Em oposição ao peregrino cinzento... rs
Teve uma frase do Pippin que eu gostei muito. O contexto dela é o seguinte:
O hobbit estava conversando com o mago, Gandalf já estava sem paciência para reponder tantas perguntas e se irritou com o pequeno gritando com ele e dizendo algo como: "Pelo amor de deus, rapaz! Já não basta eu ter respondido tantas perguntas suas? O que mais você quer saber?"
E Pippin respondeu: "Tudo! Quero saber sobre o céu e a terra e o nome de todas as estrelas, claro! Porque menos?"
Eu achei sensacional essa fala, porque Pippin é geralmente retratado como o tolo da turma e essa frase dele é muito sábia, Gandalf só é tão sábio porque é curioso como o Pippin e vai atrás de seu conhecimento, busca-o em vários lugares: Isengard, Minas Tirith, Dol Guldur, o próprio Condado, etc. Pippin é tola porque tem pouco conhecimento, claro, mas ele tem a curiosidade que é preciso para deixar de ser tolo e aprender algo, quem não tem curiosidade nunca vai aprender nada, ou vai aprender muito pouco e de maneira forçada. A curiosidade de Pippin é o caminho que ele trilha em direção ao conhecimento.
Gandalf é muito sábio, mas tem pouca paciência para ensinar, o que o torna um péssimo professor (como muitos que encontramos pelas escolas brazucas). Ele seria ainda mais sábio se tivesse paciência para dividir seu conhecimento com os demais. E Pippin, definitivamente tem o que é preciso, adorei a frase dele. Nesse momento senti que ele "entubou" o mago, foi mais sábio que Gandalf em sua resposta. Viva Peregrin Tûk e a sabedoria da curiosidade!