• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pena de morte

Você é contra ou a favor da pena de morte?


  • Total de votantes
    67

Achei que havia algum projeto sobre o tema enviado ao Congresso. Há outro brasileiro na fila e estão tentando alegar que ele precisa de tratamento psicológico... imagino que precise. Traficar num país que pune com a morte transporte de drogas, só pode ser louco.
 
Achei que havia algum projeto sobre o tema enviado ao Congresso. Há outro brasileiro na fila e estão tentando alegar que ele precisa de tratamento psicológico... imagino que precise. Traficar num país que pune com a morte transporte de drogas, só pode ser louco.

Pode ser louco, mas acho que parte do debate é se a punição é proporcional ao crime ou se ela sequer deveria existir.
 
Achei que havia algum projeto sobre o tema enviado ao Congresso. Há outro brasileiro na fila e estão tentando alegar que ele precisa de tratamento psicológico... imagino que precise. Traficar num país que pune com a morte transporte de drogas, só pode ser louco.
O valor da droga lá é muito maior, o lucro é imenso, eles se arriscam.

Pode ser louco, mas acho que parte do debate é se a punição é proporcional ao crime ou se ela sequer deveria existir.
Não acho proporcional e ao mesmo tempo não acho que o Brasil deva intervir.
 
Achei que esse tópico tinha uma enquete para saber as opiniões das pessoas. Querer argumentar se funcionaria ou não, é um segundo debate. O primeiro, ao meu ver, é o que a moral de cada um aqui diz: se é certo ou errado adotar a pena de morte. Se é certo ou errado matar alguém, por mais horrível que tenha sido o seu crime.

O fato de ter uma enquete simplifica enormemente as coisas pois há quem prefira manifestar sua opinião somente através dela. Aliás, se eu tivesse elaborado eu teria inserido uma terceira opção "A favor com restrições" pois no meu caso, só sou favorável para crimes gravíssimos, envolvendo criminosos cuja chance de recuperação pra sociedade é tão ínfima quanto se ganhar na Megasena.

Quanto ao debate, é algo que rende uma discussão bem ampla. Pode-se debater se será funcional, moral ou até outros aspectos que ainda não foram abordados. Todos são válidos.
 
só sou favorável para crimes gravíssimos, envolvendo criminosos cuja chance de recuperação pra sociedade é tão ínfima quanto se ganhar na Megasena.

Pois é, só esse pequeno detalhe faz toda a diferença no debate, já que você parte do pressuposto de que existem pessoas que estão além da recuperação, com baixa possibilidade de reinserção na sociedade. Volto ao mesmo ponto que citei no tópico da pedofilia: É possível dizer se essas pessoas são más ou se tem problemas mentais? Se tem problemas mentais, é justo matá-las?
 
Pois é, só esse pequeno detalhe faz toda a diferença no debate, já que você parte do pressuposto de que existem pessoas que estão além da recuperação, com baixa possibilidade de reinserção na sociedade. Volto ao mesmo ponto que citei no tópico da pedofilia: É possível dizer se essas pessoas são más ou se tem problemas mentais? Se tem problemas mentais, é justo matá-las?

Eu sinceramente não confio plenamente nisso. Existem casos de doença mental comprovados, mas não me agrada ver se usar cada vez mais a desculpa de doença pra se aliviar penas de criminosos que antes da detenção paralelamente sempre levavam uma vida normal (trabalhando, estudando, etc), ou seja tendo até uma boa compreensão de que é certo e errado sob vários aspectos, mas chegando ao ponto irracional de cometer um ou mais crimes bárbaros. Como não tenho rabo preso com nenhuma religião, pessoalmente não vejo a pena de morte pra esses casos injusta não.
 
Acho que não precisa apelar para religião para ser contra - tanto os casos injustos quanto a pena de morte em si.
 
O X é averiguar casos em que a doença impede o sujeito completamente de ter controle sobre suas ações ou não. Se mesmo anseios tão básicos e naturais quanto se alimentar ou manter relações sexuais podem ser resistidos (jejum e celibatários), não acredito que doentes mentais em sua totalidade não possam fazer o mesmo.
 
Sem querer discorrer uma tese sobre o assunto, só queria dizer que até hoje não vi nenhum estudioso de Direito ou de qualquer ciência que estude o Estado ser favorável à pena de morte. Seja do ponto de vista moral, jurídico ou prático.
 
Sem querer discorrer uma tese sobre o assunto, só queria dizer que até hoje não vi nenhum estudioso de Direito ou de qualquer ciência que estude o Estado ser favorável à pena de morte. Seja do ponto de vista moral, jurídico ou prático.

E quais argumentos apresentam contra?
 
E quais argumentos apresentam contra?
Sem querer discorrer uma tese sobre o assunto.
:p
Sério, não me obrigue a fazer isso agora hahaha Não dá pra simplesmente listar, tem que desenvolver.

Faz o seguinte: depois de domingo 25/01 (meu concurso) você me marca e eu prometo que faço uma dissertação, ok? :mrgreen:
 
Última edição:
Várias coisas me intrigam no apoio à pena de morte, mas uma delas é como que definem o arbitrário limite entre passível ou não passível da pena. Tá ok, matou tem que morrer. Então se o sujeito ao invés de matar, torturar, então ele só vai preso. Torturador também vai morrer então. As variações do argumento são infinitas.
 
Ora, igual hj definem entre 10 anos ou 30 anos ou perpétua (onde tem). Tem critérios pra definição da pena, agravantes, atenuantes e etc.

Ou então não entendi direito seu pensamento...
 
Ora, igual hj definem entre 10 anos ou 30 anos ou perpétua (onde tem). Tem critérios pra definição da pena, agravantes, atenuantes e etc.

Ou então não entendi direito seu pensamento...

Cara, a diferença é que num caso os agravantes e atenuantes podem gerar mais ou menos anos. No caso da pena de morte, é binário - morre ou não morre. Um pouquinho mais extremo do que alguns anos na cadeia.
 
Sim, mas no caso não seria qualquer crime. Na minha cabeça tem um sistema parecido a uma escala que vai de multa, prisão de meses, de anos, perpétua até no último caso pena de morte, para casos ultra graves. É o mesmo que já usam hoje, só que com a escala mais ampla e mais severa.
 
Tem uma outra questão, que acho que vocês estão esquecendo de discutir aqui.

Se algum criminoso mata ou comete alguma atrocidade contra um inocente (ainda mais se for uma pessoa querida para você), é natural sentir ódio e desejo de vingança. Um pai que perde o filho, assassinado, pode até pegar uma arma, ir atrás e meter bala no criminoso - e a sociedade em sua maioria irá aplaudir a reação. Só que isso é a reação de pessoas. Carne, osso e paixão.

Com o Estado é completamente diferente. Não pode haver decisão passional por parte do Estado. A visão de Justiça como "Vingança Pública", já foi superada há muito tempo. Quando você dá uma pena para o criminoso, de nenhuma forma o objetivo é saciar a sede popular por vingança. É meramente o cumprimento das normas necessárias para a convivência em sociedade. É a prevenção, para que outras pessoas se sintam desencorajadas a fazer o mesmo. A ressocialização já vai ter o seu objetivo durante o cumprimento da pena, já almejando quando ela acabar.

Se todos nós tomamos a decisão fria e racional - através do Estado - de que um outro igual, um ser humano, não pode mais continuar vivendo e que deve ser executado, eu só posso enxergar isso como a falência dos direitos humanos. Se a Vida é o maior bem que reconhecemos, pelo menos no ordenamento jurídico, porque diabos iríamos escolher pela Morte a um indivíduo que já foi rendido, preso e que está à mercê da Justiça? Na minha opinião, pena de morte é algo totalmente abominável.

Isso tudo, claro, pensando em um cenário jurídico hipotético em que não haja corrupção e equívocos bizarros. Porque a partir do momento que você passa a considerar essas situações, começa a dar mais medo ainda da pena de morte. Alguém pode ser executado, e anos depois de sua morte se descobre um fato novo na investigação que inocentaria o réu. Se ele estivesse preso já seria terrível... Mas é só abrir a porta da cela, e deixar ele ir embora. Mas e se já estiver morto? Como faz?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo