1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Segunda Profecia de Mandos, por J.R.R. Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gildor, 29 Ago 2002.

  1. Gildor

    Gildor Usuário

    A "Segunda Profecia de Mandos" trata do apocalispse élfico, o final dos tenpos e o retorno de Morgoth do Vazio. Tradução: Fábio "Deriel" Bettega
    Texto completo disponível em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Rapaz, muita gente diz que essa profecia é uma idiotice, que ia esculhambar o mundo de Tolkien todo. Mas eu não acho, acho que seria um ótimo final para a saga de tolkien.
    O problema é que ela tá muito viajada....Feänor está vivo, pois ia recuperar as silmarils. Turin ia matar Morgoth, o que é a maior viagem, pois ele em si já tá morto. Além disso, ele ia matar com Gurthang, que foi despedaçada quando Turin morreu. Além disso, Turin como Vala fica meio estranho...
    Se bem que se ela fosse oficial, ia acabar com uma das grandes coisas das obras de Tolkien, que é imaginar como termina a história...
     
  3. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não é probelma nenhum os personagens "mortos" voltarem. Os espíritos deles está vivo, e ali é o Fim mesmo. Feänor só está em Mandos, e o Túrin é o mártir que Tolkien escolheu. E ele não lutou sozinho... tinha o Tulkas e o Eönwe ao lado...

    E mesmo sendo rejeitado, por ainda não estar adequado às "atualizações" que Tolkien fazia, o texto parecia que realmente seria publicado(depois de bem revisado) numa edição do Silmarillion com Tolkien vivo. Há menção à Dagor Dagorath no Contos e no Silmarillion.
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Ia nada... o texto é mera curiosidade, abandonada há quase 4 décadas por Tolkien. Não se encaixa no que Tolkien produziu depois.
     
  5. Gildor

    Gildor Usuário

    O engraçado é que o Mormegil (da lista do Condado) adora citar esse texto, porque lá diz que Túrin foi "evoluído" à Vala :lol:
     
  6. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Niniel também virou Vala foi?
    Eu li isso em algum lugar, e não sei direito se é verdade.
     
  7. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    bem, pelo menos é o Grand Finale" que temos disponível, mesmo que seja uma versão beta :wink:
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Nem versão beta não é... os HoME não são uma única obra incompleta, sendo periodicamente revisada. É uma série de obras incompletas e não revisadas, uma série de ciclos, dos quais informações de um não são válidas/aplicáveis/corretas para as outras.
     
  9. Nimrodel Telcontar

    Nimrodel Telcontar Hobbit embaraçada

    AH... Eu achei demais esse fim. Se bem que uma espada ressucitar é realmente uma coisa... Mas pode ser o mesmo caso da espada do Aragorn... Ela pode ser reforjada. Mas... Reforjar uma espada além do mundo... não sei não...:roll::osigh:
    É verdade sobre a Níniel?
     
  10. Eu sinceramente acho o que a maioria acha...
    O texto é anterior à história que nós conhecemos e não têm nenhum fundamento, agora... ou então eu prefiro pensar que não tem (eu não gosto muito do Túrin, sabe? E também não gosto do priminho Feänor...)
    Túrin matar Morgoth??
    Por mais respeito que eu tenha com o Mormegil, hehe, jamais aceitaria isso!!! E o que que o Túrin fez para ser assim elevado? Era mais fácil que Tuor, que foi contado entre os elfos tenha feito tal proeza...:D
     
  11. Nimrodel Telcontar

    Nimrodel Telcontar Hobbit embaraçada

    Sobre o que a Lara, i Vardo Elen disse: Verdade. Mas eu não achei tão ruim, porque eu tenho um sentimento pelo Túrin que diz que tudo o que ele fez foi por causa do Morgoth, por isso foi justo ele derrotar o cara...
     
  12. -=ElenriL=-

    -=ElenriL=- Usuário

    Vey q prosa...

    ser evoluído a Vala... nossa foge totalmente ao genesis dos Ainur...
    além do q
    Não me lembro de menções de nenhum elfo q tenha voltado dos palácios de Mandos...
    Lúthien voltou? Axo q soh ela...

    MEsmo assim rejeito esse texto.. e axo q o proprio JRR tbm tanto eh q o abandonou...
     
  13. Anor £

    Anor £ Usuário

    Túrin Turambar é quem destrói Melkor ?

    (Tópico original do "J. R. R. Tolkien e suas Obras" trazido para cá por tratar de um texto)


    Caros Amigos,
    resolvi abrir este tópico para esclarecer essa dúvida, lembro-me de ter lido algo referênte a destruição de Morgoth pelas mãos de Túrin Turambar em uma das cartas que Tolkien escreveu revelando o apocalipse da Terra Média...É isso mesmo que acontece com Morgoth???
    Com quai atributos Túrin consegue tal proeza???Estou viajando e imaginei ler isso ??? Será que meu tópico será trancado????
     
  14. Goba

    Goba luszt

    Bem, Túrin ao meu ver passou um tanto longe de destruir o PRÓPRIO Melkor, porém matou uma parte boa e poderosa de seu exército, o que contribuiu para sua queda...

    Porém não me lembro de nenhuma referência sobre Túrin matar Morgoth. Creio não ter lido essa carta! :oops: :D
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não está numa carta, é um texto da série History of Middle-Earth, muito antigo, lá da década de 40, eu acho, e que nunca mais foi revisado. Muito provavelmente um texto descartado por Tolkien, mas que existe quase como apenas curiosidade.

    Não vou falar sobre ele em si, porque vocês podem ler e não é nem grande. :P
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  16. Anor £

    Anor £ Usuário

    "...Naquele dia Tulkas lutará com Melko, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melko sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Hurin e todos os homens estarão vingados."

    CARAMBA DA ATÉ ARREPIOS.....

    Mas então a que devemos o fato da espada de Turin matar Melkor justo a dele???
    Seria ele o mais prejudicado por Melkor em toda história de Arda e aquele que mais tem o direito de se vingar???
     
  17. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O tópico não seria trancado sem que você tivesse sua repsosta. :wink:

    Eu acho que Tolkien considerava Túrin o grande mártir da sua obra, aquele que foi o mais infeliz dentre os homens e um dos que mais lutou contra Morgoth. Por isso, ele seria aquele a vingar a humanidade no Final.

    Mas como você pode ver aqui no tópico, é uma curiosidade mesmo. Um texto muito antigo e sem revisão.
     
  18. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Não se promove um humano a ainur. Se não era permitido que lhes fosse concedida imortalidade (salvo a rara exceção de Eärendil), quiçá os dons dos ainur. :roll:
     
  19. Tilion

    Tilion Administrador

    Mesmo o caso de Eärendil é ímpar, já que ele não era "humano" no sentido pleno, e sim um meio-elfo.
     
  20. Olwë

    Olwë Usuário

    Diz no texto que do destino dos humanos não é falado. Será que Tolkien tinha alguma coisa em mente, que não mencionou, já naquela época?
    Acho difícil ter alguma interação com aquela coisa de "novo mundo" do arthrabeth... Mas mesmo assim eu costumo tentar montar um quebra-cabeças bizarro na minha cabeça, com recortes do Ainulindalë, do Arhthrabeth e da segunda profecia de Mandos. Tento... Só tento... :?
     

Compartilhar