• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olímpiadas 2012 Vôlei Masculino

Acordei às 5 da madrugada hoje pra acompanhar a disputa do terceiro lugar. Sacando muito, o time italiano levou a melhor sobre o búlgaro. Foram 11 aces a 1, pra Itália. 3 sets a 1, jogo foi até bacana de se assistir.

A final, mesmo com a derrota da seleção brasileira, foi foda, terceiro set principalmente. Brasil dominou os dois primeiros sets, mas com a derrota no terceiro, o time caiu de produtividade e a Rússia venceu os dois últimos com maior tranquilidade. No tie break, os russos mostraram que mereciam a medalha de ouro. Parabéns pela vitória e que, na próxima decisão, a vitória seja verde e amarela.
Esse time da Bulgária tem um jogo curioso, eles defendem no estilo oriental, mas jogam mais parecido com brasil/eua do que os europeus.
 
E é um time que poderia ter ido ainda mais longe. Erraram muito nos jogos contra Rússia e Itália. Contra a Rússia, estavam vencendo o primeiro set, mas cometeram erros bobos, tipo invasão, rede, e acabaram perdendo o set. Contra a Itália, abusaram dos erros de saque. O bloqueio dos caras era muito bom. Nikolov, se não me engano, bloqueou muito nos dois jogos.
 
Comparar a seleção de volei com a de futebol é sacanagem com de volei.

Os caras dão e derem o sangue. De 40 campeonatos que o Bernardo disputou ele ganhou 30, e esteve entre os 3 em outras 5 ocasiões

Para mim é uma medalha de prata como a do Esquiva, ganha com muita dignidade.

Méritos pra a Russia que ousou demais na improvisação no 3o set, mudou tudo, o Brasil não soube se adequar perdeu a chance no final do 3o set e rumo depois disso. Mesmo assim ainda é um timaço, que vai ter de ser renovar muito agora.
 
Eu queria ser russa agora porque eu estaria rosa de alegria. Não, não sou vira-casaca, mas que virada digníssima! O que foi aquilo???

O Brasil perdeu por pura desestabilização emocional. Não esperava isso dessa seleção, mas acontece. Levamos a prata, o que, pô, é bom demais!

Nesses esportes em que se compete de dois em dois, levar prata tem gosto de derrota - até porque houve, de fato, uma derrota, e justo na última partida. Quando é um esporte em que todo mundo compete de uma vez (como natação e ginástica), ficar em segundo lugar não costuma deixar o atleta tão triste.
 
Russia, Polonia e EUA eram os 2 favoritos de momento antes das olimpíadas.
Eu juro que estava tranquilo e acharia que venceriamos pois eles costumam ser nossos fregueses nos ultimos anos (com algumas excessões). Não podia ter deixado crescer, tanto no campeonato quanto no jogo. Do lado de lá da chave eu e muitos diziam que era o único a temer o crescimento.
Os russos fizeram 2 viradas históricas nessas olimpiadas. Uma contra os americanos e agora na final. Em outros tempos os russos não tinham essa característica da virada, da vibração, da emoção. Eram frios, ganhavam 3x0 frios ou perdiam de 3x0 frios.

Nesse jogo em específico foi mérito total da Rússia. Do técnico e do jogador que fez 31 pontos.
Depois de uma vitória linda ontem das meninas, temos que aprender que pode acontecer o inverso também.

Pena que teve que ser contra a Russia. Eu contabilizo os titulos da URSS pra Russia. Isso faz deles tetra olimpicos contra um tri americano e um bi nosso.
Era pra termos virado tri, ainda atrás dos russos em termos de medalhas gerais, e depois virarmos soberanos aqui no Rio conseguindo o tetra.
Menos mal que quem conseguiu o tetra foi a Russia e não os americanos.

Mais triste ainda que é o fim de uma geração foda. Giba, Dante, Ricardinho, Rodrigão e Serginho não devem vir pro Rio. Essa geração seguinte também é muito boa, mas vai ser dificil manter o mesmo nível.
 
Última edição:
Na moral, foi uma pipocada do caralho sim. Porra, me abrem 2x0, tem 2 match points e perdem o tie break da forma que foi? Pode falar o que for, mas foi feio sim. Se tivesse sido aqui, poderíamos até chamar de Maracanazzo do Vôlei.
 
Mais triste ainda que é o fim de uma geração foda. Giba, Dante, Ricardinho, Rodrigão e Serginho não devem vir pro Rio. Essa geração seguinte também é muito boa, mas vai ser dificil manter o mesmo nível.

Geração muito foda, mas não insubistituível. Dos cinco que você citou só o Dante e o Serginho são titulares, o Gordito já foi belamente subistituido pelo Bruno faz tempo.
Desses, o mais complicado para substituir, na minha opnião, é o Serginho. Não que não existão outros bons líberos, mas é porque ele é muito foda.
 
Geração muito foda, mas não insubistituível. Dos cinco que você citou só o Dante e o Serginho são titulares, o Gordito já foi belamente subistituido pelo Bruno faz tempo.
Desses, o mais complicado para substituir, na minha opnião, é o Serginho. Não que não existão outros bons líberos, mas é porque ele é muito foda.
Não são titulares mas estão no grupo, que foi o grande diferencial dessa seleção nesses 10 anos. Giba e Serginho são de uma liderança absurda.
O Ricardinho de fato já não fazia tanta falta, mas foi com ele que ganhamos, sem ele fomos bivice. Ele bagunçava toda a defesa, era importantissimo.

Em 2016 a reformulação da geração vencedora será completa.



Na moral, foi uma pipocada do caralho sim. Porra, me abrem 2x0, tem 2 match points e perdem o tie break da forma que foi? Pode falar o que for, mas foi feio sim. Se tivesse sido aqui, poderíamos até chamar de Maracanazzo do Vôlei.
Matchpoints no próprio saque é meio que um match point falso, né?
É quem nem se tivesse no tenis num 5x4 no saque de quem está com 4 e dizer que o cara perdeu o ponto do jogo.
É tipo os 6 "matchpoints" das meninas contra a Russia.
 
Não teve amarelada na minha opinião.

Teve sim uma mudança tática que fez a diferença toda no jogo. O cara tinha 2,18 de altura e praticamente virou todas as bolas quando foi pra ponteiro.
Méritos do técnico e da força deles em não entregarem o jogo que até então estava praticamente perdido.
Outro fator foi a contusão do Dante que prejudicou muito no 4 set pois o Giba ta sem ritmo de jogo e não conseguiu virar seu jogo contra um bloqueio absurdo de alto.
 
Perder um jogo e entregar um jogo são duas coisas totalmente diferentes.

Amarelar é ficar apático e deixar a coisa acontecer, perder lutando é outra coisa.
 
Eu assisti a partida inteira e gostei muito da nossa seleção. Os dois primeiros sets não foram "normais". O Brasil dominou facilmente a Rússia, algo que não era previsto, já que o embate dessas duas equipes sempre são muito bons. Já no terceiro set, eu só não gostei da entrada do Giba no final. Acho que ele meio que desviou o time ali. Era para ter fechado ali. Não era necessária essa homenagem para ele, ainda mais no final com o jogo bem apertado. Veio o quarto set, com o Giba novamente em quadra, já que o Dante havia se machucado e foi um passeio da Rússia. A alteração que o técnico da Rússia fez simplesmente desmontou o Brasil. Dali pra frente só deu Rússia, com grandes méritos, por ter jogado bonito.

O Brasil está de parabéns. Não tem nada de amarelão, pois como muito bem disse a Fernanda, os brasileiros jogaram com vontade até o final, diferentemente do que a seleção masculina de futebol fez. Não dá nem para comparar as duas. Méritos para a Rússia que conseguiu virar um jogo ganho para o Brasil. E essa prata fecha um ciclo de bons jogadores que vão deixar saudades nessa seleção.
 
Assisti a final na casa dos meus pais.

Independente do resultado, foi uma partida digna de uma grande final olímpica que teve alguns rallys maravilhosos, ora o Brasil pontuando, ora eles e com um senso de entrega e acreditar que não existe bola perdida (Serginho é o jogador que simboliza mais isso) que foi a altura da tradição e da qualidade dessas seleções. Não a toa que mesmo quando o Brasil venceu eles na primeira fase, eu desde o começo nunca deixei de exaltar aqui nesse tópico a Rússia como um dos principais favoritos ao ouro.

Nos dois primeiros sets o Brasil mostrou grande volume de jogo com Wallace virando muito bem, Dante e Sidão fortes no saque. No terceiro set que já começou bastante equilibrado o técnico russo arriscou uma mudança tática que acabou fazendo toda a diferença mudando a posição do gigante Muserskiy e aí o sexteto russso da água pro vinho melhorou em todos os fundamentos se acertando totalmente e o Muserskiy (guardem esse nome pro resto da vida) que já é gigante em estatura passou a ser o gigante do jogo todo decidindo a maioria das jogadas mais eficientes dos russos a ponto de marcar 31 pontos que já é um novo recorde em finais olimpícas e logicamente se tornando o maior jogador da partida, lembrando as grandes atuações do Giba em outras jornadas quando ele decidia a nosso favor.

E aí do 4° set em diante só restou ao Bernardinho mexer bastante no banco fazendo várias substituições, mas aí o time russo entrou definitivamente nos eixos e não havia como parar o embalo deles. O gigante deles estava impossível!

O Brasil perdeu com toda dignidade pra um adversário de mesma grandeza e acho inaceitável qualquer comparação com futebol, pois Brasil x Rússia é um grande clássico mundial e não foi uma derrota pra um time inexpressivo ou desconhecido. Já ganhamos várias outras decisões deles e perder pra eles não tem nada de absurdo. É um país que representa toda a herança da União Soviética que sempre foi potência no vôlei.

Se continuarem chamando de amarelada na boa: ou admita que não gosta e não entendem de vôlei e passem a acompanhar melhor daqui pra frente porque o vôlei não é aquela putaria desorganizada da CBF porque desde os anos 80 o Brasil na média geral vem evoluindo já que nas últimas 2 olimpiadas conseguiu colocar tanto o masculino e o feminino em 2 finais consecutivas, coisa que nenhuma outra seleção conseguiu há mais de 30 anos desde a extinção da antiga União Soviética.

Quem sabe em 2016 a tão sonhada dobradinha de ouro aconteça, é continuar trabalhando que um dia chegaremos lá.
 
Última edição:
Escândalo de doping motiva Giba a brigar por ouro de 2012 para o Brasil


  • dmitriy-muserskiy-e-um-dos-jogadores-russos-envolvidos-no-escandalo-de-doping-1485099668139_615x300.jpg

    Dmitriy Muserskiy é um dos jogadores russos envolvidos no escândalo de doping
Através do ídolo Giba, o vôlei brasileiro vai tentar transformar a prata da Olimpíada de 2012 em ouro. O envolvimento de jogadores da seleção da Rússia em um amplo esquema de doping no esporte do país motiva a tentativa de reversão de resultado. Nos Jogos de Londres, os russos derrotaram o Brasil na decisão masculina por 3 sets a 2, de virada, em uma dramática partida final.

Durante participação no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, neste domingo, o ex-jogador Giba afirmou que está engajado em conseguir a mudança de resultado dos Jogos de Londres.

"Sete [jogadores, supostamente envolvidos em caso de doping]. A gente está lutando bastante, essa semana vou para FIVB (Federação Internacional de Vôlei) para ver como podemos pedir esta medalha, qual é o procedimento correto", declarou o jogador.

Mais tarde, o jogador usou sua conta no Instagram para detalhar o engajamento pelo ouro de 2012:

"Aproveitando para explicar minha declaração no Esporte Espetacular: esta semana estou indo para a Suíça, na sede da Federação Internacional de Vôlei, para sentar com os departamentos de doping e jurídico para entender e ratificar os supostos problemas com doping dos russos em 2012 e trazer as respostas para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), então, analisar e dar entrada no pedido de punição e revisão das medalhas de Londres".

Giba vai à Suíça na condição de capitão da seleção brasileira em 2012 e, principalmente, como presidente da comissão mundial dos atletas da FIVB. O ídolo da seleção brasileira tem uma reunião com essa comissão marcada para o dia 30 de janeiro.

Técnico da seleção masculina em 2012, Bernardinho também participou do programa da Globo neste domingo e falou sobre o caso. O ex-comandante da equipe nacional mostrou disse que o momento é de esperar uma resposta das autoridades.

"Não cabe a nós decidir, (cabe) ao Comitê Olímpico. Cabe ao comitê Internacional, a FIVB, e vamos ver o que vão decidir, se for merecido, a gente ganha", afirmou Bernardinho.

A reportagem do UOL procurou a Confederação Brasileira de Vôlei neste domingo, mas não conseguiu contato até o momento.

Relatório explosivo da Agência Mundial Antidoping
No final de 2016, a Agência Mundial Antidoping (Wada) chegou à versão final do relatório sobre os casos de uso de substâncias proibidas na Rússia. A investigação ainda corre em sigilo, mas a entidade admitiu que mais de mil atletas daquele país estão envolvidos, de 30 modalidades, no período de 2011 a 2015.

O jurista canadense Richard McLaren, que chefia a investigação a serviço da Wada, confirmou a presença do jogador de vôlei Dmitriy Muserskiy. O gigante russo de 2,18m foi destaque da dramática virada de sua seleção sobre o Brasil na final de Londres, por 3 sets a 2.

Em entrevista ao site russo Sport-Express, no fim do ano passado, Richard McLaren falou sobre o caso: ''A equipe olímpica russa corrompeu os Jogos Olímpicos de Londres em uma escala sem precedentes, cujo verdadeiro alcance provavelmente nunca será estabelecido''.

Na época, o anúncio de novo relatório da Wada provocou revolta em alguns países. No Brasil, o levantador Bruno Rezende, presente nos Jogos de Londres em 2012, se manifestou através do Twitter, cobrando uma posição da FIVB.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu particularmente acho que o Brasil tem o direito legítimo de querer pleitear isso, mas o problema é que se nós temos, as demais seleções que cruzaram antes com a Rússia nas fases anteriores do torneio e foram eliminadas por ela também teriam, o que também daria margem para uma justa reclamação e aí na teoria o mais correto seria ter anulado o torneio inteiro e refazê-lo sem os russos. Como isso é complicado de fazer, o padrão do COI é realmente promover o que está totalmente habituado a fazer que é a herança e troca de medalhas.


 
Já estava pensando "o Fúria tá locão de ressuscitar tópico da Olimpíada de 2012?" :lol:

Jogar o torneio de novo, já seria inviável na época, que dirá quase 5 anos depois. Desclassificar a Rússia e trocar as medalhas é o mais viável mesmo. No caso, Brasil ouro, Itália prata e Bulgária bronze.
 
Também acho difícil, mas por se tratar de um esporte coletivo. Num esporte individual é muito mais comum a mudança de medalhas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo