• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Turma da mônica jovem, Maurício de Sousa versão mangá

Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Tipo. Eu sempre pensei que a versão adolescente da turma da Mônica fosse a turma da Tina.
A Tina inclusive é bem parecida com a Mônica. E talvez dê pra ver um pouco da Magali na Pipa.
Se for falar sobre alguns assuntos mais sérios com linguagem leve, pode acabar virando apenas uma cópia da turma da Tina com traços de mangá.

Lembro até de uma história do Rolo sobre camisinhas que só fui entender depois de mais velho. E histórias de seios grandes e pequenos.

Pra mim, se é pra mudar, que seja algo mais concreto. Ousar um pouco mais no conteúdo e não apenas na aparência.

Mas vamos aguardar.
Vou conferir quando sair já que o gibi da Mônica me acompanhou a infância inteira. Herança da minha mãe que sempre gostou tb.



Pelo que parece Agora a turminha virou adolescente, e o tema abordado é um pouco mais delicado, como sexo, droga e talz. Bem, o jeito é confiar na ética do Maurício, já que esses quadrinhos tem uma puta influência no nosso país.
Po.
A turma da Mônica não é exatamente um mar de bons exemplos para as crianças, né?
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Po.
A turma da Mônica não é exatamente um mar de bons exemplos para as crianças, né?

Ah, eu nunca vi nada de muito errado na turma da mônica, as histórias simplesmente refletem as figuras mais comuns da infância, e sempre de um jeito saudável.
Já fiz até pesquisa nessa área (quadrinhos), e 30% das pessoas dizem que não conhecem quadrinhos brasileiros, e do resto 65% dizem que só conhecem turma da mônica. Vale lembrar também que essa pesquisa foi feita entre otakus só... Mas enfim... Só esperando pra ver, mas acho que não vamos tomar nenhum susto muito grande não... Ainda acho que vai ser um humor perto do teen titans, talvez um pouco mais adulto só...
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Na verdade, o maior problema destas histórias é que vai ser em "mangá" para, supostamente, atrair um público jovem. Falam em valorização dos quadrinhos nacionais, mas isso é desvalorização. Estão tentando fazer algo que brasileiro (ou qualquer outra nacionalidade que não seja a japonesa) não sabe fazer. Observando a imagem de uma página (http://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=19364&stc=1&d=1214418480 ), já é possível ver que vai cair no mesmo problema de outros supostos mangás/animes feitos por americanos/europeus/etc, a "Síndrome de Três Espiãs Demais": bilhões de expressões visuais (ou sei lá como chamar isto) por quadrinho/segundo, além de outros problemas.

Já vi gente falando que talvez não nos agrade por não ser algo feito para nós, "por ser algo direcionado às crianças e adultos". Mas alguém acredita que esta nova tentativa para atrair o público jovem trará resultados? A venda das revistas devem estar caindo cada vez mais. Os índices de venda devem incluir os pais que ainda insistem em comprar para seus filhos (que querem mesmo é o Naruto, o que justamente inspira essas novas "idéias" brasileiras) ou para matar as saudades. Tentativas como esta, de reviver o interesse pelas revistas, infelizmente parecem estar fadadas ao fracasso.

Bom, de qualquer jeito, eu comprarei a revista. É algo que deve ser guardado para a posteridade. Vai ser uma relíquia no futuro.

Concordo, o Maurício não vai estrapolar não, vamos confiar na ética dele que ele tem muito tempo de ofício...

Esse é o problema. A idade chegando...

Confiar no Maurício de Sousa, atualmente, é o mesmo que confiar na ética do Stan Lee. Ambos estão ficando gagás.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

É cara... Realmente isso tio Maurício se entregou ao ocidente... Será que é a idade? XD

Bem, Sobre a desvalorização é verdade, mas acho que o que eles querem mais é realmente vender né... Porque existe quadrinho brasileiro bom, além de turma da mônica existe piratas do tietê, muita coisa boa do angeli, e do fernando gonsalez, mas é tudo adulto, pra criança só existe mônica mesmo e pra adolescente... Nada que eu conheça... Acho que ele quer mesmo ganhar dinheiro pegando um público que não tem nada nacional, e pegando o que eles gostam. Agora se vai dar certo ou não são outros 500, porque realmente existe um preconceito muito grande sobre isso... Mas talvez isso seja vencido pela curiosidade, como tô vendo aqui no fórum mesmo...
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

O mercado brasileiro dos quadrinhos sempre sofreu dominação das publicações estrageiras. Isso é fato. Os profissionais de lá estão em maior numero e são melhores, diga-se de passagem. mas aqui no pais também temos muitos profissionais competentes e gabaritados.

Valorizar esses profissionais e seus trabalhos é de suma importância para que tomemos os quadrinhos nacionais como uma ferramenta de fortalecimento da cultura e da identidade de nosso povo.

Lá fora, os quadrinhos são chamados de "A Nona Arte" e no Japão o setor é super valorizado. O governo devia era abrir as portas para o profissional brasileiro, para que assim tenhamos em breve um mercado de trabalho ativo e aberto para os trabalhadores do setor. Já ouvir falar em uma lei que reserva uma certa porcetagam desse mercado para os brasileiros. Eu acredito que o caminho para a valorização tá nisso aí, não importa se o traço é oriental...:think:

Bom, de qualquer jeito, eu comprarei a revista. É algo que deve ser guardado para a posteridade. Vai ser uma relíquia no futuro.

Com certeza vai valer alguma coisa, ora sendo porque foi a primeira revista de uma famosa franquia, ou então porque foi o único quadrinho da Turma no estilo Manga (os colecionadores Otaku iriam brigar por essa...).
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Eu discordo totalmente dessa idéia de cotas pra isso ou pra aquilo. Não será nivelando por baixo que os brasileiros vão ganhar o público daqui ou de fora. A verdade é que o brasileiro destesta competição. Quem não tem talento nenhum pra desenho ou outra arte sempre vai se achar injustiçado. Tudo bem que quadrinista nem é reconhecido por aqui como profissão, porém, não adianta ficar enchedo as estande de novos talentos se a qualidade ficar bem aquém de um "coisamon" feito no Japão.

Aqui não existem concursos para descobrir potenciais quadrinhos, até porque as editoras nem investem no filão; se não investem é porque não há um mercado constante como há para os livros de auto-ajuda ou policiais. E some-se a estes fatores o estigma de que quem lê quadrinhos é visto como alguém que não teve infância ou tá botando dinheiro fora e blá, blá, blá...

Enquanto não mudar o perfil das editoras daqui e universidades que ensinem quadrinhos voltados para o profissional de desenho, nada vai mudar.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Observem no site www.turmadamonica.com.br
Masss... sei que prefiro ler as aventuras inocentes e divertidas da turma da mônica, como planos infalíveis pra roubar o sansão, a ler dramas adolescentes de uma mônica crescida.

Cara agora me veio uma coisa meio pertubadora á mente... se eles estão adolescentes isso significa que as meninas estão sujeitas ao terror chamado TPM, então

Mônica + TPM= Desastre :omfg:

Tenho dó do Cascão e do "Cebola" (outra dúvida que me atormenta; será que o pessoal ainda vai chamar ele de Cebolinha??)
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Na verdade, o maior problema destas histórias é que vai ser em "mangá" para, supostamente, atrair um público jovem. Falam em valorização dos quadrinhos nacionais, mas isso é desvalorização. Estão tentando fazer algo que brasileiro (ou qualquer outra nacionalidade que não seja a japonesa) não sabe fazer. Observando a imagem de uma página (http://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=19364&stc=1&d=1214418480 ), já é possível ver que vai cair no mesmo problema de outros supostos mangás/animes feitos por americanos/europeus/etc, a "Síndrome de Três Espiãs Demais": bilhões de expressões visuais (ou sei lá como chamar isto) por quadrinho/segundo, além de outros problemas.
É, na minha opinião, desvalorização total dos quadrinhos nacionais. Porque tem que ser em mangá? Eles devem estar querendo atrair público, fazer dinheiro. E essa ganancia de querer mais dinheiro denuncia a importancia da qualidade da revista. Mauricio de Souza desvaloriza seu próprio estilo agindo. O imenso público, formado inclusive por adolecentes, que acompanha as aventuras da turma da mônica já admite que não haveria necessidade para mudar o visual dos desenhos. Acredito que Mauricio de Souza esta tentando conquistar mais público, que é mascara para o verdadeiro objetivo, dinheiro. Vocês devem estar achando um absurdo o que eu estou falando:lol:.

Como seriam as aventuras da turma da Monica adolecente? Sinceramente, um lixo, se eles vão tratar de assuntos pesados como sexo, drogas. Eles mostrarão adolecentes grávidas? Viciados? A história será tão monótona e repetitiva que serão lançadas poucas revistas antes da total ruina, e é isso que eu acho.
 
Última edição:
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Na verdade, o maior problema destas histórias é que vai ser em "mangá" para, supostamente, atrair um público jovem. Falam em valorização dos quadrinhos nacionais, mas isso é desvalorização.

O ponto é que estão querendo adaptar om produto ao público e não o contrário. Acho isso correto. Se a procura é por quadrinhos no estilo mangá, que seja então. Como utilizar um traço marcadamente vinculado ao público infantil para atrair um público jovem? Jovens atualmente consomem mangás, então a melhor forma de agradá-los talvez seja através do mangá. Foi mais ou menos essa a linha de pensamento seguida.

Qual o desprestígio com os quadrinhos nacionais, se serão brasileiros quem estarão envolvidos em todo o processo? :eh:

E, pô, ganhar dinheiro qualquer um quer. Vocês não podem culpar alguém por isso. Se o resultado for ridículo, aí é outra história. Por enquanto, esperemos...
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Besteira falar isso de "desvalorização dos quadrinhos nacionais" porque a revista vai ser em estilo de mangá. Como se realmente houvesse um "estilo nacional" por aqui. Lamento dizer: não existe. O estilo dos desenhistas nacionais é essencialmente o mesmo usado por norte-americanos e europeus, pois houve apenas uma apropriação desse estilo por aqui, nunca houve o desenvolvimento de algo próprio.

É ridículo bater no peito pra defender algo que nem existe. Brasileiro sempre copiou e vai continuar copiando outros estilos, pois sempre serviu mais como mão-de-obra para algo existente do que como criador de algo original. Aqui só vai se estar utilizando o estilo japonês em vez do norte-americano. E daí? Se é o que vende no momento, é absolutamente lógico que editoras queiram investir nesse filão.

Se vai vingar ou não, é outra história.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Não vou nega que lia quando pequeno mas acho muito chato esse fato deles copiarem as mangá perdeu a originalidade do gibi brasileiro mas fazer o que se eles querem ganhar.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Já ouvir falar em uma lei que reserva uma certa porcetagam desse mercado para os brasileiros. Eu acredito que o caminho para a valorização tá nisso aí, não importa se o traço é oriental...:think:

É, pelas minhas pesquisas (estou fazendo tcc relacionado ao assunto) esse projeto de lei está muito bem engavetado... E não sei se vai aparecer tão cedo, mas seria um puta incentivo ao quadrinho nacional, independente do estilo de desenho.

Eu discordo totalmente dessa idéia de cotas pra isso ou pra aquilo. Não será nivelando por baixo que os brasileiros vão ganhar o público daqui ou de fora. A verdade é que o brasileiro destesta competição. Quem não tem talento nenhum pra desenho ou outra arte sempre vai se achar injustiçado. Tudo bem que quadrinista nem é reconhecido por aqui como profissão, porém, não adianta ficar enchedo as estande de novos talentos se a qualidade ficar bem aquém de um "coisamon" feito no Japão.

Aqui não existem concursos para descobrir potenciais quadrinhos, até porque as editoras nem investem no filão; se não investem é porque não há um mercado constante como há para os livros de auto-ajuda ou policiais. E some-se a estes fatores o estigma de que quem lê quadrinhos é visto como alguém que não teve infância ou tá botando dinheiro fora e blá, blá, blá...

Enquanto não mudar o perfil das editoras daqui e universidades que ensinem quadrinhos voltados para o profissional de desenho, nada vai mudar.

Isso é uma verdade, muita coisa tem que mudar aqui ainda, mas eu ainda acho que devemos incentivar a criação nacional. Que o Brasil não tem estilo próprio isso até pode ser verdade, nunca pesquisei muito fundo sobre o assunto, mas acho que devíamos tentar mais produzir material nacional independente do esilo ou traço. Assim paramos um pouco de dar dinheiro pros outros países, e começar a criar aqui mesmo!

O ponto é que estão querendo adaptar om produto ao público e não o contrário. Acho isso correto. Se a procura é por quadrinhos no estilo mangá, que seja então. Como utilizar um traço marcadamente vinculado ao público infantil para atrair um público jovem? Jovens atualmente consomem mangás, então a melhor forma de agradá-los talvez seja através do mangá. Foi mais ou menos essa a linha de pensamento seguida.

Qual o desprestígio com os quadrinhos nacionais, se serão brasileiros quem estarão envolvidos em todo o processo? :eh:

E, pô, ganhar dinheiro qualquer um quer. Vocês não podem culpar alguém por isso. Se o resultado for ridículo, aí é outra história. Por enquanto, esperemos...

Concordo plenamente cara. Não podemos culpar alguém que está querendo enriquecer a cultura brasileira, mesmo vendendo sua alma XD
E toma-lhe pontinho.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Mesmo assim, acredito que não vai ser o estilo mangá que vai salvar a turma da Mônica adolecente do fracasso iminete. Como vocês acham que serão as histórias?
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Esse é o grande mistério... e essa curiosidade que eu acho que vai alavancar as vendas iniciais da revista... agora depois disso vai depender do conteúdo mesmo...
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Que eu saiba, quando a turma da Monica passou para a Panini, passaram a ter vários "spinoffs" dos gibis. Ao invés de apenas os gibis, almanaques e gibis do parque da monica que existiam antes.
Tavam lançando um só da turma da tina.
Acredito que devam parar esse para lançar o mangá.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

O ponto é que estão querendo adaptar om produto ao público e não o contrário. Acho isso correto. Se a procura é por quadrinhos no estilo mangá, que seja então. Como utilizar um traço marcadamente vinculado ao público infantil para atrair um público jovem? Jovens atualmente consomem mangás, então a melhor forma de agradá-los talvez seja através do mangá. Foi mais ou menos essa a linha de pensamento seguida.

Qual o desprestígio com os quadrinhos nacionais, se serão brasileiros quem estarão envolvidos em todo o processo? :eh:

E, pô, ganhar dinheiro qualquer um quer. Vocês não podem culpar alguém por isso. Se o resultado for ridículo, aí é outra história. Por enquanto, esperemos...


Harlock disse:
Besteira falar isso de "desvalorização dos quadrinhos nacionais" porque a revista vai ser em estilo de mangá. Como se realmente houvesse um "estilo nacional" por aqui. Lamento dizer: não existe. O estilo dos desenhistas nacionais é essencialmente o mesmo usado por norte-americanos e europeus, pois houve apenas uma apropriação desse estilo por aqui, nunca houve o desenvolvimento de algo próprio.

É ridículo bater no peito pra defender algo que nem existe. Brasileiro sempre copiou e vai continuar copiando outros estilos, pois sempre serviu mais como mão-de-obra para algo existente do que como criador de algo original. Aqui só vai se estar utilizando o estilo japonês em vez do norte-americano. E daí? Se é o que vende no momento, é absolutamente lógico que editoras queiram investir nesse filão.

Se vai vingar ou não, é outra história.

Eu não defendo a utilização do traço infantil para os jovens, mas o traço tradicional (europeu/americano, que seja) como um todo. O maior problema é a tentativa de fazer algo que não sabem fazer simplesmente pelo fato de "atrair jovens". E é aí que entra a desvalorização: Se desejam fazer algo de qualidade, por que mudar para um estilo desconhecido aos artistas (sim, desconhecido... ou há quanto tempo o Brasil produz "mangás"?), quando é possível utilizar um estilo próprio (mesmo que este seja totalmente baseado e derivado do estilo europeu/americano), consagrado há anos?

Agora, se não há relação alguma com a qualidade, se formos considerar que o único objetivo é a venda/lucro, realmente é válida a tentativa (alías, pensar apenas na venda e no lucro não é um tipo de desvalorização da arte, também?). Tentativa que vai fracassar.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Todo o ramo de quadrinhos, em qualquer lugar do mundo, tem a ver antes de mais nada com lucro. É um negócio. As editoras querem lucrar, não "incentivar a arte". A "arte" é consequência dele, não o objetivo primeiro.

São poucos os bam-bam-bans que podem se dar ao luxo de sentar e criar uma obra de arte por ela mesma, não visando o lucro em si em primeiro lugar, mas essas pessoas já estão muito bem situadas financeiramente, antes de mais nada. O resto simplesmente produz o que as editoras pedem.
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

Eu não defendo a utilização do traço infantil para os jovens, mas o traço tradicional (europeu/americano, que seja) como um todo. O maior problema é a tentativa de fazer algo que não sabem fazer simplesmente pelo fato de "atrair jovens". E é aí que entra a desvalorização: Se desejam fazer algo de qualidade, por que mudar para um estilo desconhecido aos artistas (sim, desconhecido... ou há quanto tempo o Brasil produz "mangás"?), quando é possível utilizar um estilo próprio (mesmo que este seja totalmente baseado e derivado do estilo europeu/americano), consagrado há anos?

Agora, se não há relação alguma com a qualidade, se formos considerar que o único objetivo é a venda/lucro, realmente é válida a tentativa (alías, pensar apenas na venda e no lucro não é um tipo de desvalorização da arte, também?). Tentativa que vai fracassar.

apoiado!!!:joy:
 
Re: Turma da mônica jovem, Mauricio de Sousa versão mangá

É, infelizmente essa é a cruel verdade...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo