1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As obras-primas que poucos leram (Organização de Heloísa Seixas)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara, 31 Mar 2011.

  1. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Nunca tinha visto ou ouvido falar dessa série, até me deparar (e comprar por R$ 14,90, em uma banca de jornal, no centro de São Paulo) com o volume quatro.

    Trata-se da compilação (em quatro volumes) de textos escritos para a revista Manchete no período de 1972 a 1977, por gente como Antônio Houaiss, Paulo Mendes Campos, Ledo Ivo, Josué Montello, José Lino Grunewald e Otto Maria Carpeaux, sendo este o autor de dezenove artigos, doze deles sobre Teatro e Poesia e sete sobre Não-Ficção.

    A escritora e jornalista carioca Heloisa Seixas, organizou os textos por gêneros:

    Volume 1: 'O castelo', de Franz Kafka (por Otto Maria Carpeaux), 'Grande sertão - veredas', de Guimarães Rosa, por (Carlos Heitor Cony), 'Em busca do tempo perdido', de Marcel Proust (por Paulo Mendes Campos), 'Ulisses', de James Joyce (por Antônio Houaiss), 'Macunaíma', de Mario de Andrade (por Haroldo de Campos), entre outros.

    Volume 2: 'Crime e castigo', de Dostoievski (por Otto Maria Carpeaux), 'O grande Gatsby', de Fitzgerald (por Elias Fonseca), 'A letra escarlate', de Nathaniel Hawthorne (por Ézio Pinto Monteiro), 'Frankenstein', de Mary Shelley (por Ruy Castro), 'O médico e o monstro', de Robert Louis Stevenson (por Ruy Castro), 'Orgulho e preconceito', de Jane Austen (por Raimundo Magalhães Júnior) e 'O tempo e o vento', de Érico Veríssimo (por Josué Montello), entre outros.

    (Fonte do conteúdo desses dois volumes:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    Volume 3: Trinta e cinco artigos sobre Teatro,Poesia e Ensaios, enfocando obras de Sófocles, Beckett, Homero, Shakespeare e Baudelaire, entre outros.

    Volume 4: Não-ficção, com 'Os Sertões" de Euclides da Cunha (por Dirceu Soares); 'O Príncipe' de Maquiavel (por R. Magalhães Júnior); 'A Interpretação dos Sonhos' de Freud (por Otto Maria Carpeaux); 'O Ser e o Nada' de Jean Paul Sartre (por Paulo Perdigão) entre outros.

    Agora estou em busca dos outros volumes (que estão bem carinhos na internet) principalmente dos volumes um e dois.
     
  2. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Que maneiro, e comentários de gente de alto calibre, hein? Carpeaux, Houaiss e Haroldo de Campos, putz, tentador!
     
  3. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Caras, isso parece ser muito FODA.

    Pra quem diz que a Crítica não serve pra nada e blá blá blá, acho que aí encontrarão um bocado do que seria uma crítica mais séria.
     
  4. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Né? Fiquei boba quando descobri, quanta gente bacana escrevendo sobre obras mais bacanas ainda!
    Comprei e comecei a ler ontem mesmo. :sim:
     
  5. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Clara, fiquei com água na boca! E são vários livros!
     
  6. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Nos presenteie com mais comentários e quem sabe até uma resenha, que tal?
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    eu babo nessa coleção há anos, parece muito legal mesmo. :sim:
     
  8. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Eu comprei em uma banca aqui no centro, Rafa.
    Mas acho que os outros números terei que procurar em sebos mesmo. Estão caros demais em livrarias. =/

    [quote='Lucas_Deschain]
    Nos presenteie com mais comentários e quem sabe até uma resenha, que tal?
    [/quote]

    Legal! pode deixar. :sim:


    Então. Ontem a noite (procurando por blogs de quem já havia lido os livros) eu achei um comentário sobre eles lá no Hellfire Club.
    Acho que de 2006, você e o Fábio viram uns exemplares em uma livraria. =]
     
  9. Diego-

    Diego- Usuário

    Já havia topado com essa coleção por aí. Não sei quanto está nas livrarias mas caso interesse, no Estante Virtual tu pode adquirir cada um por menos de 30 reais.
     
  10. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    A Interpretação dos Sonhos' de Freud (por Otto Maria Carpeaux)

    Interessante... Pelo que li a respeito dessa resenha do Carpeaux, ele parece ironizar bastante a psicanálise e as análises freudianas -- dizendo, por exemplo, que Freud analisou os seus sonhos apenas...

    Fora isso, a resenha do Houaiss do Ulisses deve ser interessante também. Houaiss é um grande tradutor, e não tem como se negar. Traduzir o Ulisses em 1 ano quando as espinhas dorsais críticas do grande clássico moderno ainda não haviam saído...
     

Compartilhar