a quem possa interessar... tirado do e-pipoca
Alfred Hitchcock
Nome de Nascimento: Alfred Joseph Hitchcock
Profissão: Diretor
Data de Nascimento: 13.08.1899
País de Nascimento: Inglaterra
Cidade de Nascimento: Leytonstone, Londres
Biografia:
Hoje é comum entre o público dos cinemas e do vídeo encontrar alguém que vai ver um filme de Federico Fellini, Ingmar Bergman, Pedro Almodóvar ou outro cineasta festejado. Há mais de cinqüenta anos, no entanto, contava-se nos dedos os diretores cujos nomes eram usados na publicidade como elemento de atração.
Alfred Hitchcock foi uma dessas raridades. Já em 1940, sua ''griffe'' era garantia de um excelente filme. Desde então é um mito. Ele construiu uma filmografia com 53 títulos, todos narrando histórias que provocam tensão. Dizem que sua predileção pelo pavor como temática surgiu na infância, num subúrbio de Londres onde nasceu, em 13 de agosto de 1899.
Por conta de sua insistência em viajar nos ônibus interurbanos, o pai - um católico praticante - resolveu pregar uma punição exemplar no filho. Fez com que um amigo delegado o deixasse encarcerado por uma noite.
Explicações ''freudianas'' à parte, o fato é que Hitchcock, após estudar num colégio jesuíta, passou a se interessar pelo crime. Daí tornar-se então freqüentador assíduo do museu da Scotland Yard e de certos julgamentos na corte de Old Baley.
Enquanto estudava engenharia e navegação, Hitchcock deu-se conta de seu talento para o desenho. Por isso, em 1920, estava trabalhando na filial inglesa da Paramount, onde fazia letreiros e cartelas para os filmes mudos. Ao mesmo tempo ele se interessou por outros aspectos da realização cinematográfica e ficava espiando as filmagens. Em 1922, o diretor de ''Always Tell Your Wife'' adoeceu e ele o substituiu. Era o início de uma longa carreira que só terminou em 1976 com ''Trama Macabra'' (Family Plot), feito quatro anos antes de sua morte, em 29 de abril de 1980, em Los Angeles.
''The Pleasure Garden'', feito em 1925, foi realmente o seu primeiro filme. Mas só no ano seguinte, na sua terceira realização, ''O Inimigo das Loiras'' (The Lodger), é que Hitchcock abordou o suspense. Esse gênero ele nunca mais abandonou. Assim como Alma Reville, com quem se casou em 1926. O casal teve uma filha, Patricia, nascida em 1928, e que fez algumas pontas em filmes do pai (''Pacto Sinistro'', ''Psicose'' etc). A fase inglesa do realizador já tinha as mesmas características dos filmes norte-americanos. Falsos culpados, seres normais diante da incredulidade ou agindo descontroladamente sob o domínio do mal se fizeram sentir com intensidade em ''The Lodger'', ''Os 39 Degraus'', ''O Agente Secreto'' e ''A Dama Oculta'', entre outras criações do período britânico encerrado em 1939 com ''A Estalagem Maldita'', adaptado de uma história da escritora Daphné Du Maurier.
No ano seguinte, Hitchcock e família se instalavam em Hollywood a convite do produtor David O'Selznick, que lhe contratou para dirigir ''Rebecca - A Mulher Inesquecível'', também adaptado de um livro de Daphné (dizem alguns, foi plagiado do romance brasileiro ''A Sucessora'', escrito por Carolina Nabuco.) A estréia do cineasta foi um sucesso e ''Rebecca'' ganhou o Oscar de melhor filme, além de valer uma indicação para Joan Fontaine como melhor atriz.
Joan receberia o troféu no ano seguinte por ''Suspeita'', o terceiro filme norte-americano do mestre que se firmava também como um dos melhores diretores de atrizes. Sob sua orientação, elas cresciam na tela em magnetismo e sensualidade. Assim aconteceu, entre outras, com a luminosa Ingrid Bergman em ''Quando Fala o Coração'', ''Interlúdio'' e ''Sob o Signo de Capricórnio''; com Grace Kelly em ''Disque M para Matar'', ''Janela Indiscreta'' e ''Ladrão de Casaca''; e com Kim Novak, que teve o seu melhor momento em ''Um Corpo que Cai'' (Vertigo). Esta é também mais obra-prima do cineasta. Romântica e obsessiva, a fita caminha para um grande e inesperado final em que o embate entre o bem e o mal, sempre explicitado em seus filmes, adquirem uma poética e aflitiva grandeza sob a música extraordinária de Bernard Hermann, um dos compositores que mais e melhor colaborou com Hitchcock.
Com histórias dos mais diversos escritores (Robert Bloch, Cornell Woolrich, Patricia Highsmith etc) e trabalhando com produção modesta (''Psicose''), cenário limitado (''Festim Diabólico''), trucagens (''Os Pássaros''), com fartos recursos cênicos (''O Homem que Sabia Demais'') e cenários belíssimos (''Intriga Internacional''), ou mesmo com conflitos teológicos (''A Tortura do Silêncio''), Alfred Hitchcock fez criações notáveis que até hoje, passados tantos anos, ainda oferecem um prazer intenso para quem assisti-las.
Mesmo assim, ele nunca recebeu um Oscar, embora tenha sido indicado cinco vezes na categoria de diretor. Uma das muitas injustiças da Academia.
Filmografia:
Trama Macabra (Family Plot, 1976)
Frenesi (Frenzy, 1972)
Topázio (Topaz, 1969)
Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966)
Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964)
Os Pássaros (The Birds, 1963)
The Alfred Hitchcock Hour, 1962
Psicose (Psycho, 1960)
Intriga Internacional (North by Northwest, 1959)
Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958)
Suspeita (Suspicion, 1957)
O Homem Errado (The Wrong Man, 1956)
O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956)
Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955)
O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry, 1955)
Alfred Hitchcock Presents, 1955
Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954)
Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)
A Tortura do Silêncio (I Confess, 1953)
Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951)
Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950)
Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn, 1949)
Festim Diabólico (Rope, 1948)
Agonia de Amor (The Paradine Case, 1947)
Interlúdio (Notorious, 1946)
Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945)
Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat, 1944)
Bon Voyage, 1944
A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943)
Sabotador (Saboteur, 1942)
Um Casal do Barulho (Mr. & Mrs. Smith, 1941)
Suspeita (Suspicion, 1941)
Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940)
Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940)
A Estalagem Maldita (Jamaica Inn, 1939)
A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938)
Young and Innocent, 1937
Agente Secreto (Secret Agent, 1936)
O Marido era o Culpado (Sabotage, 1936)
Os 39 Degraus (The 39 Steps, 1935)
O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1934)
Waltzes from Vienna, 1933
O Mistério do nº 17 (Number Seventeen, 1932)
Rich and Strange, 1932
The Skin Game, 1931
Elstree Calling, 1930
Juno and the Paycock, 1930
Mary, 1930
Murder! (Assassinato, 1930)
The Manxman, 1929
Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929)
Champagne (Champagne, 1928)
A Mulher do Fazendeiro (The Farmer's Wife, 1928)
Downhill, (1927)
Easy Virtue, 1927
O Ringue (The Ring, 1927)
The Lodger, 1926
The Mountain Eagle, 1926
The Pleasure Garden, 1925
Always Tell Your Wife, 1923
Number Thirteen, 1922