• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vacina Covid-19

Você tomará qual vacina?

  • Somente pfizer/moderna

    Votos: 0 0,0%
  • Somente coronavac

    Votos: 0 0,0%
  • Não tomarei vacina

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    37
Greg tomou a PFAIZER ontem em Porto Alegre (36 anos). Estou muito contente! Vários amigos e familiares dessa faixa etária dos nascidos em 1984/85 estão conseguindo se vacinar lá no Sul.

OH GLÓRIA!

Quanto a mim, estou com a imunização completa (mais de 15 dias da segunda dose de astrazeneca). Tenho meu QRCode de 'passe Covid'. Ainda não usei para viajar (em breve) ou para entrar em balada (nem quero), e sigo usando máscara em locais fechados.

Reiterando o que eu já falei antes: primeira dose foi paulada, segunda nada nada, e imagino que na Europa vá ter terceira dose ainda.
 
Aqui também chegou na minha faixa ontem. Mas aqui estão fazendo assim: eles liberam um cadastro por formulário google, você responde e a dose é reservada, hoje entre 17 e 19 horas será feito o drive thru pra aplicar, daí não tem correria, não tem fila e nem demora, quem está agendado toma, quem não está não adianta nem ir. Pessoal que não consegue o cadastro fica puto em casa. Mas eu consegui, então ganho o melhor presente de aniversário que eu poderia: bracinho picado! 🐊🥳

Mano, que organizado! Adorei! :clap:
 
Fui lá ontem, demorei um pouco por causa da fila, pq o local de vacinação é próximo de escola e daí juntou a fila do pessoal que estava chegando para se vacinar com a fila do pessoal que estava pegando os filhos na escola, mas não devo ter demorado mais de 30 minutos pra sair com a minha dose aplicada, mesmo com a fila.
Foi a primeira dose da Pfizer, até o momento não senti nada, a não ser dor no braço e acho que a maior parte dela foi por eu ter ficado tensa no trânsito logo após a vacinação - o braço foi ficando duro e aí cagou tudo. Também achei muito legal que aqui no drive thru estão pedindo pro pessoal levar um kg de alimento ou ração para doar, acabei não conseguindo passar no mercado entre ontem e anteontem, por isso quando for tomar a segunda dose, vou levar uma doação reforçada. O Rodrigo já tinha levado uma cesta básica no sábado quando tomou a dose dele e pelo que eu vi, a maioria do pessoal está aderindo. A Prefeitura aqui está recebendo muitos elogios com relação a organização da vacinação.

Edit.: aqui também teve gente se negando a tomar porque não era essa ou aquela vacina e o prefeito editou um decreto mandando essa galera pro final da fila também. Segundo o meu cunhado, esse tipo de decreto é inconstitucional (sim, eu fiz faculdade de direito, mas só entendo de cartório mesmo) e só serve pra gerar medo, pq na hora do "vamos ver" a vacina não pode ser negada, tendo em vista que saúde é um direito do cidadão.
 
Última edição:
Escolhi tomar a primeira dose na minha cidade natal (São Caetano do Sul), justamente pela organização com faixa de hora marcada e andamento bem rápido também.
 
Acho idiotas esses decretos pra mandar ao fim da fila.
Não resulta em nada, além de serem facilmente derrubados.

O cidadão não precisa assinar nada até o momento de levar a vacina no braço, e nem depois, na verdade. Não fica nada registrado por ele; então como provar que o sujeito desistiu mesmo e bancou o sommelier? Não tem como.

Mais prático seria um funcionário percorrer a fila do postinho e ir avisando: "Hoje é dose da Pfizer e Coronavac, pessoal" (eram as que estavam aplicando no meu dia, por exemplo). Quem quiser, digamos, só Janssen, ou só AstraZeneca, por qualquer motivo, já fica de sobreaviso e pode abandonar a fila pra tentar a sorte noutra UBS ou noutro dia, aliviando a espera para os demais naquele posto. :lol:

--
Edit: Sobre a minha vacinação, foi na quinta-feira passada, então faz quase uma semana. Levei Pfizer no braço. Única reação foi uma dorzinha no músculo, que só começou à noite e no dia seguinte estava bem leve, quase imperceptível. Nem atrapalhou pra dormir sobre o braço, por exemplo. Eu só lembrava da dor quando forçava o músculo ou o esticava pra alongar. Mas dor muscular é minha rotina há muitos anos, então nada novo debaixo do sol. :P
 
Aqui o local e a data de vacinação é agendado conforme a disponibilidade. Não tem fila nem nada. Aí se a pessoa agenda e na hora desiste porque não é a vacina que ela quer, outra pessoa que poderia ter vacinado fica sem.
Nesses casos eu acho justo colocar no final da fila sim. E não é negar acesso, é só postergá-lo. Se fosse assim, quem ainda não conseguiu agendar, ou quem está abaixo da faixa etária em que a vacina está sendo disponibilizada, também poderia alegar que está sendo negado o acesso à vacinação, e não é o caso. Se a pessoa não está com pressa de vacinar com o que tem disponível na hora, nada mais justo que deixar quem tem pressa passar na frente.
 
Acho idiotas esses decretos pra mandar ao fim da fila.
Não resulta em nada, além de serem facilmente derrubados.

O cidadão não precisa assinar nada até o momento de levar a vacina no braço, e nem depois, na verdade. Não fica nada registrado por ele; então como provar que o sujeito desistiu mesmo e bancou o sommelier? Não tem como.

Se o problema é esse, é só lavrar um termo de ocorrência, assinado por servidor público, que tem fé pública, não? A questão é que pra isso ser feito, o sujeito já teria que ter passado por algum tipo de triagem, tendo apresentado seus documentos pessoais. Se na hora de aplicar a vacina, ele dissesse "essa não"... fim da fila.

A merda é que esse tipo de coisa não deveria ser necessária. Isso só dá o tom de como a coisa toda foi malversada, entre campanhas subterrâneas de desinformação e campanhas nem tão subterrâneas assim, como as que partem dos ataques diários do presidente da República às vacinas X ou Z - ou mesmo às vacinas em sentido amplo.
 
Hoje finalmente aconteceu! Anunciaram a liberação da vacina para minha faixa etária e assim que a notícia pipocou eu saí correndo feito louco para o parque de eventos que centraliza a vacinação aqui.

Peguei minha senha às 14h19 e saí devidamente picado com a primeira dose da BioNTech às 19h28 (tem algo para ser dito sobre o estado da organização aqui em Jaraguá, mas dane-se o que importa é a vacina no braço).
Não tenho histórico de reações com vacinas, então tudo deve ser tranquilo... 04 de Outubro tomo a segunda.

🎉🐊🐊🎉

Follow up rápido depois de quatro dias: nenhuma reação estranha. Senti um pouco de dor no braço no dia seguinte, mas acho que foi mais da aplicação que da vacina em si -- e engraçado, porque na hora a minha euforia era tal que eu não senti nem a agulhada; só depois eu vi que sangrou bastante também, então acho que foi o caso do sujeito colocando a agulha fundo demais.


Aqui também chegou na minha faixa ontem. Mas aqui estão fazendo assim: eles liberam um cadastro por formulário google, você responde e a dose é reservada, hoje entre 17 e 19 horas será feito o drive thru pra aplicar, daí não tem correria, não tem fila e nem demora, quem está agendado toma, quem não está não adianta nem ir. Pessoal que não consegue o cadastro fica puto em casa. Mas eu consegui, então ganho o melhor presente de aniversário que eu poderia: bracinho picado! 🐊🥳

Até que essa é a alternativa óbvia, mas não entendo porque as cidades não fazem algo similar. Aqui é entrar na fila como um Neandertal, pegar a senha e ficar esperando a mulher cantar o número numa caixa amplificada (sequer pensaram em automatizar essa parte com um sintetizador de fala para não ter alguém falando números mecanicamente o dia todo).

O que complicou ainda mais no meu caso foi que, só descobri depois, parece que anunciaram a liberação na noite anterior num grupo de WhatsApp aleatório, enquanto a notícia só saiu no site da prefeitura após a abertura dos portões. Fazia dias que eu tinha um script martelando o site e me alertando para notícias com títulos que batessem contra um padrão usado para avisar das liberações, mas ainda assim levei cerca de 40 min para chegar lá (depois da publicação) e peguei a senha com 715 pessoas na frente. Fiquei esperando por algumas horas para ter certeza da velocidade do atendimento, confirmei que não tinha buracos na fila, voltei para o trabalho em casa e voltei lá 1h antes do horário previsto (na base da regra de três, porque não informavam nada). Caótico, mas a vacina valeu o estresse.

... e eu teria me ferrado se tivesse esperado, porque na terça-feira avisaram (mirror) que as vacinas reservadas para a primeira dose acabaram e a promessa até ontem (mirror) é que um novo lote chegaria hoje.


Quanto a mim, estou com a imunização completa (mais de 15 dias da segunda dose de astrazeneca). Tenho meu QRCode de 'passe Covid'. Ainda não usei para viajar (em breve) ou para entrar em balada (nem quero), e sigo usando máscara em locais fechados.

Sentirei falta de um documento desses a nível nacional quando começarmos a retomar atividades em público. A União Europeia já tem um padronizado para o bloco inteiro, etc. Eu até começo a imaginar os eventos e convenções voltando no ano que vem, mas sem uma forma confiável de limitar à entrada a pessoas vacinadas tudo fica mais complicado. Já ando até pensando no Dia de Ler Tolkien em Curitiba e o primeiro requisito será algo como "antivaxxers podem se divertir junto com os orques lá fora".

Reiterando o que eu já falei antes: primeira dose foi paulada, segunda nada nada, e imagino que na Europa vá ter terceira dose ainda.

Eu já dou isso como certo; a variante Delta *quase* escapa das vacinas atuais e a pressão seletiva sobre o vírus é imensa (dada lentidão da vacinação e o número de sobreviventes se reinfectando). Bem provável que será como a gripe, com doses periódicas atualizadas para as cepas novas que vão sendo descobertas.
 
Follow up rápido depois de quatro dias: nenhuma reação estranha. Senti um pouco de dor no braço no dia seguinte, mas acho que foi mais da aplicação que da vacina em si -- e engraçado, porque na hora a minha euforia era tal que eu não senti nem a agulhada; só depois eu vi que sangrou bastante também, então acho que foi o caso do sujeito colocando a agulha fundo demais.
No dia seguinte ao da vacina eu me senti bem mal, o braço doía tanto que eu mal conseguia mexer ele, muito calafrio e um mal estar no corpo, cansaço. Não sei se isso tudo foi devido à vacina ou se foi por duas noites mal dormidas: a noite antes da vacina, pela ansiedade, e a noite depois da vacina, pela dor no braço.

O que complicou ainda mais no meu caso foi que, só descobri depois, parece que anunciaram a liberação na noite anterior num grupo de WhatsApp aleatório, enquanto a notícia só saiu no site da prefeitura após a abertura dos portões. Fazia dias que eu tinha um script martelando o site e me alertando para notícias com títulos que batessem contra um padrão usado para avisar das liberações, mas ainda assim levei cerca de 40 min para chegar lá (depois da publicação) e peguei a senha com 715 pessoas na frente. Fiquei esperando por algumas horas para ter certeza da velocidade do atendimento, confirmei que não tinha buracos na fila, voltei para o trabalho em casa e voltei lá 1h antes do horário previsto (na base da regra de três, porque não informavam nada). Caótico, mas a vacina valeu o estresse.
Pelo que ouvi falar, essa leva que eu consegui me cadastrar foi em menos de uma hora. Teve amigas minhas que não conseguiram. Hoje abriu um formulário novo as 10, mas quando era 10:30 eu fui dar uma espiada e já não tinha mais vaga - fui só de curiosa, pq na minha família é só eu que estou nessa faixa, o resto do pessoal que falta vacinar é mais novo e estão no aguardo de liberar pra faixa deles.

Sentirei falta de um documento desses a nível nacional quando começarmos a retomar atividades em público. A União Europeia já tem um padronizado para o bloco inteiro, etc. Eu até começo a imaginar os eventos e convenções voltando no ano que vem, mas sem uma forma confiável de limitar à entrada a pessoas vacinadas tudo fica mais complicado. Já ando até pensando no Dia de Ler Tolkien em Curitiba e o primeiro requisito será algo como "antivaxxers podem se divertir junto com os orques lá fora".
Será que a ideia do app Conecte Sus não é essa? Pq as vacinas do COVID já estão aparecendo lá.
 
Será que a ideia do app Conecte Sus não é essa? Pq as vacinas do COVID já estão aparecendo lá.

Olha, talvez dê até pra usar pra isso mesmo (pessoa abre o aplicativo e mostra a vacina).

A versão da UE funciona tanto em aplicativo quando em papel, ambas tem os dados listados e um QR code. Eu ainda não parei para estudar as tecnicidades mas meu lado nerd (se é que tenho outro) adora a ideia e até consegue esboçar o funcionamento de uma arquitetura "offline" (papel ou aplicativo): o QR code guarda uma cópia das informações mais relevantes e uma assinatura digital e o aplicativo de verificação tem a cadeia de certificação para validar essa assinatura. Acesso à internet é necessário para atualização periódica da cadeia de certificados, mas toda a validação funciona localmente mesmo e não fica vulnerável a conexões instáveis ou servidores sobrecarregados -- o que sempre acontece em momentos de pico ou em eventos movimentados.
 
A versão da UE funciona tanto em aplicativo quando em papel, ambas tem os dados listados e um QR code. Eu ainda não parei para estudar as tecnicidades mas meu lado nerd (se é que tenho outro) adora a ideia e até consegue esboçar o funcionamento de uma arquitetura "offline" (papel ou aplicativo): o QR code guarda uma cópia das informações mais relevantes e uma assinatura digital e o aplicativo de verificação tem a cadeia de certificação para validar essa assinatura. Acesso à internet é necessário para atualização periódica da cadeia de certificados, mas toda a validação funciona localmente mesmo e não fica vulnerável a conexões instáveis ou servidores sobrecarregados -- o que sempre acontece em momentos de pico ou em eventos movimentados.
Não entendi nada, mas achei bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo