1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Uma dúvida que eu tenho, um Valar (ou um Maiar, ou então um elfo) poderia de alguma forma conseguir (por si própio) mais poder do que o que possui sem interferência de Eru?
     
  2. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Creio que não. Um Ainur poderia ter seu poder diminuído, e então restabelecê-lo até o ponto original, como é o caso de Sauron e de Gandalf, mas nunca extrapolá-lo.
     
  3. bechara

    bechara Usuário

    Só se estivesse na Musica..aih isso seria , como tudo, um acontecimento como qq outro..
    Fora isso, nao
     
  4. :Olórin:

    :Olórin: Usuário

    Sauron , Melkor e Saruman tentaram aumentar o seu poder .. certo ???? Eles conseguiram ? Bem .. você sabe o que aconteceram com eles ! :D
     
  5. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Aumentar o poder acredito que apenas com o auxílio de um artefato. Por exemplo, se Saruman se apoderasse do Um Anel ele adquiriria todos os poderes contidos no Anel + os dele próprio...
     
  6. Mithrellas

    Mithrellas Usuário

    Só uma correçãozinha (eu sou chata, sim)...é um Vala, dois Valar, um Maia, dois Maiar :) tipo, o singular é sem erre...

    Eu acho que poderia....mas....depende do poder ^^
     
  7. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    O que exatamente vc chama de poder? Um elfo a medida que cresce e amadurece se torna mais forte, mais sábio, mais hábil e etc. Estes são poderes que crescem com o tempo. Mesmo Olórin, o mais sábio dos maiar, evoluiu em sabedoria com o passar dos séculos e através do anel de fogo, aumentou seu poder sobre este elemento. Não está escrito em nunhum lugar, não que eu tenha lido, mas acredito que o poder de cada ser, a exceção de Eru, é limitado, mas isso não impede que este poder cresça, ou digamos, evolua com o passar dos anos a partir de estudo, treinamento, reflexão a cerca de erros cometidos e ect.
     
  8. Coiote

    Coiote Fallin´

    eu acho que consiguiria mais poder,mas esse poder seria destinado certamente ao mal e isso traria consequências muito ruins...
     
  9. Fox

    Fox Visitante

    A não ser que o poder extra fosse alcançado atraves do Um Anel, explique porque necessariamente esse poder extra seria destinado ao mal???
     
  10. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Tipo, mas ai tá uma duvida q sempre tive na historia!
    O Sauron fez o Um anel jogando nele o seu proprio pdoer não foi? Mas tipo, então ele usando o anel não deveria ficar com o mesmo poder original q tinha? Ou o anel funcionava como uma especie de amplificador de poder? Afinal, antes de ter o anel ele nao tinha tanto pdoer nem era tao temido, mas depois q fez o anel, apartir de seus proprios poderes ele ficou mais forte nao foi?

    Outra coisa, esse conceito de poder é muito relativo! oq seria poder?
    Nas epocas mais remotas do forum, em discussoes parecidas eu fiquei sabendo q o maior poder do Gandalf por exemplo era sua sabedoria e a arte de se relacioanr com todos os povos! Se isso era um poder, então consequentemente ele aprimorou isso com o passar do tempo e ficou mais poderoso desse ponto de vista! Afinal, pelo menos para as pessoas comuns, sabedoria e abilidade de se relacionar com os outros são cosias q podemos aprimorar!
     
  11. Fox

    Fox Visitante

    Não. Ele tinha o mesmo poder que tinha antes. O Um Anel possuía parte do poder dele, mas juntos o poder se inteirava.
    O Anel servia mais como âncora pra que sua destruição (de Sauron) não fosse nunca completa, a não ser que o tambem fosse destruído o Anel (âncora).

    O que está começando a rolar aqui é o problema de semântica que já teve no CDI. Sabedoria não é poder, é virtude. Pensando assim, essa discussão altamente relativa sobre poder termina num instante.
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Sauron sempre foi bastante temido, mesmo sem o Anel! Seu nome era Gorthaur, o Terrível, em sindarin. E foi o primeiro tenente de Morgoth! Gosto de imaginá-lo como o maior dos maiar. Nunca foi qualquer coisa. Acontece que ele disperçou/perdeu seu poder a cada vez que perdia sua forma física e tinha que refazê-la... e depositou bastante de sua força no Anel.
    Além de aumentar o poder de Sauron, com o Anel ele podia controlar os outros anéis de poder, à excessão dos élficos(tá, isso não significa muito na terceira Era, porque os anéis dos homens e anões já estavam em seu poder...). Mas eu acho que a vitória de Sauron com o Anel era certíssima.
     
  13. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Não fox, q o pdoer naoe ra o emsmo do de antes eu sei, isso aumentou com certesa! SE não, pensa só, pra q ele ia por o poder no anel e geral uam cosia mais facil de destruir ele se ele podia ter todo o poder dele nele mesmo sem chance se ninguem destrui-lo? A ancora existia já q o anel era feito com parte do poder dele, até pq ele ficava menos poderoso sem o anel, mas po, se o anel nao aumentou o poder original dele ele já era super forte e podia ter dominado a terra-media sem fazer anel nenhum, nao faria sentido!
    Eu concordo com vc Maglor!

    E Fox, quando a um dos podes do Gandalf ser sua sabedoria nao foi nem algo q inventei agora, muita gente aqui do forum ta disse isso, faz mas de 6 meses mas lembro! hehehhe! Assim como o maior poder do Saruman era sua voz q controlava a mente dos não-fortes! Tb acho q esse poder ele pode ter aprimorado com o tempo!
     
  14. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Digo_s, você está certo em afirmar que Sauron teria mais poder sem ter feito o anel. Acontece que mesmo tendo todo esse poder, ele não poderia desafiar todos os povos livres da terra média de uma só vez (conforme ficou demonstrado na Guerra da Última Aliança). Assim, seu plano original era criar os anéis para que, dissimuladamente ele pudesse controlar os governantes destes povos, para que, gradualmente estes se curvassem a ele. O Um Anel foi criado não com o intuito de aumentar-lhe o poder, mas como um canalizador para controlar a vontade dos demais povos, o que ele não poderia fazer somente com suas habilidades, sem um instrumento próprio para este fim.
     
  15. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Hum Galahan, assim faz mais sentido! Eu pensei nessa posibildiade, ams não dei tante importancia! Mas tipo, mesmo assim ainda acho q o Um anel deixou ele um pouco mais poderoso do q ele era antes de faze-lo, afinal, o anel dos elfos deixava eles mais pdoerosos nao deixavam? então pq o anel do sauron nao podia deixar ele mais pdoeroso alem de controlar o demais aneis?
     
  16. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    O anel dos elfos não os deixavam mais poderosos. Apenas lhes davam maior controle sobre o espaço/tempo evitando que aquilo que eles construíram se dissipasse com o passar do tempo (bem como que suas almas não se cansassem deste mundo). No final das contas eles são catalizadores, tal qual o Um Anel, mas com objetivos diferentes deste.
     
  17. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Tudo isso q vc disse entra no meu conseito de ficar mais poderoso! :mrgreen:
    Eles ganharam vantagens q não tinham sem o anel não é?
    Isso é uma forma de poder! Poder não precisa ser necessariamente controlar os outros ou desejar isso! ficar mais pdoeroso e poder fazer uam cosia q vc não podia antes! Se o anel dava mais controle sobre o espaço/tempo pra mim isso é um tremendo de um almento de poder.
     
  18. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Já diz o velho e sábio ditado: Conhecimento é poder :D

    Bom, falando sobre os poderes de Sauron e dos ainur:
    Talvez isso não seja um aumento de poder, mas sim aumento de capacidades. O poder(capacidade sub-criativa) ele sempre teve, mas você talvez precise achar uma forma de usá-lo. Criar o Um anel foi uma forma de utilizar seu poder para atingir um determinado objetivo, criando a capacidade nova...

    Hmmm...talvez seja apenas mais uma das minhas teorias mirabolantes...ou talvez não. O que vocês acham? :wink:
     
  19. Gildor

    Gildor Usuário

    Nunca parei pra pensar nisso, mas acho que concordo com o Dragão. Sempre enxerguei os Anéis como "canais" de exercício de poder sub-criativo dos elfos ou de Sauron. Afinal, Sauron conseguia ficar invisível sem portar o Anel? Acho que não, mas nesse caso o Anel não ampliava seus poderes: apenas possibilitava uma maneira de usar esse poder.

    A mesma coisa pode ser dita do "conter a passagem do tempo" dos elfos: os Anéis élficos possibilitavam a eles manter o tempo inalterado nas suas regiões, mas usando o poder deles próprios..

    Que viagem... :P :lol:
     
  20. Beldar

    Beldar Usuário

    Acho que o anel funcionava para Sauron, mais ou menos como uma esfera ou um cajado funciona para um mago, um catalizador de poder, com ele Sauron podia usar "mais facilmente" um poder que sem o anel exigiria muito mais dele para ser usado, uma grande "concentração" por exemplo, no caso do mago a concentração para conjurar!! Numa batalha, esse tipo de poder era decisivo para Sauron, pois é dificil numa batalha conseguir um nivel de concentração suficiente para atingir a plenitude do seu poder!!!

    Será que eu viajei???
     

Compartilhar