1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Vampiros! o que lhes aconteceu!?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por TorUgo, 31 Out 2008.

  1. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Tolkien fala em Vampiros na primeira Era, em Beleriand, chega a mencionar que Sauron se transformou num numa ocasião!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O que acham que aconteceu a estes seres misteriosos, não os imagino tão poderosos como Balrogs, talvez portanto, seriam mais numerosos! o que lhes terá acontecido para não haver registos a partir da segunda era!?
     
  2. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Pra mim os vampiros de Tolkien estavam mais para homens-morcegos do que para o que nós conhecemos hoje por vampiros. Podiam ser pequenos maiar corrompidos, podiam ser espíritos malignos como os dragões, e por aí vai.

    Mas eu acredito que os que existiam ou morreram na Guerra da Ira ou estão por aí escondidos em algum cantão da TM.
     
  3. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Depois da Guerra da Ira, muitos seres nefastos, criações de Morgoth, ou sucumbiram ou se esconderam, como foi o caso do Balrog de Moria. Tolkien fala de seres que viveram por muitos milenios escondidos, o caso do Guardião do lago nas Portas de Durin, e os seres que cavaram os tuneis nos confins do mundo, onde Gandalf esteve com o Balrog.
    Esses vampiros, assim como os lobisomes, os poucos que restaram, devem ter procurado refugio no extremo norte e/ou no extremo sul, e nas profundezas, por isso a dificuldade em se ter noticias de algum.
     
  4. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Penso e acredito eu que, os vampiros que Tolkien mencionou no conto de Beren e Lúthien, os que Sauron criou como denominados Homens-Morcegos.
    Ficaram submersos em algum lugar maligno na Terra Média, que no futuro eles dominaram a terra formando a tal Era das Trevas, que ai se encaixa o mundo mais atual.
    Porém da de se encaixar estes fatos com as outras eras futuras, com o que iria acontecer na antiga Terra Média, porém isso é só um pensamento e nada concreto.

    Provavelmente a inspiração que Tolkien teve quando mencionou os homens-morcegos na obra fora de Bram Stoker na criação de Drácula. Porque na época que Tolkien fez isto era uma época em que a obra de Stoker teve o seu apogeu no romance vampírico e gótico. Como é até hoje.
     
  5. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Que interessante:think:não sabia que existia Lobisomens e Vampiros nas obras de Tolkien.
     
  6. Menello

    Menello Usuário

    Vampiro mesmo, só conheço esse:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Não é uma boa foto. Mas é uma mini do jogo de SDA minis.

    *A pintura é minha
     
  7. Elendil

    Elendil Equipe Valinor




    Tanto vampiros quanto Lobisomens fazem parte do bestiário mitológico europeu, e estão no imaginário popular em diversas épocas da história européia. Antes de Bram Stocker criar o seu Drácula no século XIX, baseado no conde romeno que realmente existiu, Vlad - O Impalador, o "Drakul" (dragão, ou mesmo demônio), do século XII, já havia mitos relacionados a vampiros, em especial no leste europeu. Há alguns que nem de sangue sobreviviam.

    Stocker deve ter entrado em contato com os relatos de vampirismo dos séculos XVII e XVIII ao criar o Drácula sugador de sangue, esses sim associados a morcegos sugadores.

    Lobisomens também aparecem povoando o cotidiano dos povos da antiguidade européia ( e se estendendo pela Idade Média e Moderna), mais precisamente no oeste. Para os povos germânicos e celtas, que entraram em contato em certa medida com o imaginário mitológico germânico, os lobisomens eram espíritos (ferozes) protetores dos campos e plantações. Foi a tradição cristã, na tentativa de afastar os recém convertidos pagãos de suas antigas crenças, que tratou de "demonizar", por assim dizer, essas criaturas.

    Acredito, mais uma vez, que tudo isso tenha influenciado Tolkien na criação da sua própria mitologia e seu próprio bestiário.

    Gosto de imaginar esses Homens-Morcegos e Lobisomens, da obra de Tolkien, realmente perdidos em algum lugar da Terra-média, como disse Finwë Fëfalas, por serem personagens não muito explorados, obscuros mesmo. Estariam em algum lugar distante, causando terror, povoando o cotidiano de um lugar quase esquecido, ou mesmo esperando serem encontrados como, um dia foi, o Balrog de Moria.
     
  8. Pena q esse dia não vai chegar...Tolkien deveria ter sido um Elfo
     
  9. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Fiquei imaginando um elfo vampiro! HAUHAUAHua! seria muito estranho!
     
  10. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    Com certeza! Que sorte a nossa se assim fosse...

    :lol: :lol:

    Seria mesmo...um elfo que não apreciasse a luz...estranhíssimo.
     
  11. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    Ah eu não acharia tão estranho um elfo- vampiro, em SdA tudo é possível...agora eu fiquei confusa imaginando Sauron como vampiro, de acordo com o que disse a Enciclopédia de Arda.
     
  12. Café

    Café O importante é o que importa


    Concordo!!:joinha:!!!
    Se o único vampiro que existiu foi Sauron-Vampiro então ele foi destruído!!! Mas se existiram mais creio que a maioria foi destruida na Guerra da Ira e o que restou(isto é se restou) provalvelmente devem ter se escondido na Floresta das Trevas!!!
     
  13. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Devem ter existido muitos.... afinal Luthiem usou a pele de um pra entrar em Angband.
    Se sobreviveram a guerra da ira, nãa acredito não, mas se aconteceu estarão la no norte do TM, onde é mais frio e menos povoado....
     
  14. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Eöl? Toda vez que leio sobre ele lembro dos Drows de RPG
     
  15. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    Verdade!! Ele era suficientemente sombrio para ser um vampiro :mrgreen:

    Não entendo nada de RPG, embora o assunto me interesse...quem é Drows?
     
  16. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Eol parecido com um vampiro???? Pô, so porque o cara nao gostava do sol? Ele nasceu antes do sol né?
    PS: É um personagem que eu adoro
     
  17. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    Mas eu não tenho nada contra Eöl (e nem contra vampiros...:mrgreen:). Na verdade eu não queria que ele morresse daquela forma...e acho que a história dele e Aredhel poderia ter sido bem bonita até...
     
  18. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Eu não disse que Eöl era parecido com um vampiro, disse que ele não gostava da luz do Sol, já que a Pam EQA não se lembrava de nenhum elfo assim.

    Drows são elfos de pele negra e cabelos brancos, geralmente maus e que adoram torturar e matar qualquer um. Vivem em uma sociedade matriarcal muito rígida. São usados principalmente em D&D
     
  19. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Para mim eles estão todos em torpor esperando a gerrena, e todos os eventos ocorridos na terra média são maquinações dos anciões na jihad! AUAUAHAU ( Vampiro a máscara bitola).
     
  20. Elven

    Elven ELfo

    Vampiro!?
    Homens-morecego!?
    Lobsomen!?


    Hmmm..... Interrecante.... Vou voltar a ler Tolkien! SAUDADES! :joy:
     

Compartilhar