• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A obra prima de cada autor - Editora Martin Claret

Pandatur

Usuário
Comprei hoje "Macbeth" de Shakespeare. Até aí, nenhuma novidade. Mas o fato é que paguei R$ 8,80 por um livro com as dimensões de cerca de 20 x 10cm mais ou menos... um pocket. O papel é bom, a capa é bonita, mas o mais legal, é que a iniciativa da Editora Martin Clarte lembra muito a coleção "Obras primas", já conhecida pela galera.
Achei bem interessante a coleção da MC, e tem muitos clássicos. O que não tenho conhecimento é sobre o nível das traduções. Só para vocês terem uma idéia, já foram lançados "O médico e o monstro", "A ilha do tesouro", "Frankenstein", "A arte da guerra", "Iracema", "Senhora", "Hamlet", "Romeu e Julieta", e muitas outras obras de autores nacionais e estrangeiros como Sir Arthur Conan Doyle, Jack London, Friedrich Nietzche, Shakespeare, Franz Kafka, Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo, além de filósofos como Sóflocles, Platão , Petrônio, e pensadores como Maquiavel, Karl Marx, Jonh Locke e Max Weber.
E existe também a Série Ouro, com as obras com maior volume como "A divina Comédia", "A Odisséia", "Fausto", "Leviatã", dentre outros.
Este é o link do site da editora, onde vocês poderão saber mais sobre a coleção: http://www.martinclaret.com.br/
No caso de Macbeth, que eu adquiri, o livro possui um Prefácio contando a história do livro (não da obra, mas de como surgiram os livros), uma biografia do autor, com cronologia e tudo mais, e um outro Prefácio comentando a obra. E no final, ainda rola um questionário!!!
Confiram essa coleção, porque creio que vale muito a pena... e o preço e muito amigo!!!
Parabéns para a Editora Martin Claret! :clap:
 
Já faz um tempinho que tem essa coleção a venda, não?
Eles aproveitaram a idéia da L&PM e lançaram clássicos a preços mais acessíveis... são espertos, não precisam pagar direitos autorais pelos títulos, e ainda fazem no formato de bolso...
Mas, de qualquer forma... ainda bem que tem pessoas espertas como eles, pelo menos podemos comprar clássicos por menos de 10 royal :mrgreen:
 
Pois é, 2002 já faz um ano :roll:

Olha, Pandatur... dessas coleções de bolso a gente não pode afirmar nada ao certo sobre traduções. Se for usar como exemplo os livros da L&PM, eles têm tradutores de quem nunca ouvi falar, mas também tem títulos traduzidos por Millôr, que dá para respeitar.
 
É exatamente esse o meu maior medo. Você compra um clássico por um preço excelente, mas que acaba sendo "diminuído" (se esta seria a palavra correta) devido a uma tradução mal feita...
E você tem conhecimento dos tradutores? Já ouvi falar de uma tal Jean Melville? Traduziu minha edição de Macbeth....
 
Eu já comprei uns livros dessa serie e não me arrependi não. Comprei "O médico e o Monstro", "O cão dos Baskerville" e "Caninos Brancos". :wink:

Quanto já ter saido a algum tempo, bom, eu comprei os meus a R$7,00 ah mais ou menos um ano :roll:
 
Para ser bem sincera, nunca ouvi falar.
Mas a verdade é que eu não reparo muito em quem faz as traduções, só noto quando tem coisa que fica óbvio que foi erro de tradução. Tipo uma vez, que estava lendo Moby Dick, e o cara falou que estava indo para "a cidade de baixo"... :roll:

PS. Esse post é sobre os tradutores.
 
Pandatur disse:
Caninos brancos fala sobre o quê? Eu vi a capa do livro, mas estava com pressa e nem olhei com mais atenção...

Cara, assim que eu ler eu te conto ta? :mrgreen:

Eu ainda não li, mais assisti o filme a muito tempo atras e gostei. Só lembro que era algo sobre a relação de um homem com algu(ns) lobo(s).

Esqueci de falar, dessa serie eu também levei "A Arte da Guerra" de Sun Tzu :grinlove:
 
Eu tenho dessa colecao O Processo do Kafka e pela lista que eu vi eu vo compra outros livros da colecao pq nao livros que em outras editoras seriam 20 30 reais e nessa colecao eh 8,80.....baratissimo :)
 
Realmente... os livros são baratos... e isso é muito bom... hoje tive de fazer força para não sair com "Édipo Rei" e "A ilha do tesouro" na mão... alguém já leu alguma dessas obras? A do Édipo todo mundo conhece e tal, mas alguém já leu?
 
:D Já comprei alguns livros dessa coleção O Príncipe e O Mendigo de Mark Twain, Drácula de Bram Stocker, Memórias Póstumas de Brás Cubas do Machadão, O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde e A Volta Ao Mundo Em 80 Dias de Júlio Verne.

Eu ainda não tive tempo de ler nenhum deles (embora o termo certo fosse reler, pois já li quase todos na minha adolescência) portanto não posso falar da tradução.

No geral penso que a tradução deve ser boa, acho que nenhuma editora faria um projeto desses e iria arriscar a deixar o projeto desacreditado junto ao público por conta de um tradutor ruim.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Já faz um tempinho que tem essa coleção a venda, não?
Eles aproveitaram a idéia da L&PM e lançaram clássicos a preços mais acessíveis... são espertos, não precisam pagar direitos autorais pelos títulos, e ainda fazem no formato de bolso...
Mas, de qualquer forma... ainda bem que tem pessoas espertas como eles, pelo menos podemos comprar clássicos por menos de 10 royal :mrgreen:

Explica direito esse lance dos direitos autorais para o Pandinha? :eh:
 
Bom, eu não tenho certeza do número exato de anos... se não me engano são 70 anos após a morte do autor, ou de algum herdeiro do autor (realmente não tenho certeza), a editora que quiser lançar o título não precisa mais pagar direitos autorais.

Se você reparar bem, pelo menos a maioria dos livros que saíram pela Martin Claret são de 1900 para baixo. Se bem que tem O Retrato de Dorian Gray, e tem bisneto do Oscar Wilde ainda vivo. Bom, eu realmente não tenho certeza.

Quando eu ouvi falar desse negócio sobre direitos autorais foi quando eu fui fazer um trabalho de tradução para uma editora daqui. Foram escolhidos títulos como O Conde de Monte Cristo e O Primo Basílio, justamente porque a editora não teria que pagar os títulos.

Ih, que confuso. Tenho que dar uma pesquisada para te falar com toda certeza sobre isso :wink:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Quando eu ouvi falar desse negócio sobre direitos autorais foi quando eu fui fazer um trabalho de tradução para uma editora daqui. Foram escolhidos títulos como O Conde de Monte Cristo e O Primo Basílio, justamente porque a editora não teria que pagar os títulos.

:o?: Ana, essa versão de O Conde de Monte Cristo já foi colocada no mercado? Estou ficando maluca procurando uma versão integral desse livro...
 
Os preços dessa coleção são os melhores! Eu comprei, p/ faculdade:

- Dos delitos e das penas, Baccaria
- Ética a Nicômaco, Aristóteles


O negócio dos direitos autorais é o seguinte: de acordo com a lei 9.610, de 1998, art. 41: "Os direitos patrimoniais do autor perduram por 70 (setenta) anos contados de 1º de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.
Parágrafo único: Aplica-se às obras póstumas o prazo de proteção a que alude o caput deste artigo".

Traduzindo: se um autor morresse hj, dia 23 de março de 2003, sua obra só seria de domínio público a partir do dia 1º de janeiro de 2074.

Respondida a sua pergunta? :wink:


:kiss: da *Estel* ouvindo David Bowie - Absolute Beginners
 
Essa lei é mundial??? è esse o detalhe que não compreendi ainda... ela é válida em todo o mundo? Afinal, sendo o autor estrangeiro...
E se é uma lei de 1998, o que ocorria antes disso quanto aos direitos autorais? Me perdoem, mas eu sou um verdadeiro burro com relação à leis... :oops: :doh: :o?:
 
Pandatur disse:
Essa lei é mundial??? è esse o detalhe que não compreendi ainda... ela é válida em todo o mundo? Afinal, sendo o autor estrangeiro...
E se é uma lei de 1998, o que ocorria antes disso quanto aos direitos autorais? Me perdoem, mas eu sou um verdadeiro burro com relação à leis... :oops: :doh: :o?:


Eu acho que deve existir um tratado internacional estabelecendo isso. :think: :think: Quanto à situação antes dessa lei, eu posso pesquisar, vou perguntar amanhã p/ a prof. de Direito Civil...
Não se sinta assim em relação às leis... mas saiba q vc não pode alegar em juízo que vc não as conhece... hehe eu tb não sabia nada: por isso q eu entrei na facu de Direito! :mrgreen: Heh... brincadeirinha... mas eu já dei uns toques p/ mamãe sobre procurações em geral... :D
Ó Pandatur, tô cronometrando o tempo de pesquisa p/ cobrar os honorários, hein? :wink:
 
*Estel* disse:
Ó Pandatur, tô cronometrando o tempo de pesquisa p/ cobrar os honorários, hein? :wink:

Mercenária :eek:

:mrgreen:


Dei uma olhada na livraria ontem, e encontrei "Paraíso Perdido" (John Milton), da Série Ouro da coleção, por R$ 15,90. Entre os últimos lançamentos da Série Ouro, temos também "Drácula" de Bram Stoker, "Ilíada" de Homero, "Eneida" de Virgílio, e "A Origem das Espécies" de Charles Darwin.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo