• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Nárnia

Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Assisti ao filme e por isso procurei me informar mais sobre os livros e tudo mais...

Acabei descobindo uma coisa bem interessante... -informações vindas de uma revista- Vejam o que você acham...

Nesse artigo é dito que CS Lewis era amigo de Tolkien. Sim, sim, isso mesmo! E Tolkien "converteu", por assim dizer, o nosso amigo também escritor. Lewis começou a escrever As Crônicas de Nárnia e mostrou seu novo trabalho para Tolkien que não aprovara o mesmo. Assim terminou a amizade desses dois escritores fantásticos...
É dito também que que Tolkien não havia gostado nada das evidentes relações que Lewis fazia em seus livros com as "coisas" da Igreja... Aslam ser sacrificado para salvar a vida de outra pessoa, por amor (isso é bastante destacado no filme). O fato de, neste momento, a feiticeira mandar arrancar-lhe os pêlos, assim como acontece quando Jesus é despojado de suas vestes, e a ressureição do bichano...

Mas, apesar de toda essa crítica da parte de Tolkien (sou católica assim como ele), gostei muito do filme e leria os livros mesmo assim! A Lucy é muuuuuito linda no filme!!!

E então? O que vocês acham!??

-----

Inclusive acabei de achar aqui mesmo!!
Leia As Crônicas de Nárnia estão chegando!
 
Última edição:
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Anastrianna disse:
Assisti ao filme e por isso procurei me informar mais sobre os livros e tudo mais...

Acabei descobindo uma coisa bem interessante... -informações vindas de uma revista- Vejam o que você acham...
Sim, é isso mesmo. Tolkien e Lewis foram amigos, e Tolkien converteu Lewis ao cristianismo. Porém Lewis se tornou protestante, enquanto Tolkien era católico. A partir daí a amizade deles deu umna esfriada. E é verdade sim que Tolkien não gostou de Narnia.
Deve haver algum texto aqui na Valinor que fala mais sobre a amizade dos dois, mas não me recordo agora qual pode ser.
De qualquer forma, dê uma olhadinha no seguinte link. É de uma notícia publicada por nós recentemente, baseada na matéria da revista veja, que creio ter sido onde você leu sobre Tolkien e Lewis.
http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=39137
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Sim, sim!! Inclusive coloquei o mesmo link no final do meu post!!
E é a mesma matéria sim!!
Obrigadinha!!
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Eu comprei o volume único na promoção no site da saraiva e saiu 58 reais com frete grátis.
Eu li as 2 primeiras Crônicas - O Sobrinho do Mago e O guarda roupa ...
Sinceramente eu esperava muito mais, devido as críticas que li e à comparação a Tolkien. A linguagem é muito infantil e os fatos ocorrem sem que haja muita descrição. Lewis não é detalhista como Tolkien e as cronicas (pelo menos as que eu li) não apresentam situações emocionantes como SDA. Embora tenham sido amigos e tudo mais "As crônicas de Nárnia" nem se compara com SDA, e não consegui achar influências de Tolkien, a não ser o fato de Nárnia ser um outro mundo.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

O unico motivo pelo qual comparam Lewis com Tolkien éo fato deles terem sido grandes amigos, pq o estilo de escrita dos dois é totalmente diferente.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Mohanah disse:
O unico motivo pelo qual comparam Lewis com Tolkien éo fato deles terem sido grandes amigos, pq o estilo de escrita dos dois é totalmente diferente.



Ok, talves tenha me expressado mau. O que está ocorrendo é que alguns leitores de Nárnia estão realmente comparando obra de Lewis à obra de Tolkien, pelo simples fato de os 2 escritores apresentarem mundos próprios. Quanto a escrita é OBVIO que são diferentes, nenhum escritor escreve igual a outro. Cada um tem seu estilo próprio.
Talves esses leitores que estão comparando as obras não tenham realmente lido SDA.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Pra mim é impossivel estabelecer algum tipo de comparação entre Lewis e Tolkien. São coisas totalmente distintas, Tolkien realmente criou um mundo digamos "paupavel", enquanto Lewis no maximo conseguiu criar um lugar imaginario, q pra mim nem chega a ser um mundo exatamente. Tolkien dedicou a vida inteira para a sua obra, enquanto Lewis escreveu as cronicas em alguns poucos anos.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Mohanah disse:
Pra mim é impossivel estabelecer algum tipo de comparação entre Lewis e Tolkien. São coisas totalmente distintas, Tolkien realmente criou um mundo digamos "paupavel", enquanto Lewis no maximo conseguiu criar um lugar imaginario, q pra mim nem chega a ser um mundo exatamente. Tolkien dedicou a vida inteira para a sua obra, enquanto Lewis escreveu as cronicas em alguns poucos anos.



Assino embaixo tudo que foi dito !!!
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

talvez eu compre o livro dentro de alguns meses...to meio quebrado agora mas vou dar um jeito,se bem que pelo que eu li aki neste topico,ele agrada so 50%, neh??
comparaçoes com tolkien sao realmente impossiveis(ninguem se compara ao mestre!)
flw galera...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Não li os livros mas assisti o filme...achei decepcionante comparado as otimas citações a respeito do livro.
Não consegui engolir o fato de um garoto lutar como um veterano experiente sendo que ele nem sabia empunhar uma espada direito...(viram ele apontado a espada pro lobo no filme? *crises de risos*)

Um abraço
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Os dois primeiros são medianos para ruim. O terceiro achei excelente, e o quarto também, um pouco abaixo do terceiro. Vou ler o quinto agora.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Essa historia é muito superficial e não deve-se levar a serio como com SDA...apenas diversão...até gostei do filme depois q repensei!! mas prefiro só ver o filme, o livro não é pra mim...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Para Nao Errar Ja Sei O Que Vou Fazer!!vou Pedir O Livro Emprestado Para Alguem!!hehehehcaso O Livro Seja Bom Eu Compro...se Nao For ...fazer Oq??
Pelo Jeito Alguns Sao Bons E Outro Nao=/...mas Vamos Ver...quanto Ao Filme Eu Achei Muito Bom(a Parte Da Espada E Muito Foda Mesmo Rsrsrsrs)
Flw.
Nao Ha Nada Oculto Que Nao Venhar A Ser Revelado!
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Eu li os dois primeiros livros e gostei mto^^
Achei legal a forma q ele escreve para as crianças a gente se sente uma criança qdo lê...
vou ver se termino de ler todas as cornicas pra depois comentar melhor...
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Olá pessoal,
Acabei de ler os livros hoje.

Pessoal, afinal, quem é o Pai Tempo? É dito que ele foi um rei do Mundo de Cima no quinto livro. Mas ele seria uma espécie de divindade? Afinal, ficou claro no último livro que ele não é um simples gigante ou um simples ser. Seria uma alegoria a alguém descrito no livro do Apocalipse na Bíblia? Se sim, quem?

Eis uma descrição sobre ele do livro A Cadeira de Prata:

"Aí, tomando quase todo o espaço, estava um homem imenso a dormir profundamente. Era muito maior do que qualquer um dos gigantes, mas o rosto não era igual ao dos gigantes: era nobre e belo. Seu peito arfava um pouco sob a barba de neve que o cobria até a cintura. Uma luz prateada (ninguém viu de onde vinha) caía sobre ele.

(...)

- Este é o velho Pai Tempo, que já foi rei do Mundo de Cima - respondeu o guardião - Agora está mergulhado aqui no Reino Profundo, sonhando com as coisas que são feitas no mundo superior. (...) Dizem que despertará no fim do mundo.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Acho que o Pai Tempo não é alegoria em especial a ninguém do Apocalipse, pelo menos o que me lembro do Apocalipse. E não tem muito tempo que o li.

Acho que ele se assemelha mais ao Cronos grego: Pai Tempo que devora seus filhos.Sim, o livro é BEM alegórico, mas ao mesmo tempo o C.S. Lewis também utilizou imagens e seres que nada têm de cristãos...

Eu gostei bastante dos livros, apesar de terem alguns furos bizarros e de em alguns momentos ser alegórico DEMAIS - especialmente no final do último livro... o final bem que me irritou um pouco.


Quanto à história ser superficial ou não...
...não, não achei a história superficial. Ele tinha objetivos ao escrever os livros e até que os cumpriu razoavelmente. Como está na orelha da minha edição, aparentemente o livro é superficial. Mas em nenhum momento o Lewis deixou de ter em mente o público alvo principal e o que ele queria dizer para aquele público. Se eu fosse ler com 7 anos, não entederia nem metade do que ele quer dizer, mas seria uma referência em reflexões futuras. Como Monteiro Lobato foi pra mim. Na época (aos 8,9,anos), não entendia nem metade do que o Lobato quis dizer, mas depois fui entendendo. Acho que Lewis pode servir pras crianças que o leram com 7 anos mais ou menos da mesma forma que Lobato serviu pra mim. Guardadas as devidas proporções e os devidos objetivos, é claro.
 
Última edição:
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Sobre Jesus e Aslam: na Bíblia (ou melhor, em filmes a respeito, pois não li a Bíblia), se não me engano, a decepção de Judas é justamente por Jesus não ser um grande "guerreiro" que traria através de batalhas a liberdade dos judeus, e sim uma pessoa que simplesmente pregava a paz e o amor. O problema é que Aslam é justamente como Judas achava que Jesus deveria ser, mas não era: em boa parte das vezes chegava de surpresa em alguma batalha, com algum reforço. Ora, como Aslam poderia ser o Jesus verdadeiro se na verdade se assemelhava mais com o Jesus imaginado por Judas?

"Pai Tempo que devora seus filhos", Ceinwyn? Quando ele devora alguém? :eek: Ou seria apenas um modo metafórico de dizer que ele mesmo ajudou a realizar o fim dos tempos em Nárnia?
 
Última edição:
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Haran Alkarin disse:
Ora, como Aslam poderia ser o Jesus verdadeiro se na verdade se assemelhava mais com o Jesus imaginado por Judas?

"Pai Tempo que devora seus filhos", Ceinwyn? Quando ele devora alguém? :eek: Ou seria apenas um modo metafórico de dizer que ele mesmo ajudou a realizar o fim dos tempos em Nárnia?

Ok, ok...me expressei mal. O eu queria dizer é que mesmo não devorando ninguém, ele se assemelha ao Cronos, por desejar aniquilar a criação... eu disse se assemelha, não que é uma cópia perfeita do Cronos...

Bom, o Aslam pode ser um caso bem parecido... se assemelha a Jesus, mas não exatamente o Jesus do catecismo justamente por ser uma criação literária, não uma aula de catecismo.
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Mas até que faz sentido. O Pai Tempo "devora" seu filho Tempo, causando o fim deste (fim dos tempos).
aiwebs_017.gif
 
Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Haran Alkarin disse:
Sobre Jesus e Aslam: na Bíblia (ou melhor, em filmes a respeito, pois não li a Bíblia), se não me engano, a decepção de Judas é justamente por Jesus não ser um grande "guerreiro" que traria através de batalhas a liberdade dos judeus, e sim uma pessoa que simplesmente pregava a paz e o amor. O problema é que Aslam é justamente como Judas achava que Jesus deveria ser, mas não era: em boa parte das vezes chegava de surpresa em alguma batalha, com algum reforço. Ora, como Aslam poderia ser o Jesus verdadeiro se na verdade se assemelhava mais com o Jesus imaginado por Judas?
Não há menção a Judas (que me lembre bem) sobre o assunto. Mas sabe-se que os judeus como um todo esperavam um líder político, o que no Oriente Próximo também significaria um guerreiro. Mas a Bíblia faz várias alusões a Cristo como um Guerreiro, inclusive no Apocalipse. Mas não há conflito com C.N., pois o livro fala que Aslam orienta Peter sobre como proceder, onde colocar os guerreiros, etc. e quando ele aparece com reforço, se não me engano, só ataca a feiticeira branca. Olhando sob o aspecto Messiânico, não há contradição, pelo menos me parece muito similar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo