• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma dúvida sobre a condenação de Mandos e seus afetados

Eu estava lendo o Silmarillion e me veio a questão, todos os noldor que atravessaram ou somente aqueles que estavam presentes no fratricidio de aqualondë e realmente derramaram sangue estão condenados? Por que eu estava lendo o trecho do capítulo de Beren e luthien e no trecho sobre a morte de Felagund ele diz que não sabe quando vai sair de Mandos o que dá a entender que ele foi afetado pela condenação ( mesmo que eu nesse momento não me lembre se ele chegou a participar diretamente do fratricidio, mas ele na teoria ainda é um noldor que saiu de valinor), mas logo em seguida é mencionado que ele estaria caminhando ao lado do pai em eldamar e não proibido de reincarnar, isso confundiu minha percepção de quem realmente é condenado ou não, ai discutindo com um amigo meu também surgiu o questionamento, os noldor condenados são só aqueles que atravessaram ou isso engloba todos os seus descendentes? Por que se for assim muita gente que nem tinham nascido também estaria fadada a cair sobre esse prenúncio, o que vocês pensam sobre o assunto?
 
Só abri o topico porque achei que era ele rs
 
O período mais pesado da condenação é antes da derrota final de Melkor (quando Melkor é morto e banido pelos Poderes a vingança está concluída e o juramento dos Noldor é satisfeito em parte por Melkor ser destruído).


some of the Noldor who had no hand in the Kinslaying, including Finarfin son of Finwë and Indis, returned to Valinor, and the Valar forgave them.

Outro caso especial dos Noldor é o caso dos Noldor da época da travessia ainda vivos na luta contra Sauron como Galadriel que retornaram a Valinor nos barcos pelos portos Cinzentos (retornar nos barcos é sinal de perdão já que na época de Melkor se um elfo condenado usasse barco não chancelado por Ulmo ou pelos Poderes se afogaria no meio do caminho).

Sobre os descendentes:

Após a derrota de Melkor os elfos foram todos convocados por Eonwe:

Eönwë, the herald of Manwë, summoned all the Elves of Beleriand to depart Middle-earth and go to Valinor.


Os elfos do Exílio tendiam a ter sido punidos também no desejo de ter prole, afinal, Feanor teve apenas um neto que também seria morto sem deixar filhos.

Os elfos que se envolveram com humanos ou até se casaram com eles tendem a compartilhar com os homens o privilégio de receber tolerância dos Poderes porque os Poderes precisavam demonstrar tolerância com os homens porque ainda eram novos e frágeis no mundo. Finrod ajudou aos homens e isso pesava muito a seu favor diante dos Poderes. Aqui é preciso que se diga que o lado da família de Fingolfin tinha um canal de comunicação com os Poderes via Melian que era amiga de Galadriel. O lado de Feanor era quase todo fadado a danação acelerada ao inferno.

Em resumo: A maldição variava no tempo (condenação era mais severa no início) e no espaço (quanto mais distante dos interesses de Feanor, menos condenado ele estaria).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo