• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tempo de boas preces (Yiyun Li)

Meia Palavra

Usuário
A determinado momento da leitura de Tempo de boas preces, coletânea de contos e livro de estréia da autora chinesa radicada nos EUA, Yiyun Li, é impossível que não nos venha a mente o livro 1984, do britânico George Orwell. Tempo de boas preces não se trata de uma ficção científica, mas nos causa uma identificação com o livro de Orwell por conta do seu cenário: a China comunista, pós-Revolução Cultural. Vemos como tudo que Orwell descreveu em seu romance distópico tratava-se de uma realidade corriqueira (menos a invencionice tecnológica) na China das décadas de 60 e 70; estão ali a onipresença ideológica do Partido, as diversas Ligas Revolucionárias com suas constantes patrulhas e denúncias a qualquer comportamente que fosse contrário à revolução, o aparato estatal da mídia louvando o líder Mao Tsé-tung.

Esse é o pano de fundo no qual transcorrem as histórias contadas pela autora. O livro é uma coleção de dramas humanos que poderiam se passar em qualquer lugar, mas ao serem usados como contraponto à história recente da China, ganham uma outra dimensão. As histórias são em sua maioria dolorosas, aflitivas, compostas com um rigor da parte da autora por sempre soar o mais legítimo possível. Num posfácio, lucidamente intitulado O que isso tem a ver comigo?, a autora revela um pouco de sua infância passada na China e algumas impressões que guardou daquela época, é uma tentativa também de explicar o porque do seu fascínio em contar histórias tão humanas, como as são as do livro, e justo naquele período histórico.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo