• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A beleza dos elfos... Afinal, isso é ou não subjetivo?

[...] E quanto ao quesito aparência, não imagino Fëanor conseguindo seduzir outros elfos em Valinor para o Exílio com rosto do Snape. Ele deveria ser alguém com um carisma e de personalidade magnética acima dos padrões élficos.



<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CJunior%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> O poder de sedução dos elfos, se é que podemos chamar assim, deve estar mais na atitude, na conduta diante das coisas, na sabedoria carregada e adquirida através de eras e eras. Penso que a personalidade age de forma bastante incisiva na própria forma física da pessoa, ela de fato marcaria o próprio corpo, no caso dos elfos também. Fëanor, por ser uma criatura de personalidade forte, mas cheia de ira e rancores, um tipo “encrenqueiro”, talvez não fosse o mais belo dos elfos fisicamente falando, mas devia ter um grande poder de sedução que ultrapassaria qualquer padrão de beleza estabelecido na Terra-média ou no nosso mundo. A própria História do nosso mundo está cheia de personagens que não podemos colocar dentro de um padrão de beleza (Hitler, Stalin, Mussolini, Mao, Franco, Fidel, Che?) nem em nossa época e nem na época deles, e que no entanto, foram extremamente sedutores a ponto de causar guerras intermináveis, enormes massacres, revoluções e mudado drasticamente os rumos da história humana.
Fëanor era um senhor élfico, um representante dos Noldor, só esse fato já lhe dá uma imagem de um ser nobre, de porte altivo e aristocrático, um líder, mas sua personalidade “difícil” e conturbada e sua tragédia pessoal, lhe impôs certas “marcas” físicas, por assim dizer, e é como gosto de imaginar. Assim, por mais que eu não consiga ver beleza física em Fëanor, pelo menos comparado a outros de sua espécie (porém podia ser mais belo que qualquer humano, por exemplo), acredito que de fato ele deveria ser um dos representantes mais sedutores do seu povo, capaz de seduzir centenas de outros elfos para sua causa e levando aos conseqüentes acontecimentos que já sabemos quais foram. Resumindo: acredito que o poder, o poder de sedução de Fëanor estava além de sua suposta beleza física.
<o:p> </o:p>
Obs.: Mas deveria ser bem mais belo do que Snape, certamente, já que a comparação de Fëanor com o personagem de Harry Potter foi praticamente uma brincadeira!!!:lol:
 
Última edição:
<link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CJunior%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->Obs.: Mas deveria ser bem mais belo do que Snape, certamente, já que a comparação de Fëanor com o personagem de Harry Potter foi praticamente uma brincadeira!!!:lol:
:lol:
Minha intenção era de que fosse uma brincadeira mesmo... não achei que alguem fosse levar a sério... :think:
 
Suponho que as coisas, como já foi dito, sejam mais simples do que parece. A beleza para Tolkien prevalece mais nas ações do que no plano fisico, os elfos eram belos por causa de suas caracteristicas pessoais, por causa de sua natureza, muito embora eu consiga enchergar poucos exemplos de elfos que fossem realmente belos nesse ponto, a grande maioria deles sofria com a arrogancia e com a soberba de seus poderes Fëanor e seus filhos, Thingol, entre outros, não possuiam bondade que sobrepujasse a arrogancia que vem com um posto elevado. Portanto, a beleza exterior também era uma caracteristica da raça élfica, afinal os homens, alguns por melhores que fossem nem sempre possuiam belezas puras, angelicais e absolutas.
 
Re: A beleza dos elfos... subjetivo até certo ponto.

Elen síla lúmenn'omentielvo!

Bom, esse é realmente um assunto que dá o que falar. Essa questão de estereótipos que nos são passados é bem interessante, vejam bem: se formos analisar bem os personagens dos filmes, a exemplo do Légolas, veremos que os traços do rosto dele não são nada de muito élfico, é até robusto demais, levando-se em consideração que os elfos possuem traços finos e delicados [nisso todos temos de concordar], mas toda a caracterização e outros aspectos, como o temperamento e habilidades o deram o ar élfico.
Concordo sim que os diferentes estereótipos geram uma confusão para nós, mas nao devemos levar em conta tudo o que nos é mostrado. :no:
Aí é que está a graça da leitura: usar a sua imaginação pra construir os personagens, cenários e acontecimentos! Pegamos a descrição base que é dada e usamos a imaginação, assim construímos o nosso personagem "bonito"...
Essa é a minha opinião gente, continuem a discussão aí! :yep:

Namárie, an sí.
 
taah,ia ser meio dificl transformar tao perfeitamente o Orlando bloom num elfo,nao??ficou bom sim vaai....considerando o possivel claro^^
 
Afff pelo amor de Deus, o Orlando Bloom ficou lindo como Legolas, aquele jeito pequeninho e doce, melhor que os figurantes queixudos ou que o Celeborn...
 
Bem. falando de beleza carismática temos Saruma e Gandalf por exemplo que tinham aparência de velhos ( não que velhos ou velhas não possam ser bonitos), mas esses dois seduziam melhor que ninguém, principalmente Sarumna, porém diferentemente de Feanor, Saruman era superior, tinha poder subcriativo mais apurado e os utilizava para convencer, era meio que forçado, diferentemente de feanor que convencia por puro carisma. Quanto a beleza fisica, não duvido que tolkien também destacava isso, até para mostrar o quão mais proximos dos valar eles eram, e feanor pode não ser de uma beleza elfica como cada um tem em mente, ou até pode, eu o imagino como um tipo elfico caracteristico, de beleza comparada a seus irmãos porém com mais carisma, o que o torna superior aos demais elfos comuns, não estou mencionando a galadriel nem o celeborn que também são superiores, mas digamos " a plebe élfica".
 
Afff pelo amor de Deus, o Orlando Bloom ficou lindo como Legolas, aquele jeito pequeninho e doce, melhor que os figurantes queixudos ou que o Celeborn...


Ele foi o elfo mais bonito, na minha opinião o único com cara de elfo realmente pq os outro...todos tinham uma cara estranha, nada a ver com elfos.
 
Quanto a beleza fisica, não duvido que tolkien também destacava isso, até para mostrar o quão mais proximos dos valar eles eram, e feanor pode não ser de uma beleza elfica como cada um tem em mente, ou até pode, eu o imagino como um tipo elfico caracteristico, de beleza comparada a seus irmãos porém com mais carisma, o que o torna superior aos demais elfos comuns, não estou mencionando a galadriel nem o celeborn que também são superiores, mas digamos " a plebe élfica".


O carisma sempre foi um grande ponto das obras do velho, os grandes lideres eram carismaticos, pessoalmente eu imagino o Feanor como um Hittler mais alto e sem o bigodinho, uma presença e beleza que era sentida, não vista...Talvez elfos da plebe fossem mais belos, mas ele tinha algo que o distanciava dos outros. Quanto a Galadriel eu ão enchergo ela como uma presença carismatica, ela era bela e de certa forma diferente e forte, mas n tinha o mesmo poder de condução,
 
com certeza o carisma eh essencial nessa espécie! Ms acho tb que Tolkien os deixa de forma que cada um so imagine com seu tipo de beleza,pois como cada um tem seus ideias nem sempre iguais, ele descreve algo que nos leve a nossos proprios pensamentos e esteriotipos de beleza e superioridade...algo como um esteriotipo ao mesmo tempo geral e proprio. Tolkien era mesmo um genioo o_O
 
Sempre imaginei a beleza dos elfos como a beleza de anjos: traços suaves e uma aura que torna o conjunto belo. Sinceramente não sei explicar, mas a beleza dos elfos pra mim não é a mesma que eu vejo ou gosto nos homens.

Foi exatamente o que eu e a maioria imaginamos quando ouvimos falar nos elfos de Tolkien. Normalmente, estamos sob um ponto de vista completamente europeu, que nos condicionou a um padrão de beleza pré-determinado (louro de olhos azuis). Acredito que elfos orientais ou negros seriam igualmente belos - mas o que Tolkien colocou como "beleza" foi além do plano físico, suponho.

Beleza física nós distinguimos em várias raças a simetria dos traços, a harmonia do conjunto, e da suavidade que inspira - algo realmente divino, como a Danee propôs. Normalmente, homens considerados belos (não atraentes, mas belos) têm traços mais simétricos, andróginos, e a fisionomia tende a ser mais feminina, suave. E além da beleza física (que infelizmente foi estereotipada pelo próprio Professor Tolkien), há também a graça, a desenvoltura e a gentileza suave nos gestos, no caminhar e no olhar dos elfos que inexiste em 99% dos seres humanos. É o lance do porte e do charme que complementa o visual. Penso que eles eram essencialmente belos, mas não sexualmente atraentes em potencial - isso é coisa que os padrões de beleza atuais nos impõem, como aquele que diz que a pessoa só é bonita se for gostosa.

Orlando Bloom se deu bem como elfo por ter, além da delicadeza e simetria de seus traços, sua postura e atitude no andar e várias outras ações. Resumindo: além de bonito, o cara tem classe, certo? E como já citei em outros posts, Elrond por melhor interpretado que fosse por Hugo Weaving, ficou longe do que os fãs esperavam dele em se falando de beleza.
 
Foi exatamente o que eu e a maioria imaginamos quando ouvimos falar nos elfos de Tolkien. Normalmente, estamos sob um ponto de vista completamente europeu, que nos condicionou a um padrão de beleza pré-determinado (louro de olhos azuis). Acredito que elfos orientais ou negros seriam igualmente belos - mas o que Tolkien colocou como "beleza" foi além do plano físico, suponho.

Beleza física nós distinguimos em várias raças a simetria dos traços, a harmonia do conjunto, e da suavidade que inspira - algo realmente divino, como a Danee propôs. Normalmente, homens considerados belos (não atraentes, mas belos) têm traços mais simétricos, andróginos, e a fisionomia tende a ser mais feminina, suave. E além da beleza física (que infelizmente foi estereotipada pelo próprio Professor Tolkien), há também a graça, a desenvoltura e a gentileza suave nos gestos, no caminhar e no olhar dos elfos que inexiste em 99% dos seres humanos. É o lance do porte e do charme que complementa o visual. Penso que eles eram essencialmente belos, mas não sexualmente atraentes em potencial - isso é coisa que os padrões de beleza atuais nos impõem, como aquele que diz que a pessoa só é bonita se for gostosa.

Orlando Bloom se deu bem como elfo por ter, além da delicadeza e simetria de seus traços, sua postura e atitude no andar e várias outras ações. Resumindo: além de bonito, o cara tem classe, certo? E como já citei em outros posts, Elrond por melhor interpretado que fosse por Hugo Weaving, ficou longe do que os fãs esperavam dele em se falando de beleza.

Concordo totalmente! :yep:
Tolkien também era influenciado por um padrão de beleza, e usou esse padrão para descrever fisicamente os elfos, a beleza dos elfos é subjetiva assim como qualquer definição de beleza. Mas, o que existe além do físico é o que condiciona os elfos a serem belos, toda a classe e sabedoria que possuiam.
 
Orlando Bloom se deu bem como elfo por ter, além da delicadeza e simetria de seus traços, sua postura e atitude no andar e várias outras ações. Resumindo: além de bonito, o cara tem classe, certo? E como já citei em outros posts, Elrond por melhor interpretado que fosse por Hugo Weaving, ficou longe do que os fãs esperavam dele em se falando de beleza.

Classe, postura...isso é o que mais "pesa" num elfo.É talvez uma das principais características que os distinguem dos homens.
 
Concordo totalmente! :yep:
Tolkien também era influenciado por um padrão de beleza, e usou esse padrão para descrever fisicamente os elfos, a beleza dos elfos é subjetiva assim como qualquer definição de beleza. Mas, o que existe além do físico é o que condiciona os elfos a serem belos, toda a classe e sabedoria que possuiam.

Concordo, a sabedoria no caso da beleza dos elfos, é a "cereja do bolo". É a lucidez da sabedoria que dá aquele quê de suavidade e lucidez no olhar, o que os torna ainda mais belos e expressivos.

Cate Blanchett, por exemplo, soube captar essa essência da sabedoria secular e deu uma expressividade incrível a Galadriel, visto que ela não é necessariamente a atriz mais bela para interpretar uma elfa - mas é como se a profundidade do olhar que ela transmitia desse a ela toda a beleza e magia contidas numa elfa do porte de Galadriel.
 
Acredito que eles sejam mais belos que o padrão humano. De acordo com o meu ponto de vista eles seriam o mais próximo de "um humano perfeito" embora essa não seja a expressão correta para QUASE definir a aparêcia élfica. Eles seguem o padrão de beleza da nossa sociedade (como outro usúario - o qual eu não gravei o nome - disse antes), são mais belos que o que vemos por aí.
E não, não enxergo como sendo um ponto de vista do autor. Sendo ele o narrador e não uma personagem do livro - ou seja, o livro é escrito/narrado em 3° pessoa e não em 1° pessoa - ele exerce padrões e o que ele diz é fato consumado; caso ele fosse uma das personagens a opinião dele seria praticamente irrelevante com relação a este assunto. Se ele diz que eles são belos e são belos e são belos então é porque eles são, de fato, belos. Da mesma forma de descrever um orc, dizer que um orc é feio. Mas um orc é feio!
Tolkien os criou com esta aparência. Se dissesse que como os humanos os elfos (ou orcs) são versáteis em sua aparência, podendo esta ser diferente de acordo com o "gosto" ou conceito da criatura que a observa, aí sim poderia ser então um ponto de vista. Mas não há outras opções com relação a algo definido. E ele definiu a aparência das raças da Terra-Média.
Talvez ainda possa ser algo relacionado à magia 'bizarra' deles. Tal como (exemplo:) um vampiro não precisa ser bonito para 'dominar', seduzir ou manipular um mortal.

E eu acho que enrolei demais pra concluir. -.-'
De qualquer forma espero ter... sido clara o bastante. '-'b
 
Ah, claro *lendo algumas outras respostas* :D' que a sabedoria e conduta, etiqueta e pose de um elfo pesam. Entretanto essas características pesam na parte do charme e não da beleza em si. A não ser que Tolkien tenha referido-se a 'beleza' de forma mais abrangente do que se entende a primera vista.
 
Estive relendo mais uma vez o Silmarillion. E já no despertar dos elfos em Cuiviénen, Tolkien deixou algumas passagens sobre a características físicas de cada clã eldar, como os vanyar - que no idioma élfico significa "belo"; ou seja, há claramente um reconhecimento entre as próprias famílias eldarim de que os vanyar eram extremanente bonitos.

Mas o que seria exatamente esta beleza admirada por noldor e teleri? Sendo os vanyar um povo que gostava de cantar e dançar, penso eu que, para tais atributos é indispensável uma certa dose de extroversão e expressão de sentimentos. Ou seja, dentre os elfos, os vanyar eram os que melhor expressavam sua emoções na forma de música e dança. Bem diferente dos noldor com sua "beleza fleumática" e da "cara de paisagem...digo, ar contemplativo" dos teleri, mais voltados para o mar do que para qualquer outra coisa que ocorria na terra seca.

Sendo assim, o encanto que os vanyar exerciam sobre os outro elfos, maiar e ainur se devia ao extraordinário talento que tinham para a música e a dança, como verdadeiros menestréis da T-m. E, de fato, alguém que nasce com o dom para cantar e dançar sempre irá cativar o seu e outros povos, independente de a pessoa apresentar um rosto bonito ou não.

No caso dos vanyar, eles possuiam todos os atributos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo