• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

O post inicial:
Valindor disse:
Bem já q tem um tópico querendo saber quais são os melhores livros esse aqui é para saber qual é o pior...tipo aqueles que seu professor de literatura recomendou e vc achou uma merda! De sua opnião.... :wink:

Podemos ver que o propósito do tópico é unicamente citar o nome do livro, e/ou opinião. Talvez seja inútil para alguns e útil para outros.
Ao menos, pode servir como uma lista de obras não recomendadas.


As opinião aqui manifestadas não necessariamente deveriam gerar debates, por exemplo:

Eu coloquei como o pior livro que já li A Metamorfose (Kafka), unicamente por achar a narrativa entediante. Não quero acompanhar as nuances da transformação de um homem em artrópode gigante. Sim, é por que é chato mesmo, e quem contestará que eu tenha achado o livro chato?
 
Só não tenta ficar preso a um objetivo do Primeiro post se você pode usar a Cachola e fazer a coisa adquirir uma profundidade maior, saca?

De qualquer maneira, eu acho que você pode conceituar o que é uma narrativa entediante para você. Ou melhor, simplesmente dizer o que difere um livro bom de um livro ruim de maneira mais elaborada, só isso.
 
Fallen Peacecraft disse:
Podemos ver que o propósito do tópico é unicamente citar o nome do livro, e/ou opinião. Talvez seja inútil para alguns e útil para outros.
Ao menos, pode servir como uma lista de obras não recomendadas.

Peraí, você tá tentando racionalizar em cima de um post de três anos atrás, de um usuário que nem posta mais?

Uma lista de obras não recomendadas? Uau, taí uma coisa que as pessoas definitivamente não podem viver sem.

Se eu não te conhecesse poderia até achar que você está forçando a barra só pelo prazer de reclamar. Mas, opa. Peraí. Eu não te conheço.

As opinião aqui manifestadas não necessariamente deveriam gerar debates,

Eu nunca disse que elas necessariamente deveriam, mas seria interessante se gerassem.

por exemplo:

Vamos lá,

Eu coloquei como o pior livro que já li A Metamorfose (Kafka), unicamente por achar a narrativa entediante.

Por que você achou a narrativa entediante?

Você achou a narrativa entediante por causa do estilo do Kafka ou foi simplesmente a escolha de tema?

O que caracteriza uma narrativa não-entediante para você?

(Eu poderia fazer mais umas trinta, mas vamos em frente...)

Não quero acompanhar as nuances da transformação de um homem em artrópode gigante.

Por que?

Isso não é um tema interessante na sua opinião?

O que o levou a ter essa opinião?

Você costuma ter esse preconceito contra qualquer narrativa fantástica, ou só contra as que envolvem artrópodes gigantes?

Você já parou pra pensar que talvez o livro não seja, especificamente, sobre a transformação de um homem em um bicho nojento, mas sim sobre outras coisas, que em vista da situação fantástica supracitada, se tornam aterrorizantemente claras?

Peraí, risca isso. Você já parou pra pensar?

Sim, é por que é chato mesmo, e quem contestará que eu tenha achado o livro chato?

Ninguém. Ninguém quer contestar isso. Ninguém nunca quis contestar isso.

Só seria possivelmente interessante descobrir porque você achou chato. Mas não precisa se dar ao trabalho de responder as minhas perguntas. Eu só estava provando um ponto. O que eu realmente acho é que você veio aqui dizer que acha esse livro chato única e exclusivamente por se tratar de um livro aclamado pela maioria das pessoas, e você costuma fazer um esforço sobre-humano para discordar da maioria das pessoas o máximo de vezes que conseguir.

E quem contestará que eu ache isso?
 
Mesmo você não achando necessário, responderei:
V disse:
Por que você achou a narrativa entediante?

Você achou a narrativa entediante por causa do estilo do Kafka ou foi simplesmente a escolha de tema?

O que caracteriza uma narrativa não-entediante para você?

(Eu poderia fazer mais umas trinta, mas vamos em frente...)

Por que?

Isso não é um tema interessante na sua opinião?

O que o levou a ter essa opinião?

Você costuma ter esse preconceito contra qualquer narrativa fantástica, ou só contra as que envolvem artrópodes gigantes?

Você já parou pra pensar que talvez o livro não seja, especificamente, sobre a transformação de um homem em um bicho nojento, mas sim sobre outras coisas, que em vista da situação fantástica supracitada, se tornam aterrorizantemente claras?

Peraí, risca isso. Você já parou pra pensar?

Achei a narrativa entediante tanto pelo tema (é o enredo muito limitado para o texto se desenvolver), quanto pela maneira de se escrever.

A narrativa não-entendiante é aquela que prende a atenção do leitor, alcança seu interesse. Por exemplo a de Machado de Assis, repleta de ironias,
análises pscológicas, etc.


Não tenho nenhum preconceito contra estórias fantásticas ( todas o são), nem contra ártropodes gigantes. Só acho que a transformação da personagem em besouro não é algo suficiente para satisfazer tanto palavrório do autor.


A leitura foi tão intragável, que eu realmente tinha que parar várias vezes (e consequentemente, pensar durante este período). Não visualizei nada que diste da simples metamorfose da criatura, não importa o que a crítica diga, o que vejo neste livro é só isso.

(Não que seja difícil transcrever as idéias da crítica literária para cá e falar que eu pensei a mesma coisa que eles)

Lordpas disse:
De qualquer maneira, eu acho que você pode conceituar o que é uma narrativa entediante para você. Ou melhor, simplesmente dizer o que difere um livro bom de um livro ruim de maneira mais elaborada, só isso.

Não farei este conceito pois li poucos livros que considero entediantes. Nesse caso particular, foi o fato de que o foco não se desvia da malfadada metamorfose.

V disse:
Ninguém. Ninguém quer contestar isso. Ninguém nunca quis contestar isso.

Só seria possivelmente interessante descobrir porque você achou chato. Mas não precisa se dar ao trabalho de responder as minhas perguntas. Eu só estava provando um ponto. O que eu realmente acho é que você veio aqui dizer que acha esse livro chato única e exclusivamente por se tratar de um livro aclamado pela maioria das pessoas, e você costuma fazer um esforço sobre-humano para discordar da maioria das pessoas o máximo de vezes que conseguir.

E quem contestará que eu ache isso?


Não serei eu a contestar.
 
Última edição por um moderador:
Lordpas disse:
Eu acho que os Professores das escolas deviam dar um descanso a Iracema e outros do Alencar porque pelo visto não tá agradando. :g:
Concordo perfeitamente, Lordpas! Poucos ainda gostam dessa literatura.... Na verdade acontecee isto: a imposição para que vc leia determinado livro é terrível. Impossível ler algum livro à força e não detestá-lo. Bem, no caso de ressurreição eu não li à força :mrgreen: Detestei mesmo. Mas é muito possível que muitos gostassem bem mais da literatura brasileira se simplesmente as lidas fossem-lhe indicadas ou recomendadas, como foi comigo com o Senhor dos Anéis, a partir do qual me apaixonei pela mitologia tolkieniana; antes, detestava a Literatura Inglesa.

Será que, nas escolas inglesas, solicitam-se livros como SdA? :think: Imaginem! :joy:
 
Última edição:
Os fãs ingleses devem se dar bem, não é? Vejam aqui no Brasil, em que Tolkien é literatura estrangeira: os resultados da Trívia de cada capítulo de kda um, foi muito maior do que as notas escolares de muitos (as minhas, por exemplo :mrgreen: )
 
Bom, o tópico era sobre qual o pior livro que vc já leu, respondi na lata Iracema, aí o V veio e disse que tem que explicar o porquê, etc, etc, etc.

Como geralmente gosto dos livros que eu leio, foi difícil, aí lembrei de Iracema e acho que foi o único livro que não tive vontade de ler até o final, que não lamentei por que chegou ao fim, que não tive vontade de ler. É claro que só li por obrigação escolar. Talvez tenha sido obrigado a ler numa época inadequada para mim (já fazem 15 anos!!!), ou talvez pela técnica narrativa, afinal, não aprecio ter que ler 5 páginas de uma obra apenas descrevendo a beleza da virgem-dos-lábios-de-mel.

Obs.: Iracema ganhou por um palmo da outra grande obra-prima da literatura brasileira, Vidas Secas. (seca foi a leitura)
 
:omfg:

Vidas Secas é obra-prima.

E eu posso ficar meia hora babando em cima do livro, na minha opinião.

E é mó legal que o sonho da Mulher do Fabiano é ter uma cama de lastro igual a do seu Tomas da Bolandeira. :grinlove:
 
Fallen Peacecraft disse:
O post inicial:


Eu coloquei como o pior livro que já li A Metamorfose (Kafka), unicamente por achar a narrativa entediante. Não quero acompanhar as nuances da transformação de um homem em artrópode gigante. Sim, é por que é chato mesmo, e quem contestará que eu tenha achado o livro chato?

Caraca...e isso por que vc não leu "O Processo"... A fantastica jornada de Joseph K que aliás o Kafka deixou incompleta.
Eu concordo que seja entediante....mas brilhantemente entediante.
Por isso que neguinho chegou a chamar Kafka de um "louco consciente".

Deixa eu ver qual o pior livro que já li...talves seja algumas daquelas bobagens do Sidey Sheldon...mas na época de guri que eu era eu gostei daquelas viradas e aquela impressnão de...caraca...então era isso.

Eu num vou citar o melhor livro que já li, mas vou lembrar aqui de um que não esqueço. Na verdade uma coleção de contos do Tchekhov que incluia "As três irmã" e "O beijo". "O Beijo" era meu conto favorito, mas o exemplo de "As Três Irmãs é mais pertinente pra esse debate. Tinha uma narrativa relativamente entediante, claustrofobica... nada acontece no primeiro plano, mas tudo acontece no subtexto.

Acho que só Chico Buarque foi tão feliz pra falar da angustia do cotidiano....

Aliás esse papo de narrativa entediante dá muita pano pra manga, pois é tudo uma questão de referência. Conheço muito guri que é fã de Harry Potter e acha o minemalismo de Tolkien entediante.
 
Última edição:
Marendûr disse:
O pior livro que eu já li:
O Alienista, do MdA.
É um puta livro, mas vá ter paciência pra lê-lo lá na $#$%%¨!

Se vocês repararem bem toda essa discussão começou quando eu citei essa besteira aí em cima. Retiro o que eu disse. Fui injusto com o Machado de Assis. Vou dar nova chance ao renomado autor brasileiro lendo Dom Casmurro, e depois vou ler O Alienista novamente (eu li quando tinha uns treze anos)...

Lordpas disse:
Lê-lo lá aonde?

O Alienista é obra-prima.

Enfim, ainda resta esperança, vocês um dia vão idolatrar o velho Assis. :g:

Vou lê-lo em alguma circunstância que faça jus ao relevo que o Sr. Machado de Assis tem para a literatura nacional (recostado à sombra da mais alta árvore de meu jardim, quem sabe?).
Mantenha a esperança, meu caro!
 
Bom, o pior livro que eu já li foi "Quem roubou o meu queijo? (para jovens)"
Por que? Simples.. porque é um livro de auto-ajuda e ainda recomendado pelo meu pai...
Até hoje eu não entendi o que seria a droga do 'queijo' e aqueles malditos daqueles 'ratos' ¬¬'
Eu só terminei de lê-lo porque eu não agüento ficar sem o final de um livro, nunca..

Ahh.. se arrependimento matasse.... _ _'
 
Nunca li o livro, mas vi uma animação baseada no livro, apresentada pelo colégio à título de motivação. Algo realmente medonho, para quem se propõe a aconselhar alguém.
 
"O Bebê de Rosemary"
Demorei séculos pra ler... A história tem o suspense do comelo de uma história de terror e suspense... Na minha opinião, não tem uma oscilação de suspense muito forte... O livro, tão pequeno, pra mim pareceu interminável e desinteressante... :disgusti:
É claro que tem seus pontos positivos... mas na verdade no momento não consigo lembrar de nenhum... :roll:
Mas o que mais me decepcionou foi o final, que não ouso contar.... mas é péssimo... a descrição do bebê acaba com tudo... a decisão de Rosemary... e tudo o mais... :eek:
Lamentável... :ahn?:

Mas de certa forma, engraçado! :lol: Inclusive após ter lido "O Exorcita"... torna-se hilário!!
 
eitaaaa.... criticos podem me crucificar... mas O Triste Fim de Policarpo Quaresma é d+... não consegui nem passar da metade.. tive que ler o resumo... acho que foi o pior...
 
Memórias póstumas de Brás Cubas -> tá, o cara escreve muito bem, mas num dá, não consigo gostar disso.

Quem mexeu no meu queijo é realmente medonho.

Robinson Crusoé e A viagens de Gulliver são prolixos demais.

De Castelo em Castelo, de Louis Ferdinand Celine -> O cara só reclama o livro todo, parece um velho gagá que não aceita que fez um monte de besteira na vida e fica pondo a culpa nos outro. O livro é pura reclamação.

Eu também não gosto de historiografia.
 
"Capitães da Areia" e "Feliz Ano Velho"...
E o pior é que tive que ler os dois pra escola... Ainda bem que essa época já era pra mim!!
 
*ALMIË* disse:
eitaaaa.... criticos podem me crucificar... mas O Triste Fim de Policarpo Quaresma é d+... não consegui nem passar da metade.. tive que ler o resumo... acho que foi o pior...
:eek:

Triste Fim de Policarpo também é obra-prima. :lol:

Credo, vcs tão me assustando, ou eu sou muito eclético, ou vcs são muito chatos. :lol:

Alguém citou Jorge Amado... bah... esse daê, infelizmente eu também não gostei de uns que eu li. :blah:

E eu perdi o medo do Caio F. de Abreu. \o/
 
Lordpas disse:
:eek:

Triste Fim de Policarpo também é obra-prima. :lol:

Credo, vcs tão me assustando, ou eu sou muito eclético, ou vcs são muito chatos. :lol:

Alguém citou Jorge Amado... bah... esse daê, infelizmente eu também não gostei de uns que eu li. :blah:

E eu perdi o medo do Caio F. de Abreu. \o/

Concordo com sua opinião sobre o Policarpo Quaresma... Apesar de ter sido pra mim outra leitura obrigatória, gostei muito!!
E, realmente, nunca vou querer ler outros livros do Jorge Amado!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo