• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A beleza dos elfos... Afinal, isso é ou não subjetivo?

Você basicamente imaginava ele assim:

snape.jpg

:rofl:


De certa forma.... talvez mais magro, rosto mais fino e cabelos mais compridos!!!:lol:
 
De certa forma.... talvez mais magro, rosto mais fino e cabelos mais compridos!!!:lol:


Mas quer dizer que basicamente parece com ele? :lol:

Eu até que estou ficando bom nisso, treinar um pouco mais o desenho e começar a fazer retrato falado :lol:

Então, mas eu pessoalmente imagino o Feänor como um ser mais altivo. E eu não odeio ele, só não aprovo suas atitudes.
 
Mas quer dizer que basicamente parece com ele? :lol:

Eu até que estou ficando bom nisso, treinar um pouco mais o desenho e começar a fazer retrato falado :lol:

Então, mas eu pessoalmente imagino o Feänor como um ser mais altivo. E eu não odeio ele, só não aprovo suas atitudes.


Sim, também não odeio, pelo contrário, um dos personagens que mais gosto no Silmarillion! Gostos dos mais "rebeldes". Afinal, são eles que movimentam as estórias!!!:obiggraz: E apesar da aparência não muito agradável que usei para descrever como imagino Fëanor, ainda assim, permanece a altivez, o porte nobre e aristocrático. Não precisa ser curvado e "rastejante" como Gríma:lol:. Pois, afinal, ainda é um elfo!!!!
 
Sim, também não odeio, pelo contrário, um dos personagens que mais gosto no Silmarillion! Gostos dos mais "rebeldes". Afinal, são eles que movimentam as estórias!!!:obiggraz: E apesar da aparência não muito agradável que usei para descrever como imagino Fëanor, ainda assim, permanece a altivez, o porte nobre e aristocrático. Não precisa ser curvado e "rastejante" como Gríma:lol:. Pois, afinal, ainda é um elfo!!!!

Penso que podemos dizer com tranquilidade: "O Noldor"!
 
Interessante!!! Também nunca imaginei Fëanor "um cara lindo":mrgreen: ! Concordo com o que Menegroth disse. Mas não diria velho, sei lá... uma aparência que se aproxima a de um humano entre os 40 e 45 anos. Cabelos compridos, negros e amarrados, pele muito pálida e olheiras escuras, contrastando com um certo brilho nos olhos, olhos muito fixos e penetrantes. Sim, arrogância que nitidamente marcaria seu traços físicos, que deixaria seu rosto um tanto macabro e rijo. Fëanor sempre me pareceu um ser soturno, apesar de "encrenqueiro". Também é mais ou menos essa a imagem que tenho em minha mente de Eöl. Ainda assim, é a minha noção de Fëanor e Eöl!!!

Engraçado mesmo como cada um imagina o mesmo personagem de diversas formas sendo que praticamente todos nós obtivemos a mesma descrição de Tolkien (alguns podem ter lido algo a mais, outros algumas coisas menos...). Eu sempre penso em Fëanor como um elfo no esplendor da beleza dos Noldor. Mas também não vejo ele como (nas palavras de Eädsohn) "um cara lindo". Vejo ele com uma aparência mais jovem, algo em torno de 27 anos humanos. Mesmo sendo ele arrogante e até mesmo recluso em suas obras, não penso que ele tenha olheiras. Mas é assim mesmo, como disse Elring (e muito bem dito, na minha opinião):

Aí está o grande mérito de Tolkien em suas obras, não ter se apegado aos detalhes físicos das personagens. Se o Professor tivesse feito a descrição das formas e rostos, talvez seus personagens élficos não estariam presentes no imaginário de cada leitor até os dias de hoje. E daqui a cinquenta anos, os elfos continuarão a encantar as futuras gerações; e por serem atemporais, cada um de nós tem a liberdade de imaginá-los belos de acordo com a nossa percepção daquilo que consideramos a "beleza ideal".
 
Última edição:
Deixei minhas idéias maturarem um pouco para postar novamente aqui neste tópico, minhas idéias haviam se esgotado!

Outro aspecto que difere os elfos e lhes dá um aspecto de beleza é a reclusão que JP citou no post acima. Uma participação social reduzida por parte dos elfos ques ocasiona uma percepção pelos demais povos da Terra-Média e nós também, de mistério e enigma. O belo só assume a idéia de belo quando passa a ser dono de características que assumam uma diferença significativa que venha carregada de alguma diferença de difícil alcance.
O belo deixa de assim o ser quando as características que apresenta passam a ser adquiridas de forma ordinária e possivelmente ausente de alguma significação simbólica e cultural em determinada comunidade.
A reclusão sempre carrega uma posição privilegiada de poder: Jesus Cristo para o cristianismo, passou 40 dias e 40 noites recluso e eis que conseguiu vencer o próprio diabo, os monges orientais alcançam o nirvana e se libertam dos estímulos, e os elfos construíram a sabedoria mais ancestral e habilidades incríveis devido aos seus períodos de reclusão e estudo nas suas cidades.
Na sociedade contemporânes é o mesmo: o jovem passa anos estudando para que depois de muita reclusão tenha a capacidade de "vencer" na sociedade capitalista e na economia de mercado.
Digamos que as silmarili de Feanor tinha tudo para ser esse "vencer", se ele não tivesse por sua própria conta se perdido nos habitus de classe que desenvolveu.
 
Acredito que a beleza dos elfos era uma beleza que nenhum mortal poderia igualar, pois era a beleza dos Imortais, que não possuem a preocupação da morte em sua vida.
 
Acredito que a beleza dos elfos era uma beleza que nenhum mortal poderia igualar, pois era a beleza dos Imortais, que não possuem a preocupação da morte em sua vida.

Não concordo inteiramente com esta afirmativa. Afinal, os elfos poderiam morrer sim. A diferença com os demais mortais é que seus destinos era permanecer na Terra-Média e no caso de sua morte, Mandos os enviaria de volta dos seus salões. Então, por exemplo, em uma batalha os elfos se preocupariam sim com a possibilidade de morte, só que devido ao seu espírito dotado de mais força e habilidades a morte ocupava um nível de preocupação periférico e secundário.
 
Acredito que a beleza dos elfos era uma beleza que nenhum mortal poderia igualar, pois era a beleza dos Imortais, que não possuem a preocupação da morte em sua vida.

eu acho que poderia ser válido, mas tem de haver algo mais específico e palpável.. uma justificativa pra isso... é isso que tentamos debater aki.

por exemplo: "a beleza dos elfos era algo que nenhum mortal poderia igualar"... mas pq? se os primogênitos (elfos) são os "irmãos mais velhos" dos homens? de uma certa forma, os homens se assemelham aos elfos, a não ser no quesito mortalidade/imortalidade... de resto? fica como?

vc diz que "a preocupação da morte" não atinge os elfos... mas será que eles não carregam o peso do mundo e das eras por conta de sua imortalidade? não teriam os elfos um pouco da curiosidade à respeito da mortalidade dos homens, para onde vão? os elfos têm explicações respostas para muitas coisas, inclusive sobre sua existência e possível destino depois de "mortos" (eles vão para mandos).

e aí?

... acho que estas coisas não explicam, de forma alguma, a tal beleza superior do elfos...
 
eu acho que poderia ser válido, mas tem de haver algo mais específico e palpável.. uma justificativa pra isso... é isso que tentamos debater aki.

por exemplo: "a beleza dos elfos era algo que nenhum mortal poderia igualar"... mas pq? se os primogênitos (elfos) são os "irmãos mais velhos" dos homens? de uma certa forma, os homens se assemelham aos elfos, a não ser no quesito mortalidade/imortalidade... de resto? fica como?

vc diz que "a preocupação da morte" não atinge os elfos... mas será que eles não carregam o peso do mundo e das eras por conta de sua imortalidade? não teriam os elfos um pouco da curiosidade à respeito da mortalidade dos homens, para onde vão? os elfos têm explicações respostas para muitas coisas, inclusive sobre sua existência e possível destino depois de "mortos" (eles vão para mandos).

e aí?

... acho que estas coisas não explicam, de forma alguma, a tal beleza superior do elfos...

Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como tendo longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos e como ótimos guerreiros. Belza imortal ...por dentro e por fora ...mas concordo com tal dúvida, acho que carregam um fardo de não serem mortais..por exemplo o elfo que se apaixona por um mortal... ele vai envelhecer e morrer enquanto o elfo continua jovem e imortal...a não ser que ele deseje ser mortal.. e será que ele irá desejar? E se desejar é porque seus sentimentos são iguais aos humanos, acima de tudo o amor...inconsequente
 
A beleza élfica era de traços delicados, contornos marcantes, olhares profundos...não dependendo da cor do cabelo ou dos olhos.

Mas, com certeza, foi baseada nos padrões modernos da beleza ocidental.

Modeletes :lol:
 
bom na verdade a beleza ke tolkien nos descreve e a beleza fisica ,(e serao mais belos do que os homens ,mais sabios e habilidosos,e kanto mais ficarem felhos mais belos ficaram ).
deste pequeno trecho vimos que tolkien relata a beleza fisica dos elfos .
 
A beleza élfica era de traços delicados, contornos marcantes, olhares profundos...não dependendo da cor do cabelo ou dos olhos.

Mas, com certeza, foi baseada nos padrões modernos da beleza ocidental.

Modeletes :lol:


Concordo parcialmente.
Acredito que os elfos foram sim criados a partir de um padrão de belesa da época, mas esse padrão foi aprimorado para o que Talkien achava ser a "baleza perfeita", pois ao seu ver (creio eu) uma criatura (quase) eterna, que vive em contato direto com a natureza e possúidor de magia deve ser algo mais que apenas belo.
 
Concordo parcialmente.
Acredito que os elfos foram sim criados a partir de um padrão de belesa da época, mas esse padrão foi aprimorado para o que Talkien achava ser a "baleza perfeita", pois ao seu ver (creio eu) uma criatura (quase) eterna, que vive em contato direto com a natureza e possúidor de magia deve ser algo mais que apenas belo.

Também acho que Tolkien criou um padrão de beleza idealizado para os elfos, e de uma forma extremamente eficiente. Tanto é verdade que cada um que opinou neste tópico imagina os mesmos elfos (isto é, todos aqui opinam sobre os elfos tolkenianos) com uma estética diferente mas, que do próprio ponto de vista, julga ser o mais belo.
 
Também acho que Tolkien criou um padrão de beleza idealizado para os elfos, e de uma forma extremamente eficiente. Tanto é verdade que cada um que opinou neste tópico imagina os mesmos elfos (isto é, todos aqui opinam sobre os elfos tolkenianos) com uma estética diferente mas, que do próprio ponto de vista, julga ser o mais belo.

Exato! Veja o meu exemplo de Fëanor! Apesar do "ser das trevas" que descrevi acima, ainda assim, a meu ver não deixava de ter a "beleza élfica". Pelo menos aquela que eu disse antes entender como beleza élfica: nobreza, porte aristocrático!!! Como Gebur disse: "o Noldor"!!!!:mrgreen:
 
Qualquer padrão de beleza é subjetivo, tudo depende do ponto de vista pessoal. Dentro do que é apresentado nas obras, os elfos são criaturas mais profundas, áusteras, acredito eu de traços mais finos e desenhados, próximos até mesmo dos femininos, o que trazia grande harmonia aos seus semblantes, e que comparados aos homens, aos olhos dos mesmos, poderiam ser extremamente belos, homens esses que tinham traços mais brutos, não feios, longe disso, e "quadrados", e de certa forma viam nos elfos pouco da beleza feminina.

Não estou dizendo que elfos são mais belos por esses fatores, apenas citando uma hipótese do porquê da tão comentada beleza dos elfos.

Parte da beleza élfica não está apenas em sua aparência, mas também na influência que exerce ao seu redor, não simplesmente pela majestade de alguns senhores élficos, mas também dos mitos e histórias desse povo antigo, o que acaba causando admiração e maior observação por parte das outras raças.
 
Última edição:
É claro que a beleza era idealizada. Afinal, os elfos não existem, e Tolkien não poderia comparar a beleza élfica com alguma já existente [no caso a humana, mesmo a mais bonita das criaturas].

Creio que os elfos possam ter sido baseados no ideal de beleza grego: traços finos, nariz reto, e rosto simétrico. E isso é usado também como padrões de beleza modernos.
 
O engraçado é que não se v um Elfo de altura mediana com a barriga saliente e cabelos encaracolados...
Tolkien definitivamente não baseou os elfos na beleza humana.
 
O engraçado é que não se v um Elfo de altura mediana com a barriga saliente e cabelos encaracolados...
Tolkien definitivamente não baseou os elfos na beleza humana.


Você acha um cara de altura mediana, barriga saliente e cabelos encaracolados bonito? Nem eu... claro que em geral eu não acho homens bonitos. :lol: Mas o seu comentário concerteza não faz sentido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo