• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cursos superiores que nao dao dinheiro e que nao dao futuro

Eu acredito que muitos cursos de faculdade só servem para dar aulas no máximo e pagam pouco como dança ( conheço um professor de dança), geografia, letras, filosofia( pra que serve isso?), história e outros também. Eles devem ter um mercado de trabalho muito restrito alem de pagar pouco e ser muito difícil avançar na carreira.

Que outras áreas vocês conhecem que pagam mal e não dá futuro?
 
O que significa "não dar futuro", pra você? Tem relação com não ganhar dinheiro? Se sim, o título é redundante. Bastava falar em dinheiro. Pra gente medíocre, nem diploma em Direito ou Medicina vai garantir muito dinheiro. Podemos falar em termos estatísticos, de quais cursos costumam na média dar mais retorno financeiro, mas sempre haverá exceções positivas e negativas. Você pode muito bem ganhar dinheiro fazendo Letras, só depende de você. Pode abrir um curso de latim para advogados, por exemplo, e tirar dinheiro desses trouxas. Pode ser tradutor juramentado e fazer concurso público e ganhar dinheiro com isso. Se se focar em línguas menos conhecidas, pode faturar como tradutor/consultor/intérprete e ser feliz. Ou você pode simplesmente fazer mestrado e doutorado e arranjar uma boquinha em algum colégio de alto padrão pra filho de rico e faturar 10 mil por mês... se conhecer as pessoas certas e tiver a capacidade, claro.
 
que significa "não dar futuro", pra você? Tem relação com não ganhar dinheiro? Se sim, o título é redundante. Bastava falar em dinheiro.
Não dar futuro significa a pessoa não crescer na carreira ou seja a pessoa nao sobe degraus na profissão passando a exercer cargos que pagam cada vez mais com o tempo.

E também não dar futuro significa a pessoa estar sempre trabalhando na mesma coisa sem perspectiva de evolução e algo melhor.
 
Nesse caso, para essa definição tão simplória de "dar futuro", a resposta é: todas as profissiões são iguais. Nenhuma carreira tem level up automático não, com dinheiro caindo do céu, aumentando anualmente.
 
Infelizmente, não basta só ganhar XP para aumentar o salário... :(

Mas de novo o Sabrino parece meio confuso sobre o que pretende. Nenhum profissional liberal, pra citar um exemplo bem amplo, "sobe degraus" quando trabalha por conta própria, mas isso não significa que não possa haver plena satisfação profissional e aumento progressivo de renda (e isso se tal aumento for uma meta a ser perseguida; tem gente satisfeitíssima com um patamar X e que não se estressa por atingir outro patamar Y).
 
276171669_5220844781363915_6434970194306131235_n.jpg
 
Um excelente tópico para comemorar o Dia do Professor. O que você acha, @Melian ?
Sabe aquele trequinho, ali do lado, que mostra os últimos tópicos com atualização? Vi o que o Mavz tinha postado num tópico com o título "Cursos superiores que não dão dinheiro e que não dão futuro" e, antes de ir procurar o tópico, já sabia que tinha sido criado pelo Sabre-que-não-é-de-luz.

Eu acho que o pensamento do moço sintetiza o que a sociedade pensa sobre cursos de licenciatura: só servem para dar aula, no máximo. E, bem, todo o mundo sabe que dar aula não é uma profissão de verdade, não é, mesmo? Onde já se viu? :rofl:
Tô feliz sendo professor.
Não tô, mas, eventualmente, voltarei a estar*, porque uma das poucas certezas que tenho na vida é a de que amo ser professora. (Isso não é um paradoxo. Eu estou infeliz com a profissão, mas, em momento algum, me arrependo de ter feito Letras — eu faria novamente, mil vezes! — e de ser professora. Eu sempre quis ser professora! [Eu nunca disse que tinha bom senso! :rofl:]).

Mas não amo o fato de a escola ainda ser um lugar de confinamento, um lugar que privilegia a exclusão, porque não reconhece as singularidades dos alunos. Não amo a escola que funciona, como bem definiu Bourdieu, como um instrumento de manutenção ideológica e política do pensamento das classes dominantes. Não amo a escola que, ao invés de garantir o exercício da cidadania, restringe direitos.

*E se isso não acontecer, eu vou me virar, mas sei que nunca deixarei de amar a profissão.​
 
Depois de procurar muito, consegui finalmente escapar desse modelo de escola. São poucas, mas existem. Inclusive algumas públicas.

Recomendo esse documentário:

Sonho com o dia que isso vai ser a realidade da educação, não a exceção. Pena que parece tão distante.
 
Eu acredito que muitos cursos de faculdade só servem para dar aulas no máximo e pagam pouco como dança ( conheço um professor de dança), geografia, letras, filosofia( pra que serve isso?), história e outros também. Eles devem ter um mercado de trabalho muito restrito alem de pagar pouco e ser muito difícil avançar na carreira.

Que outras áreas vocês conhecem que pagam mal e não dá futuro?
é um mundo mundo muito escroto onde o que você estudou diz se você está em risco de passar fome ou não, e tem gente que ainda acha legal discutir se de fato tem valor estudar algo.
 
é um mundo mundo muito escroto onde o que você estudou diz se você está em risco de passar fome ou não, e tem gente que ainda acha legal discutir se de fato tem valor estudar algo.
Li isso e fiquei com os olhos marejados. Estou assim de saúde.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo