1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Mormegil

Mormegil Usuário

Poder

Olha, o meu conceito de poder é assim:

:idea: Poder seria um conjunto de virtudes, qualidades, conhecimento, sabedoria, habilidaes físicas, mentais e psicológicas e, no caso de Tolkien, algum tipo de "mágica" que alguns personagens possuem (tipo, é dito que o Melkor corrompeu-se porque usou seu poder com malefícios, etc... e tal, eu acho que ele usou esse tipo de mágica). :idea:

Assim, vários personagens tem grande poder, e aumentam significamente durante a história.

O Um Anel é um local onde Sauron depositou um pouco do seu poder "mágico", como forma de salva-lo(Sauron foi fisicamente derrotado tres vezes, né?). 8)

2. Húrin Thalion

Húrin Thalion Usuário

Exato.
    Artefatos como os Anéis de Poder seriam apenas instrumentos com os quais a capacidade sub-criativa do portador se manifesta. Essa teoria explica as maneiras diversas com que o Um interagia com os diferentes personagens. Tipo, Frodo c/ o Um nunca se tornaria um novo Senhor do Escuro, pois é um simples hobbit sem nada de especial. Já Gandalf (como ele mesmo disse) teria seu próprio poder maia canalizado de forma diferente com a posse do Um, e as novas "habilidades" disponibilizadas pelo anel provavelmente o corremperiam.
    Bela teoria!

3. Digo_s

Digo_s Olifantástico

Hum, então ses tão dizendo mais ou menos oq eu disse lá no começo, o anel funciona como um amplificador. Ele pega o poder da pessoa amplia, nao apenar nos entido de deixar a pessoa mais poderosa, ams de eprmitir a ela usar todo o poder q ela poderia vir a ter mas sem o anel nao cosneguia!
    Nesse caso acho q o poder aumenta sim! pq se a pessoa nao conseguia suar o poder sem o anel, mesmo ja tendo esse poder, an verdade ela nao tinha poder nenhum!
    É a mesma cosia q chegar e dizer: Vc tem o pdoer de mudar o mundo!
    Se vc ficar sentado sem fazer nada vc nao pode nada oras! :mrgreen:

Eu já li em algum lugar q o Sauron não ficava invisivel quando botava o anel, q isso so acontecia com os seres com menos poder, como os hobbits por exemplo, mas nao era necessariamente a grande propriedade do anel. Alias, talvez o anel so tinha essa propriedade de tornar invisivel pq quando tolkien escreveu o hobbit nao pensava ainda em sda, sai quando reaproveitou o anel pra uma coisa maior o tornar invisivel virou superforo!

hum, ams vendo assim, o anel dava a pessoa o pdoer de ficar invisivel né? isso nao era alguam coisa q ela ja tinha!
    Ih, ta cada vez mais confuso!

4. Gina Black

Gina Black Usuário

Eu também nunca entendi perfeitamente essa parada dO Um Anel deixar aquele que o usa invisível... Tenho minhas teorias, é claro... Tipo, simbólicamente, a pessoa desaparece aos olhos do mundo, mas é percebida pelo mal, já que O Um é carregado de maldade.
    Mas quanto aos poderes dos Valar, acho que todos equivalem em poder. Apenas as ocasiões onde eles se manifestam com maior força é que é diferente. Cada um na sua área é PHD, digamos.

5. Gildor

Gildor Usuário

Mil e um perdões, acho que eu tava alucinado bastante nesse momento pra dizer uma bobagem dessas. Sauron nunca ficou invisível usando O Anel. Perdoem o mico desse Minduim. 8O

6. Morgs

Morgs Metido a Rei de Arda

Acontece que Sauron tinha o controle do poder do Anel. Algo que Frodo e companhia não tinham :)

Morgs

7. Galahan

Galahan Lazy elven artist

Bem, se formos ver de verdade, os Anéis élficos não davam poderes realmente úteis, digamos numa confrontação (isso é claro com as informações que temos sobre eles, pois Tolkien poderia ter imaginado mil coisas). Tendo apenas o poder para conter o perecimento que o tempo traz, os Anéis élficos não seriam de grande valia, por exemplo, num combate. É certo que eles possuem algumas outras propriedades, como o Anel do Fogo usado por Gandalf, que "colocaria fogo nos corações" nas horas de necessidade, mas nenhum deles parece ter realmente algum poder extra que corresponderia a uma vantagem direta num confronto com Sauron, por exemplo. Na verdade, a ligação deles com o Um Anel representava uma desvantagem, pois seus portadores poderiam sucumbir ao controle daquele que possuísse o Um Anel (vide a passagem do espelho de Galadriel que exemplifica bem isso).
    Já o Um Anel representaria para Sauron portar o Um Anel não representava também nenhuma vantagem, uma vez que o portando, ele teria seu poder por completo. O único poder que o Anel proporciona a Sauron, a meu ver, é servir de ponte entre Sauron e as mentes daqueles que possuem os três, os sete, e os nove anéis. Seria, numa péssima analogia, uma espécie de telefone celular :roll: que proporcionaria um contato direto e a distância com a mente daqueles. Se isso para você representa um aumento de poder, então concordo, mas um aumento mais estratégico do que fático.

8. Sprog Bullit Rockatansky

Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!

Nossa.. celular... essa foi boa.....hehe

Bom... o poder dos valar, ao meu ver,. tb se equiparavam, somente sendo obedecidos e designados ao determinado valar de acordo com o que Iluvatar desejava, se não Manwë nunca seria o grande valar que ele era, mesmo demostrando que tinha capacidade para aquilo.

9. Morgs

Vamos lá, todos juntos agora:
    Manwë é UM Vala
    Manwë e Ulmo são dois Valar
    Varda é uma Valië
    Varda e Yavanna são duas Valier

Só pra ser chato mess :P

Mas então, eu acho que o poder doS ValaR, não se equiparavam. Aliás, isso fica bem claro no Silmarillion não? Veja Melkor. O cara tinha um quinhão do poder de cada um dos seus irmãos... e Manwë, o cara era rei por natureza. Seu poder superava o dos outros também. Mas todos eles possuem um poder imenso, daí a diferenciação dos Maiar. :)

Morgs

10. Glaurung

Glaurung Usuário

Até onde seria esse limite?
    Ulmo mesmo não dava conta de segurar o maia dele(aquele rebelde) :)

AH! Bem vindo ao fórum Morgoth, supremo senhor com medo do escuro de pantufas! hehehehe

11. Morgs

Morgoth fala...

Bom, isso é verdade. A natureza do Ossë é ser rebelde, não tem jeito. Nas histórias antigas ele era um Vala, inclusive, o que separa menos ainda a diferença de poder entre os dois... mas eu não sei. Creio que na convivência entre os Ainur não havia esse lance de "Senhor e Escravo"... cada um agia por si individualmente.. desta forma Ossë faria o que desse na telha, sem prestar contas a Ulmo... o único a quem se prestava contas seria Manwë, Rei do Mundo, que conhece uma boa parte dos desígnios de Eru... sei lá, tudo achismo =P

A propósito, os responsáveis por dividir os Ainur em ordens de poder foram os elfos e não os Ainur em si.

Hummm mas eu enrolei enrolei e já mudei de assunto :P

No mais, obigado pelas boas vindas, dragão dos olhos meus heheheheh é bom te ver aqui "moderador do semestre" :wink:

12. Aeglos

Aeglos Usuário

Acho que poderiam receber mais poder sim. O maior exemplo é o proprio Gandalf que teve suas habilidades aumentadas pelo anel de fogo. Mais habilidade, mais conhecimento, mais força, ... tudo isto é mais poder. Quanto mais poder vc tem mais pessoas vc pode controlar. Quanto a Sauron ficar mais poderoso com o Um Anel, entendo que ele não ficou mais forte, pois muito de seu poder passou para o anel, assim como Melkor não ficou mais forte ao infundir outras criaturas com sua força. É claro que suas tropas receberam um grande acréscimo, pois sob seu controle estavam grandes poderes, como os nazgul, mas diretamente não acho que ele ficou mais forte.

13. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Nenhum dos aneis élficos dava mais força ou conhecimento(mesmo porque a unica forma de adquirir conhecimento eh com a experiencia, com a vida). O anel do fogo dotava seu portador com a capacidade de trazer esperança aos corações daqueles que precisacem.

14. Aeglos

Aeglos Usuário

Para KADU:
    Quanto ao que falei de mais força, mais conhecimento, mais habilidades, não disse que os aneis elficos faziam isto pelo portador, mas sim que aquelas são formas de poder.
    Quanto a Narya, ele concedia o dom de aquecer os corações dos homens, então vc acha que isto não é mais poder? Talvez nao seja mais força física, mas é um poder, alias, muito importante. Pode ter certeza que Gandalf o usou varias vezes em sua longa jornada.
    Além disso, talvez o anel servisse para melhorar a capacidade de Gandalf de controlar o fogo, apesar de que com certeza ele possuia domínio natural sobre este elemento. Talvez servisse como o cajado que auxiliava os istari, fazendo fluir melhor suas energias místicas.

15. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Eu nao disse que isso nao era poder. E Gandalf usou sim muitas vezes esse artificio.

16. Elros Tar-Minyatur

Elros Tar-Minyatur Active Member In Memoriam

Poder bruto um Ainu só tem aquele que lhe foi concedido por Eru. Ele pode ter desenvolvido os seus poderes, lapidando-os, aprendendo com outros ainur, exatamente como ocorreu na Ainulindalë, onde antes dela cada Ainu cantava isoladamente e entrava em harmonia com seus pares com o passar do Tempo.

Poder só diminuía, nunca aumentava ou mudava. O que acontecia é que cada AInu aprimorava e criava maneiras de empregar seu quinhão de poder.

17. Elros Tar-Minyatur

Elros Tar-Minyatur Active Member In Memoriam

O Um Anel fazia com que seu portador (que não Sauron), entrasse num círculo vicioso. Por quê? Porque uma das características do Anel é conceder poderes de acordo com a estatura de cada um (ou seja, amplificar o poder bruto e manifestar na forma de habilidades inerentes à característica principal desse poder bruto). Isto é, fazer coisas que por si só alguém é incapaz de fazer. Seu portador sente a necessidade de controlar essas habilidades com treinamento, tornando-se mais poderoso. Seguindo essa lógica, com o treinamento, mais poderoso o portador se torna, e, conseqüentemente, mais poder lhe é conferido (seus poderes latentes e manifestáveis são amplificados), seguindo a regra do "Quanto mais alguém tem, mais quer ter. Entretanto, isso acaba por corromper o portador que usar do Um Anel para desenvolver suas habilidades com ele, sem contar o fato que, para ter esses poderes, é preciso ter o Anel. Algo como uma droga estimulante, que definha o corpo e a mente com o uso prolongado, exatamente como aconteceu com Gollum (mas este não desejava mais poder: apenas ficar invisível para poder capturar suas presas sem risco.

No caso de Sauron, o Anel tinha a função principal de ser um veículo e uma âncora para seus poderes e para o que foi conseguido com ele (alicerces de Barad-dûr por exemplo). Ou seja, enquanto durasse o Anel, Sauron e o que foi construído por ele, retornaria uma hora ou outra, embora com menos poder.

Sauron deve ter passado de seu poder bruto (essência) para o Anel, diminuindo o seu máximo. Por isso Sauron sempre retornava, pois ele poderia se "reabastecer" até o seu "máximo", coisa que não poderia ser mais feita individualmente por ele com a destruição do Anel.

18. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Por isso que eu sempre discordo quando alguém diz que foi um erro de Sauron criar o Um. Ele conseguiu dominar os homens, e apesar do risco que era ter sua força dependente de um objeto tão pequeno, ele podia ter a certeza de que enquanto o Anel existisse, ele também seria uma ameaça.

Compartilhar