• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conclave (2024)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Filme que recebeu sete indicações ao Oscar 2025, mas infelizmente só levou uma única estatueta para casa (Roteiro Adaptado). Não obstante, o filme parece ser muito bom e tem um elenco de peso. Outro que estou pilhado para ver e já providenciando. Alguém aí já viu ou pretende ver? Deixem seus comentários, amiguinhos. :hihihi:

Sinopse​

Não recomendado para menos de 12 anos

O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa. (Fonte: Adoro Cinema)

xl_conclave-movie-poster_d2418c60.webp

Trailer legendado:​

é muito bom (e um crime que não tenha levado design de produção porque eu achei de verdade que eles tinham conseguido com muitos milhões de dólares fechar a capela sistina para filmar). eu gostei bastante do ritmo do filme, não é um negócio frenético, mas a história é conduzida de um jeito que toda a politicagem do conclave não fica chata, pelo contrário, quando você percebe tá lá contando voto junto com os cardeais.

o final foi bem feitinho, porque você sabe desde o começo que tem um coelho para sair daquele mato, e com as denúncias que vão surgindo contra os outros candidatos a cabeça já fica pensando no que será - achei que a jogada aqui foi

fazer quem está assistindo pensar nas piores possibilidades, sei lá, abuso sexual infantil ou qualquer coisa nessa linha, e aí a revelação chega a ser até anticlimática. "ah, é só isso?".

(eu votaria no lawrence)

Pra além das reviravoltas ao longo do filme (e claro, ao final) eu amei os detalhes da coisa toda, desde o início com a morte do Papa (o que fazem com os aposentos e os pertences do falecido) passando pelos preparativos do conclave, até a escolha final.
E os cenários e fotografia são absurdamente lindos.
Chega a ser inacreditável que um filme sobre "escolha do novo Papa" tenha tanta coisa boa. =]

Maravilhoso, mas com um final ruim. O diretor trollou.

o Ralph Fiennes ser eleito?

Não vi o filme, mas li o livro. Um dos pontos que o livro não esclarece frontalmente é o que motivou o brusco redirecionamento dos votos de uma votação para a seguinte, que culminou na eleição do Papa.

Outra coisa, no livro, o protagonista é italiano, e isso é fato razoavelmente importante, por ele compor a panelinha dos cardeais italianos.

Não vi o filme, mas li o livro. Um dos pontos que o livro não esclarece frontalmente é o que motivou o brusco redirecionamento dos votos de uma votação para a seguinte, que culminou na eleição do Papa.

teve a explosão no livro? se eu não me engano foi meio que uma combinação de denúncias contra os candidatos que eram mais fortes, o pessoal que era pró-lawrence caindo na real que ele não queria ocupar o cargo, mais o discurso do benitez (que a cada denúncia ganhava mais voto, então no fundo foi um treco meio gradual)

teve a explosão no livro? se eu não me engano foi meio que uma combinação de denúncias contra os candidatos que eram mais fortes, o pessoal que era pró-lawrence caindo na real que ele não queria ocupar o cargo, mais o discurso do benitez (que a cada denúncia ganhava mais voto, então no fundo foi um treco meio gradual)
Teve sim. Mas na penúltima votação o Lomeli (que vira Lawrence no filme) quase recebe os votos para ser eleito e não parece mais tão avesso a se tornar Papa. Também achei o discurso do Benitez mais fraco que o do próprio Lomeli, mais cedo. Minha impressão foi de que a votação virou meio bruscamente demais.

É mais uma daquelas bobagens cheias de pompa mostrando como a Igreja é maquiavélica e esconde segredos sombrios ou é bom mesmo?

Chega a ser inacreditável que um filme sobre "escolha do novo Papa" tenha tanta coisa boa. =]
Ué, por quê?

É mais uma daquelas bobagens cheias de pompa mostrando como a Igreja é maquiavélica e esconde segredos sombrios ou é bom mesmo?

pensando aqui que o lawrence é o protagonista e ele é todo voltando a manter as coisas como elas estão (com um papa "progressista", acho que o equivalente do francisco?) , eu acho que não. a ideia seria mais que há algumas frutas podres no meio (por coincidência, os conservadores), mas que não são o todo da igreja.

pensando aqui que o lawrence é o protagonista e ele é todo voltando a manter as coisas como elas estão (com um papa "progressista", acho que o equivalente do francisco?) , eu acho que não. a ideia seria mais que há algumas frutas podres no meio (por coincidência, os conservadores), mas que não são o todo da igreja.
Não gosto muito desse maniqueísmo. Tem gente liberal que é muito mais inimiga do Evangelho que muitos conservadores, e vice-versa. Se esse recorte sempre será nosso limite moral, eu acho que o debate é muito fraco, se é que há debate.

É sempre a impressão que tenho, para que a esquerda apoie ou só não insulte um membro da Igreja ele precisa não apenas se adequar a uma agenda social específica como se alinhar ideologicamente com partido ou candidato x ou y. E ainda falam com aquele tom bovino: 'ele precisa se posicionar'. E a direita faz o mesmo, mas com mais barulho e menos elegância, mas faz.

Mas vamos ver, talvez eu assista e me surpreenda.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back