• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pra que serve uma Bigorna?????

A Bigorna é uma ferramenta utilizada pelos ferreiros em caráter manual.

Ela é usada para amoldar ferramentas pré fundidas ou aquecidas até atingir um determinado nível de calor no qual o metal fica bastante elástico e pode ser moldado através de pancadas fortes e constantes.

Hoje em dia foi escanteada, pois tem coisa mais útil. E leve. :hanhan:
 
Como hoje eu acho que ainda não fiz minha boa ação do dia, vamos à ela:

Wikipédia disse:
A Bigorna é uma ferramenta utilizada pelos ferreiros em caráter manual.

Constituída num bloco maciço de ferro fundido, bem resistente a golpes, com duas pontas, sendo uma rombuda e outra mais pontiaguda, com uma plataforma plana na parte superior e uma densa base de ferro fundido suportada por uma base dupla cônica invertida extremamente forte e bem larga em sua pontas, a fim de suportar os golpes do ferreiro.

É usada para amoldar ferramentas pré fundidas ou aquecidas até atingir o nível de calor denominado rubro no qual o metal fica bastante elástico e pode ser moldado através de pancadas fortes e constantes.

Foi largamente usada até o fim do século XIX pelos ferreiros em geral, principalmente os especializados em armas ou ferreiro-armador, os quais confeccionavam belas espadas. Atualmente em desuso pois há ferramentas mais práticas e menos pesadas que a bigorna.

Muitas vezes usada em desenhos animados, como arma de tortura, ou até mesmo morte instantânea.

Ah, e ainda tem essa outra definição aqui, que é pra fazer a lição de casa bem feita, viu, moça?

Wikipédia disse:
O osso bigorna é um pequeno osso (ossículo) em forma de bigorna localizado no ouvido médio. Se conecta ao osso martelo e ao osso estribo.

Este ossículo foi descrito pela primeira vez por Alessandro Achillin de Bologna.

O osso bigorna existe somente nos mamíferos, e é derivado de um osso da mandíbula superior dos répteis, o osso quadrado.
 
Última edição:
Ainda são usadas pelo menos pra moldar ferraduras. Elas geralmente já vêm meio pré-moldadas, mas precisam d um ajuste pra encaixar direito em cada cavalo.
 
Isso me lembra um diálogo de Gilmore Girls:


LORELAI: Para onde foram todas as bigornas?

EMILY: Você está falando daquelas coisas de metal grandes e pesadas?

LORELAI: Todos as tinham

RICHARD: Eu não sabia que eram tão comuns.

LORELAI: Wile E. Coyote as usava. Esse é o quão comuns eram.

EMILY: Quem?

LORELAI: O desenho. Ele estava sempre tentando derrubar uma bigorna na cabeça do Papa-Léguas. Inevitavelmente, o canhão virava pra cima, jogava a bigorna pra cima, ela caia e fazia um buraco em forma de bigorna na cabeça do Coiote.

EMILY: Isso é um desenho?

LORELAI: Não, isso aconteceu comigo no outro dia. Eu estava andando pela rua, e essa bigorna enorme - sim mãe, é um desenho.

RICHARD: Ou elas cairam em desuso, e então as derreteram.

LORELAI: Mas elas não podem derreter. Foram feitas pra resistir o martelo aquecido!

EMILY: Essa é a conversa mais sem propósito que a gente já teve.
 
Ela serve também para cair na cabeça de personagens de desenho animado :stars:

attachment.php

Essa é a foto de uma bigorna :wink:
 

Anexos

  • yunke.jpg
    yunke.jpg
    14,7 KB · Visualizações: 17.362
Meu deus, eu nunca tinha me feito essa pergunta e quando li o titulo do post, tive que vir aqui ver... E francamente, nao fazia ideia que era para moldar armamentos.
Fórum também é cultura!
 
É cheia de curva pra ficar resistente, e, ainda sim, usar pouco ferro. Até onde eu saiba não tem relação nenhuma as curvas com moldes de armaduras, Fê. :lol:
Mas é claro que eu posso estar enganado.
Anne Fawkes disse:
Fórum também é cultura!

Mas essa não é a idéia original? :lol:

Sem mais, até :joinha:
 
As curvas são úteis também para moldar ferramentas curvas e para finalizar a temperagem da ferramenta, a fim de que ela não se torne quebradiça
 
Bom...
há, no artigo em inglês para a bigorna, alusões ao uso das bigornas como instrumentos de percussão! E não, isso não começou com bandas de rock progressivo experimental ou folk/power metal: foi usado por compositores eruditos como Verdi, Wagner, Holst, e o Horward Shore, pra fazer a trilha do SDA [tá, usou mesmo, nas partes dos orcs em Isengard, etc]... e tem uma música dos Beatles que tem também...
E no passado, no Sul dos EUA [provavelmente antes da Guerra da Secessão], havia a prática de arremesso de bigorna.
 
Última edição:
Na oficina do meu avô tem uma.. pra moldar ferro quente mesmo. Acho que eles nem usam mais pq virou serralheria lá.. mas ninguém nunca falou em tirar.. é enorme.. :|
 
Filme medieval não é filme medieval sem um ferreiro martelando uma espada em uma bigorna... equipamento obrigatório da terra-média...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo