• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Temas Mitológicos no RPG

Margrave

Usuário
Bem, o RPG em si é uma mitologia...

Mas eu sempre usei muito de inspiração em mitologias para criar cenarios ou aventuras, ou incorporar algo a campanha, alguém mais usa disso? Se sim, quais elementos vc incorporou? etc...


(tópicos amigaveis sem flame wars são bem mais agradaveis alias) :cerva:
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Se eu fosse criar um RPG mitológico, usaría as minhas mitologias prediletas, que são, a saber, a nórdica/teuta, a chinesa, a greco-romana, e mitologias semíticas. Mas não iría misturá-las muito, tentaría subordiná-las a coerência do cenário, que sería o fator determinante. De qualquer forma, preferiría ambientar o cenário sempre em nosso própio planeta, de preferência alguma região do Velho Mundo, (Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente), em alguma época remota, do que criar um mundo imaginário. E de acordo com a época e lugar, sería determinada a mitologia reinante em tal cenário.
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Se eu fosse criar um RPG mitológico, usaría as minhas mitologias prediletas, que são, a saber, a nórdica/teuta, a chinesa, a greco-romana, e mitologias semíticas. Mas não iría misturá-las muito, tentaría subordiná-las a coerência do cenário, que sería o fator determinante. De qualquer forma, preferiría ambientar o cenário sempre em nosso própio planeta, de preferência alguma região do Velho Mundo, (Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente), em alguma época remota, do que criar um mundo imaginário. E de acordo com a época e lugar, sería determinada a mitologia reinante em tal cenário.

Bacana essa ideia, cara... um passado mistico do mundo =)


Uma coisa q eu tenho usado atualmente é a ideia de "Pai ou Mãe dos Monstros" A primeira aberração que gerou as outras, como Equidna, Tifão, Set, Hecatonquiros, Helä etc...

Eu acho isso bacana pq dá uma história ao cenario, uma motivação no jogo e termina aquela coisa: po... de repente o nivel de desafio pq?

(Inclusive para a frustação de meus players, eles são praticamente invenciveis...)
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Bacana essa ideia, cara... um passado mistico do mundo =)


Uma coisa q eu tenho usado atualmente é a ideia de "Pai ou Mãe dos Monstros" A primeira aberração que gerou as outras, como Equidna, Tifão, Set, Hecatonquiros, Helä etc...

Eu acho isso bacana pq dá uma história ao cenario, uma motivação no jogo e termina aquela coisa: po... de repente o nivel de desafio pq?

(Inclusive para a frustação de meus players, eles são praticamente invenciveis...)

Entendo, mitos das bestas primordiais. Muito interessante e bem pensado. Grande idéia.
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Entendo, mitos das bestas primordiais. Muito interessante e bem pensado. Grande idéia.

Valeu =)

e é uma maneira legal de interpretar a subida do nivel de desafio de alguns monstros e a "super-população" de monstros em alguns dungeons

Outra coisa q eu achei interessante é colocar histórias e lendas sobre os monstros, algo tipo "o que os humanos acham deles", como aquelas lendas do folclore, com metodos ineficazes de derrotar os bichos e origens meio absurdas de como eles nasceram
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

(tópicos amigaveis sem flame wars são bem mais agradaveis alias)

NÃÃO. EU QUERO É GUERRA!!! JYHAAADD!! DEUS VULT!!! JERÔNIMO!!!!

Brincadeira. :mrgreen:

- - -

Margrave, sabe que ia criar um tópico idêntico à esse? Tu leu minha mente! Achei muito legal realmente a inclusão de elementos mitológicos nos jogos. A idéia dos monstros "Pais" são super-legais.

O jogo mais "mitologicamente consciente" que conheço é Runequest. Ele gira em torno de jornadas que os personagens têm que fazer quando algum mal se abate sobre a terra (inverno intenso, colheitas ruins, morte de bebês, por ex.). Essas jornadas simbolizam os passos dos deuses do passado pra lidar com vários problemas, inclusive criar o mundo. Pra isso os personagens têm que descobrir detalhes dos mitos indo em busca de pergaminos e escrituras perdidas. Depois que acham, eles têm que personificar os deuses saindo em jornadas míticas para lidar com os problemas, ou seja: no caso do frio intenso que se abateu sobre sua Thula (vila, o jogo se passa numa era-do-Bronze com características indo-européias), então os personagens têm que sair numa jornada que envolva o mito d"A benção do Fogo", para ao final desta, trazer de volta o calor, e expulsar o inverno. Além disso, a "magia" no cenário são os pequenos rituais dos povos da antiguidade: sacrificar um bezerro para o deus do trovão (Orlanth) trazer chuvas; tatuar na testa as runas de Vinga (deusa do movimento, por conseguinte, deusa das viagens), quando for sair em uma viagem longa; recitar orações de Urox (deus do caos e combate desesperado) quando estiver em combate, etc. Tudo isso pode ou não ter os efeitos desejados - isso é o mais legal!

Enfim, o cenario de Runquest é uma fantasia bem mitológica, e bem diferente da norma. (pra quem quiser conhecer, basta jogar o jogo de PC "King of Dragon Pass", que é baseado no mesmo.)

- - -


Sabe outro exemplo legal - Planescape. Por um lado acho parte do potencial mitológico é desperdiçado pelos autores (e pelo próprio sistema), mas por outro, o cenário dá mais significado aos monstros de D&D. Os Ilithids, Githyanki, Daevas, etc. receberam backgrounds que reforçam a imagem deles para os jogadores, em especial se estes forem Primes.

Super legal a forma como a história dos Githzerai é contada no jogo "Planescape Torment" de PC - as escrituras sagradas dos Gith narram toda a saga de sua raça como escravos dos Ilithids, até sua libertação (lembra o judaísmo.. ). Lá você vê a origem de todos os valores da raça, e seus porquês. E o mais legal é quando o protagonista fala pro amigo Gith que parte dessa saga é mentira: pura invenção para passar adiante valores que eles achavam positivos à perpetuação da raça, e a história verídica ninguém sabe ao certo. Isso tem um impacto radical no Gith, que obviamente se recusa a acreditar. Genial! :cerva:


ps: FLUSÃO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!!!!
 
Última edição:
Re: Temas Mitologicos no RPG

Tinha um jogo, que agora não me lembro, que era totalmente baseado na mitologia nórdica.
Você criava personagens vickings, ou relacionados, e lutava as batalhas daquele povo, o panteão era totalmente nórdico... Até os monstros do jogo eram os que existem na mitologia nórdica.

Era bem interessante, infelizmente eu esqueci o nome do jogo...
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Eu costumava usar bastante a mitologia grega em meus jogos, é clássico, os personagens como centauro apareciam de sobra, as lendas de Eros, Poseidon e etc...

Uma vez eu mesclei as diferentes mitologias, o jogo de inicio era interessante, mas acabou em uma grande farofa, e sinceramente, não repetirei a situação!

Estava querendo criar um jogo baseado na mitologia egipcia, por quem tenho um enorme interesse...
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

no caso do frio intenso que se abateu sobre sua Thula (vila, o jogo se passa numa era-do-Bronze com características indo-européias), então os personagens têm que sair numa jornada que envolva o mito d"A benção do Fogo", para ao final desta, trazer de volta o calor, e expulsar o inverno. Além disso, a "magia" no cenário são os pequenos rituais dos povos da antiguidade: sacrificar um bezerro para o deus do trovão (Orlanth) trazer chuvas; tatuar na testa as runas de Vinga (deusa do movimento, por conseguinte, deusa das viagens), quando for sair em uma viagem longa; recitar orações de Urox (deus do caos e combate desesperado) quando estiver em combate, etc. Tudo isso pode ou não ter os efeitos desejados - isso é o mais legal!

Idéias legais, passam bem a imagem de uma religião arcaica, aos moldes dos estereótipos mitológicos.

Minha primeira campanha foi no cenário da mitologia grega como afixionado que sou por ela. Acabei, como a Anne, fazendo uma "farofa" no final. E os jogadores não gostaram do "clima grego": toga? Não existem calças????
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Idéias legais, passam bem a imagem de uma religião arcaica, aos moldes dos estereótipos mitológicos.

Minha primeira campanha foi no cenário da mitologia grega como afixionado que sou por ela. Acabei, como a Anne, fazendo uma "farofa" no final. E os jogadores não gostaram do "clima grego": toga? Não existem calças????

Para uma campanha helênica de desenrolar eficiente, recomendo-lhe jogar com pessoas que tenham um conhecimento e gosto desenvolvido pela cultura grega, tanto (ou quase) quanto você. O mesmo se aplica a alguns cenários especiais, em que se os jogadores não tiverem a compreensão deste tal cenário, não flui um bom jogo. Por exemplo uma campanha chinesa, ou européia histórica medieval, (apesar desta ser mais difundida), são casos iguais.
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

A minha campanha de Greyhawk é fortemente baseada na mitologia do cenário.

Mas eu adoro a mitologia nórdica, gostaria de ver um cenário sobre o assunto. Pro d20, óbvio.
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

NÃÃO. EU QUERO É GUERRA!!! JYHAAADD!! DEUS VULT!!! JERÔNIMO!!!!

Bring me the holy granade of antiochia òÓ

alias, a versão do lords of madness dos ilithids tb é bem divertida =)
e legal esse runequest, mas eu pensei q ele fosse um jogo para pc

Era bem interessante, infelizmente eu esqueci o nome do jogo...

Pelo q eu vi o age of mithology tb é muito bom

Estava querendo criar um jogo baseado na mitologia egipcia, por quem tenho um enorme interesse...

O q é legal no egito antigo é q a religião oficial do estado era totalmente diferente da religião q a plebe cultuava, isso dá um começo legal para campanhas

Minha primeira campanha foi no cenário da mitologia grega como afixionado que sou por ela. Acabei, como a Anne, fazendo uma "farofa" no final. E os jogadores não gostaram do "clima grego": toga? Não existem calças????

Acho que o problema de campanhas assim é q vc joga todos os deuses logo de prima, qd na maioria das epopeias gregas vc tinha um ou outra divindade agindo com os protagonistas

Mas eu adoro a mitologia nórdica, gostaria de ver um cenário sobre o assunto. Pro d20, óbvio.

Existe o Midgard D20, mas eu NÃO recomendo, é uma farofada sem limites
___

anyway, alguem aqui já tentou ou fez algum cenario baseado em alguma mitologia?
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Eu gosto de fazer meus própios cenários. Geralmente mitologia nórdica, ou chinesa... (quando forem cenários mitológicos, claro...)
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Para uma campanha helênica de desenrolar eficiente, recomendo-lhe jogar com pessoas que tenham um conhecimento e gosto desenvolvido pela cultura grega, tanto (ou quase) quanto você.

Eu percebi isso depois. :dente:

[O q é legal no egito antigo é q a religião oficial do estado era totalmente diferente da religião q a plebe cultuava, isso dá um começo legal para campanhas

Mitologia egípcia é legal, existem deuses territoriais, mudanças de adoração oficial (de acordo com a atual capital ou faraó, etc). Fora que os antigos egípcios eram um povo altamente religioso, daria um cenário interessante.

Margrave disse:
Acho que o problema de campanhas assim é q vc joga todos os deuses logo de prima, qd na maioria das epopeias gregas vc tinha um ou outra divindade agindo com os protagonistas

Não, não cometeria esse erro. Na minha campanha só apareceu um deus, e disfarçado, bem ao estilo Atena na Odisséia...
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Se me permitem pensei em colocar algumas ideias de mitologia aqui nesse topico, quem tiver interessado de uma olhada =)

Acho que Dragões são um tema interessante:

"O Dragão mitologico

O reptil mitologico ou o monstro draconico não é apenas poder de destruição, o Dragão, a Serpente, a Salamandra, são guardiões de segredos e portas. O leviatã guarda a boca do inferno, Tiamat guardava o mundo material, Ladon o rio sagrado, Fafnir sabia todos os caminhos do mundo subterraneo.

O Dragão pode se desvirtuar de sua missão como guardião e começar a barganhar ou intimidar por seus segredos, ele pode se unir a um poder maior por isso ou transformar seres mais fracos em servos em sua adoração.

A maneira porém como ele cumpre sua missão pode ser cruel, Tiamat mantinha o mundo preso, sua missão "sagrada" pode se tornar obsoleta ou prejudicial ao mundo, mas o orgulho do Dragão o impede de abandonar sua missão.

O Dragão tem quatro inimigos: o homem ou mulher douto nos segredos que ele guarda (um mago por exemplo) um simbolo de pureza (um cavaleiro nobre) uma besta da terra (um cavalo sagrado ou corcel) e ferro (dragões orientais)

O Dragão paranoico busca formas também de aniquilar esses poderes: sacrificando ou possuindo virgens, destruindo herois, retendo conhecimento arcano,escravizando aqueles que produzem o aço."


Se alguem achar o texto interessante ou util em alguma coisa: diga ae
Se ajudar alguem eu falo depois sobre "dungeons" na mitologia


PS: não há nenhuma conotação religiosa ou mistica ali em cima, ok? Dragões e magia não existem assim como na minha opinião nenhuma coisa sobrenatural ou religiosa...
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Thiamat vem da mitologia sumero-babilônica, éra associado ao caos primitivo, uma criatura para punição dos homens, acreditavam os antigos mesopotâmicos.
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Thiamat vem da mitologia sumero-babilônica, éra associado ao caos primitivo, uma criatura para punição dos homens, acreditavam os antigos mesopotâmicos.

Tiamat era originalmente uma deusa sumerica, ela em forma de Dragão mantinha o mundo material aprisionado e é bem anterior ao homem mortal.
Até que Marduk foi eleito pelos deuses para destrui-la como narra o Enuma Elish. (mito da criação)
Porém existem diversas versões de Tiamat

Anyway, meu objetivo aqui é mais ter uma ideia de como adequar a mitologia no RPG =)
 
Re: Temas Mitologicos no RPG

Certamente, e parabéns pelo tópico, está ficando muito legal. =)

Obrigado ^^

e como mea-culpa eu digo q Tiamat original nem é um Dragão, é mais uma divindade de muitas formas, mas como em varios jogos de RPG ela é algo tipo "Deus dos Dragões" eu achei legal citar a menina

meu texto não é bem mitologia, é mitologia adaptada a RPG
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo