• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A continuaçao da Grande Obra [Quarta Era]

Eu entendi o que voce quiz dizer, mas me expressei errado ^^ hehehe

Tipo...eu acho muito bom ter tudo meio não preenchido...porque se não fosse por isso, não íamos ter o que discutir, pressupor e etc ^^ hehehehe
 
Maglor disse:
Mas só acho que as histórias estão cheias de lacunas não preenchidas e muitas coisas poderiam ser contadas ainda...

Sinto isso ao mesmo tempo em que sei que é muito interesante ter tudo assim, com esse ar de "inacabado".


Como esse comentário reforço o que eu havia falado. Tolkien, com ou sem intenção, realmente deixou essas lacunas pra que nós intrepretássemos de nossa maneira, não saberia dizer se ele estava no intuito de que continuassem com sua obra, pois "abrandimento" é que não falta.
Cada vez mais, principalmente por causa do filme, surgem análises, interpretações entre outras coisa a respeito do modo de escrever, até agir e pensar do nosso querido escritor.
Ainda sou daqueles que prefere fazer uma auto interpretação daquilo que se esta sendo lido e comenta-lo entre fans, assim como pode sair muita coisa legal, tb pode sair muita imcompatibilidades, mas isso é questão de momento.

Bom, já falei de mais....... oantë!!!!

® Squall Leonhart SeeÐ
 
Skywalker disse:

AO mesmo tempo em que é uma m**** essa coisa da morte e tudo mais,

Bem, eu acho realmente uma pena o Tolkien ter nos deixado mas por um lado eu penso a respeito da morte de forma diferente.O proprio Tolkien disse que o que levou os numenorianos a terem suas vidas cada vez mais reduzidas foi o apego execivo à vida, ou seja, eles passaram a temer a morte, esquecendo-se que justamente a MORTE é a dádiva que Eru deu aos homens.
Isso também ocorre no mundo de hoje.Somos influenciados a crer que a morte é algo maligno, quanto na verdade é uma passagem para outra vida...eterna.E lá é possível que o bom e velho Tolkien continue a escrever suas histórias ao lado da sua amada Edith.
É claro, que tudo isso que eu disse aqui vai depender da religiosidade de cada um(e não religião)...mas, é uma forma de pensamento que vale a pena acreditar...mas é verdade que com a morte de Tolkien, ficamos órfãos e o mundo nosso mais triste.

''A morte é a dádiva de Deus aos homens, pois seu destino está fora dos círculos do mundo.''
 
Skywalker disse:
AO mesmo tempo em que é uma m**** essa coisa da morte e tudo mais,

Bem, eu acho realmente uma pena o Tolkien ter nos deixado mas por um lado eu penso a respeito da morte de forma diferente.O proprio Tolkien disse que o que levou os numenorianos a terem suas vidas cada vez mais reduzidas foi o apego execivo à vida, ou seja, eles passaram a temer a morte, esquecendo-se que justamente a MORTE é a dádiva que Eru deu aos homens.
Isso também ocorre no mundo de hoje.Somos influenciados a crer que a morte é algo maligno, quanto na verdade é uma passagem para outra vida...eterna.E lá é possível que o bom e velho Tolkien continue a escrever suas histórias ao lado da sua amada Edith.
É claro, que tudo isso que eu disse aqui vai depender da religiosidade de cada um(e não religião)...mas, é uma forma de pensamento que vale a pena acreditar...mas é verdade que com a morte de Tolkien, ficamos órfãos e o mundo nosso mais triste.

''A morte é a dádiva de Deus aos homens, pois seu destino está fora dos círculos do mundo.''
 
Varda disse:
Tolkien é Tolkien... Cristopher é Cristopher...
Cristopher tbm eh um Tolkien hehehe
Eu axo q se o Cristopher resolvesse escrever ateh ficaria bom .... mas naum seria a mesma coisa q o Mestre Jonh.
Mas eu gostaria mto de ler mais sobre a primeira e a segunda era q deixam mtas lacunas e as historias poderiam ser mais elaboradss.
(Naum sei se da p/ entender o q quero dizer....)
 
Se Tolkien não houvesse deixado lacunas em suas estórias, o que seria das discussões a respeito de determinados fatos ou personagens? O q seria dos tão curiosos fanfics? O que seria de nós, grandes fãs, discípulos e leitores assíduos? Ou seja, sem tais lacunas, a obra teria começo, meio e fim, e assim não geraria inúmeros assuntos para serem discutidos por nõs, seja em fóruns, seja em conversas descontraídas com amigos e etc.
Muitas respostas poderiam ser dadas, entretanto, muito da magia e da misticidade e curiosidade criadas por Tolkien seria perdida. Pois já estaria tudo dito como aconteceu, e porquê, e etc.
 
Seria uma heresia o desejo de continuar?

Desde que lancei meus primeiros passos rumo à Terra Média, um desejo não abandona minha mente nem meu coração: o desejo de que tal peregrinação seja eterna. Não sei, mas acredito que compartilho tal vontade com muitos, senão com a maioria. O universo criado por Tolkien exerce um fascínio interminável sobre todos nós. A complexidade de suas paisagens, a força de suas personagens o vigor de cada palavra, parecem enredar nossa consciência a ponto de não nos permitir jamais abandoná-lo. No entanto, uma angústia inevitável nos invade, a certeza de que existe um fim, um limite que se ergue à nossa frente. Sabe-se que o próprio Tolkien quis dar um témino à sua obra, uma espécie de apocalipse da Terra Média. Ele não o fez mais pelo cansaço dos anos do que pelo desejo de não decretar um fim para sua obra. Seria uma heresia ir contra o desejo do próprio Tolkien e querer dar continuidade à sua obra? Ou seria presunção ainda mais infame julgar que alguém o poderia fazê-lo? Acho que as duas perguntas têm sua validade e, talvez, a resposta mais certa para elas seja sim. Todavia, o que aconteceu com a história criada por Tolkien é o mesmo que ocorreu com certas idéias, como o conceito de Deus. A priori, Deus é uma idéia, uma abstração, porém essa idéia ganhou autonomia, convertendo-se um ser dotado de existência própria. O universo de Tolkien excedeu seu próprio criador. Adquiriu existência independente dele, alimentado pelos sonhos que plantou na mente de muitos. Seja do ponto de vista literário lingüístico, mitológico... a saga das raças pela Terra Média rompeu os limites de seu criador e agora vive fora dele. Seria possível continuar? Caso o fosse, seria um trabalho clandestino feito nas sombras por pessoas ávidas por novidades e impelidas pelo desejo incontido alongar os horizontes daquilo que já foi contado, para ser debatido, apreciado ou execrado, criticado e revisto? Ganharia a luz da notoriedade para ser julgado com maior rigor? Acredito que seja inevitável questionar-se sobre tudo isso. Poderíamos ser tachados de hereges ou de prepotentes por julgar que tão hercúlea tarefa seja possível. Porém, mais do que uma heresia acredito que seria uma ode ao mestre Tolkien. Não quero comparar-me a ele. Qualquer conto novo não teria sua genialidade ou maestria, mas seria carregado dos sonhos que seus próprios textos plantaram em nós. Queremos fazer isso? É possível? Ou devemos deixar que a Terra Média permaneça assim como está?
 
Na minha opinião as fanfics são um ótimo caminho.

Continuar a obra só para alguém muito pretencioso (no amplo sentido da palavra) e competente. Longe de mim reprovar aqueles que têm esta idéia, pois eu sou um dos que gostaria de ver continuação, mas não seria um trabalho fácil.

Dentre os textos que poderiam vir a surgir, o que eu mais gostaria de ver não é referente ao que aconteceu após a Guerra do anel, mas sim contos retratando a primeira e a segunda era com a mesma riqueza de detalhes com que O Senhor dos Anéis foi feito.
 
Continuar a obra realmente é impossivel, nao se trata de competencia, mas de total envolvimento e conhecimento da obra, de viver por ela, e a isso nuguem consegue se aproximar de Tolkien. Os fanfics sao legais, mas sempre terao o ar de 'aquilo que talvez tivesse acontecido'.
 
Olha, eu geralmente não leio fanfics, apesar de incitar a todos que queiram a escrevê-las.

A própria pergunta "é possível continuar a obra de Tolkien?" é sem sentido por si mesma. Claro que não é possível, pois ele já morreu, e se outro continuar as histórias, não vai ser mais uma obra de Tolkien, e sim obra dessa outra pessoa.

Eu fico extremamente reticente quando vejo falarem sobre isso... a tal "divinização" de Tolkien. Eu prefiro que deixem ele a a obra dele em paz ;)
 
A questão aqui não é divinizar o próprio autor, mas averiguar um fato, o de que sua obra adquiriu uma espécie de autonomia em relação a ele. Não seriam os fanfics um exemplo cabal disso? Veja o que ocorreu com certas obras clássicas, como a A Odisséia e a Ilíada de Homero, ou com a própria mitologia grega em si. Sua expanão foi inevitável, vindo a povoar o inconsciente coletivo de todo o Ocidente. É claro que a cultura helênica e a expansão do Império Românico tem uma parcela considerável nisso tudo. Contudo, Jung chega a afirmar que a mitologia grega é um arquétipo universal, o que excederia os parâmetros históricos.
Bem disse Deriel que não se pode continuar a obra de Tolkien como ele o fez. Caso fosse feito seria a obra de uma outra pessoa. Quando apresentei a questão eu já havia admitido essa "verdade". Mas não seria um exercício louvável e de caráter puramente ensaístico realizá-lo? Quanto a isso só posso dizer que ao encontrar os limites da Terra Média o peregrino pode querer parar e contentar-se com as recordações que acumulou ao longo da jornada, mas pode querer avançar, mesmo que tal demanda signifique o infortúnio e o fracasso.
 
A Terra-média ainda (e na minha opinião sempre) vai ser de Tolkien. Assim como Star Wars é de Geroge Lucas, Narnia é de Lewis e o Pais das Maravilhas é do outro Lewis.

É posse de Tolkien, inventado por ele e existente nas obras dele. Isos não impede os fanfics (como existem fanfics de tudo que é tidpo e de todos os autores) mas acho sem sentido a citação de que a Terra-média seria maior do que Tolkien ou o transcenderia.
 
Eu acho que é justo. A obra passa a ser um bem pertencente à toda humanidade e não somente a alguns herdeiros.

Uma coisa a questionar é se esses "alguns herdeiros" teriam os direitos (entenda-se $$) da obra para sempre. Outro ponto importante - que claramente não tem nada a ver direitos autorais - é discutir se seria interessante expandir a obra ou não.

Eu concordo com o Deriel, e minha resposta à pergunta do tópico é um grande SIM 8)
 
Eu acho que dificilmente isso seria possível, pois qualquer um que quisesse continuar iria fazê-lo ao seu modo, pois nínguém pode escrever exatamente igual a Tolkien (só se for por psicografia! :P) e Tolkien delimitou bastante a sua obra ele falou sobre quase tudo desde o ínicio de seu universo. Eu acho que seria legal que algúém criasse um Universo próprio, também bastante interessante e variado, com inspiração em Tolkien, acho que seria legal.
Já pensou se alguém fizesse uma continuação de O Senhor dos Anéis onde Frodo e Gandalf voltavam das Terras Imortais para a Terra-média e o fantasma de Gollum voltasse e se tornasse o novo Senhor do Escuro? Acho que muita gente ia ficar revoltada e ia preferir desconsiderar. E mesmo que fossem histórias boas acho que sempre haveriam discórdias sobre alguns pontos.
 
Vc aprovaria que outro autor continuasse a obra de Tolkien?

O escritor Robert E.Howard, criador de Conan e de toda a era Hiboriana faleceu a muito tempo e deixou vários escritos sobre esse tema, mas posteriormente vários outros autores gabaritados e selecionados deram continuidade à história, criando várias narrativas dentro do contexto original do autor, muitas dessas histórias viraram excelentes livros aclamados pelos fãs da saga.

Star Wars, criação de George Lucas, possui muitas obras escritas com assinaturas de outros escritores. Alguns desses livros, George Lucas já declarou que não precisava nem mais lê-los antes de publicados, tamanha a sua confiança depositada nesses autores, tendo a certeza de que eles respeitariam toda a cronologia e temática da saga, e os fãs adoram.

A falecida escritora Inglesa Marion Zimen Bradley, autora de As Brumas de Avalon e de outros livros de realismo fantástico teve recentemente o livro A Sacerdotisa de Avalon lançado, só que o livro ainda faltava uma boa parte para ser completado sendo terminado por uma outra pessoa, se não me engano uma parenta, e segundo os críticos e leitores a diferença de unidade e estilo é imperceptível.

Será que os fãs da obra de Tolkien, com avidez por material totalmente inédito sobre a terra-média, aprovariam que um ou mais escritores gabaritados, com total permissão da família do escritor e que possuíssem profundos conhecimentos da prosa do professor, escrevessem histórias paralelas da famosa saga ou continuassem a história através da quarta-era?

Dêem a sua opinião.
 
Não, por vários motivos. Primeiro, eles não são Tolkien. Isso já me basta pra não dar o mesmo conceito se fosse escrita mais alguma coisa. Outro motivo é que o próprio Tolkien parou de escrever A Nova Sombra pois "não há mais nada que valha a pena ser dito".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo