• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Não, não. Foi "inventado" na ilha de Okinawa, Japão.

Na época da invasão da ilha de Okinawa pelo Japão (séc. XII ou XIII, snme.), o daimio local ordenou que conforme o costume, somente a casta samurai japonesa poderia portar armas, com o intuito de esmagar rebeliões e revoltas. Os nativos rebeldes possuíam técnicas de combate, mas não eram páreo para os samurais treinados. Assim sendo, eles pediram ajuda para monges shaolin chineses, para que lhes ensinassem como se defender sem precisar usar armas e tal. Foi desse treinamento que nasceu a primeira escola de Karate, chamada Shorin-Ryu (Shorin é a pronúncia em japonês para Shaolin; Shorin-Ryu = Escola Shaolin). À partir dessa escola nasceram todos os outros estilos de Karate.

Aliás, não se chamava Karate até o começo do séc. XX. Era chamado de To-Te (mão chinesa, snme.). Depois que o sensei Gichin Funakoshi levou o To-Te de Okinawa pra ser ensinado pro resto do Japão, ele teve que mudar o nome pra Karate, pois as pessoas não aceitariam bem essa ligação com a China, que na época era a principal rival do Japão, etc.


Eu sabia que o kung fu tinha influencia no karate mas nao sabia que era tão direta...
Legal^_^ Legal saber a história...
 
Valeu pea aula de História...não sabia, e também não lembro onde eu lia aquilo sobre a invenção na India, mas vou regaçar a cara de quem me disse aquilo.:lol:
 
Pessoal... nessa história de tal e qual arte foi criada na Índia é preciso deixar claro que o que se praticava lá milhares de anos atrás não era nem karate, nem kung fu, nem jiu jitsu, nem qualquer coisa que se pratica hoje. Apesar das controvérsias históricas, quando se diz que esta ou aquela arte surgiu na Índia significa que as primeiras técnicas, muito rudimentares ainda, que depois de séculos e séculos de modificações e aperfeiçoamentos se tornaram as artes que conhecemos hoje, surgiram na Índia. Isso tudo porque provavelmente lá deve ter sido um dos berços da civilização, e nada mais lógico então que seja o berço das artes de combate...

Voltando às AMC, pelo que li até hoje não existe comprovação histórica sequer da existência de Bodhidarma, apesar de essa história ser transmitida oralmente por diversas famílias de kung fu. E mesmo essa história varia muito de família para família.

Já o fato de os manchus terem assumido o poder na China e terem mandado destruir o templo porque julgaram que os monges representavam uma ameaça é um fato histórico. Alguém sabe se a história dos 5 monges também tem fundamento?

Quanto à história de norte X sul continuo na dúvida... Acho tão difícil socar com uma jaqueta grossa quanto chutar com uma calça grossa... E acho tão difícil chutar num terreno montanhoso quanto num terreno alagadiço de uma plantação de arroz... Alguém sabe se isso é fato ou se é lenda?
 
Quanto à história de norte X sul continuo na dúvida... Acho tão difícil socar com uma jaqueta grossa quanto chutar com uma calça grossa... E acho tão difícil chutar num terreno montanhoso quanto num terreno alagadiço de uma plantação de arroz... Alguém sabe se isso é fato ou se é lenda?


É esse o detalhe, se vc usa blusas grossas vc nao precisa de calças grossas, principalmente se esta preparado para lutar então os chutes saem mais facilmente...agora ninguem lutava em cima de montanhas, as montanhas serviam como explicação para os lutadores terem pernas fortes e explorar isso. Agora um chute saindo de um lugar alagadiço e impossivel! No sul pelo que sei eles treinavam muito em barcos por isso precisavam das duas pernas no chão e de bastante equilibrio por isso, poucos chutes, sendo assim treinavam muito os braços.
São essas informações que me foram transmitidas e eu creio que fazem sentido...Se é mais facil chutar e dificil socar é claro que chute vai ser preferencia, se é dificil chutar e facil socaar é claro que o soco será a preferência...
 
É esse o detalhe, se vc usa blusas grossas vc nao precisa de calças grossas, principalmente se esta preparado para lutar então os chutes saem mais facilmente...agora ninguem lutava em cima de montanhas, as montanhas serviam como explicação para os lutadores terem pernas fortes e explorar isso. Agora um chute saindo de um lugar alagadiço e impossivel! No sul pelo que sei eles treinavam muito em barcos por isso precisavam das duas pernas no chão e de bastante equilibrio por isso, poucos chutes, sendo assim treinavam muito os braços.
São essas informações que me foram transmitidas e eu creio que fazem sentido...Se é mais facil chutar e dificil socar é claro que chute vai ser preferencia, se é dificil chutar e facil socaar é claro que o soco será a preferência...

É... Realmente faz muito sentido... Ainda mais para alguém que, como eu, está começando a conhecer o Wing Chun... Mas pelo que eu entendi não existe nada documentado a respeito, certo? O governo chinês não tem algum documento oficial que classifique tudo isso? Será que tudo é tradição oral ou alguém já catalogou alguma coisa?
 
É... Realmente faz muito sentido... Ainda mais para alguém que, como eu, está começando a conhecer o Wing Chun... Mas pelo que eu entendi não existe nada documentado a respeito, certo? O governo chinês não tem algum documento oficial que classifique tudo isso? Será que tudo é tradição oral ou alguém já catalogou alguma coisa?

Eu imagino que seja tudo oral mesmo. É só para explicar o porquê de o estilo ser daquele jeito. Essa explicação serve apenas para explicar porque nos Katis do norte temos mais chutes e nas do sul mais socos, porque quando foram criados esses katis no norte era mais facil dar chute logo eles abusavam disso e a mesma coisa no sul só que com socos ao invés de chutes.

Kung Fu é tudo oral mesmo...Por isso não dá para haver um campeonato de Kung Fu, de formas e katis, muito justo. Existem mais de 100 estilos e tem muita coisa que é inventada, poucos estilos são realmente tradicionais. Por isso inventaram o Wushu olimpico, uma mistureba de varias estilos do kung fu com o proposito de haver um padrão a ser julgado e assim poder virar um esporte mesmo.


Wing chun é? Meu mestre do Hung Gar, Li Hon Ki é mestre em Wing Chun também. Se não me engano foi ele que trouxe o estilo para o Brasil.

Meu professor de Louva-a-deus está agora em Hong Kong treinando. ele disse que os estilos mais famosos lá são: Louva-a-deus sete estrelas, Hung Gar e Wing Chun.
Queria saber como é Wing Chun, deve ser legal.
 
Então... vcs dois ai que estão falando sobre essas "origens secretas"... xo conta uma coisa, existem sim documentos sobre as origens antigas das artes marciais. Eu conheço pelos menos 6 livros que contam relatos de contadores antigos, milenares na verdade, que discutem a questão da origem marcial do homem.

Eu nunca achei na internet, mas o próprio Mestre/Doutor Lie Je, que atualmente é o presidente da Chinese Martial Arts Con. Da aula de historia natural da china, outras materias, da universidada Pequim, tem dois livros que eu desconfio que tem copias deles em bibliotecas aqui no brasil em ingles, que é justamente o The Art of Survivel of the Chinese Men, e o complemento que é o The Culture of the Art of War in China. Os outros eu so vi em chines, uma vez que é muito aquele lance de publicação de universidade. Mas ambos essas publicações trazem referencias a documentos de ate 4 mil a.C. Onde o nome "T´seng Hua" e citado várias vezes como um promotor de técnicas de massagem que tb eram utilizadas para o combate, e provavelmente tb tem haver com o estilo dos 5 animais do Imperador "Hua Ting", que são Urso, Fenix, Cavalo, Leão e Dragão, que datam da época de 2 a 3 mil a.C.

Mas antes desses registros, eles discutem as leituras de hieroglifos, achados ali no Egito, que ja demosntram pericias em artes marciais, tb baseadas em forças da natureza, e isso ai foi bem antes da China tb. Por fim uma explicação que mata todas essas buscas de origem pra mim, é a da antropologia cultural, quando se diz que o Homem aprendeu a arte marcial, quando ele percebe q um pedaço de pau acertado na cabeça de outro, poderiar machucar e de certa forma o defender.

Mas vcs ai que se interessam pelo assunto, eu aconselho uma pequisa sobre esses titulos que mencionei, ainda mais no ponto que o Elrorique que faz Hung Gar, pode estar interessado em como se deu essa evolução do Hung Tao Choei Mei Gar, para o Hung Gar que existe hj.. e todos os mitos em volta do Boxe dos 5 animais, e como se deu sua evolução... contando tudo.

Iniciando belo Boxe do Diamante na índia, o Vajramushti, como ele se uniu ao wu shu chines e a filosofia budista dos monges de Shaolin, pós periodo Batuo. Indo pra lenda de como Budhdarma fundamentalizou o movimento dos 5 animais: Tigre, Garça, Serpente, Leopardo e Dragão. E ai como esses movimentos, de fins terapeuticose quase meditatorios se transformaram em estilos marciais nas mãos de Ho K´uen, que foi quem ficou responsavel pelo treinamento dos Monges depois que Budhdarma abandou o templo e sumiu, e ai vem todo aquela historia dos patios dos 5 estilos etc.

Mas ele vai mais fundo ainda, quando ele fala sobre Fong Say Yuk, que pegou o estilos dos 5 animais do Ho K´uen, que por sua vez tinha se baseado nos de Budhdarma, e criou um estilo so, simplificando e deixando mais objetivo e, de certa forma, mais curto, isto é, ataques de medias e curtas distancias, e fundamentalizou o Boxe dos 5 Animais, que é esse que agente conhece ate hj, bem divulgado pelo Hung Gar... alias, ele tb conta como o estilo de Fong Say Yuk foi parar nas mãos de Hung Hei Kung (esse é o pai ou o filho? sempre confundoos dois), e ai falando do surgimento do Hung Tao Choei Mei Gar... ele data exatemente o nascimento dos estilos da Familia Nan Quan... os ditos do sul. ( que agente sabe que é so um apelido, por que existem estilos no sul que tb são longos e acrobaticos ).

Ok... deu pra entender e tal...

A so pra terminar, ele tb da uma bela explanada na questões dos estilos internos e externos... dando exemplos como o Baqua Quan, Xin I Quan, o proprio Tai Ji ( de varias vertentes como a Bu e a Chen),e ele ainda fala de outros raros como o estilo da Tartaruga Dourada, que é um estilo interno de Qi Gong para as costas em especial.

A bem.. enfim, divirtam-se. Achei outra belas desculpa pra voltar ao tópico... ahm
 
Wing chun é? Meu mestre do Hung Gar, Li Hon Ki é mestre em Wing Chun também. Se não me engano foi ele que trouxe o estilo para o Brasil.
Queria saber como é Wing Chun, deve ser legal.

Muito legal mesmo, me fez mudar meus conceitos em relação às Artes Marciais Chinesas. Muito direto, muito objetivo, muito eficiente para auto defesa. O problema é aquela história que todo o mundo já conhece de "Só pra mim Yip Man ensinou o sistema completo, o verdadeiro Wing Chun". O negócio é experimentar pra ver se gosta. O próprio Li Hon Ki, que já era mestre de Wing Chun e Hung Gar disse que conhecer seu atual sifu, Duncan Leung, mudou sua vida. Disse que quando foi conhecê-lo, depois de conversarem, sabendo de suas qualidades como artista marcial, Duncan teria lhe perguntado qual seria sua melhor técnica. Ele disse que confiava muito nos seus chutes (como sabemos, é famosa aquela história de quebrar tacos de baseball com a canela). Duncan teria dito, então, que Li Hon Ki o chutasse. Ele disse que tentou, mas foi bloqueado com um chute que, segundo ele, causou tanta dor que jamais vai esquecer. Nesse momento ele percebeu que o Wing Chun de Duncan era diferente de tudo o que ele conhecera até então (ele já tinha treinado em outras 2 ou 3 linhagens de Wing Chun) e decidiu se tornar seu discípulo.

E realmente é muito eficiente, mas a minha ignorância não me permite ainda saber se é mais ou menos eficiente do que as outras linhagens que temos por aqui (Léo Imamura/Moy Yat, Thomas Lo, Leung Ting, etc). E como sabemos, cada um puxa a sardinha pra sua brasa... E, cá entre nós, resta saber até onde essa história é identificação mestre X discípulo e até onde é tino comercial de ambos (de Li Hon Ki em representar uma família tradicional, já que Duncan é um dos últimos alunos ainda vivos e na ativa de Yip Man, e de Duncan em abrir as portas do Brasil e da América do Sul para o seu sistema com alguém já estabelecido e conhecido por aqui).

De qualquer forma vale a pena conhecer.


Ademais, tks Uglúk pelas dicas. Não me parecia possível que nesses milhares de anos de história nenhuma alma bendita tivesse tido o trabalho de escrever o que sabia.
 
Ademais, tks Uglúk pelas dicas. Não me parecia possível que nesses milhares de anos de história nenhuma alma bendita tivesse tido o trabalho de escrever o que sabia.

Muitos escreveram... alias, errei uma informação ali, o Ho K´uen, não foi o cara que criou o estilo dos 5 animais... ele foi é o primeiro discipulo chines de Budhdarma, quem criou o estilo e ficou responsavel depois de Budhdarma ter ido embora foi Kuk Wen.
 
Caros amigos, vocês que possuem mais conhecimento do que eu,
O que podem me dizer do KOMBATO e do KRAV MAGA?,
São artes marciais (ou defesa pessoal como alguns preferirem), parecidas?
Qual seria melhor que a outra?
Uma descende da outra?

Resumenido gostaria de saber o máximo de informações que vocês puderem escrever sobre o KOMBATO e o KRAV MAGA

Agradeço desde já as repostas que me postarão

Daruma Taishi

Bom, vamos lá...

O Krav Magá foi criado pouco antes da criação do Estado de Israel, e desde então é usado para treinar as forças de segurança daquele país. Não é considerado arte marcial, no sentido clássico da expressão, e muito menos esporte. Tem como objetivo servir a qualquer pessoa, independente de idade, tipo físico, etc. É defesa pessoal pura, para situações práticas. Defesa contra vários agressores, agressões armadas (inclusive armas de fogo). É importante ressaltar que foi criada por um povo que vive em guerra, então suas técnicas não tem nada de suaves. A intenção é não morrer. E se o agressor morrer, azar o dele. Então não tem muita ênfase em técnicas de contenção e controle.

O Kombato foi criado por um grupo de instrutores de algumas modalidades de artes marciais, com intenções parecidas com as do Krav Maga, mas sem nenhuma relação com aquele, salvo algumas técnicas e conceitos. Não sabemos os motivos, mas hoje está sob tutela apenas do mestre de Kali (uma arte marcial filipina) Paulo Albuquerque. Ricardo Nakayama, um dos co-fundadores está desenvolvendo seus próprios sistemas de combate, que chama de métodos SOTAI. O diferencial é que o Kombato diz estar de acordo com a realidade brasileira de sobrevivência e defesa pessoal, ao contrário do Krav Magá (israelense) e outros métodos. Também tem a intenção de servir para qualquer situação, independente de tipo físico, idade ou sexo. Um dos seus grandes laboratórios foi a Marinha do Brasil, que o adotou como seu sistema de defesa pessoal. Por influência do Kali lida muito bem com defesa e manuseio de bastões e facas.

Claro que isso tudo é um resumo bem resumido. Muito mais informações nos respectivos sites. Sugiro desconsiderar a parte "marketing" e se ater aos fatos.
 
Olá galera

Gostaria de saber a opinião de todos a respeito de Artes Marcias e Defesa Pessoal

Considerando artes marciais como Karatê, Kung Fu, Judô, etc....
e Considerando defesa pessoal como Krav Maga, Kombato, etc....

Quais deste dois grupos vocês consideram mais eficiente em situações reais do dia a dia?
Qual deles prepara melhor um ser humano comum para sair com o menor dano possível numa eventualidade?
Qual deles vocês acham que transformam um cara comum num guerreiro?

E por favor citem a vontade outras diferenças de Pós e Contras para cada um dos grupos

Até mais
 
Considerando artes marciais como Karatê, Kung Fu, Judô, etc....
e Considerando defesa pessoal como Krav Maga, Kombato, etc....

Quais deste dois grupos vocês consideram mais eficiente em situações reais do dia a dia?
Qual deles prepara melhor um ser humano comum para sair com o menor dano possível numa eventualidade?
Qual deles vocês acham que transformam um cara comum num guerreiro?
Depende de qual delas o cara comum treina mais e tem mais experiência..

E essa coisa de ser eficiente numa situação real é meio complicada, justamente porque o que tá em risco é a tua vida ali. Não sei se vale a pena usar de arte marcial numa "situação real" nos dias de hoje, pelas imensas complicações que isso pode trazer.
 
E essa coisa de ser eficiente numa situação real é meio complicada, justamente porque o que tá em risco é a tua vida ali. Não sei se vale a pena usar de arte marcial numa "situação real" nos dias de hoje, pelas imensas complicações que isso pode trazer.

Por exemplo poder ser preso se por acaso você quebrar muito ou matar o bandido na porrada...:disgusti:
 
Por exemplo poder ser preso se por acaso você quebrar muito ou matar o bandido na porrada...:disgusti:
Exatamente. Se um cara vai te assaltar e você quebrar ele, quando chegar na delegacia e o delegado souber que você é praticante de artes marciais, isso vai ser um agravante contra você. Já que se você é praticante, o delegado vai partir do pressuposto de que você tem conhecimento "técnico" o suficiente pra imobilizar, desarmar, atordoar, etc, etc, etc, e que quebrar o cara de porrada foi excesso da sua parte. A sua reação tem que ser sempre proporcional à ameaça, etc.

Agora se isso é justo ou não, já é assunto pra outro tópico, em outra área.
 
Última edição:
Exatamente. Se um cara vai te assaltar e você quebrar ele, quando chegar na delegacia e o delegado souber que você é praticante de artes marciais, isso vai ser um agravante contra você. Já que se você é praticante, o delegado vai partir do pressuposto de que você tem conhecimento "técnico" o suficiente pra imobilizar, desarmar, atordoar, etc, etc, etc, e que quebrar o cara de porrada foi excesso da sua parte. A sua reação tem que ser sempre proporcional à ameaça, etc.

Agora se isso é justo ou não, já é assunto pra outro tópico, em outra área.

Professor de Taekwondo do Mayoros sempre disse que em situação de perigo:

1) fuja
2) se não puder fugir, impossibilite seu atacante de andar e fuja

Por dois motivos, não apenas o motivo legal. 1) Você exímio guerreiro não é Bruce Lee, isto não é um filme do Jackie Chan, e principalmente 2) sempre assuma que o meliante tem um comparsa por perto para dar cobertura. De novo, não está num filme para dar conta de um exército.

O motivo de impossibilitar ação do atacante (quebrar o joelho ou os ossos do pé) é tanto para imobilizar (de dor) seu atacante, quanto garantir que o cara não vá correr atrás de você, e principalmente (e torça para que isso aconteça) para que o cara que dá cobertura ao meliante saia correndo para ajudar o amigo, e esqueça de atirar em você.

Não é questão de certo ou errado, como disse o Minduim, mas de sair inteiro e vivo. Todo mundo que termina morto é idiota.
 
Olá galera

Gostaria de saber a opinião de todos a respeito de Artes Marcias e Defesa Pessoal

Considerando artes marciais como Karatê, Kung Fu, Judô, etc....
e Considerando defesa pessoal como Krav Maga, Kombato, etc....

Quais deste dois grupos vocês consideram mais eficiente em situações reais do dia a dia?
Qual deles prepara melhor um ser humano comum para sair com o menor dano possível numa eventualidade?
Qual deles vocês acham que transformam um cara comum num guerreiro?

E por favor citem a vontade outras diferenças de Pós e Contras para cada um dos grupos

Até mais

Primeiro vou dizer que acho uma bobagem esse papo de arte marcial/defesa pessoal... não existe essa separação de valores. Isso ai deve ter cido comentado, falado, ou criado até por alguem que. por exemplo, fazia Karate, tomou um coro de alguem que, por exemplo, fazia Jiu Jitsu. Ai a pessoa inventou, pra não ficar chato pra ele, que uma coisa é a arte: Vc so treina pra expressar movimentos baseados em filosofica, natueza e equilibrio do universo e assim alcançar um nivel espiritual mais elevadoe tal.
E ai a Defesa Pessoal: Essa realmente é a que funciona na porrada!

Ok... adimitindo isso vcs querem dizer então que quem sabe Karate, Kung Fu, Aikido etc etc etc não sabem se defender e ou lutar e quem faz defesa pessoal é burro, por que a sua motivação é so se defender, ou dar porrada... po ele que compre um revolver então. (isso foi um exagero proposital, navegantes).

Vamos voltar ao básico, ao jardin II das artes marciais:

Arte: Tudo aquilo que é feito como um proposito expressivo, de primordial perfeito para aquele que o faz em seu momento aureático. Preceito que envolve o estudo e analise de determinada função de alguma expressão do ser humano.

Marcial: Vem da palavra Marte, que era o Deus da Guerra para os Gregos e Romanos ( na Grécia ele era chamado de Ares ). Logo, Marcial esta ligado a tudo que se refere a guerra, batalha e técnicas de combate.


Pois bem, quem estuda, analiza ou treina formas de defesa baseadas em técnicas de combate, esta treinando uma arte marcial... Até estrategistas, aqueles mesmo que estudam as grandes estratégias e comandam tropas inteiras, tb estão praticando uma arte marcial, assim como que so esta socando um parede pra deixar o punho dele um martelo. Ambos, tem em comum oq? O treino, seja mental ou fisico, de tecnicas para se vencer um combate.

Então, estabelecido esse cenario... fica facil perceber que não se diferencia essas nessas duas categorias, não existe como, nem um por que. O que eu aceito é diferenciar entre as artes marciais, como colé a diferença entre o Krav Magá e o Karate? Ai fica justo... por que vc esta analizando técnicas de culturas marciais diferentes.

Não podemos afirmar que Krav Magá não é uma arte, assim como não podemos afirmar que Karate não é defesa pessoal. Mas comparar as duas especificas de forma analitica, isso nos podemos.

Agora sobre a pergunta, já colocando ela dessa forma, eu volta a dizer oq ja disse centenas de mulhares de vezes nesse tópico, independente da arte marcial que vc pratica, o resultado esta ligado diretamente ao que vc procura. Existem praticantes de Kombato que so querem fazer o esporte nada mais, existem praticantes de Kung Fu que querem ser bons de combate. Ai o ambiente influencia, como vc foi treinado, por quem, e no que vc acredita.

Mas o principio básico é, o que vc procura na arte que vc treina, e dai parte de que se vc não esta satisfeito com aquela escola em particular, exemplo: vc quer lutar, mas la so ensinam as formas bonitas e a filosofia. Cabe a vc escolher outro caminho, e aprender a lutar, seja ainda naquela arte ou não. Lembrando que em todas artes existem escolas e escolas com diversos metodos de ensino... Logo uma arte não pode ser julgada por alguem que treinou ela em algum lugar apenas.


Mas o fato interessante é, não existe arte marcial que não ensine como lutar, se vc treina uma arte marcial, qualquer uma, ai independente do que vc procura, ela sempre te ensina tenicas reais de luta.

Logo quem se vira melhor em situações reais, são aqueles que tem um ímpeto pra isso, e buscaram isso naquilo que treinaram.

Mas o que não podemos fazer e usar como desculpa o papinho de arte, para não saber lutar... isso é conversinha de quem realmente não aprendeu a lutar, treinou em algum lugar chuleira de certo que o professor enfiou isso na cabeça dele.. que é so pra saude e tal, enfim.

etc.
 
mas se a palavra "arte" assumir um significado de "tradicional", aí existe sim a separação. Arte marcial [tradicional] é uma coisa, defesa pessoal é outra. Pq uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. No caso, o grupo "arte marcial tradicional" é um subgrupo de "defesa pessoal".

Mas pq estamos discutindo matemática?
 
Tirando a discussão filosófica, vou tentar responder a pergunta do cara.


Jiujitsu é, pra mim, a melhor arte marcial (em termos de combate), mas pra defesa pessoal talvez não seja tão boa, visto que contra 2 pessoas não funciona, requer muita proximidade caso o cara tenha um canivete que seja, e tals.

Então, o negócio é porcurar uma que tenha mais enfoque na parte em pé. Daí vai da sua escolha, tem muitas.
 
Faço coro com o Uglúk com essa história de separar arte marcial de defesa pessoal, mas entendo que aqueles que fazem essa diferenciação o fazem justamente para dizer que estão treinando ou ensinando algo diferente do "tradicional", algo que realmente funcionaria em situações reais. Os caras do Kombato são até enfáticos nos seu slogan "Não é arte marcial nem defesa pessoal. É Kombato!". Segundo eles as técnicas criadas a centenas ou milhares de anos atrás não estão de acordo com as ameaças de hoje. O cara pensa coisas do tipo "O que compensa mais, já que eu tenho pouco tempo e preciso aprender a me defender logo: aprender a usar uma faca ou uma alabarda? Aprender a me defender de um cara armado com uma lança ou de um armado com uma faca? Focar no combate individual ou me preparar para uma agressão covarde de um bando de punks?" O próprio Bruce Lee comenta várias vezes em seu Tao of Jeet Kune Do sobre como, segundo ele, os estilos "clássicos" não funcionam em combate real.

Mas aí voltamos àquela velha história de tempos atrás: como definir combate real? Quem já se envolveu em um combate real, tipo "o primeiro que morrer, perdeu"? Difícil, né? Provavelmente o cara de Israel que fundou o Krav Magá tenha se envolvido em alguns... Mas o que a realidade dele tem a ver com a nossa? Karate é considerado por muitos uma das artes "clássicas" e ineficientes para os dias de hoje. Mas eu tive um professor de Karate que participou da 2ª GM, e o velhinho disse que chegou a matar gente na porrada no front com seu karate... E aí, ele conhece o combate real? O karate funciona nessas situações ou ele deu sorte?

A grande verdade é que existem sim estilos e modalidades de artes marciais que realmente preparam melhor para situações de combate, e outras que se focam mais nos aspectos filosóficos, mas TODAS, sem exceção, ensinam o cara a lutar. Se ele vai ser melhor ou pior lutador, depende só dele. Das suas aptidões pessoais e principalmente da sua vontade.

É aquela velha história do experimentar pra ver se gosta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo