1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"A Odisséia" (Homero)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Magnum, 9 Jun 2002.

  1. Magnum

    Magnum Usuário

    Homero foi um grande escritor.
    Esse livro eu não canso jamais de ler, o que vocês acham dele?
     
  2. .Gabil-Nala.

    .Gabil-Nala. Bloody member

    Re: A Odisséia

    Não a palavras para classificar a magnitude e grandeza da primeira epopéia do mundo....essa sim deu origem a todas as histórias de longas jornadas e grandes heróis...
     
  3. Magnum

    Magnum Usuário

    Grande GÂBIL.
    o livro tbm acabou virando filme, vive passando no SBT, até que é bom, mas não retrata toda a gransiosidade da história de Ulisses, ou Odisseu.
     
  4. .Gabil-Nala.

    .Gabil-Nala. Bloody member

    Fala Magnum!
    Tb não tem como, ainda mais na época que foi produzido o filme de se retratar com perfeição os eventos fantasticos contidos na obra. Imagine, se nem agora o filme do Sda é perfeito hehehe :D
     
  5. Gildor

    Gildor Usuário

    Um pequeno quase off, só pra lembrar aos interessados: o DVD filme tá disponível nas bancas de revista, por R$14,90 (eu acho). Não é uma senhora obra-prima do cinema, mas uma diversão interessante. Compensa pra quem é fã mesmo da história. 8)
     
  6. *Éowyn*

    *Éowyn* true, I talk of dreams

    Homero é como se fosse meu "mentor".
    Foi da leitura de suas epopéias espetaculares que meu amor pela literatura nasceu.
    Ele é simplesmente magnânimo, não tenho palavras prá descrevê-lo (principalmente pq eu não tou a fim de chorar no meu teclado :oops: )
    A Ilíada é como uma Bíblia para mim. Não canso de lê-la. É uma obra forte e maravilhosa. A odisséia é mais gostosa de se ler, faz vc viajar mais... enquanto eu lia, me senti como um dos marujos de Odisseu, e ia dormir pensando em harpias, em Circe, e sonhava que eu poderia me tornar um lobo de uma hora prá outra (lobo, né? Não estou lembrada...)
    :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
     
  7. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Fala sério. Vcs leram em verso ou em prosa?
    Gente, o homem é realmente brilhante... embora não se tenha muito certeza que a Ilíada e a Odisséia são da autoria de Homero, mas seja lá de quem for, é perfeita.
    Agora.... juro... meu primeiro contato com Homero foi através da Ilíada numa tradução do Carlos Alberto Nunes, em verso. Tive que ler e reler tantas vezes o primeiro canto para entender, que está até hoje gravado na minha cabeça o "Canta-me a cólera - ó deusa! - funesta de Aquiles Pelida.."
    Agora, não sei se é pq li depois e já estava mais acostumada ao estilo, mas a Odisséia foi bem mais tranquilinha de se ler, aliás, achei ela bem mais interessante...
     
  8. -Feanor-

    -Feanor- Usuário

    É boazinha mas não sou muito fã naum. É muito mística e romântica em certas horas.

    Mas a Ilíada... aí sim, 10x0 na Odisséia. O livro bom da moléstia (que, segundo as teorias mais aceitas, teve autor diferente da Odisséia). A prósito, essa sim foi a primeira epopéia.
     
  9. Garfield

    Garfield Usuário

    E foi também para os gregos. Foi como o Velho Testamento pra eles. Lá está a base de sua mitologia, que foi incrementada depois. O dom (presente) que era dado às visitas, a imagem do guerreiro sempre imaculado, a astúcia de Odisseu.

    E eu li na Superinteressante que George Lucas usou vários personagens da mitologia Homérica pra criar os de Star Wars.

    Han Solo = Odisseu
    Leia = Penelope
    Luke Skywalker = Aquiles
    Yoda = o personagem que treina Aquiles, que eu não lembro o nome
     
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Bem.. com relação à mitologia, acho que a Teogonia do Hesíodo é mais abrangente... mas com relação aos costumes, realmente... Tanto a Ilíada quanto a Odisséia surpreendem... é só pensar, no caso da Ilíada, como é detalhada a descrição dos hábitos de guerra. O respeito ao adversário, a questão das armaduras, funerais... tudo. Um show!! :grinlove:

    comentário fora de hora da Anica: ehhhhh.. eu acho que o Luke se parece mais com o Telêmaco :mrgreen:
     
  11. Filfarin

    Filfarin Usuário

    nao precisa nem falar tb quem teve grande influencia da obra do pai dos poetas ... Ehh!!... aquele cara que escreveu uma triologia, acho que o nome eh "O Senhor dos Anéis" , ta ate com filme passando...
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Saiu uma edição nova da Ilíada (dois volumes), em verso, eu acho, mas esqueci o tradutor e a editora.Dei uma foleada e me pareceu interessante, pois além de estar em português, há também o texto em grego (foi o que me pareceu), com os caracteres gregos (alfa, beta, gama, delta, pi, ro, sigma....)
     
  13. Fafa

    Fafa Visitante

    Re: A Odisséia

    [quote="GÂBIL-NALA]
    Não a palavras para classificar a magnitude e grandeza da primeira epopéia do mundo....essa sim deu origem a todas as histórias de longas jornadas e grandes heróis...[/quote]

    ah, a prmeira epopéia do mundo? eu estudei que os babilônios criavam epopéias muitos anos antes...
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Re: A Odisséia

    Certo... mas quando vc estudou isso, te deram os nomes das epopéias? Hmmm... eu não sei, não posso afirmar com certeza absoluta, vou dar uma pesquisada. Mas escrita, a primeira epopéia tá com pinta de ter sido a Ilíada sim. Bom, se vc puder lembrar do nome das epopéias babilônicas me dá um toque, belezinha? :wink:
     
  15. Fafa

    Fafa Visitante

    É, realmente não citaram nenhum nome... Mas mesmo assim, tenho que confiar na História, vou procurar e transcrever o texto (se tiver alguma informação interessante sobre as tais epopéias babilônicas)


    viva as epopéias babilônicas, as primeiras do mundo, hahaha :mrgreen: :twisted:
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Bem..a Bíblia de certa forma é uma epopéia....ou não?E deve ter sido escrita antes d'A Ilíada...ou não? :eek:
     
  17. Fafa

    Fafa Visitante

    Para comprovar o que eu havia dito anteriormente, que Homero de jeito nenhum, criou a primeira epopéia:
    As primeiras epopéias conhecidas, são da Mesopotâmia(provavelmente Babilônia, como eu já havia falado), e são chamadas: Enuma Elish e Gilgamesh, que datam de IV a III MILÊNIOS a.C.
    Pesquisei, e aí está um pouco sobre Gilgamesh:
    "(...) apresenta como nó dramático o encontro do herói Gilgamesh com Utnapush, o único ser humano ao qual estava reservada a vida eterna.Dele o herói recebe instruções de encontrar a planta do rejuvenescimento, a qual, enfim, consegue recolher no fundo do mar. Por um descuido, entretanto, Gilgamesh deixa que a arrebate de suas mãos, uma serpente, perdendo ela para sempre e o privilégio da eternidade."
    Enciclopédia Mirador Internacional

    Pois é, se Homero pretendia criar a primeira epopéia, (suas obras são de VIII a. C.) ele se atrasou, uns 2 ou 3 milênios :mrgreen:

    Viva as epopéias babilônicas!!!! :twisted: hahahahahhaa
     
  18. *Aredhel*

    *Aredhel* Usuário

    eu acho perfeito...mto bom...
    mas a iliada e a odisseia foram atribuidas a ele, ne??
    naum se sabe se foi ele mesmo quem escreveu....
     
  19. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Está certa, Helena. Quanto ao Homero nada é certeza. Tem gente que chega a dizer que "Homero" era uma função. Do mesmo jeito que a gente diz "cantor". Tem outros que acham que Homero era um poeta da aristocracia jônia, que declamava poemas que contavam as façanhas de seu povo. E tem ainda aquele negócio de ser um poema composto por vários poetas, pela tradição oral...

    *saudades dos tempos que eu ainda assistia aulas de estudos clássicos :roll:*
     
  20. Vatho

    Vatho Usuário

    Muito boa, mas prefiro a Ilíada.
     

Compartilhar