uia, acabou que eu nem tinha vindo comentar aqui após assistir ao episódio. bão, vou copiar e colar aqui o que eu postei
no Hellfire logo que assisti. tem
spoilers e talz.
[align=justify]The Mentalist estreou em 2008 e logo conquistou um espaço na lista das séries mais vistas lá fora. A ideia não era exatamente original (como comentei por aqui logo após assistir ao Piloto), mas acaba chamando a atenção especialmente pelas personagens. Não é só o protagonista que é carismático, mas as pessoas que trabalham com ele também. E estava indo tudo muito bom, tudo muito bem até que o fator “um tico de margarina esticada num pão gigante” entrou em ação.
O primeiro ano inicialmente contava com 13 episódios, mas com o sucesso que fez acabou ganhando outros 10. Coincidência ou não, Crimson Casanova (s01e14) é um dos últimos episódios acima da média em toda a temporada. Os demais parecem um “cumprir tabela”, com situações se repetindo e só com as atuações segurando as pontas, digamos assim.
Então, era de se esperar que pelo menos o último episódio da temporada tivesse aquele algo a mais que vimos até o 14º, certo? Afinal, normalmente é aí que o gancho para a próxima temporada é deixado, com várias indagações e aquela vontade de saber o que acontecerá. Mas não foi bem a sensação que tive ao assistir Red John’s Footsteps, que é obviamente sobre a nêmesis de Jane. O problema é que usar o Red John só porque chegamos ao fim da temporada não é o suficiente.
Queremos perguntas. E não as mesmas perguntas do início da temporada, mas algo novo que nos faça querer ver a segunda temporada, pensando que não será apenas uma repetição de tudo que já foi visto antes. Levando em consideração que a série não precisa seguir exatamente uma ordem cronológica (já que a única marca de tempo ali seria o relacionamento entre o Rigsby e a Van Pelt, que nunca dá em nada mesmo), eu teria invertido os episódios e deixado o Red John’s Friends (s01e11) como conclusão. Sim, continuaríamos sem grandes indagações, mas pelo menos foi eletrizante e não dava aquele gosto de já ter visto tudo aquilo antes.
Não sei. Após episódios como esse você fica pensando que se o Jane NUNCA alcançará o Red John e NENHUMA informação nova relevante será apresentada, aí episódios sobre o Red John, que deveriam ser os mais importantes, serão simplesmente sem razão de ser. Vou assistir para que se eu já sei o que NÃO vai acontecer? É quase como ler um livro de mistério já sabendo quem é o assassino. Talvez por isso eu prefira que resolvam de uma vez a questão do Red John e deixem o Jane trabalhando nos demais casos da CBI por pura bondade ou algo que o valha ¬¬’[/align]