• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Blog do VTBBC

Olha, eu acredito que Talk Show ao vivo seja ruim por diversos motivos, dentre os quais destaco:

1) Corre o risco de haver poucas pessoas presentes na hora;
2) Desvinculação com o blog do TBBC;
3) Diálogo entrevistado-entrevistador tem grande possibilidade de ser falho e mal elaborado, uma vez que é feito na hora.

Se a sugestão for fazer o chat, copiar o log e colá-lo em algum lugar do Fórum para quem não estava lá na hora poder acompanhar, continuo achando insatisfatório. Muita gente não tem paciência de ler logs de chat, porque são demasiadamente extensos, confusos, etc. Se formos editar o log e pegarmos só as perguntas e respostas, só teríamos perdido tempo fazendo o chat, uma vez que o resultado final do trabalho disponível a todos os membros da Valinor, invariavelmente, seria um Talk Show no formato textual.

Caso haja real interesse em fazer o Talk Show através do chat, podemos pesar todos os prós e contras e, se possível, fazermos uma votação para tomar a decisão que mais atenda aos anseios dos membros do Pub.
 
Bom, aqui está o "piloto" do Exploradores de Arda. Pode não refletir muito bem a essência que quero dar ao projeto por explicar a condição em que eles surgiram e tudo mais. Isso ocupou grande parte deste texto, apenas os últimos parágrafos de fato relatam alguma coisa, mas foi necessário fazer desta forma. Com vocês, o primeiro capítulo!

Os Exploradores de Arda

Capítulo 1 - Da Criação e do Começo da Jornada

No início havia Eru, o Único, que em Arda é chamado de Ilúvatar. Ele criou primeiro os Ainur, os Sagrados. Erú, então, lhes propôs que criassem em harmonia segundo os temas que Erú lhes propunha. Houve a dissonância de Melkor, a criação de Ëa e a revelação do nascimento dos Filhos de Ilúvatar. Depois a chegada dos Valar em Arda, o Reino de Manwë. Destas histórias e de como Melkor chegou em Arda causando sofrimento e dor, todos já sabem. Mas existe uma parte desta história que permaneceu oculta por muitas eras.


Eru sabia quais as criaturas viriam a caminhas sobre Arda, mas não revelou isso a ninguém. Os Elfos e Homens foram planos do próprio Eru. Mas não os Anões e os Orcs, estes foram criados por Aulë e Melkor, respectivamente. Dos Hobbits, não se sabe ao certo a origem, mas crê-se que são uma variação da raça dos Homens.

No princípio do Tempo, após o nascimento dos primogênitos, nascemos nós, indivíduos criados com o propósito de apenas vagar pelo mundo contemplando as belezas criadas por todos aqueles que lá passaram até o fim dos tempos. Os Valar não descobriram sobre nosso pequeno grupo, uma vez que despertamos após a derrota de Melkor e a destruição de Utumno, quando a terra estava tranquila e os Elfos feito sua marcha rumo à Valinor.

Neste grupo caminham Arathar, o Homem, Kazum, o Anão, Paladin, o Hobbit e, por incrível que pareça, Búrz, o Orc. O quinto elemento deste grupo sou eu, o Elfo Aëron. Apesar de repleto de diferenças, nós nos damos muito bem e depois de percorrermos este mundo por quatro eras foram poucas as vezes que nos desentendemos, pois fomos criados para sermos amigos e percorremos juntos nosso caminho. Agora, que já vimos bastante decidimos compartilhar com outras pessoas o que nós vimos e vivemos.

Começaremos por aquilo que cremos ser o acontecimento mais marcante em nossos primeiros dias. Estávamos na foz do estuário Drengist, em uma época em que não havia nenhuma outra luz senão das estrelas. Estávamos conversando sobre como seria o mundo nos seus próximos tempos. Não sei por quanto tempo ficamos lá, afinal de contas os dias não existiam naquela época ainda. Mas me lembro perfeitamente de quando vimos, ao longe no mar, barcos. Lindos e alvos barcos que vinham em nossa direção. Nos escondemos de medo do que poderia estar naquelas embarcações, quando elas chegaram ouvimos vozes. "Agora quais barcos e remadores liberarás para voltar? E quem eles trarão em primeiro lugar? Fingon, o Valente?" dissera o primeiro. Houve então uma risada profunda e com certo tom de terror, então uma segunda voz respondeu: "Nenhum barco, nenhum remador! O que deixei para trás não dou como perda. Queimem os barcos!"

Nosso medo crescia cada vez mais. O ódio presente no coração daquele elfo era tal que nos afastamos dali, seguindo rumo ao norte. Foi quando nasceu o primeiro luar dos tempos que ouvimos trombetas e vimos mais elfos. Estes estavam consumidos pelo sofrimento e pelo cansaço. Conversavam pouco, mas estavam alegres por terem chegado àquele local. Me lembro muito bem da chegada de Fingolfin e seus filhos depois de passarem por Helcaraxë.

Espero que gostem! Sugestões e críticas são bem-vindas! :D
 
Como os demais não se manifestaram qt ao âncora, vou usando o Gollum, mesmo ainda estou fazendo umas experimentações para a primeira entrevista... Mas estou pensando em um Talk Show ao vivo... Isso dá mais espaço para situações engraçadas...

P.S.: Se quiserem posso ajudar também com as Notícias e as Expedições.
Se precisar de ajuda xuxu, conte comigo...
Mas DESISTAM DA IDÉIA DO CHAT.... gente... aquilo é uma bagunça só (eu amo) mas jamais prestarão atenção e num vai causar nenhum efeito a não ser irritação em quem está fazendo o trabalho! Acreditem... sou ratinha no chat... lá só serve para desvirtuar criancinhas (tá, a gente só fala besteira)...
No mais, contem comigo pq to aqui sem fazer nada ¬¬

Alfim... Meus parabéns de novo! Sua criatividade é ilimitada e abusivamente fantástica!!!! Pra variar, e sendo redundante, seu texto tá "xou di bola"!
JP, vou ler seu texto agora e depois eu faço um flood aqui pra falar o que achei rsss


Não floodarei rss editarei!!!!
A Ly gostou mto do texto inicial JP... só não esqueça de não fazer com que eles estejam sempre de fora... "enfie-os" (bonito isso!) logo em confusões.... crie situações como se eles estivessem no meio de tudo e não só presenciando =)
No mais, gostei mto.... mto mesmo!
 
Última edição:
Alf, gostei muito do texto, muito bem escrito! :)

JP, também gostei do teu texto... :)


Temos de ter o cuidado para estes posts do blog não se tornarem em fanfics! ;)

;D
 
A Ly gostou mto do texto inicial JP... só não esqueça de não fazer com que eles estejam sempre de fora... "enfie-os" (bonito isso!) logo em confusões.... crie situações como se eles estivessem no meio de tudo e não só presenciando =)
No mais, gostei mto.... mto mesmo!

Que bom que gostou!! :D
Mas estive pensando uma coisa. A princípio a idéia desta 'série' é que eles apenas visitem lugares famosos, percorram a trilha feita por personagens famosos... enfim, algo bem "national geografic" mesmo. Essa parte de entrar em combates ficaria mais para a coluna de Notícias mesmo, creio eu. Mas posso colocá-los em meio aos acontecimentos mesmo sem que eles participem das batalhas.
 
Temos de ter o cuidado para estes posts do blog não se tornarem em fanfics! ;)

É meio difícil relatar os acontecimentos de forma muito resumida, pode acabar ficando de fora algo importante para o entendimento do público.

São textos extensos, mas são bem fáceis de ler e entender... se tiver que reduzir vai complicar.
 
ALF disse:
É meio difícil relatar os acontecimentos de forma muito resumida, pode acabar ficando de fora algo importante para o entendimento do público.

São textos extensos, mas são bem fáceis de ler e entender... se tiver que reduzir vai complicar.

Sim, concordo! Os textos têm de ser bem descritivos! :)

Só temos de ter cuidado (ainda que eu não saiba bem como evitar) para não tornar estas histórias em fanfics!

;D
 
Não vou dizer que não estamos criando fanfic porque, de certa forma, estamos sim. Mas a grande diferença entre "fanfics convencionais" e a nossa coluna é que não estamos criando algo novo, apenas fazendo uma releitura dos fatos já ocorridos.
 
Desculpem-me, não me expressei bem... Nem me passou pela cabeça usar o chat... Seria uma idéia difícil de administrar, os contras são maiores que os prós. Quando me referia a ao vivo, queria dizer escrever um texto com elementos que deixassem implícito que se trata de um "programa ao vivo", coisas como intercorrências a serem administradas na hora, entendem... Vou criar um piloto, para ver se facilita.

Gostei do texto do JP, mas tenho algumas ressalvas para a análise de vocês.

Nomes dos correspondentes e exploradores, é bom ter um cuidado com eles, já que como diz Tolkien "o nome vem antes da história".

Quanto ao prólogo: é complicado pensar em Eru criando um Hobbir, um Anão e, sobretudo um Orc (já que essa é considerada a maior de todas as ofensas de Melkor).

Por que não criar a equipe e explicar sua formação no decorrer da coluna? Ela não precisa ser lançada em ordem cronológica, os textos podem ser retrospectivos, até porque, seria como um documentário posterior ao acontecimento, como visitar ruínas e lugares históricos, não é isso?
 
Ótima observação essa sobre o orc e hobbits... não tinha me atentado a isso!
Seria até mais interessante ir explicando mesmo ao longo da história contada....
Q acha JP?
 
Gostei do texto do JP, mas tenho algumas ressalvas para a análise de vocês.

Nomes dos correspondentes e exploradores, é bom ter um cuidado com eles, já que como diz Tolkien "o nome vem antes da história".

:think: não entendi muito bem... poderia explicar melhor, por favor? :mrgreen:

Quanto ao prólogo: é complicado pensar em Eru criando um Hobbir, um Anão e, sobretudo um Orc (já que essa é considerada a maior de todas as ofensas de Melkor).

Quanto ao Oorc entendo sua preocupação, mas não vejo problemas quanto ao anão e ao hobbit.

Por que não criar a equipe e explicar sua formação no decorrer da coluna? Ela não precisa ser lançada em ordem cronológica, os textos podem ser retrospectivos, até porque, seria como um documentário posterior ao acontecimento, como visitar ruínas e lugares históricos, não é isso?

Aqui vem um grande X da questão. Inicialmente minha idéia era de escrever como um aventureiro solo que viaja pela Terra-média visitando lugares e percorrendo trilhas famosas, mas fui sugerido para que trabalhasse uma equipe. Acatei a idéia para ver como seria trabalhar com isso, mas independente de como será a continuação, pretendo limar o orc desta história. Acho que não vou conseguir desenvolver muito este personagem.

Como eu disse, esse é apenas o 'piloto'. Ainda dá tempo de fazermos mudanças!

Edit: Ly e Erundur: gostei da idéia de ser retrospectivo. Vou pensar no assunto e amadurecer um pouco as idéias. Pretendo escrever algo em cima da minha proposta original agora para ver o que vocês acham. Pretendo num primeiro momento reviver os caminhos feitos pela Sociedade do Anel ou por Bilbo e os Anões.
 
Última edição:
:think: não entendi muito bem... poderia explicar melhor, por favor? :mrgreen:

Queria saber de onde vc tirou os nomes, e por quê escolheu eles.

Quanto ao Oorc entendo sua preocupação, mas não vejo problemas quanto ao anão e ao hobbit.

Os Anões foram criados por Aulë, e estavam fora da música, e, portanto, não foram uma idéia de Eru. E os Hobbits, de fato são uma criação de Eru, mas eles são uma "evolução". Pq não começar (digo começar com um sentido partir dessa perspectiva), como um Elfo aventureiro que conhece um Homem e depois um Anão, daí um Orc arrependido e só depois um Hobbit?

Aqui vem um grande X da questão. Inicialmente minha idéia era de escrever como um aventureiro solo que viaja pela Terra-média visitando lugares e percorrendo trilhas famosas, mas fui sugerido para que trabalhasse uma equipe. Acatei a idéia para ver como seria trabalhar com isso, mas independente de como será a continuação, pretendo limar o orc desta história. Acho que não vou conseguir desenvolver muito este personagem.

Que a equipe, mesmo com um orc (me agrada a idéia de uma perspectiva adversa), possa ser bem trabalhada.
 
Acho q bater em cima da ideia do Edun aí é uma boa... até pq já que vc escolheu o próprio elfo pra ser o "narrador" das aventuras, poderia dizer que ele narra por ele ser o mais antigo do bando....
Enfim... aguardo seu texto pq agora fiquei curiosa!
 
Achei excelente o texto JP :D

Acho bacana a idéia de que o grupo se conheça pelo caminho, mas nesse caso terá de haver um empenho muito maior na confecção da história em si, visto que ela não será apenas uma lembrança dos personagens, mas algo narrado em primeira mão.

Mas me pareceu interessante essa idéia de ignorar ordens cronológicas, de certa forma. Como você mesmo disse, poderia começar com o caminho feito pela Comitiva, com os cinco aventureiros, e depois poderiam evocar visitas passadas na memória. Por exemplo, o elfo poderia se lembrar de algum lugar especial que visitou em Beleriand, ao avistar o mar que a recobriu (se não for isso, perdoem meu conhecimento extremamente falho da geografia da TM :dente:), e daí a parte relativa poderia ser narrada, como se o elfo revivesse o momento. Da mesma maneira, o anão talvez pudesse relembrar da construção de Khazad-Dum, ou ela em sua glória, ou qualquer coisa assim. Talvez possa ser relembrado até mesmo o momento em que os personagens se conheceram, em algum lugar inusitado e tal.

Bom, se precisar de ajuda pra qualquer coisa, por favor peça. :yep:

Posso ser inútil pra ajudar na parte geográfica, mas deve ter algo mais em que eu possa dar uma mão, nem que seja no desenvolvimento da história ou coisa assim. :dente:
 
Queria saber de onde vc tirou os nomes, e por quê escolheu eles.

Confesso ser extremamente sem criatividade para criar nomes de personagens, seja para hostórias ou RPG. Esses nomes, são (a exceção do nome Arathar) todos extraídos do "meu nome em (anão/hobbit/orc)" do portal Valinor e o nome Aëron eu tirei do "nomes em élfico" do site elfico.com.br (que se não me engano é do Slicer). Para todos os casos usei meu próprio nome para ser traduzido e escolhi o nome que mais me agradou. O nome Arathar surgiu em minha mente e resolvi usá-lo.

Pq não começar (digo começar com um sentido partir dessa perspectiva), como um Elfo aventureiro que conhece um Homem e depois um Anão, daí um Orc arrependido e só depois um Hobbit?

Que a equipe, mesmo com um orc (me agrada a idéia de uma perspectiva adversa), possa ser bem trabalhada.

Pensei melhor e, definitivamente, o orc está fora. Não consigo imaginar um orc convertido ou arrependido de seus feitos e andando junto de um humano, um elfo e, principalmente, um anão. Me desculpem os que queriam que ele continuasse.

Achei excelente o texto JP :D

Acho bacana a idéia de que o grupo se conheça pelo caminho, mas nesse caso terá de haver um empenho muito maior na confecção da história em si, visto que ela não será apenas uma lembrança dos personagens, mas algo narrado em primeira mão.

Mas me pareceu interessante essa idéia de ignorar ordens cronológicas, de certa forma. Como você mesmo disse, poderia começar com o caminho feito pela Comitiva, com os cinco aventureiros, e depois poderiam evocar visitas passadas na memória. Por exemplo, o elfo poderia se lembrar de algum lugar especial que visitou em Beleriand, ao avistar o mar que a recobriu (se não for isso, perdoem meu conhecimento extremamente falho da geografia da TM :dente:), e daí a parte relativa poderia ser narrada, como se o elfo revivesse o momento. Da mesma maneira, o anão talvez pudesse relembrar da construção de Khazad-Dum, ou ela em sua glória, ou qualquer coisa assim. Talvez possa ser relembrado até mesmo o momento em que os personagens se conheceram, em algum lugar inusitado e tal.

Bom, desculpem minha grosseria, mas preciso esclerecer uma coisa. A idéia que eu tenho para desencolver esta coluna é de que ela seja prioritariamente descritiva, não narrativa, portanto nada de aventuras em si. Fiz o piloto desta forma e sinto que não conseguirei conduzí-lo bem se assim for.

Baseado no comentário do Oromë tive uma outra idéia que pode ser uma 'fusão' do que vocês querem com o que eu gostaria de trabalhar. Imaginem um homem, um anão e um elfo sentados em uma taverna (ou onde quer que seja) discutindo suas andanças passadas. Cada artigo então seria uma lembrança de quando cada um deles visitou algum lugar memorável da Terra-média. Assim, mantemos o caráter retrospectivo e, volto a dizer, o caráter "natinal geographic" da coisa e não preciso conduzir um texto com todos os personagens agindo ao mesmo tempo.
 
Pensei melhor e, definitivamente, o orc está fora. Não consigo imaginar um orc convertido ou arrependido de seus feitos e andando junto de um humano, um elfo e, principalmente, um anão. Me desculpem os que queriam que ele continuasse.
Faz o seguinte, se quiser: me manda os artigos prontos sem nem ao menos citar o orc que eu o incluo na jogada, pra não ficarmos na mesma água-com-açúcar de sempre, citando apenas o lado dos vencedores e nunca deixando o mal se expressar. Apesar de eu ter trezentos assuntos pessoais pra resolver e quase nenhum tempo livre, caso você queira usar o orc dessa maneira posso dar conta do trabalho de escrever o personagem durante um tempo. Depois, se as coisas apertarem ainda mais pro meu lado (tomara que não), a gente vê o que faz.

Lembrando que isso é apenas uma sugestão, porque eu acho realmente boa a ideia de usarmos um orc, portanto, caso você não se sinta à vontade, desconsidere minha proposta e siga em frente com o que já tem.
 
Edu, acho que não é nem questão de mostrar apenas o lado "bom". É mais como eu idealizei esta coluna, não consigo ver um orc fazendo esse tipo de coisa. Sinceramente, não gostaria que as coisas caminhassem desta forma a ponto de ter que passar a respondabilidade para alguém já extremamente atarefado por algo que eu mesmo não consigo fazer.

Por isso estou colocando este projeto, de minha parte, de molho por um tempo. Vou esfriar bem a cabeça, repensar as idéias e sugestões, ler um pouco, para que num futuro próximo, eu possa retomar este projeto caso ainda dê tempo. Mas continuarei a ajudar no que for preciso, como sempre estive a disposição. Espero que compreendam esta minha decisão, foi difícil pra mim fazer isso.
 
Tudo bem, JPHanke, acontece.

Voltamos à estaca zero. Alguém se candidata para escrever "Os Exploradores de Arda"? Aproveitando: a quantas anda o Talk Show e alguém se interessa pelo Curiosidades?
 
Se quiser passa a bola, estamos aí...

Caraca! Escrever comédia é muito difícil, pensei em uma ou outra tirada, mas o problema é encaixar de forma dinâmica. Estava escrevendo e parece que um talk show, talvez fique muito longo, e outra, escolher o entrevistado não é tão simples assim, mas estou tentando. Vou ver com o Guga como ele está...

Já pensaram em uma coluna tipo Stephen Colbert?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo