• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A beleza dos elfos... Afinal, isso é ou não subjetivo?

Certamente eu não levo em conta a beleza exterior. Se tem sentido meu post?? Não me emporto, tanto faz!!


:lol: Poderia ter explicado isso melhor e logo de cara...


Acontece que os elfos eram sempre lindos fisicamente e normalmente também eram belos "por dentro"... existem exceções... Maeglin... Maeglin!!! 8-O
 
Em algo metafisico.
Quando vc lê o livro imagina logo algo tão belo fora dos padrões humanos, que fique claro que essa é uma opinião minha, Tolkien seria o mais apto a responder a essa questão, mas como é impossivel, fiquemos cada um com sua opinião propria.
 
Bom, segundo as palavras de Tolkien, os Primogênitos eram as mais belas criações de Eru. O que era essa beleza, só podemos supor. Um exemplo da beleza extraordinária dos eldar é Lúthien. Claro, grande parte do charme dos elfos está no fato de que eles podem ler o que se passa na mente e corações humanos; além de hipnotizarem qualquer platéia com seus cantos. Some-se estes talentos ao fato de que eles eram mais belos do que os edain em seus dias de esplendor (ou seja, homens do porte de Aragorn para cima) e está pronto o Orlando Legolas.

E quanto ao quesito aparência, não imagino Fëanor conseguindo seduzir outros elfos em Valinor para o Exílio com rosto do Snape. Ele deveria ser alguém com um carisma e de personalidade magnética acima dos padrões élficos.
 
Acho que não é apenas a personificação da beleza perfeita que está ali, mas também como cada um a vê. Na maioria das vezes a beleza é contada pelos próprios personagens e não pelo narrador, como Gimli e Sam falando sobre Galadriel.
 
Neste caso temos um visão bem mais subjetiva, que seria a visão que Tolkien crê que seus personagens têm.
 
mas gente...
ok, cada um sua opinião sobre o que é a beleza, ou seja: é bem subjetivo, concordam?
mas de fato: todo mundo tem que achar os elfos lindos? eles podem não serem horrorosos, ok... mas alguém dizer "eu acho as mulheres de rohan mais lindas que as as elfas de valfenda."

se alguém achar isso, está errado?

sacaram? :sacou:
 
mas gente...
ok, cada um sua opinião sobre o que é a beleza, ou seja: é bem subjetivo, concordam?
mas de fato: todo mundo tem que achar os elfos lindos? eles podem não serem horrorosos, ok... mas alguém dizer "eu acho as mulheres de rohan mais lindas que as as elfas de valfenda."

se alguém achar isso, está errado?

sacaram? :sacou:

Hum... acho que saquei. Bom, claro que se alguém achar a Éowyn mais bonita que a Arwen, não tem nenhum problema. Por mais que nós cheguemos à conclusão de que Elfos, em geral, são mais belos que os humanos, nada impede alguém achar uma humana mais bela que uma elfa. É a mesma coisa quando, por exemplo, alguém não acha uma modelo ou uma determinada atriz bonita, sendo que toda a mídia e as outras pessoas a proclamam linda e maravilhosa... do meu ponto de vista, sem problemas. Normal.
 
Última edição:
Acho que os Elfos de Tolkien são bem parecidos às ideias de anjos que as pessoas têm, seres inalcançaveis e inatingíveis, a perfeita criação de Deus. Mas creio que Tolkien não queria ver assim, e trouxe esses seres perfeitos para o mundo real e mostram que eles tem mais do que beleza e sabedoria. Resumindo acho que foi essa comparação que ele quis fazer por isso acho que é sim subjetiva. (desculpe se talvez tiver fugido à questão)
 
Sindar Princess levantou questões importantes. Fica muito difícil mesmo padronizar que todos na Terra-Média considerassem os elfos as criaturas mais belas e os mais perfeitos filhos de Ilúvatar. No entanto, o foco causador de tamanha admiração pela quase totalidade pelos elfos, deve-se originar das habilidades, carisma e influências sobre o campo social que eles exerciam.
Claro que havia humanos talentosos, belos e carismáticos, mas jamais teriam a constituição íntima e a experiência dos anos que engrandecia a alma dos elfos. Talvez o grande diferencial resida exatamente no quesito anos na Terra-Média, pois é algo que enche de experiência, sabedoria e paciência. Estas características, que parecem tão inalcançáveis pelos homens e anões, são fruto da longa convivência e aceitação do e pelo outro - que traz um conhecimento sobre si e sobre o mundo que fazem toda a diferença na atuação sobre o mundo.
 
Sempre imaginei a beleza dos elfos como a beleza de anjos: traços suaves e uma aura que torna o conjunto belo. Sinceramente não sei explicar, mas a beleza dos elfos pra mim não é a mesma que eu vejo ou gosto nos homens.
 
Não consigo comparar anjos e elfos, embora muitos aqui no tópico tenham feito a mesma comparação. Acho que pelo fato de poucas vezes vermos os anjos na Bíblia lutando, os elfos já parecem seres a usar desatas habilidades de forma muito menos precavida e pacificadora.
 
Também não consigo comparar elfos e anjos, mas não pelo fato de não ter muitas citações na Bíblia de anjos lutando. Vejo-os em outro patamar, costumo relacioná-los mais com os Maiar (talvez de tanto relacionar anjos à maiar pra explicar algumas coisas pra uns amigos meus que conhecem apenas O Senhor dos Anéis)
 
Bastante subjetivo.

Mas acho que funciona mais ou menos assim: Temos as descrições dos Elfos dadas por Tolkien, mas essa percepção da beleza dos Elfos varia de acordo com a visão de cada um, de acordo com o ideal individual de beleza de cada leitor. Não imaginamos o mesmo elfo da mesma forma. Seria meio que uma subjetividade parcial. Temos a base de suas imagens, mas as suas características físicas definitivas (a que fica na nossa memória) fica parcialmente a cargo de cada leitor.

Pra mim seria uma beleza clássica, muito semelhante àquelas esculturas gregas de outrora.
 
Ainda tentando explicar o que causa tanto fascínio pelos elfos, um trecho da Sociedade do Anel, onde Frodo pergunta a Sam o que ele achou dos elfos de Gildor:

Eles parecem estar um pouco acima do meu gostar ou desgostar, por assim dizer - Respondeu Sam devagar. - Parece que não tem muita importância o que acho deles. São muito diferentes do que eu esperava - tão velhos e jovens, e tão alegres e tristes, de certo modo.

A subjetividade tem outros parâmetros, não se encontra apenas na beleza angelical deles.
 
Eu comparo com anjos mas sequer leio a bíblia. Acho que seria pelo 'que' quase divino.
 
Minha (talvez infeliz) comparação foi pelo fato da "beleza" deles, a subjetividade colocada quando se fala de elfos. Para mim, eles parecem mais ativos exatamente para fugir um pouco dessa coisa de puramente divino. E sim colocar essas "divindades" no plano real.
 
sim,a beleza é mt relativa,varia de pessoa pra pessoa,mas existem pessoas indiscutivelmente mais 'belas' no sentido de leveza,traços sutis e tal. Era como a 'beleza da época'; pele branca, magro, aparencia 'superior'... esse tipo de coisa ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo