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Combos D&D 5.0

Vlw Rodm, ficou muito bom, mas seguinte, tenho um desafio pra vc. Como vc acha que iria ficar um time só de Bardos? eles podem ser uma banda, que luta contra o mal kkk, acho que seria muito interessante jogar em uma mesa assim. Vlw dnv, abraço :D
 
Eae galerinha, eu vi uma ideia de build pra fazer quase que um sniper. A ideia é usar Rajada Mística a uma distancia absurda, e então focar em ficar fora de alcance.
Tentei desenvolver mas não ta completo e queria ver a opnião de vcs :D

Raça:Meio-Elfo
Subraça:Avariel (Pra quem n sabe, é um elfo com asas. Esta no livro da Costa da Espada, na seção dos Elfos)

Stats:

FOR |8 |+0
DEX |14 |+1
CON |13 |+1
INT |12 |+0
SAB |10 |+0
CAR |15 |+2

Lvl1->Lvl2|Bruxo (Primeiro precisamos da Rajada Mística)

Patrono: Qualquer :P

Truques:
Rajada Mística (o guerreiro tem a espada, e o bruxo...)[alcance de 36 metros]
Prestidigitação (vc n quer outro truque de dano. Ajuda com utilidade)

Magias Nv1:
Bruxaria (simplesmente bom. Sempre)
Enfeitiçar Pessoa (utilidade)
Recuo Acelerado (we gotta go fast)

Dádiva de Pacto: Qualquer :P

Invocações Místicas:
Explosão Agonizante (é como ter uma espada+, kkk)
Lança Mística (agora vai começar a ficar interessante)[alcance aumenta para 90 metros]

Incremento de Valor de Habilidade: +2 em Carisma e o talento Atirador de Magia.[180 metros]

Atirador de Magia: Você aprende um truque que requer uma jogada de ataque. Bardo, Bruxo ou Feiticeiro são as melhores opções, já que vc tem um bom Carisma.
Vc pode pegar qualquer coisa. Tem que ser um truque ofensivo, mas vc ja tem o melhor de todos, então provavelmente não vai user esse aqui :(

---------------------
Lvl3->Lvl6|Feiticeiro (Metamagia)

Origem da Feitiçaria: Linhagem Draconica ( não comba com Rajada Mística, mas te deixa mais resistente. Lembrando que truques não causam surto de magia selvagem.)

Metamagia:
Magia Distante[360 fodendo metros]
Magia Potencializada (Aumentada, Cuidadosa, Duplicada e Estendida n podem ser aplicadas na Rajada Mística. Acelerada e Sutil poderiam ser uteis, mas vc não poderia usar a distante junto. Se quiser trocar a Potencializada, pense no que é melhor pra suas magias defensivas e de utilidade)

Truques: (puramente utilidade)
Globos De Luz
Ilusão Menor
Mãos Mágicas
Moldar Água

Magias Nv1:
Sono
Queda Suave

Magias Nv2:
Passo Nebuloso
Detectar Pensamentos

-----------------------------
Lvl7->Lvl9|Ladino( Arquetipo: Assassino)

Aqui vc ganha:
Especialização: Qualquer
Ataque Furtivo (YYEEEYY)
Gíria de Ladrão ( modo do gueto: ativar!)
Ação Ardilosa (hmm, ok)

Arquetipo: Assassino
Proficiencia Adicional (not bad)
Assassinar ( que começem os críticos)

-------------------------
A partir daqui não tem muito o que adicionar ao combo (que eu saiba). Vc pode não querer pegar os lvls da forma que eu falei, pois se vc pegar 4 de Bruxo depois 4 de Feiticeiro e então 4 de Ladino, vc não perde os Incrementos de Valor de Habilidade. Assim vc tem um personagem que ataca a 360 metros (que pode estar voando) causando 3d10+5 de dano de energia, e provavelmente causando dano critico. Além de ter uma CA rasoavel de 16, e mais algumas magias, vc está lvl12, e pode gastar seus 8 últimos lvls como Feiticeiro para ganhar pontos de feitiçaria, ou fazer mais muiticlasse para ganhar ataques extras ou qualquer outra coisa.

Então oq acharam??
 
Vlw Rodm, ficou muito bom, mas seguinte, tenho um desafio pra vc. Como vc acha que iria ficar um time só de Bardos? eles podem ser uma banda, que luta contra o mal kkk, acho que seria muito interessante jogar em uma mesa assim. Vlw dnv, abraço :D

Ahh Mago, eu acho que se é pra fazer so com bardo, eu a pensar em uma banda de 4 integrantes.

- Full Bardo - Sempre é bom ter um, bom com pericias e vai conseguir pegar magias mais cedo.

- Bardo 18/Paladino 2 - Personagem pra focar em arma de haste, quando pega a magia de alterar-se, tu consegue virar um planetário com arma de haste, que é bem legal. Outra opção é manter esse personagem como tank.

- Bardo 9/Ladino 11 - É o personagem que consegue anular qualquer magia do jogo, além disso ele é muito bom com pericias e ainda tem um ataque furtivo que não é de jogar fora.

- Bardo 10/Bruxo 5/Ladino 4/Guerreiro 1 - Esse é o personagem de ataque a distância, focado em combinar Aljava Veloz + Eldritch Smite + Franco Atirador + Especialista em Bestas.
 
Ahh Mago, eu acho que se é pra fazer so com bardo, eu a pensar em uma banda de 4 integrantes.

- Full Bardo - Sempre é bom ter um, bom com pericias e vai conseguir pegar magias mais cedo.

- Bardo 18/Paladino 2 - Personagem pra focar em arma de haste, quando pega a magia de alterar-se, tu consegue virar um planetário com arma de haste, que é bem legal. Outra opção é manter esse personagem como tank.

- Bardo 9/Ladino 11 - É o personagem que consegue anular qualquer magia do jogo, além disso ele é muito bom com pericias e ainda tem um ataque furtivo que não é de jogar fora.

- Bardo 10/Bruxo 5/Ladino 4/Guerreiro 1 - Esse é o personagem de ataque a distância, focado em combinar Aljava Veloz + Eldritch Smite + Franco Atirador + Especialista em Bestas.

Rodm Men eu achei esse arquetípico de mago interessante http://dnd5e.wikidot.com/wizard:bladesinger

Ele é um mago guerreiro, consegue usar a int como ca, eu pensei que se você conseguir +4 em int e usar armadura arcana você pode chegar até 21 de ca, ele não pode usar escudos.

O bárbaro caster tá no livro de novos arquétipos (não oficial).
 
Rodm Men eu achei esse arquetípico de mago interessante http://dnd5e.wikidot.com/wizard:bladesinger

Ele é um mago guerreiro, consegue usar a int como ca, eu pensei que se você conseguir +4 em int e usar armadura arcana você pode chegar até 21 de ca, ele não pode usar escudos.

O bárbaro caster tá no livro de novos arquétipos (não oficial).

Então lulu, Blade Singer eu já conhecia, mas não acho viável, primeiro pq ele te limita em relação a traço racial. Segundo o mago da guerra é mais efetivo.
Enquanto só no vc 18 eu vou conseguir consistência por causa das magias de nível 1 e 2 que vc escolhe, com mago da guerra nível 10 vc já tem uma consistência maior.
O combo de:
War Mage 10 + Shield + estilo de combate defesa + Magia Haste + armadura pesada e escudo = 2+5+1+2+20 = 30... Isso com pouco esforço e sem ter que investir em destreza. Vc ainda ao longo do jogo vai conseguir armadura e escudo +3, só ao já vai a 36... Se tu arrumar uma lâmina defensora e pegar paladino devoção, vc consegue +8 em CA e com 42 de CA, nem o tarraske te acerta. Sem contar os saves que o mago da guerra faz ficar fácil de passar, ele te permite usar a reação pra ganhar +4 em um save, isso com paladino lv.6, bless e mago da guerra lv10, representa um bônus de 1d20+11+1d4... Resumindo, se sua vida depende de passar em um save, tu vai passar, se tu precisar de CA, vc vai ter ferramenta pra isso.
 
Boa noite, comecei uma campanha agora e gostaria de ideias pra combo de um personagem que fique em dano. De preferência conjurador. Estamos no nv3 quase 4, mas eu vou trocar de personagem, por isso preciso de ideias. Será que você poderia me ajudar @Rodm ?
Agradeço.
 
Última edição:
Fala povo, entrei aqui só para postar uns combos melhorados que eu fiz, tem um deus dos combos aqui (que me deu varias ideias inclusive)
Chamo essa build de 'Vou Te Matei'.
Ela funciona bem se você está solo no role ou com outro cara tão furtivo quanto você pq necessita de surpresa no inimigo para matar quase qualquer coisa.
Seu game play funciona como um bate e corre (tem até uma cura legal), mas é melhor não deixar ninguém colar muito tempo com você.
Para dar 100% certo você deve usar o Hast razoavelmente longe do combate e ir ao encontro do boss ou sub-boss na furtividade (para pega-lo de surpresa) depois é só torrar tudo para deitar o maluco na porrada, lembrando que o cara vai ter que fazer 4 testes para não cair ou ser desarmado.
As magias de nível baixo devem ser focadas em buff.

Build:

lvl 5 PAL (2 ataques, divine smite) Juramento da Vingança,dá uma vez por descanso curto vantagem na hora de bater em alguém (com especialização em defesa)
lvl 3 GUE (+4*d8, action surge) Mestre de Batalha com as manobras, Derrubada, Desarmar e Precisão (com especialização em combate com duas armas)
lvl 3 LAD (+2*d6,critico se criatura surpresa, vantagem se atacar antes do inimigo) Assassino, com especialização em Furtividade e Percepção
lvl 9 FET (6 slotes de divine smite +5d8, Castar haste em si mesmo antes do combate com duração estendida) Alma favorecida

Slotes 1*6º 2*5º 3*4º 3*3º 3*2º 4*1º
Raça:
-> Humano Variante (Ambidestro, Furtividade)
atr valor raça 4º pal 4º fet 8º fet Final
for 13 +0 +0 +0 +0 13
des 15 +1 +2 +2 +0 20
con 13 +1 +0 +0 +0 14
sab 10 +0 +0 +0 +0 10
int 09 +0 +0 +0 +0 09
car 13 +0 +0 +0 +0 13
Tal -- +1 -- -- +1 +2 talentos (Ambidestro e Alerta)

2*Rapier(1*d8 + DES)
Ataques
Normal:
1º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 2*d6(LAD) + 5
2º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
Action Surge:
3º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
4º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
Hast:
5º: 1*d8(arma) + 5d8(PAL) + 5
Bonus Action:
6º: 1*d8(arma) + 5d8(PAL) + 5
Total:
40*d8 + 2*d6 + 30 = 217
Surpresa:
80*d8 + 4*d6 + 30 = 404

(Supondo uma arma mágica)
1*Lingua Flamejante[Rapier(1*d8 + 2*d6 + DES)] + 1*Rapier(1*d8 + DES)
Total:
40*d8 + 12*d6 + 30 = 252
Surpresa:
80*d8 + 24*d6 +30 = 474
 
Boa noite, comecei uma campanha agora e gostaria de ideias pra combo de um personagem que fique em dano. De preferência conjurador. Estamos no nv3 quase 4, mas eu vou trocar de personagem, por isso preciso de ideias. Será que você poderia me ajudar @Rodm ?
Agradeço.
Eu posso te ajudar, mas preciso saber um pouco mais do que vc espera desse novo personagem.
** Posts duplicados combinados **
Fala povo, entrei aqui só para postar uns combos melhorados que eu fiz, tem um deus dos combos aqui (que me deu varias ideias inclusive)
Chamo essa build de 'Vou Te Matei'.
Ela funciona bem se você está solo no role ou com outro cara tão furtivo quanto você pq necessita de surpresa no inimigo para matar quase qualquer coisa.
Seu game play funciona como um bate e corre (tem até uma cura legal), mas é melhor não deixar ninguém colar muito tempo com você.
Para dar 100% certo você deve usar o Hast razoavelmente longe do combate e ir ao encontro do boss ou sub-boss na furtividade (para pega-lo de surpresa) depois é só torrar tudo para deitar o maluco na porrada, lembrando que o cara vai ter que fazer 4 testes para não cair ou ser desarmado.
As magias de nível baixo devem ser focadas em buff.

Build:

lvl 5 PAL (2 ataques, divine smite) Juramento da Vingança,dá uma vez por descanso curto vantagem na hora de bater em alguém (com especialização em defesa)
lvl 3 GUE (+4*d8, action surge) Mestre de Batalha com as manobras, Derrubada, Desarmar e Precisão (com especialização em combate com duas armas)
lvl 3 LAD (+2*d6,critico se criatura surpresa, vantagem se atacar antes do inimigo) Assassino, com especialização em Furtividade e Percepção
lvl 9 FET (6 slotes de divine smite +5d8, Castar haste em si mesmo antes do combate com duração estendida) Alma favorecida

Slotes 1*6º 2*5º 3*4º 3*3º 3*2º 4*1º
Raça:
-> Humano Variante (Ambidestro, Furtividade)
atr valor raça 4º pal 4º fet 8º fet Final
for 13 +0 +0 +0 +0 13
des 15 +1 +2 +2 +0 20
con 13 +1 +0 +0 +0 14
sab 10 +0 +0 +0 +0 10
int 09 +0 +0 +0 +0 09
car 13 +0 +0 +0 +0 13
Tal -- +1 -- -- +1 +2 talentos (Ambidestro e Alerta)

2*Rapier(1*d8 + DES)
Ataques
Normal:
1º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 2*d6(LAD) + 5
2º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
Action Surge:
3º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
4º: 1*d8(arma) + 1d8(GUE) + 5d8(PAL) + 5
Hast:
5º: 1*d8(arma) + 5d8(PAL) + 5
Bonus Action:
6º: 1*d8(arma) + 5d8(PAL) + 5
Total:
40*d8 + 2*d6 + 30 = 217
Surpresa:
80*d8 + 4*d6 + 30 = 404

(Supondo uma arma mágica)
1*Lingua Flamejante[Rapier(1*d8 + 2*d6 + DES)] + 1*Rapier(1*d8 + DES)
Total:
40*d8 + 12*d6 + 30 = 252
Surpresa:
80*d8 + 24*d6 +30 = 474

Fala parceiro, tudo certo?

Muito legal e coerente sua build.. Mas tu ja chegou a ler a build do blog Dragões do Sol Negro? Infelizmente vou ficar devendo o nome do criador, mas basicamente ele combinava Meio orc + Paladino 6/Feiticeiro 8/Ladino Assassino 3/Guerreiro Battlemaster 3 + Talento Mestre de Armas Grandes + a arma Machado Grande.
Com essa brincadeira ele chegou a 581,4 de dano médio.

Em relação a sua build, eu prefiro a dele nos pontos de pegar ladino só pelo Assassinato. Usar o talento vale mais a pena e isso é refletido no dano 23% maior que o seu... O grande problema da build dele é a distribuição de atributos, uma melee ficar com 10 em constituição é muito perigoso, mas da pra ajustar essa build pra ficar mais funcional.

Já ma sua build, eu gosto muito de como vc distribuiu os atributos e eu acho que se vc quer muito mesmo uma grande explosão tá indo no caminho certo.

Mas indo por uma build totalmente oposta, pegando Bardo 10/Bruxo 5/Guerreiro 2/Ladino 3, pegando talento Atirador de Elite e Especialista em Bestas, nos temos:

- Ação - 2 ataques de besta pesada de 1d10+Car
- Ação Bônus - 2 ataques de besta de 1d10+Car
- Surto de ação - Mais 2 ataques de 1d10+Car
- Se vc tiver alguém que te ajude com a magia Hast, vc ainda consegue 1 ataque extra. Mas não vou considerar.

O talento de atirador de elite vai adicionar +10 em cada jogada de dano, estamos usando uma arma a distância, então entra furtivo tbm. Pra melhorar podemos usar veneno em cada uma da flechas que usarmos e ainda da pra usar a Destruição do bruxo.

Resultado = 6d10+90+30d8+72d6(veneno)+2d6(furtivo) = 262(sem veneno)+252(veneno) = 517 de dano médio.

Mas ainda temos o assassinate, então na verdade o dano é 1034 pts de dano médio.

Da pra fazer melhor? Por que dá sim... se vc combinar Guerreiro 17/Ladino 3, assim vc consegue 9 ataques. Seguindo a mesma lógica de talentos, temos um personagem que faz:
9d10+2d6(furtivo)+90+6d12(dados de manobra)+108d6(veneno) = 185,5 (sem veneno) + 378 (veneno) = 563,5 de dano médio.
Contando com o assassinate, chegamos a 1127 pontos de dano médio.

O veneno nas builds de explosão de dano influenciam muito, na sua vc conseguiria adicionar +168 pts no crítico. Na build do sol negro adicionaria +84... Isso equilibraria a build de vcs.
Mas o grande problema é que algumas vezes grandes danos vem de combinações mais simples, tanto a minha build de bardo arqueiro e guerreiro com ping no assassino são bulds mais consistentes e que entregam mais de 1000 de dano.
 
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Fala parceiro, tudo certo?

Muito legal e coerente sua build.. Mas tu ja chegou a ler a build do blog Dragões do Sol Negro? Infelizmente vou ficar devendo o nome do criador, mas basicamente ele combinava Meio orc + Paladino 6/Feiticeiro 8/Ladino Assassino 3/Guerreiro Battlemaster 3 + Talento Mestre de Armas Grandes + a arma Machado Grande.
Com essa brincadeira ele chegou a 581,4 de dano médio.

Em relação a sua build, eu prefiro a dele nos pontos de pegar ladino só pelo Assassinato. Usar o talento vale mais a pena e isso é refletido no dano 23% maior que o seu... O grande problema da build dele é a distribuição de atributos, uma melee ficar com 10 em constituição é muito perigoso, mas da pra ajustar essa build pra ficar mais funcional.

Já ma sua build, eu gosto muito de como vc distribuiu os atributos e eu acho que se vc quer muito mesmo uma grande explosão tá indo no caminho certo.

Mas indo por uma build totalmente oposta, pegando Bardo 10/Bruxo 5/Guerreiro 2/Ladino 3, pegando talento Atirador de Elite e Especialista em Bestas, nos temos:

- Ação - 2 ataques de besta pesada de 1d10+Car
- Ação Bônus - 2 ataques de besta de 1d10+Car
- Surto de ação - Mais 2 ataques de 1d10+Car
- Se vc tiver alguém que te ajude com a magia Hast, vc ainda consegue 1 ataque extra. Mas não vou considerar.

O talento de atirador de elite vai adicionar +10 em cada jogada de dano, estamos usando uma arma a distância, então entra furtivo tbm. Pra melhorar podemos usar veneno em cada uma da flechas que usarmos e ainda da pra usar a Destruição do bruxo.

Resultado = 6d10+90+30d8+72d6(veneno)+2d6(furtivo) = 262(sem veneno)+252(veneno) = 517 de dano médio.

Mas ainda temos o assassinate, então na verdade o dano é 1034 pts de dano médio.

Da pra fazer melhor? Por que dá sim... se vc combinar Guerreiro 17/Ladino 3, assim vc consegue 9 ataques. Seguindo a mesma lógica de talentos, temos um personagem que faz:
9d10+2d6(furtivo)+90+6d12(dados de manobra)+108d6(veneno) = 185,5 (sem veneno) + 378 (veneno) = 563,5 de dano médio.
Contando com o assassinate, chegamos a 1127 pontos de dano médio.

O veneno nas builds de explosão de dano influenciam muito, na sua vc conseguiria adicionar +168 pts no crítico. Na build do sol negro adicionaria +84... Isso equilibraria a build de vcs.
Mas o grande problema é que algumas vezes grandes danos vem de combinações mais simples, tanto a minha build de bardo arqueiro e guerreiro com ping no assassino são bulds mais consistentes e que entregam mais de 1000 de dano.

Fala, então cheguei a ler essa build, mas ela tava ruim (tipo é necessário Des alto para garantir o furtivo e a iniciativa).
Con 10 é só o começo, depois tinha umas contas estranhas estranhas também de dano médio.
Me explica esse dano de veneno ai, se vc envenenar sua arma é todo hit que pega? (R: Na Real pega todo hit durante 1 min após aplicar o veneno, olhei no livro agora)
Fiz uma build semelhante de besteiro (gue 12 lad 4 e pat 4) com besta que chega ou passa desse dano ai também não saquei como tem dois ataques na ação bônus.

Por fim a Build "Vou te matei" não funciona com meio orc (infelizmente) pq não tem total up em des, tipo deve aumentar uns pontos no dano mas deus sabe como +1 faz diferença nessa versão para acertar.

Ah se quiser depois eu posto a build de besteiro que eu fiz.
 
Última edição:
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Fala parceiro, tudo certo?

Muito legal e coerente sua build.. Mas tu ja chegou a ler a build do blog Dragões do Sol Negro? Infelizmente vou ficar devendo o nome do criador, mas basicamente ele combinava Meio orc + Paladino 6/Feiticeiro 8/Ladino Assassino 3/Guerreiro Battlemaster 3 + Talento Mestre de Armas Grandes + a arma Machado Grande.
Com essa brincadeira ele chegou a 581,4 de dano médio.

Em relação a sua build, eu prefiro a dele nos pontos de pegar ladino só pelo Assassinato. Usar o talento vale mais a pena e isso é refletido no dano 23% maior que o seu... O grande problema da build dele é a distribuição de atributos, uma melee ficar com 10 em constituição é muito perigoso, mas da pra ajustar essa build pra ficar mais funcional.

Já ma sua build, eu gosto muito de como vc distribuiu os atributos e eu acho que se vc quer muito mesmo uma grande explosão tá indo no caminho certo.

Mas indo por uma build totalmente oposta, pegando Bardo 10/Bruxo 5/Guerreiro 2/Ladino 3, pegando talento Atirador de Elite e Especialista em Bestas, nos temos:

- Ação - 2 ataques de besta pesada de 1d10+Car
- Ação Bônus - 2 ataques de besta de 1d10+Car
- Surto de ação - Mais 2 ataques de 1d10+Car
- Se vc tiver alguém que te ajude com a magia Hast, vc ainda consegue 1 ataque extra. Mas não vou considerar.

O talento de atirador de elite vai adicionar +10 em cada jogada de dano, estamos usando uma arma a distância, então entra furtivo tbm. Pra melhorar podemos usar veneno em cada uma da flechas que usarmos e ainda da pra usar a Destruição do bruxo.

Resultado = 6d10+90+30d8+72d6(veneno)+2d6(furtivo) = 262(sem veneno)+252(veneno) = 517 de dano médio.

Mas ainda temos o assassinate, então na verdade o dano é 1034 pts de dano médio.

Da pra fazer melhor? Por que dá sim... se vc combinar Guerreiro 17/Ladino 3, assim vc consegue 9 ataques. Seguindo a mesma lógica de talentos, temos um personagem que faz:
9d10+2d6(furtivo)+90+6d12(dados de manobra)+108d6(veneno) = 185,5 (sem veneno) + 378 (veneno) = 563,5 de dano médio.
Contando com o assassinate, chegamos a 1127 pontos de dano médio.

O veneno nas builds de explosão de dano influenciam muito, na sua vc conseguiria adicionar +168 pts no crítico. Na build do sol negro adicionaria +84... Isso equilibraria a build de vcs.
Mas o grande problema é que algumas vezes grandes danos vem de combinações mais simples, tanto a minha build de bardo arqueiro e guerreiro com ping no assassino são bulds mais consistentes e que entregam mais de 1000 de dano.


Realmente seus ataques na ação bônus tão estranhos, o máximo da ataques que você consegue usar na ação bônus é +1 hit.
O talento especialista em besta lhe permite (caso esteja com uma besta de mão preparada para atirar em uma mão) uma ação de ataque adicional quando você ataca com a arma da outra mão, ou seja, você não pode usar com bestas pesadas.
Assim na primeira Build que você apresentou você dá 4-5 ataques (s/Hast - c/Hast), exceto se o bardo ali vai te dar hit na ação bônus (o que eu acredito que não). Na segunda você da 6-7 ataques (s/Hast - c/Hast).
Tipo quando você tiver tempo e caso queira, detalha os Hits para mim :D queria ver como você chegou nos +30*d8 imagino que seja o destruição do bruxo (+4*d8) e deve ter uns dados de inspiração aqui também :) (só não sei como :D).
 
Última edição:
Eu posso te ajudar, mas preciso saber um pouco mais do que vc espera desse novo personagem.

Na verdade pode ser sobre meu personagem já existente. O objetivo é fazer dano.
É um Bruxo humano com os seguintes atributos: str 13/int 12/dec 14/wis 11/con 17/ cha 18
Eu tenho talento war caster
O que dá pra fazer com isso? Dando tentando fazer o máximo de dano possível.
 
Fala, então cheguei a ler essa build, mas ela tava ruim (tipo é necessário Des alto para garantir o furtivo e a iniciativa).
Con 10 é só o começo, depois tinha umas contas estranhas estranhas também de dano médio.
Me explica esse dano de veneno ai, se vc envenenar sua arma é todo hit que pega? (R: Na Real pega todo hit durante 1 min após aplicar o veneno, olhei no livro agora)
Fiz uma build semelhante de besteiro (gue 12 lad 4 e pat 4) com besta que chega ou passa desse dano ai também não saquei como tem dois ataques na ação bônus.

Por fim a Build "Vou te matei" não funciona com meio orc (infelizmente) pq não tem total up em des, tipo deve aumentar uns pontos no dano mas deus sabe como +1 faz diferença nessa versão para acertar.

Ah se quiser depois eu posto a build de besteiro que eu fiz.

Não concordo, a questão de furtividade já é bem suprida com a especialização do ladino, +13 é um bônus mais do que suficiente... Se tiver muito afim de melhorar isso, pega um manto elfico pra ganhar vantagem e inimigos terem desvantagem pra te perceber.
Em relação ao veneno, eu peguei o veneno mais poderoso da 5e, de verme purpura, como vc olhou, dura 1 minuto, a parte boa é que veneno é bom pra flechas, vc consegue usufruir de uma aljava envenenada melhor do que armas melees. A parte ruim é que é um recurso caro.
Posta a build, eu vou curtir ler e aprender.
Em relação aos ataques de ação bônus é por causa da magia Aljava Veloz.
Eu tbm concordo que cada ponto faz diferença.
** Posts duplicados combinados **
Na verdade pode ser sobre meu personagem já existente. O objetivo é fazer dano.
É um Bruxo humano com os seguintes atributos: str 13/int 12/dec 14/wis 11/con 17/ cha 18
Eu tenho talento war caster
O que dá pra fazer com isso? Dando tentando fazer o máximo de dano possível.

Cara, da pra tu seguir como Hexblade até lv.5, depois pegar guerreiro ou paladino pra combate melee... Ou vc pode pegar so lv.2 de bruxo e ir pro feiticeiro.
 
Não concordo, a questão de furtividade já é bem suprida com a especialização do ladino, +13 é um bônus mais do que suficiente... Se tiver muito afim de melhorar isso, pega um manto elfico pra ganhar vantagem e inimigos terem desvantagem pra te perceber.
Em relação ao veneno, eu peguei o veneno mais poderoso da 5e, de verme purpura, como vc olhou, dura 1 minuto, a parte boa é que veneno é bom pra flechas, vc consegue usufruir de uma aljava envenenada melhor do que armas melees. A parte ruim é que é um recurso caro.
Posta a build, eu vou curtir ler e aprender.
Em relação aos ataques de ação bônus é por causa da magia Aljava Veloz.
Eu tbm concordo que cada ponto faz diferença.
** Posts duplicados combinados **

Sobre a furtividade eu concordo com você realmente +13 ta bom, porém na iniciativa que fica ruim (+6, com o talento).
Sobre o veneno, da para coloca-lo em ambas as build, porém na build melee tu gasta 'menos' já que com 2 frascos já está resolvido para 54 segundos (dois turnos para usar ), enquanto na outra são apenas 3 virotes por frasco.

Build do Besteiro (tava pensando em voo da morte)

BUILD:
lvl 12 GUE (3 ataques, +4d10, + manobras) Mestre de Batalha
lvl 4 LAD (+2d6,critico e especialização) Assassino
lvl 4 PAT (marca do caçador +1d6, +1 ataque de emboscada, além de magias) Perseguidor obscuro

Slotes 3*1º, 3 conhecidas
Raça:
Aarakocra
atr valor raça 4º Gue 6º Gue 8º Gue 12º Gue 4º Lad 4º Pat Final
for 11 +0 +0 +0 +1 +0 +0 +0 12
des 15 +2 +0 +2 +1 +0 +0 +0 20
con 14 +0 +0 +0 +0 +0 +0 +0 14
sab 13 +1 +0 +0 +0 +0 +0 +2 16
int 10 +0 +0 +0 +0 +0 +0 +0 10
car 10 +0 +0 +0 +0 +0 +0 +0 10
Tal -- -- +1 -- -- +1 +1 -- +3 talentos (Especialista em besta, Atirador de elite e Alerta)

Besta Pesada (1*d10 + DES) (com Hast, nem que seja a poção :P)

Ataques
Normal:
1º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 1*d6(PAT) + 2*d6(LAD) + || + 5 || + 15
2º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
3º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
Action Surge:
4º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
5º: 1*d10(arma) + 1d10(GUE) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
6º: 1*d10(arma) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
Hast:
7º: 1*d10(arma) + 1*d6(PAT) + || + 5 || + 15
Emboscada:
8º: 1*d10(arma) + 1*d6(PAT) + 1*d8(PAT) + || + 5 || + 15

Total:
13*d10 + 10*d6 + 1*d8 + 40:10:120 = 151:10:231
Surpresa:
26*d10 + 20*d6 + 2*d8 + 40:10:120 = 262:10:342

Besta Pesada virotes envenenados [1*d10 + DES + 12*d6(VENENO)] (com Hast, nem que seja a poção :P)

Total:
13*d10 + 106*d6 + 1*d8 + 40:10:120 = 487:10:567
Surpresa: (como critico do veneno depende da interpretação do mestre)
Se veneno critar
26*d10 + 212*d6 + 2*d8 + 40: 10: 120 = 934: 10: 1014
Se não
26*d10 + 116*d6 + 2*d8 + 40: 10: 120 = 598: 10: 678

Notações || = ou, +40:10:120 quer dizer que pode ser +40, +50, +60, ... ou +120 depende da escolha do jogador, lógico que isso afeta o resultado de forma similar.

Sobre o Aljava Veloz, normalmente eu num uso essa magia (logo nem sabia dela uehueheuheuheueh) mas mesmo assim são +2 ataques não 3 como você disse para o guerreiro e ladino :D

PS: Cara a tabulação ficou toda zoada :( mas eu acho que ta dando para entender.
** Posts duplicados combinados **
Dá pra detalhar como ficaria o financiamento do guerreiro e do paladino? Vlw

Seguinte tu vai bruxo hex até 5 e pega destruição do bruxo e usa sua ação bônus para tacar HEX nos caras (ta no Xanathar)
Ai tu escolhe guerreiro para bater mais vezes, ou paladino para dar dano bruto.
Para guerreiro, pega 3 níveis (lvl 8) ai no seu turno você da 2 ataques:
1º Ataque:
1*d8(ARMA)+4*d8(BRU)+1*d6(HEX)+1*d8(GUE) + CAR
2º Ataque(Action Surge):
1*d8(ARMA)+1*d6(HEX)+1*d8(GUE) + CAR
media = 53

Para paladino também pega 3 níveis (lvl 8) você da 1 Ataque apenas mas doí bastante
1*d8(ARMA)+4*d8(BRU)+1*d6(HEX)+3*d8(PAL) + CAR
media =44.5
 
É o do pacto da lâmina? Se for então é o que eu peguei já.

Tem diferença entre pacto e patrono. O importante para o caster que da dano é o patrono Hexblade, que como o Demoniel falou está no livro Xanathar.
Se vc quiser fazer melee, vc tem além de se preocupar com patrono, pegar o pacto da lâmina.

A build pra melee que te recomendo e é relativamente fácil de jogar é:
Raça - Humano variante (For 15 | Dex 8 | Con 16 | Int 8 | Sab 8 | Car 16) - Talento: Sentinela
lv.1 - Paladino para garantir armadura pesada.
lv. 2 ao 4 - Bruxo Hexblade, aqui vc garante o uso de armas pesadas, usando Carisma no ataque e dano.
lv.5 ao 20 - Paladino. Aqui vc ganha 4 melhorias de atributo, com elas pegue Mestre em Armas de Haste e Mestre em Armas grande. Com Paladino da Vingança vc vai conseguir, sempre que fizer um ataque de oportunidade mover metade do deslocamento. Lv.12 vc ainda ganha Destruição Divina Aprimorada, quanto mais golpes vc fizer, mais dano causa. Vc ainda ganha como paladino a magia Haste (velocidade)... Com esse personagem vc vai conseguir dar até 5 ataques, vai ser muito letal em combate 1x1 e vai ser um controlador de área muito forte.

Já para caster, a lógica é mais simples:
Raça - Humano Variante (For 8 | Dex 15 | Con 16 | Int 8 | Sab 8 | Car 16) - Talento: Mestre em Armaduras Medias
lv.1 e 2 - Bruxo - Assim vc vai ter proficiência com armaduras médias. Pegar as invocações Visão Diabólica e Rajada Agonizante....
lv.3 ao 20 - Feiticeiro - Para pegar a magia Couterspell no lv.5. Metamagias Gêmea e Rápida. Pegar o talento Resiliência em Destreza no lv.4. Lv.8 pegue War Caster. As outras duas melhorias foque em Carisma. Pegue tbm as metamagias Elevada, Silênciosa (se estiver enfrentando muitos conjuradores), ou Fortificada (pra rerolar dados que não estão bons).
Pra essa build eu te recomendo muito Feiticeiro das Sombras, que tbm esta no Xanathar.
 
Me ajudem a fazer um build para Sauron na 3ª era. Comecei a montar a ficha, mas queria uma segunda opinião.

Sauron


O Senhor dos Anéis

Divindade Menor

Símbolo: Olho sem Pálpebra, circundado em fogo.

Plano Natal: Mansões Eternas de Iluvatar

Tendência: Leal e Mal

Aspectos: Fogo, Necromancia, Anéis, Trevas, Mentira.

Seguidores: Orcs, Trolls, Lobisomens, Espectros, Homens.

Tendência dos Clérigos: Leal e Mau

Domínios: Fogo, Vulcões, Trevas, Necromancia, Mentira

Arma: O Um Anel


Outrora havia Sauron, o Maia, que os sindar em Beleriand chamavam de Gorthaur. No início de Arda, Melkor seduziu-o para sua vassalagem, e Sauron se tomou o maior e mais confiável dos servos do Inimigo; e também o mais perigoso, pois podia assumir muitas formas; e por muito tempo, se quisesse, ainda pôde aparentar nobreza e beleza, de modo a enganar a todos, à exceção dos extremamente cautelosos.

Como um dos Maiar, Sauron foi criado por Ilúvatar antes da Música dos Ainur. No início dos tempos, ele estava entre os Ainur que entraram no Eä. Aqui ele se tornou um dos Maiar de Aulë, e era conhecido como Mairon, o admirável.

Por amar a ordem e a coordenação, e desgostar toda confusão e fricção excessiva constante no mundo, Sauron se aliou a Melkor, o antigo Inimigo, pois foi a aparente vontade e poder de Melkor em realizar seus desígnios rapidamente e com maestria que inicialmente atraiu Sauron a ele. Enquanto Morgoth estava no poder, Sauron não procurou ser superior, mas trabalhou e desejou o triunfo de Melkor, que no começo, ele adorava. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda, em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação; e era menos maligno do que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio.


Dogma


Com medo, arrepende-se quando o Primeiro Inimigo é derrotado por completo mas, no fim, não faz conforme o ordenado, que é retornar para ser julgado pelos deuses. Ele continua na Terra-média. Muito lentamente, começando com motivos razoáveis, a reorganização e reabilitação da ruína da Terra-média, “negligenciada pelos deuses”, ele torna-se uma reencarnação do Mal e um ser que anseia pelo Poder Completo com a dominação das vontades dos seres racionais da Terra Média.

AINU/MAIA (GRANDE)

POSTO DIVINO: 7.

DADOS DE VIDA: 20D8 (extraplanar) + ?d? (feiticeiro) + bônus racial + HP

INICIATIVA: + 13 aprimorada (+ 6 qualidade feiticeiro + 7 posto divino).

DESLOCAMENTO: 24 M. Na forma espiritual viaja 1000 metros por rodada.

CLASSE DE ARMADURA: + 2 Constituição (RAGE) + 2 Força (Rage) + 1 Iniciativa (Rage) – 2 penalidade de armadura + 4 constituição (bear endurance) + 4 fortitude + 8 (proteções contra caos, mal, bom e leal) + 20 (armadura natural + posto divino) + 4 dispel chaos + 4 dispel good + 4 dispel evil + 4 dispel Law + 4 bônus racial (Ainur)


I) Denominações: Gorthaur; Annatar, o senhor das dádivas; o Inimigo; a Grande Sombra; Senhor dos Anéis; o Senhor dos Homens; o Impostor; the deceiver. A Mão Negra. O mestre Máximo da Traição.

II) Símbolo: Olho sem pálpebra envolto em chamas. Com a pupila que se assemelha à de um Réptil.

III) Plano: Mansões de Iluvatar. Tendo fixado residência em Arda (Planeta Terra). Com domínio no plano material na Terra Amaldiçoada de MORDOR.

IV) Alinhamento: Lawfull good (início) – lawfull evil (posterior).

V) Tipo: Ainu (categoria Maia).

VI) Fidelidade: ERU/Aulë (inicialmente) – Melkor (posteriormente).

VII) Aspectos: Fogo; Escuridão; Medo; Clima; Necromancia; Lobisomens; Lobos; Anéis; Orcs; Destruição; vulcão; frio; corrupção.

VIII) Seguidores: Orcs, Nazgûls, Homens (Haradrins, Númenorianos Negros, Carroceiros, Khands, Variags). Necromantes, feiticeiros, adoradores de Morgoth.

IX) Tendência de clérigos: Sauron não possui clérigos no sentido referente à sua versão de D&D, mas no caso dos Nazgûls, eles são agraciados por via de intercessão/intervenção de seu Mestre na aquisição de poderes e feitos aqui definidos como “Demonic Powers”. Tendo por alinhamento: Lawful evil.

X) Domínios: Fogo; Ar; Terra; Escuridão; Caos; Medo; Clima; Necromancia; Lobisomens; Aneis; Orcs; Destruição; vulcão; frio, inverno.

XI) Armas prediletas: O um anel

XII) Magias Conhecidas:
Nível:
10 - Controlar Vulcão/Sugestão em massa, maior - épico/Dominar Monstros em massa, maior/Maldição da noite, maior;
9 - Tempestade da Vingança;
8 - Aprisionar alma/Terremoto/Palavra de Poder - Atordoar/Criar morto-vivo, maior/Telepatia/Controlar o Clima/Campo Anti-magia/Antipatia e Simpatia/Nuvem Incendiária/
7 - Símbolo de Persuasão/Forma Etérea/Controlar morto-vivo/
6 - Dissipar magia, maior/Conhecimento Lendário/Proteção Primordial (fogo e eletricidade)/Visão da Verdade/Proteger Fortaleza/Mover Terra/Doença Plena/
5 - Controlar Ventos/Onda destrutiva/Sonho (pesadelo)/Dominar Pessoa/Receptáculo Mágico/
4- Localizar Criatura/Transferir magia/
3 - n/a
2 - Visão no escuro/água enlouquecedora/ver invisibilidade/medo/detectar pensamentos/conjurar enxames/silêncio/
1 - Compreender línguas
0 - n/a

Poderes de Sauron:



Controlar vulcão – erupção

Conjuração 10

Na obra:

E havia uma montanha de fogo naquela terra, que os elfos chamavam de Orodruin. Com efeito, por esse motivo, Sauron havia fixado moradia ali no passado remoto, pois usava o fogo que brotava das entranhas da terra em seus feitiços e em sua forja.

(...)

Sam estava olhando para Orodruin, a Montanha de Fogo. De vez em quando, as fornalhas bem abaixo de seu pico de cinzas despejavam, em meio a grandes ondas e convulsões, rios de rocha fundida, saídos de fendas em suas encostas. Alguns corriam reluzindo na direção de Barad-dûr por grandes canais; outros traçavam um caminho sinuoso e entravam na planície de pedra, até se resfriarem e se deitarem como formas retorcidas de dragões, o vômito da atormentada terra.

(...)

Tudo continuava escuro, não apenas por causa da fumaça da Montanha: parecia haver uma tempestade se aproximando, e na distância a sudeste havia um faiscar de relâmpagos sob os céus negros. Pior de tudo, o ar estava cheio de vapores; respirar era difícil e doloroso, e os dois foram dominados por uma tontura, de modo que cambaleavam e freqüentemente caíam. E mesmo assim sua força de vontade não cedeu, e eles avançavam com esforço






Sugestão em Massa – Maior - Épico

Encantamento 10

Na obra:

Mas é o Capitão Negro quem nos derrota. Poucos suportam e resistem até mesmo ao rumor de sua chegada. Seu próprio povo estremece diante dele, e se mataria se ele ordenasse.

(...)

Não demorou muito para que Sauron enfeitiçasse o rei e se tornasse mestre de seu conselho; logo arrebatou o coração de todos os númenorianos, exceto aqueles que ainda eram Fiéis, de volta para a escuridão.

(...)

Ele colocou firmemente a mente de Arpharazôn sob seu controle e, na ocasião, corrompeu muitos dos Númenóreanos, destruiu a concepção de Eru.

(...)

Mas lá ele rapidamente ergue-se através de sua astúcia e conhecimento de servo a principal conselheiro do rei, e seduz o rei e a maioria dos senhores e do povo com suas mentiras.

Apesar de reduzido a “um espírito de ódio levado por um vento sombrio”, não acho que seja necessário se espantar com esse espírito levando embora o Um Anel, do qual seu poder de dominação de mentes agora dependia amplamente.



Dominar Monstro em Massa - Épico

encantamento 10

Nas obras:

De todas as suas estratégias e teias de medo e traição, de todos os seus estratagemas e guerras sua mente se libertou, e todo o seu reino foi atravessado por um tremor, seus escravos vacilaram, seus exércitos pararam e seus capitães, subitamente sem liderança, desprovidos de vontade, hesitaram e se desesperaram. Pois foram esquecidos. Toda a mente e o propósito do Poder que os controlava concentravam-se agora com uma força arrasadora na Montanha.

O Poder que os fazia avançar e os enchia de ódio e fúria estava vacilando, sua vontade afastava-se deles;

Como formigas que vagam sem destino e sem propósito, para depois morrerem exauridas, quando a morte golpeia o ser inchado e incubante que habita o formigueiro e a todas mantém sob controle, da mesma maneira as criaturas de Sauron, orcs ou trolls ou animais escravizados por encantamento, corriam de um lado para o outro sem rumo; alguns se matavam ou se jogavam em abismos, ou ainda fugiam gemendo para se esconderem em buracos e lugares escuros e sem luz, distantes de qualquer esperança.

Nem todos os seus servidores e empregados são espectros! Há orcs e trolls, há wargs e lobisomens. Todos os seres malignos se agitavam.

(...)

Grandes animais o puxavam, orcs se amontoavam em volta dele, e atrás vinham os trolls das montanhas para manejá-lo.


Maldição da Noite Maior - Épico

Invocação 10

Nas Obras:

Preparava-se, entretanto, o Domínio dos Homens e tudo estava em transformação, até que afinal o Senhor do Escuro se ergueu novamente na Floresta das Trevas. Ora, desde tempos remotos o nome daquela floresta era Grande Floresta Verde, e seus amplos salões e corredores eram o abrigo de muitos animais e de pássaros de canto belíssimo. E havia o reino do Rei Thranduil à sombra do carvalho e da faia. Entretanto, depois de muitos anos, quando quase um terço daquela Era do mundo se passara, uma escuridão foi cobrindo lentamente a floresta a partir do sul; e o medo ali caminhava em atalhos sombrios. Animais ferozes vinham ali caçar, e criaturas cruéis e nefastas ali instalavam suas armadilhas. Mudou então o nome da floresta, e ela passou a se chamar Floresta das Trevas, pois era ali densa a sombra da noite, e poucos ousavam passar por ela, à exceção apenas do norte, onde o povo de Thranduil ainda mantinha o mal a distância. De onde vinha, poucos saberiam dizer, e demorou muito até que os próprios Sábios descobrissem o que era. Eram a sombra de Sauron e o sinal de seu retomo. Pois, vindo dos ermos do leste, ele fixou residência no sul da floresta; e aos poucos foi voltando a crescer e a adquirir forma. Numa colina escura, ele fez sua morada e ali criava seus feitiços. E todo o povo temia o Feiticeiro de Dol Guldur, e no entanto de início eles não sabiam como era enorme o risco que corriam.


Alterar Forma

Transformação 9

Na obra:

Sauron, então, mudou de forma, de lobo para serpente, e de monstro para sua forma costumeira, mas não conseguiu se livrar de Huan sem abandonar totalmente seu corpo.

(...)

De imediato, Sauron assumiu a forma de um vampiro, imenso como uma nuvem escura que encobre a lua, fugiu, gotejando sangue da garganta sobre as árvores, e foi para a Taur-nu-Fuin, onde permaneceu, enchendo a região de horror.


Tempestade da Vingança

conjuração 9

Na obra:

A orla da tempestade se erguia, rasgada e molhada, e a batalha principal tinha passado, indo estender suas grandes asas sobre os Emyn Muil, onde os pensamentos escuros de Sauron se concentraram por um tempo. Desse ponto mudou de rumo, golpeando o Vale do Anduin com granizo e relâmpagos, e lançando sua sombra sobre Minas Tirith com a ameaça da guerra. Então, caindo sobre as montanhas, e se formando em grandes espirais, rolou lentamente por sobre Gondor e as fronteiras de Rohan, até que bem distante os Cavaleiros na planície viram suas torres negras se movendo atrás do sol, conforme cavalgavam para o oeste.



Aprisionar Almas:

evocação 8

Na obra:

Por isso, foi enviado um exército contra ele, sob o comando de Sauron; e Sauron trouxe lobisomens, feras cruéis possuídas por espíritos apavorantes que ele havia aprisionado nesses corpos.



Terremoto

evocação 8

Na obra:

Não sei — disse Frodo. — Está assim faz algum tempo. Algumas vezes parece que o chão treme, outras parece o ar pesado latejando em nossos ouvidos.

Nesse momento, um ruído retumbante soou de novo, agora mais alto e profundo. O chão pareceu tremer sob os pés deles.

Mas era tarde demais. Naquele momento a rocha se agitou e tremeu embaixo deles. O grande ruído retumbante, mais alto do que nunca, reboou sob o chão e ecoou nas montanhas.

(...)

A pulsação cresceu num grande tumulto, e a montanha tremeu. E então, por fim, através das milhas da planície chegou um ribombo, crescendo até se tornar um estrondo e um rugido ensurdecedores; a terra tremeu, a planície arfou, abriu-se em brechas e o Orodruín cambalcou. Chamas se lançavam de seu topo fendido. Os céus explodiram em trovão, cortados por relâmpagos.



Palavra de Poder Atordoar

encantamento 8

Na obra:

Agora é fácil supor com que rapidez o olho errante de Saruman caiu e ficou preso na armadilha, e como, desde então, ele foi persuadido de longe, e intimidado, quando a persuasão não surtia efeito. O feitiço contra o feiticeiro, o falcão debaixo do pé da águia, a aranha numa teia de aço! Por quanto tempo, fico imaginando, foi ele forçado a procurar com frequência esta pedra para inspeções e instruções, e por quanto tempo a pedra de Orthanc foi de tal modo inclinada na direção de Barad-dûr que, se qualquer pessoa sem uma força de vontade extraordinária agora olhar dentro dela, a pedra levará sua mente e vista rapidamente para lá?

Ele não ficou preso por muito tempo, e os hobbits têm um poder de recuperação. A memória, ou o horror que a acompanha, provavelmente vão desaparecer depressa. Depressa demais, talvez. Você poderia, Aragorn, pegar a pedra de Orthanc e guardá-la? É uma tarefa perigosa.

Pippin soltou um suspiro e fez um esforço, mas permaneceu curvado, e depois ficou rígido; seus lábios se moveram sem fazer ruído por uns instantes. Então, com um grito estrangulado, caiu para trás e ficou imóvel no chão.

O grito foi agudo. Os guardas saltaram dos barrancos. Todo o

acampamento logo ficou em polvorosa.

— Então, este é o ladrão — disse Gandalf. Jogou depressa sua capa sobre o globo. — Mas você, Pippin! Este é um acontecimento lamentável! — Ajoelhou-se ao lado do corpo de Pippin: o hobbit estava deitado de costas, rígido, com olhos cegos na direção do céu.

— O feitiço! Que mal terá esse hobbit causado a si mesmo, e a todos

nós? — O rosto do mago estava contraído e lívido.

Pegou a mão de Pippin e curvou-se sobre seu rosto, tentando escutar-lhe a respiração; depois colocou a mão sobre a fronte. O hobbit estremeceu.

Seus olhos se fecharam.

Soltou um grito e sentou-se, olhando espantado para todos os rostos à

sua volta, pálidos ao luar.

— Isso não é para você, Saruman! — gritou ele numa voz aguda e fraca, afastando-se de Gandalf. — Vou mandar buscá-lo imediatamente. Está entendendo? Diga apenas isso! — Então Pippin esforçou-se para se levantar e escapar, mas Gandalf o segurou com delicadeza e firmeza.


— Tudo bem! — disse ele. — Não diga mais nada! Você não se tornou mau. Não há mentira em seus olhos, como eu receava. Mas ele não falou com você por muito tempo. Um tolo, mas um tolo honesto, você continua sendo, Peregrin Túk. Pessoas mais sábias poderiam ter-se saído pior numa situação dessas. Mas veja bem! Você foi salvo, e todos os seus amigos também, principalmente pela boa sorte, como se diz. Não pode contar com ela uma segunda vez. Se ele o tivesse interrogado, ali e naquela hora, é quase certeza que você lhe teria contado tudo o que sabe, para a ruína de todos nós. Mas ele foi ávido demais.



Criar Mortos-Vivos - Maior

necromancia 8

Na obra:

Nove ele deu a Homens Mortais, orgulhosos e poderosos, e desse modo os seduziu. Há muito tempo caíram sob o domínio do Um, e se tornaram Espectros do Anel, sombras sob sua grande Sombra, seus mais terríveis servidores.

Uma sombra veio de lugares distantes e escuros, e os ossos se mexeram dentro dos túmulos. Criaturas Tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios e correntes de ouro ao vento. Os anéis de pedra sorriam no chão como dentes quebrados ao luar. Os hobbits tremeram. Até no Condado, os rumores sobre as Criaturas Tumulares das Colinas dos Túmulos além da Floresta já tinham sido ouvidos

Há coisas mortas, rostos mortos na água disse ele cheio de terror.

— Rostos mortos!

Gollum riu.

— Os Pântanos Mortos, é, sim: esse é o nome deles — disse ele

gargalhando. — Você não deve olhar quando as velas estão acesas.

— Quem são eles? O que são eles? — perguntou Sam tremendo,

voltando-se para Frodo que agora vinha logo atrás.

— Não sei — disse Frodo numa voz que parecia saída de um sonho. Mas também os vi. Nas poças, quando as velas estão acesas. Jazem em todas as poças, rostos pálidos, nas profundezas das águas escuras. Eu os vi: rostos repugnantes e maus, e rostos nobres e tristes. Muitos rostos altivos e belos, e ervas em seus cabelos prateados. Mas todos nojentos, podres, todos mortos. Há uma luz terrível neles. — Frodo cobriu os olhos com as mãos. — Não sei quem são; mas tive a impressão de ter visto ali homens e elfos, e orcs ao lado deles.

— É, sim — disse Gollum. — Todos mortos, todos podres. Elfos e homens e orcs. Os Pântanos Mortos. Houve uma grande batalha há muito tempo, sim, assim lhe disseram quando Sméagol era jovem, quando eu era jovem antes de o Precioso chegar. Foi uma grande batalha. Homens altos com grandes espadas, e elfos terríveis, e orcses gritando.

Lutaram sobre a planície por dias e meses diante dos Portões Negros. Mas os Pântanos cresceram desde então, engoliram os túmulos, sempre se espalhando, se espalhando.

— Mas isso foi há uma ou duas eras — disse Sam. — Os Mortos não podem realmente estar lá. Isso é alguma feitiçaria criada na Terra Escura? — Quem pode saber? Sméagol não sabe — respondeu Gollum.



Telepatia

adivinhação 8

Na obra:

No início, conseguiu ver pouca coisa. Parecia estar num mundo de névoa no qual só havia sombras: o Anel agia sobre ele. Então, aqui e ali a névoa cedeu e ele viu muitas imagens: pequenas e nítidas como se estivessem sob seus olhos numa mesa, e ao mesmo tempo remotas. Não havia sons, só imagens claras e vívidas. Parecia que o mundo tinha encolhido e silenciado. Ele estava sobre o Trono da Visão no Amon Hen, a Colina do Olho dos homens de Númenor. Ao Leste, examinou as terras selvagens que não estavam nos mapas, planícies sem nome, e florestas inexploradas.

Olhou para o Norte e o Grande Rio jazia como uma fita embaixo dele; as Montanhas Sombrias se erguiam pequenas e rígidas como dentes quebrados. No Oeste viu as pastagens largas de Rohan, e Orthanc, o pináculo de Isengard, como um ferrão preto. Olhou ao Sul, e bem abaixo de seus pés o Grande Rio se enrolava como uma onda enorme e se jogava sobre as cachoeiras de Rauros num abismo de espuma; um arco -íris brilhante brincava na fumaça. E viu Ethir Anduin, o grande delta do Rio, e milhares de pássaros marinhos rodopiando como uma poeira branca ao sol, e debaixo deles um mar verde e prateado, encrespando-se em linhas intermináveis. Mas em todo lugar que olhava, via sinais de guerra. As Montanhas Sombrias se agitavam como formigueiros: orcs saíam de mil tocas. Sob os galhos da Floresta das Trevas havia contendas mortais entre elfos e homens e animais cruéis. A terra dos beornings estava em chamas; uma nuvem cobria Moria; fumaça subia das fronteiras de Lórien. Cavaleiros galopavam sobre a relva de Rohan; de Isengard jorravam lobos.

Dos portos de Harad, navios de guerra saíam para o mar; e do Oeste saíam homens sem parar: espadachins, lanceiros, arqueiros, carruagens levando líderes e carroças carregadas. Todo o poder do Senhor do Escuro estava em ação. Então, voltando-se de novo para o Sul, Frodo viu Minas Tirith. Parecia distante e bela: com muralhas brancas, muitas torres, majestosa e linda sobre sua montanha; seus parapeitos reluziam como aço, e suas torres brilhavam com muitas bandeiras. A esperança renasceu em seu coração. Mas contra Minas Tirith erguia -se outra fortaleza, maior e mais forte.

Sentiu que seu olhar se dirigia para o Leste, sendo atraído contra sua vontade. Passou pelas pontes arruinadas de Osgiliath, pelos portões escancarados de Minas Morgul e pelas Montanhas assombradas, detendo-se sobre Gorgoroth, o vale do terror na Terra de Mordor. Lá a escuridão jazia sob o sol. O fogo reluzia em meio à fumaça.


A Montanha da Perdição queimava e um cheiro insuportávelempesteava o ar. Então, finalmente, seu olhar foi detido: muralhas e mais muralhas, parapeito sobre parapeito, negra, incomensuravelmente forte, montanha de ferro, portão de aço, torre de diamante, ele a viu: Barad-dûr, a Fortaleza de Sauron. Perdeu todas as esperanças.


E, de repente, sentiu o Olho. Havia um olho na Torre Escura que nunca dormia. Frodo sabia que ele tinha percebido seu olhar. Uma determinação feroz e ávida estava nele. Saltou na direção de Frodo, que quase como um dedo o sentiu, procurando-o. Muito em breve iria tocá-lo e saber exatamente onde estava.

Ouviu-se dizendo:

—Nunca, nunca!

Ou seria: Sim, eu irei, irei até você? Não saberia dizer. Então, como um relâmpago, de algum outro ponto de poder veio à sua mente um outro pensamento: Tire-o! Tire-o! Tolo, tire-o. Tire o Anel!

As duas forças lutavam nele.

E Sauron o forjou na Montanha de Fogo na Terra da Sombra. E, enquanto usava o Um Anel, ele conseguia perceber tudo o que era feito pelos anéis subalternos, e ler e controlar até mesmo os pensamentos daqueles que os usavam.

Digo a você, Frodo, que neste exato momento em que conversamos eu percebo o Senhor do Escuro e sei o que se passa na mente dele, ou pelo menos tudo que se relaciona aos elfos. E ele sempre se insinua para me ver e ler meus Pensamentos. Mas a porta ainda está fechada.



Controlar o Clima

transmutação 8

Na obra:

— Pergunto se isso não é um artifício do Inimigo — disse Boromir. Dizem na minha terra que pode governar tempestades nas Montanhas da Sombra, que ficam nas fronteiras de Mordor. Tem poderes estranhos e muitos aliados.

— O braço dele realmente cresceu — disse Gimli —, se ele pode trazer a neve do Norte para nos atrapalhar aqui, a trezentas léguas de distância.

— O braço dele cresceu — disse Gandalf.

Naquele dia, o tempo mudou de novo, quase como se estivesse sob o comando de um poder que não via mais utilidade na neve, já que a Comitiva tinha — se retirado da passagem, um poder que desejava agora uma luz clara, na qual os seres que se movessem nas terras desertas pudessem ser vistos de longe.

A escuridão se desfazia precocemente, antes da data que seu Mestre havia determinado:

— Não monte no monstro do mar! Se as tiverem, os homens do mar poderão nos trazer comida e outras coisas de que necessitamos, e vocês podem permanecer aqui até que o Rei dos Bruxos vá para casa. Pois no verão o poder dele míngua, mas agora seu hálito é mortal, e seu braço frio é comprido.

Mas Arvedui não seguiu o conselho. Agradeceu ao chefe dos lossoth e na despedida deu-lhe seu anel, dizendo: — Este é um objeto que vale muito mais do que você possa imaginar. Simplesmente por ser antigo. Não tem poder algum, exceto a estima que lhe dedicam os membros de minha casa. Não vai ajudá-lo em nada, mas, se seu povo tiver qualquer necessidade, meus parentes podem resgatá-lo em troca de um grande estoque de tudo o que vocês desejarem.

Apesar disso, por acaso ou devido a algum poder de previsão, o conselho dos lossoth tinha valor; pois o navio ainda não tinha alcançado o alto-mar quando uma grande tempestade de vento se ergueu, e chegou do norte com uma nevasca que não permitia enxergar nada; o navio foi arrastado de volta na direção do gelo, que se empilhou ate cobri-lo por completo. Até os marinheiros de Cirdan ficaram sem ação, e durante a noite o gelo rompeu o casco, e o navio afundou.



Campo Antimagia

abjuração 8

Na obra:

Em sua extrema necessidade, puxou mais uma vez o frasco de Galadriel, mas ele estava pálido e frio em sua mão trêmula, e não jogava luz alguma naquela escuridão sufocante. Sam chegara ao coração do reino de Sauron, e ás forjas de seu antigo poder, as maiores da Terra-média; ali todos os outros poderes eram subjugados.

Antipatia/Simpatia

encantamento 8

Na obra:

— Sim, a Mordor — disse Gandalf — Infelizmente, Mordor atrai todas as coisas malignas, e o Poder Escuro estava usando todas as forças para reuni-las ali. O Anel do Inimigo também cumpriria seu papel, fazendo Gollum ficar atento aos chamados. E todas as pessoas estavam na época sussurrando sobre a nova Sombra no Sul, e sobre seu ódio pelo Oeste. Ali estavam seus novos e bons amigos, que o ajudariam em sua vingança.

(...)

Estes eram homens de outra raça, vindos das selvagens terras do leste, reunindo-se ao chamado de seu Senhor Supremo; exércitos que tinham acampado diante de seu Portão durante a noite e agora marchavam para aumentar seu poder crescente.

Não obstante, não se pode duvidar de que, quando Denethor viu grandes forças reunidas contra ele em Mordor, e mais Outras se reunindo, ele viu o que realmente é.

(...)

Entretanto, a sombra na Floresta das Trevas cada vez se adensava mais, e a Dal Guldur afluíam seres nefastos, de todos os lugares sinistros do mundo; e eles estavam mais uma vez unidos sob o comando de uma única vontade; e sua maldade era dirigida aos elfos e aos sobreviventes de Númenor.


Nuvem Incendiária
8º nível de conjuração

Na obra:

Então, com uma rapidez estonteante, surgiu um grande clarão vermelho. De trás das montanhas orientais ele saltou no céu e tingiu de escarlate as nuvens baixas.

E agora a luz vermelha no céu parecia mais forte; embora não pudessem saber se uma manhã terrível realmente estava chegando àquele lugar de sombra, ou se estavam vendo apenas a chama de alguma grande violência de Sauron no tormento de Gorgoroth mais além.



Símbolo de Persuasão

Abjuração 7

Na obra:

Apesar de reduzido a “um espírito de ódio levado por um vento sombrio”, não acho que seja necessário se espantar com esse espírito levando embora o Um Anel, do qual seu poder de dominação de mentes agora dependia amplamente.

(...)

Mas secretamente, no Fogo subterrâneo, em sua própria Terra Negra, Sauron criou Um Anel, o Anel Governante que continha os poderes de todos os outros e controlava-os, de modo que quem o usasse pudesse ver os pensamentos de todos aqueles que usavam os anéis menores, pudesse governar tudo o que faziam e, no final, pudesse escravizá-los por completo.



Forma Etérea

transmutação 7

Na obra:

Sauron, entretanto, não era de carne mortal; e, embora estivesse agora destituído dessa forma na qual havia cometido tamanho mal, para nunca mais voltar a parecer simpático aos olhos dos homens, mesmo assim seu espírito se elevou das profundezas e passou como uma sombra e um vento escuro por cima do mar, voltando à Terra-média e a Mordor, que era seu lar.

Então Sauron foi derrotado por algum tempo e abandonou seu corpo. Seu espírito fugiu para longe e se ocultou em local ermo. E por muitos anos ele não voltou a assumir forma visível.



Controlar Morto Vivo

Necromancia 7

Na obra:


Mas com enorme freqüência viam apenas os espectros e as ilusões de Sauron. E um a um mais cedo ou mais tarde, de acordo com sua força inata e a bondade ou a maldade de suas vontades no início, eles caiam sob a escravidão do anel que portavam e sob o domínio do Um, que era o de Sauron E se tornavam invisíveis para sempre, menos para ele, que usava o Anel Governante e passavam para o reino das sombras. Os nazgûl eram eles, os Espectros do Anel os mais terríveis servos do Inimigo. A escuridão ia com eles, e seus gritos eram dados com a voz da morte.

(...)

Foi nessa época que os dúnedain de Cardolan se extinguiram, e espíritos malignos de Angmar e Rhudaur invadiram os túmulos abandonados para ali morar.

(...)

Criaturas Tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios e correntes de ouro ao vento. Os anéis de pedra sorriam no chão como dentes quebrados ao luar.

(...)

Pensou ter visto dois olhos, muito frios, embora iluminados por uma luz pálida, que parecia vir de alguma distância remota. Então alguma coisa o prendeu, mais forte e mais fria que ferro.

O toque frio congelou seus ossos, e ele perdeu os sentidos. Quando voltou a si, por um momento não podia lembrar de nada, a não ser de uma sensação de terror.

(...)

Então, de repente, percebeu que estava aprisionado, irremediavelmente preso; estava num túmulo. Tinha sido pego por uma das Criaturas Tumulares, e já estava provavelmente subjugado aos terríveis encantamentos daquelas criaturas descritas em histórias sussurradas. Não ousou se mexer, e ficou como estava quando acordou: deitado de costas sobre uma pedra fria, com as mãos sobre o peito.




Dissipar Magia – Maior

Abjuração 6

Na obra:

Três vezes Lórien fora atacada por Dol Guldur, mas, além da coragem dos elfos daquela região, o poder que lá morava era forte demais para ser derrotado por quem quer que fosse, a não ser que o próprio Sauron atacasse Lórien.

Por quase dois anos depois da Dagor Bragollach, os noldor ainda defendiam a passagem ocidental perto das nascentes do Sirion, pois o poder de Ulmo estava naquela água, e Minas Tirith resistia aos orcs. Com o tempo, entretanto, depois da queda de Fingolfin, Sauron, o mais terrível e mais poderoso dos servos de Morgoth, que no idioma sindarin era chamado de Gorthaur, levantou-se contra Orodreth, o guardião da torre sobre Tol Sirion.



Conhecimento Lendário:

Divinação 6

Na obra:

Além do mais, eles não estavam em paz em seu íntimo, já que se haviam recusado a voltar para o oeste e desejavam tanto permanecer na Terra-média, que amavam, quanto gozar da bem-aventurança dos que haviam partido. Por isso, deram ouvidos a Sauron e com ele muito aprenderam, pois seu conhecimento era imenso.

(...)

Sauron com muitos argumentos negava tudo o que os Valar haviam ensinado. E disse aos homens que pensassem que no mundo, no leste e mesmo no oeste, ainda havia muitos mares e muitas terras a serem conquistadas, que possuíam tesouros sem conta.





Proteção Primordial (Primordial Ward)

6º nível de abjuração

Nas obras:

Talvez o Anel sinta falta do calor da mão de Sauron, que era negra e mesmo assim queimava como fogo, e assim Gil-galad foi destruído; e talvez, se o ouro for reaquecido, a inscrição fique visível outra vez.

Então os raios aumentaram e mataram homens nas colinas, nos campos e nas ruas da cidade. E uma faísca de fogo atingiu em cheio a cúpula do Templo e a fendeu, e ela ficou envolta em chamas. Mas o Templo em si não sofreu abalo, e Sauron ficou de pé em seu pináculo, desafiando os relâmpagos sem ser atingido.

E, quando os Capitães olharam para o sul na direção da Terra de Mordor, tiveram a impressão de que, negro contra a cortina de nuvens, erguia-se um enorme vulto de sombra, impenetrável, coroado de relâmpagos, enchendo todo o céu.



Visão da Verdade

adivinhação 6

Na obra:

No abismo negro apareceu um único olho que cresceu lentamente, até cobrir quase toda a extensão do Espelho. Tão terrível era aquela visão que Frodo ficou colado ao solo, sem poder gritar ou desviar o olhar. O Olho estava emoldurado por fogo, mas era ele mesmo que reluzia, amarelo como o de um gato, vigilante e atento, e a fenda negra de sua pupila era um abismo, uma janela que se abria para o nada.

Então o Olho começou a se movimentar, procurando algo de um lado e de outro, e Frodo percebeu, com medo e certeza, que ele próprio era uma das muitas coisas que estavam sendo procuradas. Mas também percebeu que não podia ser visto — por enquanto, a não ser que o desejasse.

E, de repente, sentiu o Olho. Havia um olho na Torre Escura que nunca dormia. Frodo sabia que ele tinha percebido seu olhar. Uma determinação feroz e ávida estava nele. Saltou na direção de Frodo, que quase como um dedo o sentiu, procurando-o. Muito em breve iria tocá-lo e saber exatamente onde estava.

O olho: aquela horrível sensação crescente de uma vontade hostil que lutava com grande força para penetrar todas as sombras de nuvens, e a terra e a carne, para vê-lo: para cravá-lo sob seu olhar mortal, nu, imóvel. Tão tênues, tão frágeis e tênues estavam ficando os véus que ainda ofereciam proteção contra ele. Frodo sabia exatamente onde a moradia atual e o coração daquela vontade estavam: e com a certeza com a qual um homem diz a direção do sol com os olhos fechados. Ele a estava encarando, e sua potência pesava-lhe sobre as pálpebras.

Sem qualquer propósito claro, puxou o Anel e colocou-o de novo no dedo. Imediatamente sentiu o grande fardo de seu peso, e sentiu de novo, agora mais forte e opressiva que nunca, a malícia do Olho de Mordor, perscrutando, tentando penetrar as sombras que fizera para a própria defesa, mas que nesta hora o atrapalhavam em sua inquietude e dúvida.


Proteger Fortaleza

abjuração 6

Na obra

Eram como grandes figuras sentadas em tronos. Cada uma tinha três corpos unidos, e três cabeças olhando para fora, e para dentro, e através do portão. As cabeças tinham caras de abutres, e em seus grandes joelhos descansavam mãos em forma de garras. Pareciam ter sido entalhadas em enormes blocos de pedra, imóveis, e apesar disso estavam vigilantes: algum espírito terrível de vigilância maligna morava nelas. Conheciam quem era um inimigo. Visível ou invisível, ninguém poderia passar despercebido. Proibiriam sua entrada, ou sua fuga.

Forçando sua disposição, Sam lançou o corpo outra vez para a frente, e parou com um solavanco, cambaleando como se tivesse levado um murro na cabeça e no peito.



Mover Terra

transmutação 6

Na obra:

— Sei pouco sobre Iarwain além do nome — disse Galdor. — Mas acho que Glorfindel está certo. O poder para desafiar o Inimigo não está nele, a não ser que esteja na própria terra. E, mesmo assim, podemos ver que Sauron tem o poder de torturar e destruir as próprias colinas.

As poças sufocantes estavam cheias de cinzas e lama que se espalhava, num branco-acinzentado repugnante, como se as montanhas tivessem vomitado a imundície de suas entranhas sobre as terras que as circundavam. Altos montes de pedra esmigalhada e esmagada, grandes cones de terra arruinados pelo fogo e manchados de veneno jaziam como um cemitério obsceno em fileiras intermináveis, lentamente reveladas na luz relutante.


Sam estava olhando para Orodruin, a Montanha de Fogo. De vez em quando, as fornalhas bem abaixo de seu pico de cinzas despejavam, em meio a grandes ondas e convulsões, rios de rocha fundida, saídos de fendas em suas encostas. Alguns corriam reluzindo na direção de Barad-dûr por grandes canais; outros traçavam um caminho sinuoso e entravam na planície de pedra, até se resfriarem e se deitarem como formas retorcidas de dragões, o vômito da atormentada terra.


De fato, toda a superfície das planícies de Gorgoroth estava salpicada de grandes buracos, como se, quando ela ainda era uma região coberta de lama mole, tivesse sido atingida por uma chuva de raios e pedras arrojadas por enormes fundas. Os buracos maiores eram contornados por bordas de rocha quebrada, e largas fissuras corriam deles em todas as direções.









Doença Plena

necromancia 6

Na obra:

E, no reinado de Telemnar, o vigésimo terceiro da linhagem de Meneldil, trazida por ventos sinistros do leste, veio uma peste que se abateu sobre o Rei e seus filhos, e muitos do povo de Gondor pereceram.


Ataque Visual

necromancia 6

Na obra:

Uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível.


Controlar os ventos

Transmutação 5

Na obra:

O que significa isso? O próprio ar parece estar espesso e escuro! É freqüente aqui essa escuridão, quando sopra o vento do leste?

- Não - respondeu Beregond -, isso não é natural. É algum artifício da malícia dele; algum tumulto de fumaça que ele envia da Montanha do Fogo para turvar nossos corações e nossas mentes. E realmente o efeito é esse.

(...)

Logo depois uma peste mortal chegou trazida por ventos escuros do leste.

(...)

Então veio uma rajada de vento incontrolável, e com ela, misturado ao seu rugido, chegou um guincho alto e agudo. O vento parecia empurrar sua voz de volta para a garganta, mas conforme passava, rugindo fosso acima e por sobre as colinas, um grito fraco de resposta chegou aos ouvidos de Sam. Felizmente, a superfície da rocha naquele ponto se inclinava bastante para trás, e o vento o pressionara contra o penhasco, d e modo que ele não tinha caído.



Onda Destrutiva

evocação 5

Na obra:

Teve uma visão rápida de nuvens rodopiando, e no meio delas torres e ameias, altas como colinas, fundadas sobre um poderoso trono de montanha acima de abismos incomensuráveis; grandes pátios e calabouços, prisões sem olhos, íngremes como penhascos, e portões escancarados feitos de ferro e pedra adamantina: e então tudo acabou. Torres caíram e montanhas deslizaram; paredes desmoronaram e derreteram, esboroandose; enormes espirais de fumaça e jatos de vapor subiam, subiam e se espalhavam, até formarem um teto semelhante a uma onda ameaçadora, e sua crista alucinada se crispou e veio descendo e cobrindo tudo, espumando sobre a terra. E então, por fim, através das milhas da planície chegou um ribombo, crescendo até se tornar um estrondo e um rugido ensurdecedores; a terra tremeu, a planície arfou, abriu-se em brechas e o Orodruín cambaleou. Chamas se lançavam de seu topo fendido. Os céus explodiram em trovão, cortados por relâmpagos.


Sonho

Ilusão 5

Na obra:

Mas achei que tinha vindo das Sombras do alto, pois caso contrário não haveria como entender a doença e a febre, já que o ferimento não foi profundo nem mortal. Como então interpreta o fato? - Cansaço, tristeza pela disposição do pai, um ferimento, e acima de tudo o Hálito Negro - disse Aragorn.


Mas agora sua arte e seu conhecimento se quedavam perplexos, pois havia muitos doentes de uma enfermidade que não podia ser curada; chamavam-na de Sombra Negra, pois vinha dos nazgúl. Aqueles acometidos por ela caiam lentamente num sonho cada vez mais profundo, entrando então no silêncio e numa frieza mortal, e assim morriam.


Ainda algumas vezes, no final da manhã, eles chegaram a falar alguma coisa, murmurando em seus sonhos; (...) - Talvez eu tenha o poder de curar-lhe o corpo, e de resgatá-la do vale escuro. Mas para o que ela despertará: para a esperança, para o esquecimento ou para o desespero, não posso saber.

- Éomer! Que ventura é esta? Pois disseram que estava morto. Mas não, essas foram apenas as vozes escuras no meu sonho. Quanto tempo fiquei sonhando?


Dominar Pessoa

encantamento 5

Na Obra

Em extrema necessidade, Sméagol, eu colocaria no dedo o Precioso, e o Precioso o dominou há muito tempo. Se eu, usando-o, precisasse comandá-lo, você obedeceria, mesmo que fosse para pular de um precipício ou se jogar no fogo. E esta seria minha ordem.


Receptáculo Mágico

Necromancia 5

Na obra:

E grande parte da força e da vontade de Sauron foi transmitida àquele Um Anel. Pois o poder dos anéis élficos era enorme, e aquele que deveria governá-los deveria ser um objeto de potência extraordinária.

(...)

Anel de Sauron é apenas um dos vários tratamentos míticos da colocação da vida ou poder de alguém em algum objeto externo, que assim fica exposto à captura ou destruição com resultados desastrosos para si mesmo. Se eu fosse “filosofar” esse mito, ou pelo menos o

Anel de Sauron, eu diria que ele era um modo mítico de representar a verdade de que a potência (ou talvez, melhor dizendo, potencialidade), se for ser exercida e produzir resultados, tem de ser externada e dessa forma, por assim dizer, sai, em um grau maior ou menor, do controle direto do indivíduo. Um homem que deseje exercer “poder” deve possuir subordinados, que não são ele mesmo. Mas ele então depende deles.



Localizar Criatura

Adivinhação 4

Na obra:

E, de repente, sentiu o Olho. Havia um olho na Torre Escura que nunca dormia. Frodo sabia que ele tinha percebido seu olhar. Uma determinação feroz e ávida estava nele. Saltou na direção de Frodo, que quase como um dedo o sentiu, procurando-o. Muito em breve iria tocá-lo e saber exatamente onde estava.

(...)

Quase foi revelado ao Inimigo, mas escapou. Tive alguma parte nisso: pois sentei-me num lugar alto, e lutei contra a Torre Escura e a Sombra passou.


Transferir magia

Invocação 4

Na obra:


Por sobre os montes de mortos um vulto hediondo surgiu: um cavaleiro, alto, encapuzado, coberto por um manto negro. Lentamente, pisando e esmagando os caídos, cavalgou á frente, sem se importar com a possibilidade de ser atingido por uma lança. Parou e ergueu uma enorme espada pálida. Assim que fez isso, um grande terror atingiu a todos, defensores e inimigos; as mãos dos homens ficaram imóveis ao longo dos corpos, e nenhum arco zuniu. Por um momento, todos ficaram paralisados.


Os tambores retumbaram e repicaram. Num impulso enorme, Grond foi arrastado à frente. Atingiu o Portão. Balançou no ar. Um enorme estrondo retumbou Através da Cidade, como um trovão rolando nas nuvens. Mas as portas de ferro e os pilares de aço resistiram ao golpe. Então o Capitão Negro se ergueu nos estribos e gritou numa voz apavorante, ronunciando em alguma língua esquecida palavras de poder e terror capazes de estraçalhar coração e pedra.

Três vezes gritou. Três vezes o grande aríete retumbou.


E de repente, no último golpe, o Portão de Gondor partiu-se. Como se sob o efeito de algum feitiço explosivo, ele caiu aos pedaços: houve um clarão de luz cortante, e as portas se espatifaram no chão. Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgúl. Uma grande figura negra contra as labaredas ao fundo, ele assomou, transformado numa enorme ameaça de desespero. Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgúl, pelo arco que nenhum inimigo jamais

atravessara, e todos fugiam diante dele. Todos exceto um. Esperando ali, imóvel e calado no pátio diante do portão, estava Gandalf montado em Scadufax: Scadufax que era o único entre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, imóvel, imperturbável como uma imagem esculpida em Rath Dinen.


- Não pode entrar aqui - disse Gandalf, e a enorme sombra parou. - Volte para o abismo que lhe foi preparado! Volte! Caia no nada que aguarda você e seu Mestre. Vá! O Cavaleiro Negro jogou para trás o capuz e todos ficaram atônitos: ele tinha uma coroa real, e mesmo assim ela não repousava sobre nenhuma cabeça visível As labaredas rubras reluziam entre a coroa e os ombros largos e escuros protegidos pela capa. De uma boca invisível veio uma risada mortal.

- Velho tolo! - disse ele. - Velho tolo! Esta é a minha hora. Não reconhece a morte ao deparar com ela? Morra agora e pragueje em vão! - E com essas palavras ergueu a espada, de cuja lâmina escorriam chamas. Gandalf não se mexeu. E naquele exato momento, em algum pátio distante da Cidade, um galo cantou. Cantou num tom estridente e cristalino sem se importar com feitiçaria ou guerra, apenas saudando a manhã que no céu, acima das sombras da morte, chegava com a aurora.

Eles não possuem um grande poder físico contra os que não têm medo; mas aquele que possuem, e o medo que inspiram, é aumentado enormemente na escuridão. O Rei-Bruxo, seu líder, é mais poderoso do que os outros de todas as maneiras; mas ele ainda não deve ser elevado à estatura do Vol. III. Lá, colocado no comando por Sauron, é conferida a ele uma força demoníaca adicional. Mas, mesmo na Batalha do Pelennor, a escuridão recém acabara de irromper.



Visão no escuro

Transmutação 2

Na obra:


Imediatamente sentiu o grande fardo de seu peso, e sentiu de novo, agora mais forte e opressiva que nunca, a malícia do Olho de Mordor, perscrutando, tentando penetrar as sombras que fizera para a própria defesa, mas que nesta hora o atrapalhavam em sua inquietude e dúvida.


Água Enlouquecedora

Conjuração 2

Na obra:


Mas Gandalf imediatamente reprovou a ideia, por causa do mal que morava no vale, onde as mentes dos homens vivos se voltariam para a loucura e o terror, e também por causa das notícias que Faramir trouxera.





Ver invisibilidade

Divinação 2

Na obra:



Podiam caminhar, se quisessem, sem serem vistos por nenhum olhar neste mundo sob o sol; e podiam enxergar coisas em mundos invisíveis para os mortais. Mas com enorme freqüência viam apenas os espectros e as ilusões de Sauron.

(...)

E um a um mais cedo ou mais tarde, de acordo com sua força inata e a bondade ou a maldade de suas vontades no início, eles caiam sob a escravidão do anel que portavam e sob o domínio do Um, que era o de Sauron E se tornavam invisíveis para sempre, menos para ele, que usava o Anel Governante e passavam para o reino das sombras.


Escuridão

Invocação 2

Na obra:

Por volta dessa época uma sombra cai sobre a Floresta Verde, e os homens começam a chamá-la de Floresta das Trevas.


Medo

Necromancia 2

Na obra:

Frodo estava sentado em silêncio e paralisado. Parecia que o medo estava estendendo uma mão enorme, como uma nuvem escura que nascia no Leste e avançava para envolvê-lo.

(...)

Os nazgûl eram eles, os Espectros do Anel os mais terríveis servos do Inimigo. A escuridão ia com eles, e seus gritos eram dados com a voz da morte

(...)

No entanto, governava mais pela força e pelo medo, se esses pudessem resolver. E aqueles que percebiam sua sombra a se espalhar pelo mundo o chamavam de Senhor do Escuro, e de Inimigo.



Detectar Pensamentos

Adivinhação 2

Na obra:

E, enquanto usava o Um Anel, ele conseguia perceber tudo o que era feito pelos anéis subalternos, e ler e controlar até mesmo os pensamentos daqueles que os usavam. (...) Neste lugar alto você poderá ver os dois poderes que se opõem; e agora ambos sempre lutam através dos pensamentos, mas embora a luz perceba o próprio coração da escuridão, seu próprio segredo ainda não foi descoberto. Não por enquanto! - Voltou-se e desceu rapidamente, e os outros o seguiram.

(...)

Digo a você, Frodo, que neste exato momento em que conversamos eu percebo o Senhor do Escuro e sei o que se passa na mente dele, ou pelo menos tudo que se relaciona aos elfos. E ele sempre se insinua para me ver e ler meus Pensamentos. Mas a porta ainda está fechada.


Conjurar Enxames

Invocação 2

Na Obra:

Os morcegos estão sobre seu exército como um mar de gafanhotos. Vêm montados em lobos e trazem wargs consigo. (...) Logo a trovoada passou, voltando-se para o sudeste, mas a nuvem de morcegos veio, voando baixo, por sobre a saliência da Montanha, rodopiando acima deles, vedando toda a luz e enchendo-os de terror.

(...)

Logo, uma escuridão verdadeira cobria o céu tempestuoso, enquanto os grandes morcegos ainda rodopiavam ao redor das cabeças e orelhas de homens e elfos ou grudavam como vampiros nos caído.


Silêncio

Ilusão 2

Na obra:

- Vocês não terão nem o Anel, nem a mim! Então o líder, que já tinha atravessado o Vau até a metade, levantou-se nos estribos, ameaçador, e ergueu a mão. Frodo foi tomado por uma espécie de adormecimento.

Sentia a língua aderindo à boca, e o coração batendo com dificuldade. Sua espada quebrou e caiu da mão trêmula.


Compreender Línguas:

Divino 1

Na obra:

Talvez o Anel proporcionasse o de línguas, ou simplesmente o entendimento, especialmente dos servidores de Sauron, seu criador, de modo que se Sam prestava atenção conseguia entender e traduzir o pensamento para si mesmo.
 
Última edição:
Me ajudem a fazer um build para Sauron na 3ª era. Comecei a montar a ficha, mas queria uma segunda opinião.

Sauron


O Senhor dos Anéis

Divindade Menor

Símbolo: Olho sem Pálpebra, circundado em fogo.

Plano Natal: Mansões Eternas de Iluvatar

Tendência: Leal e Mal

Aspectos: Fogo, Necromancia, Anéis, Trevas, Mentira.

Seguidores: Orcs, Trolls, Lobisomens, Espectros, Homens.

Tendência dos Clérigos: Leal e Mau

Domínios: Fogo, Vulcões, Trevas, Necromancia, Mentira

Arma: O Um Anel


Outrora havia Sauron, o Maia, que os sindar em Beleriand chamavam de Gorthaur. No início de Arda, Melkor seduziu-o para sua vassalagem, e Sauron se tomou o maior e mais confiável dos servos do Inimigo; e também o mais perigoso, pois podia assumir muitas formas; e por muito tempo, se quisesse, ainda pôde aparentar nobreza e beleza, de modo a enganar a todos, à exceção dos extremamente cautelosos.

Como um dos Maiar, Sauron foi criado por Ilúvatar antes da Música dos Ainur. No início dos tempos, ele estava entre os Ainur que entraram no Eä. Aqui ele se tornou um dos Maiar de Aulë, e era conhecido como Mairon, o admirável.

Por amar a ordem e a coordenação, e desgostar toda confusão e fricção excessiva constante no mundo, Sauron se aliou a Melkor, o antigo Inimigo, pois foi a aparente vontade e poder de Melkor em realizar seus desígnios rapidamente e com maestria que inicialmente atraiu Sauron a ele. Enquanto Morgoth estava no poder, Sauron não procurou ser superior, mas trabalhou e desejou o triunfo de Melkor, que no começo, ele adorava. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda, em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação; e era menos maligno do que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio.


Dogma


Com medo, arrepende-se quando o Primeiro Inimigo é derrotado por completo mas, no fim, não faz conforme o ordenado, que é retornar para ser julgado pelos deuses. Ele continua na Terra-média. Muito lentamente, começando com motivos razoáveis, a reorganização e reabilitação da ruína da Terra-média, “negligenciada pelos deuses”, ele torna-se uma reencarnação do Mal e um ser que anseia pelo Poder Completo com a dominação das vontades dos seres racionais da Terra Média.

AINU/MAIA (GRANDE)

POSTO DIVINO: 7.

DADOS DE VIDA: 20D8 (extraplanar) + ?d? (feiticeiro) + bônus racial + HP

INICIATIVA: + 13 aprimorada (+ 6 qualidade feiticeiro + 7 posto divino).

DESLOCAMENTO: 24 M. Na forma espiritual viaja 1000 metros por rodada.

CLASSE DE ARMADURA: + 2 Constituição (RAGE) + 2 Força (Rage) + 1 Iniciativa (Rage) – 2 penalidade de armadura + 4 constituição (bear endurance) + 4 fortitude + 8 (proteções contra caos, mal, bom e leal) + 20 (armadura natural + posto divino) + 4 dispel chaos + 4 dispel good + 4 dispel evil + 4 dispel Law + 4 bônus racial (Ainur)


I) Denominações: Gorthaur; Annatar, o senhor das dádivas; o Inimigo; a Grande Sombra; Senhor dos Anéis; o Senhor dos Homens; o Impostor; the deceiver. A Mão Negra. O mestre Máximo da Traição.

II) Símbolo: Olho sem pálpebra envolto em chamas. Com a pupila que se assemelha à de um Réptil.

III) Plano: Mansões de Iluvatar. Tendo fixado residência em Arda (Planeta Terra). Com domínio no plano material na Terra Amaldiçoada de MORDOR.

IV) Alinhamento: Lawfull good (início) – lawfull evil (posterior).

V) Tipo: Ainu (categoria Maia).

VI) Fidelidade: ERU/Aulë (inicialmente) – Melkor (posteriormente).

VII) Aspectos: Fogo; Escuridão; Medo; Clima; Necromancia; Lobisomens; Lobos; Anéis; Orcs; Destruição; vulcão; frio; corrupção.

VIII) Seguidores: Orcs, Nazgûls, Homens (Haradrins, Númenorianos Negros, Carroceiros, Khands, Variags). Necromantes, feiticeiros, adoradores de Morgoth.

IX) Tendência de clérigos: Sauron não possui clérigos no sentido referente à sua versão de D&D, mas no caso dos Nazgûls, eles são agraciados por via de intercessão/intervenção de seu Mestre na aquisição de poderes e feitos aqui definidos como “Demonic Powers”. Tendo por alinhamento: Lawful evil.

X) Domínios: Fogo; Ar; Terra; Escuridão; Caos; Medo; Clima; Necromancia; Lobisomens; Aneis; Orcs; Destruição; vulcão; frio, inverno.

XI) Armas prediletas: O um anel

XII) Magias Conhecidas:
Nível:
10 - Controlar Vulcão/Sugestão em massa, maior - épico/Dominar Monstros em massa, maior/Maldição da noite, maior;
9 - Tempestade da Vingança;
8 - Aprisionar alma/Terremoto/Palavra de Poder - Atordoar/Criar morto-vivo, maior/Telepatia/Controlar o Clima/Campo Anti-magia/Antipatia e Simpatia/Nuvem Incendiária/
7 - Símbolo de Persuasão/Forma Etérea/Controlar morto-vivo/
6 - Dissipar magia, maior/Conhecimento Lendário/Proteção Primordial (fogo e eletricidade)/Visão da Verdade/Proteger Fortaleza/Mover Terra/Doença Plena/
5 - Controlar Ventos/Onda destrutiva/Sonho (pesadelo)/Dominar Pessoa/Receptáculo Mágico/
4- Localizar Criatura/Transferir magia/
3 - n/a
2 - Visão no escuro/água enlouquecedora/ver invisibilidade/medo/detectar pensamentos/conjurar enxames/silêncio/
1 - Compreender línguas
0 - n/a

Qual sistema isso ai?
** Posts duplicados combinados **
Porque se for para o 5e tem algumas observações:
- Se for um NPC, é só dar a habilidade que você quiser e calcular o ND de acordo o livro do mestre;
- Se for um PDJ, pega um mult-classe de Clerico domínio da morte e Druida dos esporos (não lembro o livro desses dois acho que é o mestre e guia da costa da espada), pq ele da para gerar um pequeno exercito de mortos com esporros e tals, pq como player é impossível faze-lo :D
 
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