Re: Temas Mitologicos no RPG
(tópicos amigaveis sem flame wars são bem mais agradaveis alias)
NÃÃO. EU QUERO É GUERRA!!! JYHAAADD!! DEUS VULT!!! JERÔNIMO!!!!
Brincadeira.
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Margrave, sabe que ia criar um tópico idêntico à esse? Tu leu minha mente! Achei muito legal realmente a inclusão de elementos mitológicos nos jogos. A idéia dos monstros "Pais" são super-legais.
O jogo mais "mitologicamente consciente" que conheço é Runequest. Ele gira em torno de jornadas que os personagens têm que fazer quando algum mal se abate sobre a terra (inverno intenso, colheitas ruins, morte de bebês, por ex.). Essas jornadas simbolizam os passos dos deuses do passado pra lidar com vários problemas, inclusive criar o mundo. Pra isso os personagens têm que descobrir detalhes dos mitos indo em busca de pergaminos e escrituras perdidas. Depois que acham, eles têm que personificar os deuses saindo em jornadas míticas para lidar com os problemas, ou seja: no caso do frio intenso que se abateu sobre sua
Thula (vila, o jogo se passa numa era-do-Bronze com características indo-européias), então os personagens têm que sair numa jornada que envolva o mito d"A benção do Fogo", para ao final desta, trazer de volta o calor, e expulsar o inverno. Além disso, a "magia" no cenário são os pequenos rituais dos povos da antiguidade: sacrificar um bezerro para o deus do trovão (Orlanth) trazer chuvas; tatuar na testa as runas de Vinga (deusa do movimento, por conseguinte, deusa das viagens), quando for sair em uma viagem longa; recitar orações de Urox (deus do caos e combate desesperado) quando estiver em combate, etc. Tudo isso
pode ou não ter os efeitos desejados - isso é o mais legal!
Enfim, o cenario de Runquest é uma fantasia bem mitológica, e bem diferente da norma. (pra quem quiser conhecer, basta jogar o jogo de PC "King of Dragon Pass", que é baseado no mesmo.)
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Sabe outro exemplo legal - Planescape. Por um lado acho parte do potencial mitológico é desperdiçado pelos autores (e pelo próprio sistema), mas por outro, o cenário dá mais significado aos monstros de D&D. Os Ilithids, Githyanki, Daevas, etc. receberam backgrounds que reforçam a imagem deles para os jogadores, em especial se estes forem
Primes.
Super legal a forma como a história dos Githzerai é contada no jogo "Planescape Torment" de PC - as escrituras sagradas dos Gith narram toda a saga de sua raça como escravos dos Ilithids, até sua libertação (lembra o judaísmo.. ). Lá você vê a origem de todos os valores da raça, e seus porquês. E o mais legal é quando o protagonista fala pro amigo Gith que parte dessa saga é mentira: pura invenção para passar adiante valores que eles achavam positivos à perpetuação da raça, e a história verídica ninguém sabe ao certo. Isso tem um impacto radical no Gith, que obviamente se recusa a acreditar. Genial!
ps: FLUSÃO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!!!!