• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 5º Livro: Madame Bovary – Gustave Flaubert

Gabriel,

achei o Flaubert muito crítico com a Igreja no geral, talvez seja isso, mas passei batido nesse detalhe especifico. Parece que o autor não curte muito esses lances da igreja católica e a vida dos padres.

No primeiro capítulo da Segunda Parte, um dos personagens, o farmacêutico Homais, apesar de dizer que acredita em Deus, criticou várias crenças do catolicismo.
 
Bom, não sou nenhum professor de literatura, longe disso, não dava muito valor ao estudo da Literatura na escola, pois não caia no vestiba.
O que eu quero dizer é que a meses atrás fizemos o Clube da Leitura de Senhora do José de Alencar e frases buriladas eram com esse escritor do Romancismo brasileiro. O Flaubert parece mais um Alencar moderado e/ou um Machado de Assis exagerado, seria algo como um pré-realismo ainda com influências românticas... rsrsrs

Ai! "Alencar moderado", não!
Não compara o Flôbérr com o pénosaco do José de Alencar, pelamordideuz! :ahhh:

Na minha visão (a saber, entendo pouco ou quase nada de Literatura) José de Alencar é romanticamente rebuscado, enquanto que Flaubert está sempre em busca da precisão, para nos transportar, para fazer-nos "sentir na pele" o que o personagem está vivendo.
Sentir o calor do sol, o frio que penetra entre as frestas da roupa, o olhar (de amor, de ódio, de desprezo) que alguém lança em direção ao personagem, o cheiro das flores (ou do capim, ou de esterco) enquanto ouve uma revelação...