• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Odisséia" (Homero)

Magnum

Usuário
Homero foi um grande escritor.
Esse livro eu não canso jamais de ler, o que vocês acham dele?
 
Re: A Odisséia

Magnum disse:
Homero foi um grande escritor.
Esse livro eu não canso jamais de ler, o que vocês acham dele?

Não a palavras para classificar a magnitude e grandeza da primeira epopéia do mundo....essa sim deu origem a todas as histórias de longas jornadas e grandes heróis...
 
Grande GÂBIL.
o livro tbm acabou virando filme, vive passando no SBT, até que é bom, mas não retrata toda a gransiosidade da história de Ulisses, ou Odisseu.
 
Magnum disse:
Grande GÂBIL.
o livro tbm acabou virando filme, vive passando no SBT, até que é bom, mas não retrata toda a gransiosidade da história de Ulisses, ou Odisseu.

Fala Magnum!
Tb não tem como, ainda mais na época que foi produzido o filme de se retratar com perfeição os eventos fantasticos contidos na obra. Imagine, se nem agora o filme do Sda é perfeito hehehe :D
 
Um pequeno quase off, só pra lembrar aos interessados: o DVD filme tá disponível nas bancas de revista, por R$14,90 (eu acho). Não é uma senhora obra-prima do cinema, mas uma diversão interessante. Compensa pra quem é fã mesmo da história. 8)
 
Homero é como se fosse meu "mentor".
Foi da leitura de suas epopéias espetaculares que meu amor pela literatura nasceu.
Ele é simplesmente magnânimo, não tenho palavras prá descrevê-lo (principalmente pq eu não tou a fim de chorar no meu teclado :oops: )
A Ilíada é como uma Bíblia para mim. Não canso de lê-la. É uma obra forte e maravilhosa. A odisséia é mais gostosa de se ler, faz vc viajar mais... enquanto eu lia, me senti como um dos marujos de Odisseu, e ia dormir pensando em harpias, em Circe, e sonhava que eu poderia me tornar um lobo de uma hora prá outra (lobo, né? Não estou lembrada...)
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
 
Fala sério. Vcs leram em verso ou em prosa?
Gente, o homem é realmente brilhante... embora não se tenha muito certeza que a Ilíada e a Odisséia são da autoria de Homero, mas seja lá de quem for, é perfeita.
Agora.... juro... meu primeiro contato com Homero foi através da Ilíada numa tradução do Carlos Alberto Nunes, em verso. Tive que ler e reler tantas vezes o primeiro canto para entender, que está até hoje gravado na minha cabeça o "Canta-me a cólera - ó deusa! - funesta de Aquiles Pelida.."
Agora, não sei se é pq li depois e já estava mais acostumada ao estilo, mas a Odisséia foi bem mais tranquilinha de se ler, aliás, achei ela bem mais interessante...
 
É boazinha mas não sou muito fã naum. É muito mística e romântica em certas horas.

Mas a Ilíada... aí sim, 10x0 na Odisséia. O livro bom da moléstia (que, segundo as teorias mais aceitas, teve autor diferente da Odisséia). A prósito, essa sim foi a primeira epopéia.
 
A Ilíada é como uma Bíblia para mim.
E foi também para os gregos. Foi como o Velho Testamento pra eles. Lá está a base de sua mitologia, que foi incrementada depois. O dom (presente) que era dado às visitas, a imagem do guerreiro sempre imaculado, a astúcia de Odisseu.

E eu li na Superinteressante que George Lucas usou vários personagens da mitologia Homérica pra criar os de Star Wars.

Han Solo = Odisseu
Leia = Penelope
Luke Skywalker = Aquiles
Yoda = o personagem que treina Aquiles, que eu não lembro o nome
 
Garfield disse:
A Ilíada é como uma Bíblia para mim.
E foi também para os gregos. Foi como o Velho Testamento pra eles. Lá está a base de sua mitologia, que foi incrementada depois. O dom (presente) que era dado às visitas, a imagem do guerreiro sempre imaculado, a astúcia de Odisseu.

Bem.. com relação à mitologia, acho que a Teogonia do Hesíodo é mais abrangente... mas com relação aos costumes, realmente... Tanto a Ilíada quanto a Odisséia surpreendem... é só pensar, no caso da Ilíada, como é detalhada a descrição dos hábitos de guerra. O respeito ao adversário, a questão das armaduras, funerais... tudo. Um show!! :grinlove:

Garfield disse:
E eu li na Superinteressante que George Lucas usou vários personagens da mitologia Homérica pra criar os de Star Wars.

Han Solo = Odisseu
Leia = Penelope
Luke Skywalker = Aquiles
Yoda = o personagem que treina Aquiles, que eu não lembro o nome

comentário fora de hora da Anica: ehhhhh.. eu acho que o Luke se parece mais com o Telêmaco :mrgreen:
 
nao precisa nem falar tb quem teve grande influencia da obra do pai dos poetas ... Ehh!!... aquele cara que escreveu uma triologia, acho que o nome eh "O Senhor dos Anéis" , ta ate com filme passando...
 
Saiu uma edição nova da Ilíada (dois volumes), em verso, eu acho, mas esqueci o tradutor e a editora.Dei uma foleada e me pareceu interessante, pois além de estar em português, há também o texto em grego (foi o que me pareceu), com os caracteres gregos (alfa, beta, gama, delta, pi, ro, sigma....)
 
Re: A Odisséia

[quote="GÂBIL-NALA]
Não a palavras para classificar a magnitude e grandeza da primeira epopéia do mundo....essa sim deu origem a todas as histórias de longas jornadas e grandes heróis...[/quote]

ah, a prmeira epopéia do mundo? eu estudei que os babilônios criavam epopéias muitos anos antes...
 
Re: A Odisséia

Fallen Angel disse:
ah, a prmeira epopéia do mundo? eu estudei que os babilônios criavam epopéias muitos anos antes...

Certo... mas quando vc estudou isso, te deram os nomes das epopéias? Hmmm... eu não sei, não posso afirmar com certeza absoluta, vou dar uma pesquisada. Mas escrita, a primeira epopéia tá com pinta de ter sido a Ilíada sim. Bom, se vc puder lembrar do nome das epopéias babilônicas me dá um toque, belezinha? :wink:
 
É, realmente não citaram nenhum nome... Mas mesmo assim, tenho que confiar na História, vou procurar e transcrever o texto (se tiver alguma informação interessante sobre as tais epopéias babilônicas)


viva as epopéias babilônicas, as primeiras do mundo, hahaha :mrgreen: :twisted:
 
Bem..a Bíblia de certa forma é uma epopéia....ou não?E deve ter sido escrita antes d'A Ilíada...ou não? :eek:
 
Para comprovar o que eu havia dito anteriormente, que Homero de jeito nenhum, criou a primeira epopéia:
As primeiras epopéias conhecidas, são da Mesopotâmia(provavelmente Babilônia, como eu já havia falado), e são chamadas: Enuma Elish e Gilgamesh, que datam de IV a III MILÊNIOS a.C.
Pesquisei, e aí está um pouco sobre Gilgamesh:
"(...) apresenta como nó dramático o encontro do herói Gilgamesh com Utnapush, o único ser humano ao qual estava reservada a vida eterna.Dele o herói recebe instruções de encontrar a planta do rejuvenescimento, a qual, enfim, consegue recolher no fundo do mar. Por um descuido, entretanto, Gilgamesh deixa que a arrebate de suas mãos, uma serpente, perdendo ela para sempre e o privilégio da eternidade."
Enciclopédia Mirador Internacional

Pois é, se Homero pretendia criar a primeira epopéia, (suas obras são de VIII a. C.) ele se atrasou, uns 2 ou 3 milênios :mrgreen:

Viva as epopéias babilônicas!!!! :twisted: hahahahahhaa
 
eu acho perfeito...mto bom...
mas a iliada e a odisseia foram atribuidas a ele, ne??
naum se sabe se foi ele mesmo quem escreveu....
 
Está certa, Helena. Quanto ao Homero nada é certeza. Tem gente que chega a dizer que "Homero" era uma função. Do mesmo jeito que a gente diz "cantor". Tem outros que acham que Homero era um poeta da aristocracia jônia, que declamava poemas que contavam as façanhas de seu povo. E tem ainda aquele negócio de ser um poema composto por vários poetas, pela tradição oral...

*saudades dos tempos que eu ainda assistia aulas de estudos clássicos :roll:*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo