• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão O que é Mangá?

Turgon

Mugiwara no Ichimi
attachment.php


Antes de tudo, devo avisar aos leitores do Anime, Mangá e TV que o texto a seguir é voltado para pessoas que estão entrando agora no universo dos animes e mangás, mas que ainda ficam confusas com tantos termos. Portanto, tenha em mente que inicialmente a coluna irá abordar temas básicos. Afinal, ninguém nasce sabendo o que é um tankōbon.

Significado: mangás são apenas quadrinhos japoneses?

O termo mangá (漫画, em kanji) é empregado por nós, ocidentais, como uma forma de nomear os quadrinhos produzidos no Japão. Porém, na Terra do Sol Nascente a palavra é designada para qualquer história em quadrinhos, inclusive obras estrangeiras como comics americanos e a nossa Turma da Mônica Jovem, que recentemente virou notícia em jornais japoneses por conta do crossover entre os personagens de Osamu Tezuka e de Mauricio de Sousa.

História – Brasil e Japão

A criação da palavra mangá logo fará seu segundo centenário. Em 1814, o lendário artista Katsushika Hokusai lançou uma de suas obras mais conhecidas, Hokusai Manga. Apesar de ser nomeado como mangá, o trabalho estava longe de ser o que encontramos atualmente.

Finalmente, após o fim da Segunda Guerra Mundial, apareceu o mangá moderno. Por conta da ocupação americana, diversos mangakás (desenhistas) sofreram influência de cultura estrangeira, em especial das produções de Walt Disney. O grande destaque vai para Osamu Tezuka, autor de obras como Astro Boy (Tetsuwan Atom) e Kimba, o Leão Branco (Jungle Taitei).

No Brasil, a história do mangá começou bem tarde. Apenas em 1998 tivemos acesso a publicação em série de um quadrinho japonês.

É creditado a Lobo Solitário (Kozure Ōkami), de Kazuo Koike e Goseki Kojima, o posto de primeiro mangá publicado por uma editora brasileira. No entanto, a Cedibra não trouxe a obra original, mas sim uma versão americana com capas de Frank Miller. A publicação não passou da edição de número 9.

Ao longo dos anos seguintes poucos títulos chegaram ao Brasil, podendo ser citados Akira, Mai, a Garota Sensitiva e uma péssima edição de Ranma ½ pela extinta Animangá.

O verdadeiro início do mercado chegou na década passada, com o lançamento de Dragon Ball, Samurai X e Os Cavaleiros dos Zodíaco, mangás que já contavam com a popularidade de seus animes, que foram exibidos na TV. Outro marco em suas publicações foi por conta da utilização do formato original, lido da direita para a esquerda.

Gêneros

Existe um grande erro em acreditar que mangá é um gênero, pois se trata de algo muito maior: um meio. Assim como os filmes, os mangás podem abordar diversos tipos de histórias e focadas para diferentes faixas etárias. Conheça os principais gêneros dos animes e mangás:

Shōnen é um gênero direcionado a garotos, geralmente mostrando história com lutas. Suas principais revistas no Japão são a Shonen Jump (da editora Shueisha) e a Shonen Magazine (da Kodansha). Podemos citar como exemplos de shōnen os mangás Dragon Ball e Naruto.

Shōjo são os mangás feitos para garotas e que geralmente mostram romances. Ainda possui um conhecido subgênero, o mahō shōjo, que conta histórias de personagens com poderes mágicos. Os shōjo mais famosos no Brasil são Sakura Card Captors e Sailor Moon.

Seinen é o que podemos dizer ser uma evolução do shōnen, mas com histórias mais maduras e dedicadas a jovens adultos do gênero masculino. Gantz e Berserk são obras do tipo e que podem ser encontrados no Brasil, pois ambos foram publicados pela editora Panini.

Josei é o equivalente feminino do seinen e o amadurecimento do shōjo, sendo focado em jovens mulheres. Entre os lançados em nosso país, são destacados Honey & Clover (Panini) e Paradise Kiss (Conrad).

Kodomo são os animes e mangás voltados ao público infantil, geralmente com histórias fechadas e de fácil entendimento. Anpanman e Hamtaro são dois títulos do gênero.

Yaoi (ou BL) e Yuri contam histórias com temática homossexual, com o primeiro mostrando relacionamentos entre homens e o segundo, entre mulheres.


Publicação

No Japão, os mangás são publicados primeiro em revistas especializadas, chamadas de antologias, e somente depois são lançados em volumes encadernados por título, o tankōbon.

Aqui no Brasil, recebemos apenas os volumes fechados, que reúnem alguns capítulos da obra. Até pouco tempo, era comum as editoras nacionais publicarem os mangás em formato de meio-tankōbon, dividindo o volume original em duas partes.

Atualmente, as principais editoras que publicam mangá no Brasil são:

Panini (eleita a melhor editora de mangás em 2011 no ANMTV Awards)
JBC
Conrad
NewPop


Fonte: ANMTV
______________________________________

Achei o texto bem simples e de bom entendimento. Fica bem legal para quem está começando.
 

Anexos

  • astro-boy-manga-500x250.jpg
    astro-boy-manga-500x250.jpg
    40,9 KB · Visualizações: 80
Realmente, está de parabéns, Turgon! Simples sem ser cansativo ou muito didático pois, uma abordagem mais ampla sobre os demais subgêneros acabaria assustando que está começando a se aventurar pelos mangas. Muito bom :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo