Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Fiz minha própria lista com 10 obras:
- Moacyr Scliar, Saturno nos Trópicos
- Denis Johnson, Sonhos de Trem
- Mathias Enard, Bússola
- Selva Almada, Garotas Mortas
- Marçal Aquino, Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios
- Inês Pedrosa, Os Íntimos
- Apostolos Doxiadis et al., Logicomix
- Samir Machado de Machado, Quatro Soldados
- Cormac McCarthy, Onde os Velhos Não Têm Vez
- Jonathan Littell, As Benevolentes
Daí, só Sonhos de Trem que aparece na lista do NYT.
Descobri que a burrice deles nesse quesito é uma burrice programada com décadas de reforço.poderiam ter me chamado para organizar a bagaça, eu começaria explicando que ano 2000 não é século XXI, e depois falaria que não pode repetir livro do mesmo autor.
Descobri que a burrice deles nesse quesito é uma burrice programada com décadas de reforço.
Se pensa assim, me chame então de cringe,Cringe demais escrever livro
Na lista tem a tal da Trilogia de Copenhagen que é dos anos 70 também, mas só foi traduzida para o inglês no séc. XXI.me toquei de outro problema da lista (lá vem a chata, fala, chata): o manual da faxineira da berlin é uma excelente coletânea de contos e de fato foi publicada no século XXI (o nosso, não o dos americanos). mas ele é um apanhado de contos de várias fases de escrita da berlin, tem coisa escrita nos anos 70, por exemplo (portando, século XX). explicando minha implicância: nesse esquema, seria válido, por exemplo, botar a coletânea de contos da clarice lispector na lista (já que a tradução é de 2015).
lithub fez uma lista com o que eles acham que faltou >>https://lithub.com/what-the-new-york-times-missed-71-more-of-the-best-books-of-the-21st-century/
aí lembrei do trust exercise da susan choi e agora eu vou refazer minha lista![]()
Outro problema da lista: não tem livro de poesia. Mas ninguém realmente liga. Então azar.![]()
Na lista tem também a tal da Trilogia de Copenhagen que é dos anos 70 também, mas só foi traduzida para o inglês no séc. XXI.
Uma das autoras destaque da lista foi Elena Ferrante, com três títulos. Além de ficar na primeira colocação com A amiga genial (Biblioteca Azul), a autora italiana que se tornou um fenômeno literário no início dos anos 2020 apareceu na 80˚ colocação, com o último volume da tetralogia napolitana, História da menina perdida (Biblioteca Azul), e em 92˚ lugar, com o romance Dias de abandono (Biblioteca Azul).