• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Então, nesse caso, o som do r tem q fazer a língua tremer mesmo no fim das palavras...
Outra coisa a pronúncia de Quenya é Qüênia? ou Quênia mesmo?
 
Vanima é "belo", em Quenya.

Provavelmente tirado da frase dita por Barbárvore para os Senhores Élficos:
A Vanimar Valimálion Nostari,
"Oh seres belos pais de belas crianças"
(lit. "Oh belos geradores de belos").

Espero ter ajudado!
 
Última edição:
Povo,

De repente me bateu uma dúvida: o sufixo -ion, "filho de", pode ser utilizado indistintamente?

Me questiono principalmente em relação a nomes terminados em vogais, no caso de "i" ela some, vira "e", se alonga? E as demais permanecem inalteradas?

P.S: Istimo, tomei a liberdade de usar sua legenda, a final, é super útil.:cerva:
 
Engraçado, mas o único nome que eu consigo lembrar de cabeça que poderia se encaixar neste caso é o S. Ereinion "filho de reis". Não sei se em Q. seria *Araníon ou *Aranion.

Tenn' enomentielva!
 
Engraçado, mas o único nome que eu consigo lembrar de cabeça que poderia se encaixar neste caso é o S. Ereinion "filho de reis". Não sei se em Q. seria *Araníon ou *Aranion.

Tenn' enomentielva!

Perguntei porque me perguntaram como ficaria a expressão "filho de Rimbecáno", eu sugeri *Rimbecánoion, mas o -oio- me deixou com essa pulga atrás da orelha, a pesar de existir em outras palavras. Que acham?
 
Temos esse exemplo:
-u + -ion = uion (Eruion)

No caso de -o(n), o sufixo -ion engole o -o(n); fazendo Rimbecánion. Embora, caso não seja um nome, seja apenas uma citação (no estilo "Istimo filho de Rimbecáno"), eu sugiro que use Istimo yondo Rimbecáno, ou Istimo Rimbecáno yondo (genitivo invisível)

Observar que em palavras terminadas em , o é engolido pelo sufixo -ion (Aranwion).

No caso de -i + -ion, particurlamente eu usaria -ion (Aranion); contudo, é minha opinião, não há fundamento para isso.

Com consoantes (exceto -on) e -a, o sufixo é adicionado sem problemas.

Espero ter ajudado, ainda que pouco.

P.S.: Dá um trabalho fazer a legenda, mas fica legal. Pura vaidade! Claro, liberdade aceita. Só vamos padronizar:

Quenya, Sindarin, Português, Inglês e outras serão acrescentadas.
 
Última edição:
Estou tentando estudar, mas como tá dificil, vou pegar apenas o que quero mesmo...

Como seria a forma mais sincera de dizer te adoro ? pois sendo leiga, imagino que pode haver tantas formas quanto para te amo...

Please
 
Estou tentando estudar, mas como tá dificil, vou pegar apenas o que quero mesmo...

Como seria a forma mais sincera de dizer te adoro ? pois sendo leiga, imagino que pode haver tantas formas quanto para te amo...

Please

Em qual sentido... tipo religioso, ou no sentido de amar muito???
 
Assim, vamos deixar as coisas interessantes. Amor, belo amor; não é em vão que os elfos têm 52 maneiras de falar "Eu te amo" (apenas em Quenya). Se me permitem, vamos a lista:


Melinyel.
Melin le.
Melin lye.
Melinye le.
Melinye lye.
Melinyet.
Melin ce.
Melin tye.
Melinye ce.
Melinye tye.
Mélanyel.
Mélan le.
Mélan lye.
Mélanye le.
Mélanye lye.
Mélanyet.
Mélan ce.
Mélan tye.
Mélanye ce.
Mélanye tye.
Ni mele le.
Ni mele lye.
Ni mele ce.
Ni mele tye.
Ni méla le.
Ni méla lye.
Ni méla ce.
Ni méla tye.
Inye mele le.
Inye mele lye.
Inye mele ce.
Inye mele tye.
Inye méla le.
Inye méla lye.
Inye méla ce.
Inye méla tye.
Ni melil.
Ni melit.
Ni mélal.
Ni Mélat.
Inye melil.
Inye melit.
Inye mélal.
Inye Mélat.
Ni mele elye.
Ni méla elye.
Ni mele etye.
Ni méla etye.
Inye mele elye.
Inye méla elye.
Inye mele etye.
Inye méla etye.


É só isso tudo! Obrigado ao Slicer pelo link.
 
Aiya!

Chamo-me Lirith... e venho por meio dessa mensagem expressar o que anseia o meu coração.

Preciso de toda ajuda possível para aprender esse maravilhoso idioma - textos, dicionários, livros... -

Se alguém puder me orientar quanto a isso...
 
Aiya!

Chamo-me Lirith... e venho por meio dessa mensagem expressar o que anseia o meu coração.

Preciso de toda ajuda possível para aprender esse maravilhoso idioma - textos, dicionários, livros... -

Se alguém puder me orientar quanto a isso...

Bom você deve começar pelo básico que é o Curso de Quenya, está desatualizada principalmente depois das revelações das Fanzinea, especialmente no que diz respeito à tabela de pronomes. A versão em inglês está sendo revisada e daqui que a versão em português o seja, já viu... Quanto a dicionários, no máximo você consegue lista de palavras, ai eu digo vá direto à versão em inglês, que foi atualizada recentemente.

Tanto o curso quanto a lista são de autoria do Helge Kåre Fauskanger, existem outros, mas esse é o melhor.

Agora eu minhas dúvidas...

Para "estrela do oeste" devo usar "Númenel" ou "Númel", aliás isso me lembra outra dúvida: a final, -el é "sufíxo" para Elen ou Eldar, quer dizer no fim das contas são derivados, mas dá para distingui-los?
 
Não sou o Slicer, mas vou tentar ajudar.

O correto seria Númenel; Númel poderia estar correto, mas eu iria com Númenel. Na verdade, eu usaria Andúnel, pois, para mim, soa melhor.

Olha, o sufixo -el pode significar "estrela", "elfo" ou "filha" (a última na verdade sendo -iel). Temos como diferenciar?! Sim e não; primeiro surgiu elen ("estrela"), depois os elfos, ao acordarem, viram as estrelas e seu amor por elas foi tanto que foram chamados de "das estrelas", em Quenya, Elda. Tolkien abandonou a derivação de Elda significando "os que partiram". Assim, as terminações -el significam "estrela", mas como estrelas levam a elfos, pode significar "elfo".

Exemplos desta confusão são os nomes Elendil e Elendur. Os Edain colocaram estes nomes na intenção de significar "amigo-dos-elfos" e "servo-dos-elfos", claramente um erro, já que os nomes significam "amigo-das-estrelas" e "servo-das estrelas". A loucura de Pharazôn também causou problemas lingüísticos em Númenor.

Espero ter ajudado! Se não a esclarecer, ao menos a complicar.

P.S.: Belo nick novo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo