• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

†Deus† o que seria?

Olá, eu sempre fui Agnóstico, sempre duvidei da Existência de Deus, mas depois de refletir ví que a via não fazia sentido sem que houvesse algo alémda minha própia compreensão, porém, depois de pensar mais ví que existe algo de errado nas igrejas atualmente. Deus para a maioria da pessoas na terra é representado por um homem velho com uma longa barba, o que seria isso? uma imagem que nossos pais colocam quando somos crianças.

611722.jpg


Bem, quanto ao catolicismo, disculpe quem é cristão, e que fique bem claro que tenho minhas própias crenças, o Imperador Constantino não era cristão era político, ele apoiou o cristianismo para obter apoio de uma pequena minoria, mas uma religião que vinha crescendo na época, e o conselho de Nicéia. Aí que vêm outra das minhas perguntas, deveriamos ver Jesus Cristo como um grande homem ou um pequeno Deus, pois afinal, Cristo pode ter passado de humano a divino em um dia. Eu não vejo Cristo como divindade, e sim como um humano, mas isso não muda nada, e daí se ele não é o filho de Deus, não importa, o que importa foi o que ele fez.

ressurreicao_jesus.jpg


Voltando novamente ao início, Mulçumanos, Cristãos e Judeus crêem no mesmo deus, poderiam me dizer na opinião de vocês o que é Deus?
 
Começou mal, colocando aquelas cruzinhas em Deus, no título. Cruz é coisa de cristão.
 
Eita assunto complicado viu...mas vamos lá.
Qualquer um com um pouco mais de esclarecimento sabe que em toda sua história, a Igreja foi uma grande sacana.
Desconfio da igreja, sou contra algumas opiniões dela e adoro uma teoria conspiratória envolvendo a Bíblia.
Mais Deus, Deus existe sim. Não sei como ele é, o que exatamente ele faz, mais sim, ele existe.
TEM QUE TER algo além de tudo isso, fora da nossa compreensão e que não temos o poder de entender.



Você citou alguns pontos sobre Jesus. Isso me lembra uma passagem do livro do Marcelo Rubens Paiva "Feliz Ano Velho", onde ele fala sobre o Natal:

"Foi o nascimento de um cara incrível, de um revolucionário que lembrou às pessoas que, acima do poder, o amor e a felicidade são mais importantes. E que poderemos construir um mundo melhor. Então, é um dia em que temos a oportunidade de nascermos em nós mesmos. De brilhar, de ser gente. Lutar por aquilo que desejamos, defender a nossa condição de homem. E como disse o poeta: "Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome".

"De Cristo eu gosto. Pena que o manipularam pra tanta babaquice. Pra começar, dizer que ele é filho de deus. Que besteira. Será que o homem é tão incapaz de se dar valor a ponto de achar que, quando outro homem é genial, tem que ser do outro mundo? Que nada, Jesus era tão homem quanto eu."
 
Eu acredito em Deus... acredito que há uma certa força que me ilumina... Sou católica, leio a biblia... mas não me conformo com muitas coisas que lá estão escritas...
 
01) Que é Deus?
R: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
(FONTE: O Livro dos Espíritos)


Se não estou enganado, é uma das respostas mais sucintas do Livro. Ainda sou pequeno para compreender a natureza Dele, mas um dia eu poderei entender e conhecer. Quanto a Jesus, ele não é mais filho de Deus do que eu. Eu o vejo sim como um espírito superior, um missionário na Terra.
 
Na minha crença, Deus é um só.
Porem em diversas culturas ele tem diversos Nomes.

Vc encontra varias formas de deus.
Se vc ler o manga Shaman King, vc vera como é imposto os Deuses ali.
Tem um q cre q a natureza é deus, que todos animais saum os deuses, e que matamos eles, para sobreviver.

No mesmo manga, diz sobre o Bom Espirito, uma crença xamanista.
No manga, ele é visto como um espirito sem forma, de onde veio tudo, e pra onde vai todos os espiritos.
Apresenta o Bom Espirito, como o nosso paraiso, e ao mesmo tempo nosso inferno.
E quem diz quem vai pro paraiso e pro inferno, são nossos corações.

Minha cenreça sobre deus, e mais ou menos isso, acredito no Bom Espirito, e que vc possa dar outros nomes para ele, Ala, Jeova, Jesus.
Mas são todos o mesmo espirito.

Não vou dizer nada sobre o cristianismo, pois ja fui cristão, e não acredito em mais nada sobre o cristianismo.

Pode parecer besteira td isso, mas é minha crença.
 
A existência ou não de Deus não está ligada às atrocidades cometidas em seu nome. Vários inocentes morreram por Hitler, Stalin, Bush, etc. E a existência deles não é contestada.

Eu já fui ateu, hoje estou mais para um agnóstico/who gives a shit?. A opinião que eu construí a respeito de Deus com o passar dos anos é que ele é um conceito, um amparo, um controle.

A idéia da existência de um ser superior serve ao mesmo tempo de consolo para muitas das frustrações da vida e também como uma ferramenta de controle.

Se Deus existe, não sei. E também não me importa. Mas, caso ele de fato exista, duvido que a vontade dele esteja sendo efetivamente cumprida pelos seus seguidores.
 
Tenho minhas dúvidas a respeito da existência de Deus, prefiro ficar na cresça da evolução das espécies e do Big Bang..

Se Deus existe, ele não é inteligente.. Deus não tem inteligencia.. Deus seria um grande número de efeitos probalísticos em todos os lugares, consequentemente o único modo de Deus existir seria sendo parte de nós, parte desta tela de computador, parte das plantas e animais.. porque senão onde está Deus? Lá longe no universo? Invisível? jamais..

e não esqueçam, os seres humanos são seres inteligentes a pouquissimo tempo em relação a origem do mundo, então isso não é algo divino que aconteceu com nós.. e sim probabilidades pela maior chance de sobrevivência.. "quem tem maior abilidade de sentir os sentidos e reagir a eles de forma racional 'é' melhor adaptável" e sim "É" porque nós não escolhemos ser inteligente, simplesmente somos... :roll:
 
Subscrevo as palavras de Skywalker! Já fui ateu mas agora sou um agnóstico...
Pelo menos não acredito em nenhuma religião, mas admito a existência de um ser superior!

Porém, não acredito nas religiões por factos simples! Deus, é divino, os homens são seres humanos! Humanos erram! A religião é feita por humanos! A religião tem falhas e que muitas vezes são grandes e importantes!

Acho que cada um deve reverenciar o seu Deus da forma que deseja, sem, claro, interferir com a vida dos outros! Se alguém acredita que rezando, contacta com Deus, que reze, se acreditam que tendo sexo e atingindo o orgasmo contactam com Deus, façam-no, se acreditam que ficar ganzado (=drogado) vos faz contactar com Deus, estão à vontade! ATÉ ao momento em que começarem a interferir com o espaço e a liberdade do outro...

;D
 
01) Que é Deus?
R: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
(FONTE: O Livro dos Espíritos)


Se não estou enganado, é uma das respostas mais sucintas do Livro. Ainda sou pequeno para compreender a natureza Dele, mas um dia eu poderei entender e conhecer. Quanto a Jesus, ele não é mais filho de Deus do que eu. Eu o vejo sim como um espírito superior, um missionário na Terra.

Disse tudo.
Para mim Deus é o criador de tudo que existe, e jamais poderá ser preso a uma religião criada pelo homem. Igreja, bíblia, tudo isso foi criado pelo homem, assim como as "guerras santas". Não sigo mais nenhuma religião. Os evangélicos acreditam que se você não levantar a mão, aceitar Jesus como salvador e for batizado, você não vai para o céu. É uma das maiores besteiras que já ouvi. Não consigo conceber a idéia de que Deus salva os cristãos, mas não salva os muçulmanos devotados. Mas o tópico aqui não é religião, é Deus... e acho que Deus é algo além de nossa compreensão. Ninguém pode dizer quem é ou o que é Deus.
 
Eu não vejo o agnosticismo como uma terceira via após t(d)eísmo e ateísmo, como muitos parecem ver. O ateu é aquela pessoa que não tem crença em Deus. O agnóstico é a pessoa que acredita que o conhecimento da (in)existência de Deus está além do alcance humano - frente a isso, ele ainda pode acreditar ou não, mas a maioria não acredita por falta de motivos, logo são agnósticos ateus. Lembrando que não acreditar não é (apenas) acreditar na inexistência, e sim ter ausência de crença em Deus.
 
Última edição:
Que tipo de criador é este que cria um mundo repleto de sofrimento? Se um criador é tão complexo a ponto de criar o universo, seria tão complexo a ponto de perceber esssa problemática.

Eu tenho uma opinião sobre o assunto baseada parcialmente em "O mundo como Vontade e Representação" de Schopenhauer.
 
É que, na verdade, pouco importa se Deus existe ou não.

Se amanhã rolar uma mega reportagem no Jornal Nacional dizendo que foi comprovada cientificamente a existência de Deus e que, inclusive, ele dará uma entrevista no Fantástico, o que vai mudar na tua vida? Tu vai deixar de trabalhar? Vai virar casto? Vai torcer pro Vasco? Vai correr pelado pela rua cantando "Fogueiraaaa! Fogueiraaa! Fogueira, eu vou pra fogueira!"? É claro que não.

O mesmo vale pro contrário, se ficar cientificamente comprovado que não existe uma força criadora, a nossa vida segue a mesma.
 
Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!

Friedrich Nietzsche. A Gaia Ciência, §125.
 
Olha que não, Skywalker!
Grande parte do mundo baseia-se na ideia da existência de Deus! Os radicalistas sentir-se-iam insultados, os religiosos comuns não acreditariam, provavelmente e realmente o mundo não mudaria muito! Para os que acreditassem na ciência também, seria um choque e mudaria a forma de encarar a vida!

Eu sou agnóstico e não acredito na vida depois da morte, mas gostava de acreditar e a possibilidade de existir algo a seguir à morte é reconfortante, ainda que para mim seja uma possibilidade remota! Se a ciência provasse que não existe, eu ficaria, no mínimo desanimado com o fim da vida...

;D
 
Olha que não, Skywalker!
Grande parte do mundo baseia-se na ideia da existência de Deus! Os radicalistas sentir-se-iam insultados, os religiosos comuns não acreditariam, provavelmente e realmente o mundo não mudaria muito! Para os que acreditassem na ciência também, seria um choque e mudaria a forma de encarar a vida!

Sim, mas eu me referia ao cidadão comum, não ao fanático. É a mesma coisa: um torcedor fanático de futebol, quando o seu time é campeão faz algazarra, coisa e tal. Mas um cara que não dá bola para futebol não é afetado em nada.
 
Sim, percebi, mas um cidadão comum que, como muitos que conheço, aceitasse as ideias da ciência tentando ignorar que estas entravam em conflito com a sua religião (os meus pais já foram assim!), esta "prova" seria difícil, pois abalaria a sua fé! E a maioria da população, actualmente (e pelo menos em Portugal) é não praticante, ou seja, nem tem os dogmas da fé tão incutidos em si que não possam ser removidos se forem bem argumentados e provados!

;D
 
Minha opinião é semelhante à do Skywalker. Minha vida independe da existencia ou não de um Deus. Pra mim independe se ele existe ou não, não tenho como saber disso (por sinal, se agnosticismo é como o Haran disse, eu era agnóstico e não sabia :dente:).

Minha fé vai em outra direção, e, mesmo que o alvo dela não exista (na verdade, pode-se dizer que em parte, existe sim :hanhan:), tal crença me dá forças que de outro modo eu poderia não ter, e eu acredito que é pra isso que serve a fé. Não para forçarmos nossas crenças nos outros, não para criarmos instituições que visam controle e dinheiro, não para sermos ludibriados por essas mesmas instituições, mas para nos dar forças.

Mesmo que eu sofresse uma iluminação repentina e acabasse por ter certeza da existencia do dito Deus, em pouca coisa mudaria minha vida. Se ele fosse justo e blá blá blá, me julgaria por meus atos, e não por minhas crenças, então estaria tudo ok. Se ele não fosse, e eu precisasse respeitar dogmas que considero ridículos (pra mim só é errado o que prejudica os outros, fora isso tá tudo liberado :mrgreen:), me manteria como sou, seria fiel mais ao que acredito e iria para o Inferno de cabeça erguida, se fosse o caso. Minha moral vem de meu próprio discernimento e julgamento do que é certo e errado. Não mudaria meu jeito de ser pelos caprichos de uma divindade ou coisa do gênero.

Sky, essa questão da existência provada ou não, acredito que varia muito. Se fosse provado que ele não existe, por exemplo, pouca coisa mudaria nas vidas da maioria da população mundial, já que se trata de uma fé costumeira, e não verdadeira (estamos acostumados a "acreditar", assim somos ensinados, não é algo que esteja realmente no coração da maioria). Porém, faria muita diferença para aqueles que acreditassem mesmo (levando em conta os que acreditassem na prova de que ele não existe :roll:), pois provavelmente tentariam compensar o tempo perdido, experimentando coisas que antes eram "proibidas", outros ficariam indignados com o tempo de devoção supostamente inútil e tacariam o foda-se, um terceiro grupo poderia se indignar com as instituições (e com a óbvia negação que elas fariam com relação às ditas provas) e atentar contra elas. E um último grupo poderia fazer como eu e não se importar, continuando com suas vidas da mesma maneira, acreditando que o mais importante é a fé.

Já se ocorresse o contrário, é possível que o mundo virasse de pernas pro ar. As pessoas que antes faziam cagadas (novamente, tratando daquelas que não duvidassem disso) agora temeriam de verdade a punição divina no além (como a idéia judaico-muçulmana-cristã de um Deus é a mais arraigada, eles provavelmente lembrariam dos mandamentos tradicionais etc), e possivelmente tentariam não apenas parar de fazer besteira, mas também compensar pelas antigas (vai depender do grau de culpa de cada um). Outros poderiam ficar muito putos, pois agora não há dúvidas de que há um Deus, e que ele permite um mundo assim, daí caíriam para a simples revolta, satanismo, terrorismo etc. Um terceiro grupo compostos por convictos poderia virar fanático de vez, e transformar as vidas dos "infiéis" num verdadeiro inferno, enquanto os fanáticos provávelmente ficariam na mesma, até porque tenho medo de imaginá-los piores... As instituções diram "nós falávamos, desde o começo...", ficariam mais presunçosas do que já são, dariam um jeito de criticar a necessidade de provas para a existência divina, e teriam um monte de gente se curvando de vez para eles... Um último grupo poderia continuar indiferente, também. :roll:

A propósito, a comparação com futebol foi terrível, mas não deixa de ter um pequeno fundo de verdade :lol:
 
Deus pode estar conscientemente em toda parte, ele pode fazer coisas incríveis como andar pela água e suportar a dor. Ele tem um semblante Calmo e sábio e sabe como enfrentar as dificuldades do mundo.

Então creio que ao menos neste caso Deus seja um Jedi.
ressurreicao_jedi.jpg


By Raphael S
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo