Eu já conheço alguma coisa sobre artes marciais japonesas, mas sobre as chinesas eu ainda estou começan do. Alguém poderia me dar um norte sobre toda essa história de estilos internos X externos, norte X sul, animais, templo(s) shaolin, sociedades secretas X manchus, Bodhidarma (Tamo)...? Andei pesquisando mas além de serem muitas informações, muitas vezes são desencontradas. Só pra citar um exemplo, uma fonte me disse que pelo norte ser mais montanhoso e de solo mais firme, foram desenvolvidas mais técnicas de pernas, ao contrário do sul, de terreno mais alagadiço (chuvas, plantações de arroz...), onde foram desenvolvidas mais técnicas de mãos. Outra fonte me disse que no norte se desenvolveram mais técnicas de mãos (frio, montanhas, muitas roupas, neve, etc), enquanto no sul se desenvolveram mais técnicas de pernas (planícies mais amplas, calor, menos rouupas, etc). Alguém pode dar uma força?
Puts é complicado mesmo, pela tradição ser passada de mestre para aluno e não haver livros acontece um "telefone sem fio" aí sabe?...
Mas vou dizer o que minhas doutrinas, pesquisas e experiência me dizem.
Bom resumidamente Bodhidarma veio da India para passar seus conhecimentos Budistas para o mundo. Ao chegar na China ele se alojou em um templo e dizem as lendas que ele passou alguns anos meditando de frente para uma parede. Os monges do templo pediram para Bodhidarma ensinar isso apra eles, porém, ao tentar ensiná-los, ele percebeu que os monges não conseguiam meditar por muito tempo pois estavam muito sedentários. Bodhidarma então passou alguns exercícios para eles, exercícios bastante conhecidos na India que imitam os movimentos dos animais que eu não sei dizer o nome dessa tecnica. Mas passado algum tempo esse exercício começou a se misturar com artes de guerra pois alguns dos monges eram ex soldados do exército, bandidos fugitivos...A técnica de combate Chinesa é bastante antiga, o Wushu, como era chamado na época, esse estilo de combate Chines começou a ser falado em 2.000 anos antes de Cristo. O estilo novo que misturava Wushu e os movimentos dos animais foi assim criado, o Kung Fu dos monges Shaolin.
Pelos monges treinarem bastante tempo eles se tornaram muito hábeis, mais hábeis até que os soldados do exército Chinês e após uma apresentação no palácio real o imperador vendo suas habilidades incomuns solicitou aos monges Shaolin que se juntassem ao exército e eles recusaram. O imperador pensou que se eles não lutassem a favor do império representariam grande ameaça e então mandou que os Monges Shaolin fossem assassinados. Essa história envolve traição, pois um dos monges traiu o monastério para ter um posto no exército, envenenamento pois os monges Shaolin foram envenados antes da batalha para que não houvesse chance deles vencerem os soldados imperiais.
Então somente 5 monges escaparam do templo, jurando que espalhariam o Kung Fu Shaolin e que montariam um exército para combater o império. Assim o Kung Fu foi se alastrando pois cada um dos monges foi passando seus conhecimentos a novos alunos sempre escondendo a origem das técnicas pois o imperador nao poderia saber que eram tecnicas Shaolin. Um dos monges por exemplo ensinou suas tecnicas Shaolin dando o nome de Hung Gar para se manter incógnito.
Mas eu desconheço qualquer outra tentativa de acabar com o imperio, imagino que o numero de alunos dos 5 monges que escaparam nunca foram o suficiente.
Sobre o norte e o sul:
"pelo norte ser mais montanhoso e de solo mais firme, foram desenvolvidas mais técnicas de pernas, ao contrário do sul, de terreno mais alagadiço (chuvas, plantações de arroz...), onde foram desenvolvidas mais técnicas de mãos."
É isso que me foi ensinado, e é nisso que acredito pois faz sentido.
No norte era mais frio então eles usavam casacos mais pesados o que limitava a movimentação de mãos, já tentou dar um soco usando uma jaqueta grossa? Embora o sobrepeso e regiões montanhosas deixavam as pernas fortes e mesmo com casacos pesados era facil distribuir chutes. Enquanto que no sul haviam rios, barcos, plantações de arroz, pantanos...Então a tecnica desenvolvida no sul usa base mais baixas para se ter equilibrio caso se lute em barcos, poucos chutes e pulos para não se perder o equilibrio, e por se estar com pes em lama ou molhados é dificil aplicar chutes, enquanto que não havia problemas em desferir socos então foi a parte da arte que foi mais aprimorada e os chutes se tornaram mais baixos e rápidos.
Bom é isso tudo o que sei^^
Por acaso os dois estilos que pratico são baseados em mãos, dois estilos do sul!... Hung Gar que eu citei e Louva-a-deus sete estrelas, um baseado em força bruta e o outro em velocidade.