• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Gente, eu fiz um poema que as últimas estrofes são em quenya. Já botei num outro tópico, mas ainda tenhu umas dúvidas. Agora que o Tilion voltou á ativa acho que dá pra ter mais certeza!^^Olhem:

Laituvan imbë vanyar aldar
Isil silë or Ambar
Meluval i sílala Anar
Meluvan i Valimar

Tradução:

O louvarei entre lindas árvores
A lua brilha sobre o mundo
Amarás o sol brilhante
Amarei a terra dos Valar (Valimar é Terra dos Valar neh?)

PS: O aoristo não dá pra combinar com futuro naum neh?
Dá pra colocar o "n" de "eu" depois do verbo e antes do "uva" do futuro?
 
Tá muito bom. ;)

Tu poderia usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto.

Quanto ao -n "eu", se for desse modo, como desinência, tem que ser anexado à terminação de futuro, e não no meio (pois criaria encontros consonantais impossíveis em quenya). Há a possibilidade de usar o pronome enfático inyë (veja a lição 19 do curso para mais detalhes). ;)
 
Ow eu fiz a lição 12 e a minha cabeça tá meio confusa com as desinências -o e --va(wa). Ainda não entendi qdo usa uma e qdo usa a outra. Me parece que o -o é pra qdo a gente vai falar da origem de algo, e o -va como se fosse "isso é de fulano", mas tem outros casos que me deixaram meio confusa e eu errei na lição pke confundi...

E tbm tem uma coisa: tem uma frase no exercício que tem uma parte que é: "cidade do guerreiro poderoso". Eu coloquei "osto i taurala ohtar", mas o certo é "osto i taura ohtarwa". Pelo que eu entendi, quis dizer "guerreiro de poder", como o poder sendo dele. Mas a que eu fiz tá errada?

Tem outra: Uma muralha de silêncio protegeu o ouro escondido.
Eu coloquei: "Rimba muileva varyanë i nulda malta"
Na correção: "Rimba muileva varyanë i nurtaina malta"

O meu tá errado, já que "escondido" é sinônimo de "secreto"?

Ah, mais uma: uma vez eu perguntei o que poderia ser "sendion".
Me responderam que pode ser "filho do descanso". Mas a"ora eu pergunto: não pode ser "os que vieram dos descansos"?
sendi + on?
 
O básico sobre essa lição vc entendeu direito, -o é para quando algo vem de alguém e -va (-wa) é para quando algo é de alguém.

Quanto a sua primeira questão, eu realmente nem sei de onde você tirou _taurala_, que desinência é essa? Um erro como ohtaro eu entenderia, mas...

Quanto a outra, lembre-se da frase Nurtalë Valinóreva (A Ocultação de Valinor) que aparece muito por toda a lição 12 como exemplo do possessivo... er, num lembro agora o nome que o Tilion deu na tradução. De qualquer jeito eu dei a segunda resposta, escondido não é sinônimo de secreto, caso contrário não precisaria necessariamente ser escondido :lol: , mas é sinônimo de oculto.

Quanto a sua pergunta final, sendion não poderia ser, pois -on não serve para isso. Para a palavra "do" é utilizado outra desinência, que aparece em uma lição mais adiante, -ssë que eu me lembre, mas minha memória está fraca...
 
heheh

bah eu to a recem na liçaum 8, mas jah da pra faze algumas composicoes, to indo faze agora msm a parte de pronomes hehehehe, tenhu q evolui no quenya, mas com esse negocio de colegio fica dificil

Cilyë
 
Vocês sabem qual é a etimologia do nome "Lórien"? Eu procurei no índice do Ardalambion e não achei nada que ajudasse. Sei que tem algo a ver com sonho (por causa de OLOS), mas aquele -ien no final é misterioso. E qual seria o significado mesmo do nome? Imagino que seja "terra dos sonhos", mas não consegui justificar isso.

Tem uma versão anterior do nome, que é "Lorion". Não sei se isso ajuda.
 
Slicer disse:
Quanto a sua primeira questão, eu realmente nem sei de onde você tirou _taurala_, que desinência é essa?

De uma lição que eu não me lembro, e tbm não me lembro do nome desse negócio, mas lembro dum exemplo:I nissi lálala=As mulheres risonhas, rindo. Achei que servia pra tudo que formasse adjetivo; tbm vi Sílala (brilhando/brilhante), rúhtala (aterrorizante/aterrorizando).
 
Tente _Utúlie'n Aurë_ que aparece no Silmarillion na parte das Nirnaeth, significa O dia chegou.
 
HEHEHE

Primeiro: Elfo Mortal????? Elfos são Imortais, mas tudo bem, vamos ao...
Segundo: Seria Elda (elfo) + Fírima (Mortal). Assim ficaria Eldafírima (teria acento???).Em Quenya! Edhelfír em Sindarin???
Terceiro: Se eu estiver errado por favor alguém me corrija!!! Se tiver um jeito melhor, post aki tmbm!!!!
Quarto: Espero tê-lo satisfeito.
Quinto: As outras já bastam!!! (ei Eu vi isso num filme!!!!)
:lily:
 
Alguem pode traduzir para mim

olá pessoal, esta é minha primeira msgs neste forum, na verdade me inscrevi no forum pois precisava de um favor do pessoal que fala quenya ou sindarin. Se alguem puder me ajudar eu ficaria muito grato..

Gostaria que traduzissem para mim a seguinte frase

Um anel para selar
A promessa de amar

Vou escrever a frase acima em uma aliança que darei para minha namorada que curte este movimento..

Desde já agradeço quem puder me ajudar.
 
terminações -IL

Ao meu ver, nos nomes das línguas Tolkenianas temos grande parte de nomes terminados com il, tipo Narsil, Anduril, Gil-Galad, Anduril, Eärendil etc.
O que tais palavras têm em comum?
 
estaria certo isso aki... Erunamë, vanyallo hendu ya silë undu i Eleni ar i Isil, nyarinuva-ni ya ellë méla-ni.

para : Daniela, dos lindos que brilham sob as estrelas e a Lua, diga-me q me ama.

To com mt duvida sobre o "ya" no lugar d "that" e o "ni" pra "me" do ingles.
 
Opa! Vi umas coisas aqui, vou fazer aquela minha intromissão chata :obiggraz: :

"Mortal Elfo" pode ser traduzido sim. Temos 2 formas:

Usando como título para nome, separando.
Usando como NOME, juntando tudo.

Ok, agora vamos traduzir:

elfo = quendë (extremamente raro) ou elda (Alasselen, eldar é plural. :wink: )
mortal = fírima, ou firya

Portanto: Fírimaquendë, Fírimelda (acho que nesse caso o -a cai fora, não?), ou Firyaquendë ou Firyelda.

AGORA, temos mais uma coisa. Um elfo que não é mortal pode ser considerado um homem, nao é? A "mágica" dos elfos reside no fato deles serem imortais (além é claro daquela coisa lá toda de serem os primeiros a aparecerem no mundo, e terem seus destinos traçados no momento no qual nascem, etc. :roll: ). Portanto, podemos talvez considerar Elfo Mortal um Homem. Homem Mortal, por exemplo, é firë. Podemos talvez considerar um Elfo Mortal simplesmente um Homem, nér. Fica a gosto do cliente. :wink:

Strider-Hiryu:

Todos eles parecem acabar em -il, mas na verdade é o que vem antes disso. Por exemplo, Earendil (amigo-do-mar) tem a finalização -(n)dil (amigo), Narsil o -sil (já que, segundo o Letters, Narsil vem da "degradação" da junção das palavras Anar (sol) e Isil (lua), considerando o Anar de Anar e Isil de Isil se juntando para formar uma nova palavra), etc. O -il só aparece bastante, por uma razão ou outra. Se você procurar o bastante, vai achar MUITAS coincidências. Por exemplo, Hador, Gildor, Mordor, etc. :wink:

Aircrash, o teu eu nao tenho como fazer aqui... Me falta o tempo pra analisar e tudo. Manda uma MP pro Tilion, que tenho certeza que ele pode te ajudar. Se ele não puder, eu procuro achar o tempo e a experiência pra traduzir isso pra vc. O problema vai ser mandar pros Tengwar... Daí é com outro. :roll: :wink:

Ark4njo: O mesmo vale pra vc. :lily:

EDIT (já pela 4ª vez em 6 minutos)--

Agora sim vem a parte que eu adoro...

Tilion disse:
Tu poderia usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto.

Tilion, isso é português incorreto. O certo seria:
"Tu poderias usar também Valinor como alternativa a Valimar, mas isso não influencia no contexto, é apenas questão de gosto."

8-)

Como eu amo essa parte... :grinlove:
 
AGORA, temos mais uma coisa. Um elfo que não é mortal pode ser considerado um homem, nao é? A "mágica" dos elfos reside no fato deles serem imortais (além é claro daquela coisa lá toda de serem os primeiros a aparecerem no mundo, e terem seus destinos traçados no momento no qual nascem, etc. ). Portanto, podemos talvez considerar Elfo Mortal um Homem. Homem Mortal, por exemplo, é firë. Podemos talvez considerar um Elfo Mortal simplesmente um Homem, nér. Fica a gosto do cliente.

na minha concepção um elfo mortal é apenas um meio-elfo...e não um homem...já que ainda tem orelhas pontudas e blablabla...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo