• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A História Sem Fim (Michael Ende)

Anica

Usuário
Então, eu adorava o filme quando era criança e recentemente rolou uma enquete lá na Valinor e todo mundo dizendo "Blablabla, o livro é melhor" então resolvi começar a ler. Não cheguei ainda na metade, mas eu precisava comentar algo aqui.

Caraca, que capricho o da Martins Fontes com a edição (e de 2000). Sério, a capa não é grandes coisas, mas você abre o livro e as partes do Bastian são escritas em vermelho (meio bordeaux, na verdade) e as de Fantasia em verde. Muito legal, mesmo. Não sei se o livro foi criado originalmente assim (lembro que em As Brumas de Avalon para diferenciar os trechos de Morgana com o resto da história eles colocavam a fala de Morgana em itálico, por exemplo), mas o efeito é muito bacana.

Em tempo: acabei de passar pela parte do cavalo no Pântano. Não ficou tão triste quanto no filme, porque no filme o cavalo não fala, e no livro (até por falar) a situação fica menos triste e tal.
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Como eu mesmo disse naquele embate nostálgico: o livro é chato.

Pelo menos foi essa minha impressão na primeira e segunda vez que li. Não achei uma aventura gostosa de ler, sinceramente.
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Nossa... Eu chorava nessa parte toda vez que assistia essa parte em que o Artax deprimia no pântano... A gente gravou da TV numa VHS...

Acho que era um dos meus filmes preferidos... Hoje, tenho em DVD a I e a II... Mas claro que a I é bem melhor!!!!!!

Mas nunca li o livro, apesar de ter visto na livraria e achado bem bonito por fora... Parece aquele do filme... Mas o foco do livro? Também é o Bastian? Ou nós que entramos na história tb????

Oba! Quero andar no lombo do Falcon!!!!!!!!!
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Pips disse:
Como eu mesmo disse naquele embate nostálgico: o livro é chato.

Pelo menos foi essa minha impressão na primeira e segunda vez que li. Não achei uma aventura gostosa de ler, sinceramente.

A parte de Fantasia é bem infantil, talvez seja isso que desagrade. Mas estou gostando das partes do Bastian, meio que me identifiquei com ele ^^

Amélie disse:
Mas nunca li o livro, apesar de ter visto na livraria e achado bem bonito por fora... Parece aquele do filme... Mas o foco do livro? Também é o Bastian? Ou nós que entramos na história tb????

Oba! Quero andar no lombo do Falcon!!!!!!!!!

É como no filme, o foco é dividido entre o Bastian e a história que ele está lendo. O legal é que no caso do livro, ao ler a parte de Fantasia você pode "entrar" na história como o Bastian =D
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Anica disse:
É como no filme, o foco é dividido entre o Bastian e a história que ele está lendo. O legal é que no caso do livro, ao ler a parte de Fantasia você pode "entrar" na história como o Bastian =D

Nossa... Interatividade com livro é algo intrigante... Quando se é criança, acho que esses são os mais envolventes... Vai Atreyu!!! :)
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Eu ganhei esse livro de aniversário. Ele tá na imensa pilha de to read.
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Eu adorei ler esse livro. Também conhecia a história pelos filmes, mas como a Ana falou um dos aspectos mais interessantes é justamente a diferença de cores nas letras mudando o foco da história (Bastian; Atreyu).

Faz bastante tempo que eu li, e a história me escapa um pouco, mas o livro tem uns momentos bem emocionantes. Lembro de ter gostado particularmente da parte da cidade dos loucos e do desfecho, que foi bem legal. :yep:
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Nossa eu adorei esse livro, achei encantador e emocionante.Eu também adorei a parte da cidade dos loucos... legal ne?!
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas confesso
q sempre fui um fã do filme, e da série!;)
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Além de todo o capricho da Martins Fontes, o livro é dividido em 26 partes, cada uma começa com uma letra do alfabeto, e cada inicial ocupa uma página inteira, desenhada, com os personagens que aparecerão neste capítulo.

É realmente lindo, está na minha lista de melhores!

Michael Ende era um gênio!

^.^
 
RE: A História Sem Fim, Michael Ende

Eu o li este ano. E apesar de muitos acharem a leitura do mesmo chata e pouco dinâmica. Eu simplemente adorei! Eu comecei a ler o livro e simplesmente não consegui parar de lê-lo antes de terminar.. fui dormir de madrugada e fiquei "pescando" na aula da manhã seguinte... :timido:

Ri, chorei e adorei a história de Bastian e Atreyu!
 
Eu simplesmente amo esse livro e peguei justamente pa o filme faz parte da minha inflância e de toda minha vida agora (comprei os filmes... he he he). Eu tb li c/ as letras coloridas e achei muito lindo!!!!
 
ARG , eeu tenho o livro e nao li ainda , começei e nao terminei! Mais dá um desconto ai vai , tinha 8 anoos! se pans , entendia algumas palavras , mais crtz de que agora eupego pra ler , 3 livro , responsa heein???:hihihi:
 
O início do livro é um pouco chato. O Bastian é um molengão, uma personagem que não me inspirou estima nenhuma. Proposital, é claro. E para quem viu o filme, a primeira parte, resumida na aventura de Atreiú, a destruição de Fantasia e seu salvamento, tudo isso foi muito rápido, como se fosse uma introdução.

Então chega a parte em que Bastian deixa o mundo real e entra em Fantasia. Assim se descobre o seu maior talento: criar nomes e histórias. Uma viagem muito estranha essa, com alguma influência de Nietzsche, no eterno retorno. Bastian recriava Fantasia ao mesmo tempo que imaginava a própria história, e era como sempre tivesse existido.

A parte que mais me interessou foi a seqüência Perelim, A Floresta Noturna, e Goab, o Deserto das Cores. Perelim me lembrou as florestas flourescentes do filme Avatar. O encontro de Batian e Graograman, o senhor de Goab, de alguma forma me lembrou o encontro do Pequeno Príncipe e a raposa. Nada a ver. E o feitiço de Áquila também. E lá vão as Comparações Sem Fim. Essa sequência foi altamente psicodélica.

Também me estranha pensar no conceito de nomear como uma forma de tomar posse. O grande poder de dar nome aos outros. Eu mesmo não escolhi meu nome, e mesmo que eu pudesse escolhê-lo, seria difícil alterá-lo sem me sentir estranho a mim mesmo. Nomes. Todos os Nomes.

Um dos legados da História Sem Fim que muita gente do fórum deve desconhecer é o jogo Final Fantasy Tactics Advance. A história também se baseia num livro mágico que absorve o leitor e recria seus. A diferença é que o protagonista é apenas um dos amigos do leitor que é tragado por esse mundo de sonhos. Uma das semelhanças é a luta que se desenvolve para voltar ao mundo real, sendo essa o motivo do conflito entre as personagens principais.

Talvez a história mais recente que se assemelha à História Sem Fim seja o filme Inception, com a criação de mundo dos sonhos e a resistência em abandoná-lo. Mas Inception é um filme de ação e tem uma grande influência bélica, espionagem e conspirações.
 
Qdo eu li "História Sem Fim", não conhecia o filme e já tinha certa idade...Foi difícil não pensar no universo de Sandman.

Engraçado que fui ler preparado para algo mais infantil e achei mais "difícil" que esperava. Gostei mas não sei se recomendaria pra qualquer criança...

Depois fui ler Momo e o Senhor do Tempo. Esperava, até pelo argumento, de tom social mais crítico, algo mais maduro ou fantástico, e acabou sendo mais infantil.

Achei curiosa a comparação com Inception. Não sei se pensaria nisso, a princípio, um nada tem a ver com o outro... mas entendo o que vc quer dizer.

Mas é engraçado como somos influenciados pelas leituras anteriores. Muitas vezes, qdo chegamos ao "clássico original", ele já foi tão "chupado" e usado como "referências" que ele acaba sem a menor graça... rs
 
Eu conhecia o filme e não o livro. Então penso no quanto pecou o filme. Hoje temos a série Harry Potter e as ondas livro-série-filmes influenciados. Acho que se A História Sem Fim tivesse sido lançada hoje, teríamos filmes melhores, com melhores efeitos especiais e mais dinheiro pra financiar. E o mesmo se dirá daqui uns anos. Boatos do remake rolam por aí. Boatos são mais desejos do que fatos, então... deixa pra lá.

Quanto ao livro ser referência, ser chupado até falar chega, me pergunto: quais foram as referências de Michael Ende? A idéia dele é muito boa pra ser original. O livro dentro do livro, o livro sem fim. Isso porque terminei ler Ficções, do Borges, hoje mesmo, e ele discutiu essa coisa do livro infinito várias vezes, dentro d'As Mil e Uma Noites e outros clássicos que não faço a mínima idéia do que sejam.

A leitura, não sei se é infantil ou deixa de ser. Naquela época, já se faziam livros infantis pra adultos, como Shrek? Bom, não conheço muito de literatura, muito menos de literatura infantil pra adultos. Só sei que depois de ler eu passei o livro pra minha prima pré-adolescente, e ela leu com facilidade. Ok, ela foi proibida pelos pais de ter conta em biblioteca, pra ela se dedicar a outras atividades, mas ainda é uma criança!
 
Eu gostei, é bem infantil mesmo, mas eu acho uma narrativa bem legal. Eu tenho o livro na versão clássica de duas cores >.< é tão lindo. Achado num sebo. hehehe
 
Rodovalho disse:
Quanto ao livro ser referência, ser chupado até falar chega, me pergunto: quais foram as referências de Michael Ende? A idéia dele é muito boa pra ser original. O livro dentro do livro, o livro sem fim. Isso porque terminei ler Ficções, do Borges, hoje mesmo, e ele discutiu essa coisa do livro infinito várias vezes, dentro d'As Mil e Uma Noites e outros clássicos que não faço a mínima idéia do que sejam.
Vc está certo.
Hm... Não sei se pareceu isto, mas não estava fazendo uma crítica a quem foi influenciado por outra obra...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo