'Em busca do tempo perdido', de Marcel Proust (por Paulo Mendes Campos), 'Ulisses', de James Joyce (por Antônio Houaiss), 'Macunaíma', de Mario de Andrade (por Haroldo de Campos), entre outros.

Volume 2: 'Crime e castigo', de Dostoievski (por Otto Maria Carpeaux), 'O grande Gatsby', de Fitzgerald (por Elias Fonseca), 'A letra escarlate', de Nathaniel Hawthorne (por Ézio Pinto Monteiro), 'Frankenstein', de Mary Shelley (por Ruy Castro), 'O médico e o monstro', de Robert Louis Stevenson (por Ruy Castro), 'Orgulho e preconceito', de Jane Austen (por Raimundo Magalhães Júnior) e 'O tempo e o vento', de Érico Veríssimo (por Josué Montello), entre outros.

(Fonte do conteúdo desses dois volumes: Livraria Cultura)

Volume 3: Trinta e cinco artigos sobre Teatro,Poesia e Ensaios, enfocando obras de Sófocles, Beckett, Homero, Shakespeare e Baudelaire, entre outros.

Volume 4: Não-ficção, com 'Os Sertões" de Euclides da Cunha (por Dirceu Soares); 'O Príncipe' de Maquiavel (por R. Magalhães Júnior); 'A Interpretação dos Sonhos' de Freud (por Otto Maria Carpeaux); 'O Ser e o Nada' de Jean Paul Sartre (por Paulo Perdigão) entre outros.

Agora estou em busca dos outros volumes (que estão bem carinhos na internet) principalmente dos volumes um e dois.
 
Caras, isso parece ser muito FODA.

Pra quem diz que a Crítica não serve pra nada e blá blá blá, acho que aí encontrarão um bocado do que seria uma crítica mais séria.
 
Lucas_Deschain disse:
Que maneiro, e comentários de gente de alto calibre, hein? Carpeaux, Houaiss e Haroldo de Campos, putz, tentador!

Né? Fiquei boba quando descobri, quanta gente bacana escrevendo sobre obras mais bacanas ainda!
Comprei e comecei a ler ontem mesmo. :sim:
 
Clara disse:
Né? Fiquei boba quando descobri, quanta gente bacana escrevendo sobre obras mais bacanas ainda!
Comprei e comecei a ler ontem mesmo. :sim:

Nos presenteie com mais comentários e quem sabe até uma resenha, que tal?
 
Rafaela' disse:
Clara, fiquei com água na boca! E são vários livros!

Eu comprei em uma banca aqui no centro, Rafa.
Mas acho que os outros números terei que procurar em sebos mesmo. Estão caros demais em livrarias. =/

[quote='Lucas_Deschain]
Clara disse:
Né? Fiquei boba quando descobri, quanta gente bacana escrevendo sobre obras mais bacanas ainda!
Comprei e comecei a ler ontem mesmo. :sim:

Nos presenteie com mais comentários e quem sabe até uma resenha, que tal?
[/quote]

Legal! pode deixar. :sim:


Anica disse:
eu babo nessa coleção há anos, parece muito legal mesmo. :sim:

Então. Ontem a noite (procurando por blogs de quem já havia lido os livros) eu achei um comentário sobre eles lá no Hellfire Club.
Acho que de 2006, você e o Fábio viram uns exemplares em uma livraria. =]
 
Já havia topado com essa coleção por aí. Não sei quanto está nas livrarias mas caso interesse, no Estante Virtual tu pode adquirir cada um por menos de 30 reais.
 
A Interpretação dos Sonhos' de Freud (por Otto Maria Carpeaux)

Interessante... Pelo que li a respeito dessa resenha do Carpeaux, ele parece ironizar bastante a psicanálise e as análises freudianas -- dizendo, por exemplo, que Freud analisou os seus sonhos apenas...

Fora isso, a resenha do Houaiss do Ulisses deve ser interessante também. Houaiss é um grande tradutor, e não tem como se negar. Traduzir o Ulisses em 1 ano quando as espinhas dorsais críticas do grande clássico moderno ainda não haviam saído...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo