• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais jogos você gostaria de ver serem adaptados para o cinema?

No decorrer desta existência, sempre nos deparamos com jogos que possuem uma história que toca nossos corações. Fazer parte destas histórias através do jogo é muito bom, mas quando ela chega ao fim, nasce um desejo de vivenciá-la novamente e nem sempre é agradável fazer isto através de uma mesma mídia.

Ver a história de um jogo ser adaptada ao cinema soa assustador; Há sempre a chance da adaptação não ser de qualidade; Ou ser, mas de uma maneira diferente da que o jogo lhe cativou.

Não sejamos pessimistas, pensemos naqueles jogos que gostaríamos de ver sua história sendo contada através de um filme já encarando a adaptação como bem retratada.
 
Eu tenho minhas dúvidas.

Uma vez li que um dos motivos de talvez ser tão complicado um jogo ser transformado em filme se dá pelo não entendimento da diferença entre as mídias.
Um grande jogo usualmente é um onde a jogabilidade e mecânica de jogo são o grande atrativo, e isso é justamente algo que o cinema não dispõe em seu arsenal.

Hoje em dia, eu acho que jogos como God of War e muitos outros de ação vão se tornar quase necessariamente genéricos filmes de ação, como tem sido essa onda recente dos filmes de super heróis.
O legal de GoW é ser Kratos, controlar Kratos. É meio entendiante ver outra pessoa jogando, não é? Eu acho. O diretor teria que mudar um pouco a essência da obra pra transformar ser divertido apenas assistir Kratos.

Entendendo que as mídias são diferentes e pegando um bom diretor que conheça o material mas tenha liberdade de realmente adaptá-lo a linguagem cinematográfica (sem precisar aturar os fanáticos reclamando que mudou isso ou mudou aquilo na historinha), aí eu diria que praticamente qualquer bom game pode se tornar um bom filme.
Assim como hoje em dia já se faz um bom filme de qualquer bom livro (ou até livros ruins), não precisa ser apenas filmes do supra-sumo da literatura mundial (muitas vezes supra-sumos da literatura mundial na verdade tem filmes péssimos justamente porque os diretores acabam ficando fiéis demais ao livro e a forma narrativa do livro com medo de represálias de que estaria blasfemando a obra-prima original).

Qual diretor de ponta tem a cultura gamer em suas entranhas de forma a conseguir fazer essa ponte? Ou até os produtores que escolhem os projetos a serem financiados.
Martin Scorsese? Ha. Kiarostami? Hé. Polanski? Hi.
Acho que talvez seja necessário esperar uma geração a mais. Assim como os quadrinhos esperaram.


Ainda assim talvez pudesse ser interessante especular como um Tarkovsky adaptaria Shadow of the Colossus. Ou Polanski com Phantasmagoria. Ou Linklater com The Sims ( :-P ). etc
 
Última edição:
1. Baldur's Gate

História extraordinária. Uma combinação de Conan, o Bárbaro com Senhor dos Anéis. Não tem como dar errado.
Acho que uma adaptação como essa poderia ser a porta de uma nova tentativa de Dungeons & Dragons no cinema, já que na última vez foi um fracasso total.

2. Street Fighter

Pois é. Também já teve uma tentativa... Mas aquele filme do Van Damme foi totalmente trash. Acho que poderia dar muito certo se eles fizessem uma adaptação bem realista, no estilo da trilogia Dark Knight do Nolan. Acho que o principal é ir explorando o submundo de torneios ilegais pelo mundo (explorar muito o continente asiático), mais ou menos na pegada da série animada Street Fighter Victory, e deixar bem raros, só como uma pimentinha, alguns efeitos sobrenaturais, como o Hadouken. Acho que pode dar muito certo, porque tem vários personagens extraordinários, como vocês podem ver nesse curta metragem contando a história do Vega.

3. God of War

Já estão fazendo. É só ver esse teaser de brincadeira, que já dá pra ficar com água na boca. Acho que pode dar muito certo sim.

4. The Legend of Zelda

É... A Nintendo tem que explorar essa franquia de alguma forma no cinema. Não sei se com animação, ou se em filme filmado... Mas com um bom roteirista, dá pra tirar uma boa série de filmes daí.

5. Diablo

Mitologia bem legal de Demônios e Anjos em Diablo. Da forma como reconstruíram a história no Diablo 3, acho que pode ficar bem interessante um filme, começando a história com o Aidan (o Guerreiro do D1, e Príncipe de Tristam, herdeiro do Rei Leoric), que depois se torna o The Dark Wanderer.

6. Castlevania

Acho que poderia ser o que o filme do Van Helsing do Hugh Jackman prometeu e não conseguiu fazer... O confronto de um caçador de vampiros foda com o Drácula, e com vários outros tipos de monstros de back ground. O estúdio só tem que bancar a categoria R, que dá pra fazer algo bacana.
 
Última edição:
Monkey Island... mas poxa, já fizeram, Piratas no Caribe sem o Guybrush :???::osigh:

Ah um jogo meio antigo chamado Homeworld também seria muito legal.
 
Ah um jogo meio antigo chamado Homeworld também seria muito legal.

AE, alguem que conheçe o Homeworld!!!! Mas acho q daria mais uma serie (a la Battlestar Galatica or such) do que um filme.... Muito conteúdo, pouco tempo.

Metal Gear Solid, qualquer um. Já é quase um filme, fácil de adaptar. Assassin's Creed, d novo, seguindo a Main Quest de qualquer um deles, eh quase um filme (ja eh livro, disso pra filme é um pulo).

Um filme que vi recentimente que usa um mecanismo tipico de game eh o Edge of Tomorrow, com Tom Cruise. Sem dar spoiler, mas nunca tinha visto Respawn num filme =P

Unreal Tournament tambem seria interessante (mas MUITO sangrento).

Warframe tem bastante potencial de action, mas como eh MMO-ish, a caracterização dos personagem seria um problema.

Starcraft, Warcraft, Overwatch, quase tudo da Blizz dah pra fazer um filme tambem.
 
Starcraft, Warcraft, Overwatch, quase tudo da Blizz dah pra fazer um filme tambem.

E pela fala do sujeito
Vamos fazer produções em vídeo e outras mídias que contarão os acontecimentos de Overwatch. Queremos que as pessoas estejam nos mapas e consigam ver pequenas referências à história que eles só conhecerão se tiverem acompanhado a expansão do universo em outras mídias - e aí temos a liberdade de usar livros, filmes e muitas outras coisas

Acredito que eles estão muito interessados em investir neste segmento
 
Twisted Metal ficaria bom, mas o filme já foi "feito", hehehe.

No Twisted Metal de PS3, as histórias que vão sendo contadas através das cutscenes são tão espetaculares, que supriu a necessidade de qualquer filme ser produzido pelo resto da eternidade. Pra quem quiser assistir só aos cutscenes, tá aqui:

(Tá com os cutscenes de introdução de cada fase também, mas esse é o vídeo que está com melhor resolução no youtube)
 
Alguns que eu queria ver:

-Queria ver um filme sobre o jogo de PSX de Serial Experiments Lain. (menina hacker que precisa se tratar no psicólogo)
-Um jogo de ação tendo a Faith do jogo Mirror Edge. (Governos opressores e lutadores que só tem o corpo pra se defender)
-Um drama tranqüilo e romântico de fantasia rural com Harvest Moon.
 
Excelente a lista do @Thor, o Diablo é um dos que mais tenho vontade de ver na tela grande. No papel eu nem saberia estimar quantos jogos tem potencial pra virar filme, uns mais e outros menos, mas o que importa é que no final tudo depende muito de encaixar um bom roteiro, direção e elenco, pois se adaptação não for realista a altura, é uma oportunidade que se perde.
 
Aliás, se for pra sonhar com um filme decente de Street Fighter, eu já até tenho o casting dos personagens do primeiro filme :lol:. Se fosse pra fazer uma trilogia, acho que o ideal seria começar contando a história do Street Fighter 1, em que o Ryu vence o Sagat na final. (Vega, Guile, Chun Li, e vários outros personagens icônicos teriam que vir só em um 2º filme).

Lyoto Machida como Ryu
Ryu - Lyoto Machida.jpg
Não é ator, mas vários lutadores de artes marciais já deram certo em filmes de luta. Sem contar que o principal do personagem seria um cara que soubesse lutar muito bem. Fisicamente, também, é difícil achar um japonês que tenha o tamanho ideal para o personagem... Aí eu acho que o Lyoto poderia ser o casting menos pior para o personagem.

Kellan Lutz como Ken Masters
Ken - Kellan Lutz.jpg

Se parece com o Ken, tem o porte físico e a faixa etária ideal, e tem se destacado como um novo ator talentoso. Pelo que já vi de atuações dele, acho que também se encaixaria bem na interpretação do personagem, que tem uma personalidade mais solta e sarcástica, em contraponto com o fechado e disciplinado Ryu.

Jason Momoa como Sagat
Sagat - Jason Momoa.jpg

Teria que ser um cara grande e que pudesse, ao menos vagamente, interpretar um personagem tailandês. Até acho que pra esse papel o ideal seria um lutador de Muai Thai que se parecesse fisicamente com o Sagat, já que não seria um personagem de muitas falas... Mas como não consegui pensar em ninguém atualmente com essas características, fica o Momoa, que tem despontado como um extraordinário novo talento.

Andy Lau como Li
Li - Andy Lau.jpg

Acho que seria interessante como personagem para o primeiro filme colocar o pai da Chun Li como um detetive que está investigando a Shadaloo. Poderia ser assassinado tanto no final do 1º filme, quanto no início do 2º, que já seria o background para o desenvolvimento da personagem Chun Li, no 2º, que poderia passar a dividir o protagonismo com Ryu e Ken.

Hiroyuki Sanada como Gouken
Gouken - Hiroyuki Sanada.jpg

Acho que está na idade ideal para conseguir ser mostrado tanto em flashbacks treinando Ryu e Ken crianças, quanto mais velho, com maquiagem, para ser assassinado pelo Gouki (Akuma).

Ken Watanabe como Gouki
Gouki - Ken Watanabe.jpg

Pra ser o Gouki tem que ter uma voz foda. E quem melhor do que o Watanabe nisso? Além disso ele é bem alto para um japonês, e imagino que conseguiria interpretar a personalidade de um demônio. É claro que teria muito efeito especial para deixar o Watanabe com a aparência final do Gouki que apareceria no filme, mas não consigo imaginar em ninguém melhor.

É claro que teriam que ter outros personagens secundários... Mas acho que esses seriam os centrais de um primeiro filme.
 
Aliás, se for pra sonhar com um filme decente de Street Fighter, eu já até tenho o casting dos personagens do primeiro filme :lol:. Se fosse pra fazer uma trilogia, acho que o ideal seria começar contando a história do Street Fighter 1, em que o Ryu vence o Sagat na final. (Vega, Guile, Chun Li, e vários outros personagens icônicos teriam que vir só em um 2º filme).

Lyoto Machida como Ryu
Não é ator, mas vários lutadores de artes marciais já deram certo em filmes de luta. Sem contar que o principal do personagem seria um cara que soubesse lutar muito bem. Fisicamente, também, é difícil achar um japonês que tenha o tamanho ideal para o personagem... Aí eu acho que o Lyoto poderia ser o casting menos pior para o personagem.

Kellan Lutz como Ken Masters

Se parece com o Ken, tem o porte físico e a faixa etária ideal, e tem se destacado como um novo ator talentoso. Pelo que já vi de atuações dele, acho que também se encaixaria bem na interpretação do personagem, que tem uma personalidade mais solta e sarcástica, em contraponto com o fechado e disciplinado Ryu.

Jason Momoa como Sagat

Teria que ser um cara grande e que pudesse, ao menos vagamente, interpretar um personagem tailandês. Até acho que pra esse papel o ideal seria um lutador de Muai Thai que se parecesse fisicamente com o Sagat, já que não seria um personagem de muitas falas... Mas como não consegui pensar em ninguém atualmente com essas características, fica o Momoa, que tem despontado como um extraordinário novo talento.

Andy Lau como Li

Acho que seria interessante como personagem para o primeiro filme colocar o pai da Chun Li como um detetive que está investigando a Shadaloo. Poderia ser assassinado tanto no final do 1º filme, quanto no início do 2º, que já seria o background para o desenvolvimento da personagem Chun Li, no 2º, que poderia passar a dividir o protagonismo com Ryu e Ken.

Hiroyuki Sanada como Gouken

Acho que está na idade ideal para conseguir ser mostrado tanto em flashbacks treinando Ryu e Ken crianças, quanto mais velho, com maquiagem, para ser assassinado pelo Gouki (Akuma).

Ken Watanabe como Gouki

Pra ser o Gouki tem que ter uma voz foda. E quem melhor do que o Watanabe nisso? Além disso ele é bem alto para um japonês, e imagino que conseguiria interpretar a personalidade de um demônio. É claro que teria muito efeito especial para deixar o Watanabe com a aparência final do Gouki que apareceria no filme, mas não consigo imaginar em ninguém melhor.

É claro que teriam que ter outros personagens secundários... Mas acho que esses seriam os centrais de um primeiro filme.
Acho que esse normalmente é o problema das adaptações.
Quando se fala sobre adaptações, a primeira coisa que os fans fazem é procurar atores/atrizes com fisionomia parecida com as ilustrações dos personagens originais.
Isso deveria ser a última coisa a se pensar sobre o filme.
E quanto às pessoas que mais importam na confecção de um bom filme? Ninguém fala de quem seria o editor, o cinematografista, o roteirista, etc, e principalmente o diretor.
Uma direção ruim pega um cara que faz brilhantemente O Beijo da Mulher Aranha e o transforma numa vergonha alheia em Street Fighter. Ou pega um elenco com Dennis Hopper e Bob Hoskins e transforma a maior franquia dos games em uma das maiores piadas cinematográficas.
Já uma boa direção pega um cara que os fans torceram o nariz (apesar de ele já ter mostrado ser um bom ator) e o coloca como um grande vilão de quadrinhos contemporâneo, fazendo um papel diferente do que vinha fazendo em sua carreira com personagens mais fechados em si e menos histéricos.

Pode colocar quem quer que seja nos personagens, se o diretor for Uwe Boll, Schumacher, Zack Snyder, P W Anderson, Michael Bay, etc, não vai rolar algo mais do que médio.
Até se for pra pegar um bom diretor, teria que ver o estilo que ele trabalha e se não seria apenas um trabalho "mercenário" pra pagar as contas de casa.

No final dá pra se questionar sobre os atores. Mas aí também a discussão tem que passar mais além do físico. Qual a extensão dramática do ator e atriz escolhidos? A mulher pode saber dar um chute acima da cabeça, mas na hora de chorar pela morte do pai ela parece uma atriz de novela B mexicana? hmm....Existem dublês de corpo para falsear quem está lutando, mas ainda nunca ouvi falar em dublê de close up.
 
Quando criança eu tinha um nível de cobrança meio alto em relação aos atores que irão interpretar os personagens, pois é aquela coisa de desejar que o filme tenha o mesmo pique com o máximo de fidelidade pra que as expectativas sejam correspondidas ao máximo.

Mas na prática não é fácil. Só com o tempo entendi o quanto é trabalhoso um trabalho de adaptação desse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo