• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 18º Livro - A Última Tentação (Níkos Kazantzákis)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Conforme indicações e enquete, o livro escolhido para a 18ª edição do Clube de Leitura Valinor é
A Última Tentação, de Níkos Kazantzákis.

O cronograma, feito pelo Spartaco é este aqui:

25/10 - Capítulos: I ao VII
01/11 - Capítulos: VIII ao XIV
08/11 - Capítulos: XV ao XXI
15/11 - Capítulos: XXII ao XXVIII
22/11 - Capítulos: XXIX ao final


Todos que quiserem participar são bem-vindos e as diretrizes de funcionamento do Clube estão neste tópico aqui.
 
A última tentação (O teleftaíos peirasmós) foi publicada na Grécia em 1955 e causou muita polêmica nos meios religiosos (aliás, o mesmo ocorreu mais de trinta anos depois, em 1988, quando esta obra foi adaptada para o cinema – “A última tentação de Cristo”, com direção de Martin Scorsese).

O livro chegou a ser colocado pelo Vaticano no Index Librorum Prohibitorum (Índice dos Livros Proibidos); a Igreja Ortodoxa de Atenas tentou bani-lo da Grécia, além de abrir um processo de excomunhão contra o autor. Tudo porque Kazantzákis humanizou a imagem divina de Cristo, tornando-o frágil, instável e vulnerável, semelhante a qualquer mortal.
 
Já li os sete primeiros capítulos e neles ficamos conhecendo os personagens em uma versão diferente daquela que está na Bíblia.

Jesus é um carpinteiro fazedor de cruzes para os romanos, que as utilizam para crucificar os rebeldes zelotes. Maria Madalena, que queria se casar com Jesus, acabou se tornando uma prostituta, após não conseguir realizar o seu sonho de casamento. Judas, também conhecido como Barba Ruiva, é um rebelde, e assim por diante, com a trama que vai num crescendo muito interessante.

Fico no aguardo das opiniões dos amigos foristas que estão lendo o livro em tela, para trocarmos nossas impressões.
 
Última edição:
Como até o momento mais ninguém comentou nada, vou dizer que já estou no capítulo XVI e estou achando bem interessante, pois o livro prende a atenção, principalmente porque, pelo menos no meu caso, vou traçando um paralelo com o texto bíblico.

Até o momento, Jesus já está começando a sua vida pública, cativando vários discípulos, mesmo tendo alguns que não entendem bem a sua mensagem. Além disso, vemos Judas querendo descobrir se Jesus é mesmo o Messias libertador dos judeus e que irá expulsar os romanos de Israel; para tanto ele quer leva-lo até João Batista para comprovar isso.

Bem, por enquanto é isso.
 
Passei aqui só pra falar que ainda estou no capítulo 8 e estou achando esse livro muito difícil. Muito pesado.
Não é que não esteja gostando, começo a ler e só paro quando preciso parar ou bate o sono.
Mas é que, sei lá.
Tô achando muito triste. Tristíssimo. :-(:-(
 
Passei aqui só pra falar que ainda estou no capítulo 8 e estou achando esse livro muito difícil. Muito pesado.
Não é que não esteja gostando, começo a ler e só paro quando preciso parar ou bate o sono.
Mas é que, sei lá.
Tô achando muito triste. Tristíssimo. :-(:-(

Não desista @Clara. Como sabemos, pela própria Bíblia, a vida e morte de Jesus foi realmente triste; só que Kazantzákis quis escrever uma história que, em seu ponto de vista, poderia ter ocorrido.

Pelo menos é o que eu estou achando.
 
Não, não pretendo desistir.
O livro é muito bom.
E toda vez que leio lembro da música "Al Capone" do Raul Seixas, especialmente do trecho:

"Ei Jesus Cristo
O melhor que você faz
É deixar o Pai de lado
Foge pra morrer em paz"

:lol:
 
Já terminei o capítulo XXVI, mas agora vou aguardar os outros leitores se manifestarem antes de tecer mais comentários.
 
Caros amigos foristas, terminei o livro A Última Tentação, de Níkos Kazantzákis. Realmente trata-se de uma obra que vai contra aos textos bíblicos, mas que nos prende a atenção, para saber como vai terminar o relato dos acontecimentos.

Por fim, gostaria de saber se mais gente leu e terminou esse livro e quais as suas considerações. Sei que a @Clara estava lendo; e aí o que achou?
 
Ai, Spartaco, desculpe, eu parei de ler faz uns dias, mas vou continuar.

Como já escrevi aqui, estou achando o livro meio pesadinho, no sentido de leitura que te deprime mesmo. :/
A ideia do autor, de como seria se Jesus rejeitasse ser o Cristo (o redentor, o messias) e de como tudo seria diferente com essa decisão, é ao mesmo tempo bela e terrível.
Bela porque mostra Jesus como um homem, verdadeiramente um ser humano, terrível porque todos à sua volta e principalmente ele próprio sofrem horrores com isso.
Todos (seus pais, Maria Madalena, os apóstolos) parecem levar uma vida sem propósito, sem amor, sem finalidade.
A cenas de sonhos (que é quando as coisas acontecem como na Bíblia) são as mais impactantes e delicadas.
Como quando Maria sonha com a vinda dos três Reis Magos.
Ainda não entendi bem como isso (Herodes, a fuga, o nascimento, a visita dos Reis) se explica no livro e se isso será explicado, mas achei essa parte de uma beleza tão forte.

Entendo o porque de o livro ter sido rejeitado pelas igrejas (principalmente a católica) um vez que a história mostra Jesus rejeitando sua divindade e isso é inconcebível pra um cristão.
 
Passando só pra dizer que até teria lido, mas a edição que ia ler era da biblioteca que está fechada... Fica pra próxima!
 
E aí gente, ninguém vai mais colocar as suas considerações? @Clara, você conseguiu acabar de ler o livro?
 
E aí gente, ninguém vai mais colocar as suas considerações? @Clara, você conseguiu acabar de ler o livro?
Não, Spartaco. Sinto muito.
Tava me deprimindo demais e não estou numa fase muito boa pra ler esse tipo de texto.
Talvez um dia eu volte a ler. Mas agora não deu, desculpe. :sad:
 
Não, Spartaco. Sinto muito.
Tava me deprimindo demais e não estou numa fase muito boa pra ler esse tipo de texto.
Talvez um dia eu volte a ler. Mas agora não deu, desculpe. :sad:

Sem problemas. Creio que podemos então fazer nova enquete para uma nova escolha para o Clube de Leitura, o que acha?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo