• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Eu disse que é quase um estilo próprio por ser meio que uma "mistura" de técnicas tradicionais com outras vindas de outros estilos (técnicas de submissão e quedas, por exemplo).

Mas técnicas de submissão e quedas são de estilo antigos e tradicionais do kung fu, como o Suai Shiau ou o Din Ná e outros dezenas de estilos q usam pegadas, torções arremeços e tecnicas de chão... alias os primeiros estilos de kung fu, la por 3 mil antes de Cristo eram basicamente isso.

O lance de ser um estilo proprio creio q é so por q nego quando entra nessa categoria, ele so treina essas tecnicas para o combate de San Shou, assim como o San Da é conhecido como boxe chines... que tb se incorpora em uma categoria especifica por q nego so treina ele.. e acaba sendo sempre confundido com um estilo proprio.

Mas na verdade qualquer praticante, de qualquer estilo de kung fu, pode lutar nessas categorias, eu mesmo ja lutei em todas... mas realmente se da melhor quem treina as tecnicas especificas.

Armitage, no Rio, Aikido.. não posso te ajudar não
 
Bom, de qualquer forma valeu Uruk.

Um colega disse que praticou Aikido por 3 anos e gostava muito e tal, eles treinavam muito interceptação de golpes, seguida de jogadas, torções, etc. só que ele confessa que não era capaz de aplicar aquilo numa situação de combate real - apenas no ambiente controlado da academia. Ele disse que, para chegar ao ponto de conseguir aplicar aquelas técnicas em situações reais, demora MUUUITO (ele citou em torno de 10 anos!!!! 8-O ).


Então eu questiono o seguinte:

Se o meu objetivo é ficar eficiente marcialmente (e esse sempre foi meu objetivo em todas artes que fiz), será que compensa treinar Aikido, ou demais artes asiáticas que necessitam de um tempo descomunal de treino até poder ter algum progresso marcial significante?

Tipo, eu curto as filosofias, tradições, etc. e acho isso tudo muito valioso para o indivíduo em vários aspectos (alto-controle, confiança, disciplina, etc.) mas até que ponto é viável praticar uma arte marcial, em que você pratica, pratica, e não vê progresso no sentido de eficiência marcial? (ou vê muito leeeeeennntttooooo?)

Eu tive um caso desses com a capoeira, que pratiquei por mais de 1 ano, até que desanimei, por perceber que meu ganho em eficiência marcial era muito pequeno - o que eu aprendia alí não tinha muita utilidade em situações reais. Em contra-partida, o pouco tempo que pratiquei de Judô e Gracie JiuJitsu me deram uma bagagem marcial valiosíssima que tenho certeza, poderei usar numa situação real, caso surja a necessidade.

Então fica aí uma questão que acho interessante: certas artes marciais (as asiáticas principalmente) possuem uma metodologia de ensino que faz com que o aluno demore muuuuito (geralmente anos) até estar realmente apto a ter um desempenho marcial minimamente eficiente, enquanto outras artes (principalmente as ocidentais) focam muito mais o lado pragmático, real, do combate, e acabam por propiciar um ganho em eficiência marcial muito mais rápido ('as vezes meses).

O que vocês pensam disso? :think:
 
Última edição:
Bom, de qualquer forma valeu Uruk.

Um colega disse que praticou Aikido por 3 anos e gostava muito e tal, eles treinavam muito interceptação de golpes, seguida de jogadas, torções, etc. só que ele confessa que não era capaz de aplicar aquilo numa situação de combate real - apenas no ambiente controlado da academia. Ele disse que, para chegar ao ponto de conseguir aplicar aquelas técnicas em situações reais, demora MUUUITO (ele citou em torno de 10 anos!!!! 8-O ).


Então eu questiono o seguinte:

Se o meu objetivo é ficar eficiente marcialmente (e esse sempre foi meu objetivo em todas artes que fiz), será que compensa treinar Aikido, ou demais artes asiáticas que necessitam de um tempo descomunal de treino até poder ter algum progresso marcial significante?

Básicamente, nesse aspecto, não compensa fazer nem um arte marcial hj em dia, por que o marcial hj em dia é a simples arte de puxar um gatilho, pois bem.. aprender a lutar é muito, ma smuito facil qualquer tipo de pessoa pode socar e chutar ate derrubar alguem. Essas artes mais tradicionais mantem sua alegoria dos tempos antigos... Por que arte marcial na época era estilo de vida, não uma adjascente da vida cotidiana ou um mero exercicio. Então, sendo o mais sincero possivel, se vc quer aprender a dar porrada, se sair bem em uma luta em pouquissimo tempo... nem sei oq vc foi fazer procurando o Aikido.

Tipo, eu curto as filosofias, tradições, etc. e acho isso tudo muito valioso para o indivíduo em vários aspectos (alto-controle, confiança, disciplina, etc.) mas até que ponto é viável praticar uma arte marcial, em que você pratica, pratica, e não vê progresso no sentido de eficiência marcial? (ou vê muito leeeeeennntttooooo?)

Raras artes são realmente assim, nem Aikido demora tanto assim, na verdade é por q, convenhamos, o Aikido hj em dia é bem inaplicavel mesmo, ele é uma arte belissima, mas com pouca efitização no que se trata a verdadeira pega pra capar nas lutas. Um lutador de Muay Thay que canelou durante 10 anos um pilar envolto por uma corda, da um chute de canela no praticante de Aikido... rola um estrago se o citado praticante tentar fazer alguem gracinha mais alegorica.

O lance é que caras que aprender a lutar rapido são bem burros, e a parte mais complexa da arte marcial e o raciocineo congnitivo do que vc sabe, e para o que vc sabe... quando vc entende isso, ai sim vc realmente fica foda... e um lutador que aprendeu rapido.. vai apanhar, com certeza. E facil entender quando se aplica na pratica... digamos que, um cara que so socou um saco o mesmo tempo que um outro socou um saco e se formou em matematica.. tem ahcnes homericas de ser derrotado pelo matematico... por que a velocidade de resposta dos seus golpes, depende muito, da resposta do seu cerebro a problematica aquela situação.. assim como julgar o meio pelo qual vc vai tomar essa ou aquela atitude... Então, repido.. aprender a lutar é facil... aprender a ser um artista marcial é bem mais complexo.. por q esta ligado a decições e caracter.. por isso o tempo de treino na arte. Agora quer aprender a so lutar... tem varias tecnicas q se propoe a isso... ate oq estavamos falando ali, o San Dá e um kung fu adapatado a porrada em ringue.

Eu tive um caso desses com a capoeira, que pratiquei por mais de 1 ano, até que desanimei, por perceber que meu ganho em eficiência marcial era muito pequeno - o que eu aprendia alí não tinha muita utilidade em situações reais. Em contra-partida, o pouco tempo que pratiquei de Judô e Gracie JiuJitsu me deram uma bagagem marcial valiosíssima que tenho certeza, poderei usar numa situação real, caso surja a necessidade.

Eu duvido que se vc girase a perna, como vc treinou todo dia na capoeira, na cabeça de alguem, vc não o matava... hehehe

Então fica aí uma questão que acho interessante: certas artes marciais (as asiáticas principalmente) possuem uma metodologia de ensino que faz com que o aluno demore muuuuito (geralmente anos) até estar realmente apto a ter um desempenho marcial minimamente eficiente, enquanto outras artes (principalmente as ocidentais) focam muito mais o lado pragmático, real, do combate, e acabam por propiciar um ganho em eficiência marcial muito mais rápido ('as vezes meses).

O que vocês pensam disso? :think:

Vou so foratalecer a parte da lenda disso, é mentira, toda arte marcial, tem um carga rapida de aprendizagem... oque muda, e o tempo q vc treina e como vc treina... e agente sabe que no ocidente as academias são adaptadas ao mundo da correria.. treino, duas vezes por semana, duas horas por dia de treino... e ainda alguns usam o papo de demorar pra aprander e pra estar preparado para manter o aluno deixando a cademia cheia... eles tem que pagar o aluguel e tal. Em contra partica outras academias adotaram o ritimo ocidental... quer aprender a lutar, lutemos então.. dane-se os fundamentos.

Então hj em dia, não se trata mais de uma discução de qual arte pode ser mais aplicada... depende do que vc quer e do q vc tem em mãos. Da pra nomear ate acadmias de mesmos estilos que dão enfases a coisas diferentes, mas no em tudo.. vc sempre acha melhor, oq vc procura.
 
Concordo totalmente com o que o Ugluk falou na parte dos lutadores inteligentes, com certeza eles se saem melhor do que os "burros", por terem pensamentos mais rápidos, poderem mudar sua estratégia na luta e coisas do genero.


Sobre as artes marcias, bom, claro que voce vai aprender mais rápido indo numa academia de Muay Thay, digamos, e ficar 3 horas chutando um pilar, do que se voce ficar 3 horas numa aula de kung fu, boa parte aprendendo sobre a tradiçao (não estou dizendo que uma é melhor que a outra);
 
Bien. Há muito tempo que não posto. Mas tenho acompanhado o tópico.

O lance é que caras que aprender a lutar rapido são bem burros, e a parte mais complexa da arte marcial e o raciocineo congnitivo do que vc sabe, e para o que vc sabe... quando vc entende isso, ai sim vc realmente fica foda... e um lutador que aprendeu rapido.. vai apanhar, com certeza. E facil entender quando se aplica na pratica... digamos que, um cara que so socou um saco o mesmo tempo que um outro socou um saco e se formou em matematica.. tem ahcnes homericas de ser derrotado pelo matematico... por que a velocidade de resposta dos seus golpes, depende muito, da resposta do seu cerebro a problematica aquela situação.. assim como julgar o meio pelo qual vc vai tomar essa ou aquela atitude... Então, repido.. aprender a lutar é facil... aprender a ser um artista marcial é bem mais complexo.. por q esta ligado a decições e caracter.. por isso o tempo de treino na arte. Agora quer aprender a so lutar... tem varias tecnicas q se propoe a isso... ate oq estavamos falando ali, o San Dá e um kung fu adapatado a porrada em ringue.


Eu acho isso um pouco relativo. E acho que depende um pouco do ambiente. Se considerarmos um ringue, com juizes e regras, creio que um lutador "inteligente" tenha grandes chances de se dar melhor. Mas em uma situação de rua eu acho que poderia tanto ser um quanto o outro. Em uma situação de rua os instintos contam muito e muitas vezes o cara que passou todo o tempo só socando tem muitas mais chances de reagir mais rápido. Porque em uma situação dá muito menos tempo pra pensar, e o mais importante é a reaçao. Dessa forma, enquanto um pensaria "qual a melhor técnica a se aplicar nessa situação?" o outro já teria agido. E sim, eu acho importante entender o que está sendo feito, mas não adianta ficar teorizando e não praticar. O exemplo do matemático me lembrou muito um exemplo que eu vi em algum lugar (não me recordo onde). Onde o autor diz que prefere ensinar a alunos burros a alunos inteligentes. Porque enquanto o aluno inteligente fica teorizando sobre a técnica o aluno burro fica repetindo e repetindo o movimento, e dessa forma ele torna o movimento um reflexo e na hora de aplicar a técnica flui com muito mais naturalidade.
 
Primeiramente, sinto uma certa ponta de desdém na resposta do Ugluk, para com individuos que procuram artes marciais com o objetivo puramente marcial. O que te incomoda Ugluk?

Não vejo problema nenhum nisso, da mesma forma que não vejo problema algum com quem busca artes marciais pelos principios, filosofias, etc. Acho que todos os propositos devem ser respeitados igualmente. Acho que a única excesão são os "jiujiteiros arruaceiros", ou seja, aqueles que querem aprender pra sair distribuindo violência de graça na rua - e que se encontram em todas as artes marciais, por que depende da pessoa, e não da arte.

Sei que os princípíos das artes asiáticas em geral pregam essa "metodologia", mas os principios asiáticos são apenas mais um entre tantos outros. Desde a Grécia antiga, Índia antiga, etc. que as artes marciais existem, e com propósito principal da AUTO-DEFESA. Pensar que as artes asiáticas retém uma "verdade absoluta" ou algo assim, me parece uma visão um tanto estreita do sujeito em questão.

Básicamente, nesse aspecto, não compensa fazer nem um arte marcial hj em dia, por que o marcial hj em dia é a simples arte de puxar um gatilho, pois bem.. aprender a lutar é muito, ma smuito facil qualquer tipo de pessoa pode socar e chutar ate derrubar alguem. Essas artes mais tradicionais mantem sua alegoria dos tempos antigos... Por que arte marcial na época era estilo de vida, não uma adjascente da vida cotidiana ou um mero exercicio. Então, sendo o mais sincero possivel, se vc quer aprender a dar porrada, se sair bem em uma luta em pouquissimo tempo... nem sei oq vc foi fazer procurando o Aikido.

Eu procurei o Aikido por 2 motivos:

1) admiração por seus princípios: defender-se com o mínimo de dano possível tanto pra você, quanto pro oponente - uma forma de violência "pacífica" por assim dizer.

2) refletir sobre seus conceitos, métodos e técnicas marciais e chegar a conclusão que faz muito sentido do ponto de vista físico - jogar com o centro-de-gravidade, seu e do oponente, usando o fator força da equação a seu favor - quanto maior a força aplicada pelo oponente, pior para ele.

Esse é o meu objetivo.

convenhamos, o Aikido hj em dia é bem inaplicavel mesmo, ele é uma arte belissima, mas com pouca efitização no que se trata a verdadeira pega pra capar nas lutas.

Ora bolas, então qual o propósito de uma arte marcial, que de marcial não tem nada? Torço pra que você esteja equivocado nessa sua afirmativa. Afinal, próprios conceitos do Aikido (citados acima) fazem bastante sentido do sentido físico e científico, e em tese são bastante aplicáveis em situações reais. :think:

O lance é que caras que aprender a lutar rapido são bem burros, e a parte mais complexa da arte marcial e o raciocineo congnitivo do que vc sabe, e para o que vc sabe... quando vc entende isso, ai sim vc realmente fica foda... e um lutador que aprendeu rapido.. vai apanhar, com certeza

Discordo. Um combate real é algo muito complexo, e não é um simples fator "novato/veterano" que vai decidir um combate. Há uma série de fatores. Não dá pra tirar esse tipo de conclusão. É como havia dito no post anterior, o combate é decidido na hora - nem antes nem depois. Aquele ditado que costumam falar do futebol "o futebol é uma cixinha de surpresas", é amplificado exponencialmente se aplicado a combates reais. Experiência, atributos físicos, atributos mentais, conhecimento de técnicas, instinto, e muito mais, são fatores que entram em jogo, e falar que "um lutador que aprendeu rápido, vai apnhar com certeza" é uma afirmação falaciosa, que não condiz com a realidade de um combate real.


Poxa Ugluk, acho que você é um dos caras que mais entendem de artes marciais que conheço (pelo que leio de seus posts), mas por favor reveja suas afirmações.

Vou almoçar, depois eu volto.
 
Então, eu sempre revejo e revisito as minhas "achações" não da pra afirmar nada sobre isso, Armitage... oq eu fiz foi uma esplanação básica do que eu tenho como experiencia empirica.

Não tenho desdem não é q eu fui muito sincero mesmo, eu mesmo ja fiz várias artes so pra saber lutar dentro daquele estilo... No fundo, agente sabe que aprender ou não a lutar, mais rapido ou mais devagar em determinada arte, depende, finalmente e sem sombra de duvidas de todos os fatores que envolvem desde a criação do cara que vai praticar. Como vc disse, essa é a parte da caixinha de supresa... a parte da burrice se aplica ao meio como ele luta, aprender rápico a lutar gera movimentos mecanicos, assim existe uma técnica que Bruce Lee usava muito, e relatava muito fazendo menção a esses lutadores que seguiam o caminho do Lutador Marcial, e deixaram de lado a parte do Cientista Marcial, a tecnica se chama "Ligar o Motor do Adversário", eu vou explicar essa técnica e ai vc vai entender oq eu quiz dizer com a burrice ( no sentido de lutar sem inteligencia ou malicia):

Ela se baseia em fazer o adversario repetir movimentos que ele acredite estar funcionando para assim fazer ele ser previsivel, um exemplo é quando vc chuta duas vezes ( e so duas é o suficiente) a coxa do adversario, tentando buscar o nocaute de coxa, oq ele faz e levantar a perna duas vezes para não pegar o chute na coxa mais sim no lado da canela, quando vc ameaça isso pela terceira vez, ele, obvio, faz o mesmo movimento, e então vc troca a perna e coloca a ponta da parte interna do seu pé dentro da perna dele, proximo a virilia... esse xeque e tão grande que ele, leva um nocate de coxa ao inverso. Acontece o mesmo quando ele da um golpe em vc, e vc bloquei de forma desajeitada fingindo ser algo que vc não aguenta.. ele vai repetir isso, mais umas tres vezes pelo menos.. o suficiente pra na terceira vc saber exatamente onde vai estar coisas como, a parte interna do braço, o inicio do ombro ou o encaixe do quadril, e todas essa sminahs citações são ataques finalizantes.
Pois bem, levado isso a "laboratorio", descobriu-se que esse tipo de técnica não funcionava com caras que conheciam a ciencia marcial, que tinham a formação erudita da arte, mesmo visando ela so para o combate.

E na verdade "AUTO-DEFESA" foi delicadesa sua, as artes marcias tinham como objetivo, priore a total inabilitação de um adversario em combate fisico, seja com morte ou quebramento de ossos, ou como alguns estilos mais exentricos pregam, a humilhação do adversario. Nem so Monges Budistas do Tempo em Henan se preocupavam em manter vivo o adversario se esse tivesse ofendido Buda. Então eu não tenho problema nem um mesmo com procurar so para luta, alias eu vejo problema no que acontece de pessoas treinarem anos, e nunca aprender a lutar e ficarem na desculpa do "é pra saude", isso não rola, se vc treina uma arte marcial... vc TEM que saber lutar. Se vc quer ou não ja é outra historia, mas saber TEM.

Xo fala sobre o Aikido então que ficou parecendo mesmo q eu não gosto da arte marcial em si. O motivo de eu ter falado da alegoria esta ligado diretamente com um fator que o Kung Fu tb sofre, o custo-beneficio, onde o custo é o tempo. Vc sabe que as artes que visão o combate com mais efetividade acabam sendo mais procuradas por quem qer lutar e tal, e geralmente, esses são bem a maioria, por q nos tempos de hj, quando menor o tempo e melhor resultado do q se procura melhor... Mas Aikido, alguns estilos de Kung Fu, e muitas artes marciais que são dessa área Zen/ C´han ou Taoista requerem técnicas inspiradas em movimentos das forças da natureza e tal, que envolvem um filosofia aplicacional... que olha, demora anos mesmo pra vc conseguir aplicar em uma luta real, e so quem quer realmente seguir uma vida dedicada a essa arte acaba percorrendo esse caminho, a minoria. Isso acabou deixando essas artes na categoria das que tem técnicas alegoricas, representativas e simbolicas... que até vc conseguir aplica-las direito, vc realmente falha em combate contra alguem que aprendeu boxe por exemplo... Ele tem um objetividade mais direta, o soco e derrubar... não precisa exuberar a ténica.

Porem, esse praticante que treinou e se dedicou ao Aikido como eu disse, de forma a ter um objetivo de entender a tecnica e tal, e buscar a compreenção do estilo... com certeza vai ser um lutador implacavel, ele vai ter literalmente, a mente e o corpo unidos em um so... quando o lutador que aprendeu rapido, que conhece técnicas de durrubar, socar, chutar vai apenas ter corpo ainda, sua sintonia com a técnica e suprimida pelo metodo de treinamento mais voltado a realmente ficar "forte" e tecnicamente bom.

Mas o que acontece com tempo de treino... caixinha de surpresa. :)

Bem, agora falando de empirismo de novo, eu so aprendi a lutar e entrei em combates reais depois q eu tinha mais de 15 anos de prática, mas nossa eu aproveitei essa fase.. eu adorava lutar e lutar pra valer, tenho uma sicatriz na cara uma costela e um tornozelo quebrados de lembraças dessa época..hehe. E vou te dizer que, eu sentia muita, mas MUITA diferença quando eu lutava com caras tipo, que aprenderam somente a lutar.. sem exemplificar os q estavam a um ou dois anos nesse ritimo tb, eu enchergava claramente os movimentos deles, coisas tipo.. jab,jab,jab, cruza coma mão direita. Eram sequencias ensaidas que eu lia na biomecanica do corpo dele oq vinha depois de certo movimento... como por exemplo, um soco que estrategicamente colocava a perna direita dele para traz avançado pra frente... puf eu pensava "la vem um chute lateral".
Mas te falar tb que ja fui surpreendido por caras que luavam Aikijujutsu, e me parecia que ele não tinha la seu muito tempo de treino e so fazia aquilo para lutar mesmo.

Uma experiencia quase traumatica foi a sequencia de combate q eu enfrentei em Pequin em uma das fases da Copa Mundial... eu fui muito azarado que so tinha chines da minha chave, e olha.. eu nunca fiquei coma cara ou as costas no chão tantas vezes seguidas na vida, e eu sei q todos eles dedicavam a vida ao estudo daquilo, logo, o combate real é sempre outra coisa, mas as experimentações nunca negam, e as eventualidades sempre são baixas perto disso.

... mas vc explicou, a experimentação do Aikido acaba sendo teoricamente, em tese, aplicavel, e bem aplicavel... Mas antes de 10 ou 15 anos de treino... so em tese.

Então a resposta mais direta para a sua pergunta inicial:
"até que ponto é viável praticar uma arte marcial, em que você pratica, pratica, e não vê progresso no sentido de eficiência marcial?"

É viavel a ponto de vc poder escolher oq vc quer para vc... etc.
 
Acho que você havia resumido mal suas idéias no post anterior, mas agora entendí. E concordo plenamente.

Ugluk, dá pra ver que você sabe muito de artes marciais. Cada post seu é uma aula pra quem se interessa pelo assunto, alem de você falar (ou melhor, escrever ) de maneira inspiradora! Ugluk pra presidente!!!! :joy:



PS: Ugluk, você se incomodaria de falar pra nós sua trajetória nas artes marciais, quando estiver com tempo e disposição? (caso se incomode de se expôr aqui, por favor mande uma mensagem privada pra mim :mrgreen: )
 
essa historia de arte tal é boa, arte tal é ruim, arte tal demora, arte tal é mais rápida, depende bastante do professor.

existem artes mais rapidas que outras, claro. mas existem artes que parecem demoradas pq o professor atrasa, ou parecem rapidas pq ele adianta. isso distorce um pouco nossas opinioes quando so conhecemos um tipo de professor.

vejo por exemplo aqui em curitiba. tem um professor de aikido bem famoso, que é do tipo que faz aula mole e atrasa tudo. quem treina com ele acaba pensando que cara foda mesmo só os japoneses de 50 anos de treino.

um amigo meu encontrou outro professor de aikido. e viu que com ele era completamente diferente. com um mês de aula ele foi me mostrar uma tecnica e ja me deixou com o pulso doendo. com uns 3 meses... quero ver alguem bater nele.
 
É verdade Vela, isso existe mesmo.

Visitei uma academia de Aikido aqui na Tijuca. O professor é um senhor que parece o sr myagui hehehe, mas parece muito bom na didática - muito calmo, e muito atencioso. Ele é 4º Dan de Aikikai (o estilo mais tradicional do Aikido). Vou começar semana que vem. (oba! :joy: )

Uma coisa que reparei é que o Aikido parece ser um estilo marcial que requer que você se "reprograme" consideravelmente. Em outras palavras, parece que o mais dificil (e demorado) não é aprender a aplicar as técnicas, mas moldar seu instinto de forma a agir segundo seus princípios de "jogar" com o centro de gravidade e com as forças envolvidas na equação, que parecem formar a base de funcionamento do Aikido. Não é como aprender um "arm-lock", ou uma "kimura" e simplismente repetir exaustivamente - se você não entender o principio de funcionamento, as técnicas serão ineficazes. Bom essa foi a impressão de alguem que assistiu apenas a 2 aulas, e leu um pouco a respeito, então posso estar equivocado. :D
 
Essa semana comecei a fazer kung fu Hung Gar, numa academia aqui em Campinas - SP, se chama Garras de Tigre. Alguém tem alguma dica pra me dar?
 
Armitage: eu nunca efetivamente treinei aikido, mas deduzo que o mais difícil deve ser perder as reações do "instinto padrão". quando um cara te bate, vc quer bater de volta. nossa natureza é assim. reprogramar esse instinto pra não bater de volta deve ser mto mais complicado.
 
eu nunca efetivamente treinei aikido, mas deduzo que o mais difícil deve ser perder as reações do "instinto padrão".

Isso. Você colocou melhor a coisa. :D


Gozado como Hollywood engana a gente. Ao ver o Steven Seagal quebrando todo mundo com fraturas expostas e narizes sangrando, eu achava que Aikido era uma arte extremamente violenta e perigosa. Depois de me informar melhor a respeito e bater um papo com graduados, vejo que não é nada disso, é justamente o contrário - uma arte que tem por princípio permitir a auto-defesa com o mínimo de violência possível.

Ai, ai... hollywood... :mrgreen:
 
Última edição:
Isso. Você colocou melhor a coisa. :D


Gozado como Hollywood engana a gente. Ao ver o Steven Seagal quebrando todo mundo com fraturas expostas e narizes sangrando, eu achava que Aikido era uma arte extremamente violenta e perigosa. Depois de me informar melhor a respeito e bater um papo com graduados, vejo que não é nada disso, é justamente o contrário - uma arte que tem por princípio permitir a auto-defesa com o mínimo de violência possível.

Ai, ai... hollywood... :mrgreen:

Mas o que acontece se você continuar com a chave depois que o cara bater?
 
Mas o que acontece se você continuar com a chave depois que o cara bater?

CLEC! :D


Pessoal, achei um programa chamado "AIKIDO 3D", que mostra animações em 3D de mais de 100 técnicas de Aikido, de estágio básico ao intermediário, com recursos como camera lenta, angulos diversos, etc. Muito bom para quem está aprendendo. O site é esse aqui ó : http://www.aikido3d.com/

Dêem uma olhada!

PS: Tem também o de TaeKwonDo ("TKD3D"), da mesma empresa ó : http://www.tkd3d.com/
 
Última edição:
Pessoal, queria acrescentar um texto bacana, que ajuda a perceber que há artes marciais que são mais ARTES do que marciais, e o por quê disto:


" Muita gente pensa que os japoneses inventaram o "budo", para a guerra. Muito pelo contrário. A palavra "DO" ( cujo kanji os chineses leem como "TAO" ), significa o logos, o conhecimento das leis naturais, a verdade ultima, Deus. As artes marciais modernas portanto na verdade são caminhos espirituais para as pessoas viverem melhor. Foram originalmente criadas por seus fundadores quase como uma religião. A idéia que o Ocidente tem sobre as artes marcias como algo para a violencia foi criada porque os primeiros estrangeiros que chegaram ao Japão não podiam entender que ao verem as pessoas lutando, na realidade estavam praticando um exercicio para melhor entenderem a Natureza, e assim poderem se harmonizar com ela, como preconiza o sentimento original do povo japones. Esta mudança da utilização das artes marciais para "Caminhos Marciais" ocorreu depois que as armas de fogo chegaram no Japão, e os samurais perceberam que seus afiados e bem manejados katanas (sabres) eram inuteis diante de uma pistola carregada. Diante desta realidade passaram a praticar os movimentos marciais, não como instrumentos para a guerra, mas sim, como exercicios para a iluminação espiritual. Os ocidentais porem ao chegarem no Japão e verem as pessoas trocando socos e pontapés, pensaram que aquilo podia ser um excelente meio de defesa pessoal, e assim importaram a prática erroneamente com a ideia de que uma pessoa procura um caminho marcial com o objetivo se ficar bom de briga. Daí a ideia que que um faixa preta de arte marcial é uma pessoa perigosa. Muita gente perde tempo enorme em academias tentando apenas aprender técnicas de defesa pessoal, que pouco valem hoje em dia ( numa realidade onde as pessoas agressivas andam com armas de fogo.) "


Então vemos que o sufixo Do indica, em geral, uma arte marcial moderna (pós -era Meiji) preocupada em ser um way of life, uma filosofia de vida, um caminho espiritual. Uma arte marcial que é mais ARTE do que marcial. Em contrapartida as artes de sufixo Jitsu em geral são artes mais antigas (pré -era Meiji) mais voltadas para aplicação prática na guerra, preocupadas mais com o MARCIAL do que com a arte.
 
Última edição:
Que estilo voce pratica? Os treinamentos são mais voltados a que?


Em breve vou numa academia de carate shotokan aqui, espero que tenha treinamento voltado ao combate, se for só formas e katas acho que nem vou fazer, pra mim não seria muito util.
 
Bem comentado...
gostaria apenas de fazer uma pequena correção...
das trê escolas que restam como ninjutsu, duas não existem de fato, pois delas só se tem noticias em makimonos , que foram recompilados por Takamatsu...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo