• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diretor da Semana Stanley Kubrick

Vëon

Do you know what time it is?
Stanley Kubrick


attachment.php


Biografia

Stanley Kubrik nasceu em 1928 nos Estados Unidos, na cidade de Manhathan. Preocupado com suas notas ruins no colégio, o pai de Santley Kubrick mandou-o à Califórnia para passar uma temporada com seu tio. De volta a Nova York, como o quadro acadêmico não tivesse mudado, seu pai iniciou-o no estudo do xadrez, que se tornou uma paixão para o jovem Kubrick.

Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista "Look", viajando por toda a América nesta função. Acompanhou também nesta época, como ouvinte, diversos cursos na Universidade de Columbia.

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, "O Dia da Luta", produzido com seus próprios recursos, ao qual seguiram-se vários curta-metragens feitos por encomenda. Dois anos depois, Kubrick rodou seu primeiro longa-metragem, "Fogo e Desejo". Em seguida realizou "A Morte Passou por Perto" e "O Grande Golpe". Contudo, só despontou como grande cineasta com o filme "Glória Feita de Sangue", lançado em 1957, em que tratou da insanidade da Primeira Guerra Mundial.

Depois de realizar "Spartacus", em 1960, com o ator Kirk Douglas, Stanley Kubrick deixou Hollywood para radicar-se na Inglaterra. Seu primeiro filme europeu foi "Lolita", uma adaptação do clássico romance de Vladimir Nabokov. Em seguida, o diretor realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme "Doutor Fantástico" e lançou "2001 - Uma Odisséia no Espaço", considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Oscar de melhores efeitos especiais.

Lançou a seguir "Laranja Mecânica", uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro. Kubrick caracterizou-se por realizar obras fechadas, explorando inventivamente determinado gênero de ficção. Realizou "Barry Lyndon", um drama passado no século 18, e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, "O Iluminado", com o ator Jack Nicholson.

A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prêmios e inúmeras indicações ao Oscar, como produtor, diretor e roteirista. Em 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua contribuição ao cinema.

Seu último filme foi "De Olhos bem Fechados", com a atriz Nicole Kidman e o ator Tom Cruise. Kubrick morreu enquanto dormia, de ataque cardíaco, aos 70 anos.


Filmografia


De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999)

mv5bmja5ntuwnji1n15bml5c.jpg


Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro em uma angustiante e perigosa odisséia de descoberta sexual e moral.

Indicado ao Globo de Ouro. Vencedor de 4 prêmios e outras 15 indicações.


Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, 1987)

mv5bmti2nte2nzexn15bml5.jpg


Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra quando lá chegam se deparam com seus horrores.

Indicado ao Oscar, vencedor de 6 prêmios e outras 6 indicações.


O Iluminado (The Shining, 1980)

mv5bmja2mjq1mtc0n15bml5.jpg


Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Indicado ao Framboesa de Ouro, vencedor de 1 prêmio e outras 6 indicações.
O Melhor Filme de Terror segundo o Fórum



Barry Lyndon (idem, 1975)

mv5bmtcznzkymjq4n15bml5.jpg


No século XVIII, um aventureiro irlandês, por ter transgredido a lei, obrigado a deixar seu país e tornar-se espião, soldado e jogador. Mas seu principal objetivo chegar até a aristocracia através do casamento e consegue, mas, apesar de um período de felicidade, um triste destino o aguarda.

Ganhador de 4 oscars. Vencedor de outros 14 prêmios e 11 indicações.


Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)


mv5bmza2mju3nzq0mf5bml5.jpg


No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Indicado a 4 Orcars. Vencedor de 9 prêmios e outras 13 indicações.


2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)

mv5bmjexmjgwndk0nv5bml5.jpg


Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Vencedor do Oscar. Ganhador de outros 11 prêmios e 6 indicações.


Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964)


mv5bmtu2odm2ntkxnf5bml5.jpg


Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.

Indicado a 4 Oscars. Vencedor de 10 prêmios e outras 4 indicações.


Lolita (idem, 1962)

mv5bmty3ndyzndi5nf5bml5.jpg


Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.

Indicado ao oscar. Outras 7 indicações.


Spartacus (idem, 1960)

mv5bmje4odmwoti5m15bml5.jpg


Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador.

Vencedor de 4 oscars. Ganhou outros 4 prêmios e 9 indicações.


Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957)

mv5bmtuxntcxmji5nv5bml5.jpg


Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

Indicado ao BAFTA. Vencedor de 3 prêmios e outras 2 indicações.


O Grande Golpe (The Killing, 1956)
mv5bmtg1njewoti0nl5bml5.jpg


Após cumprir uma pena de 5 anos, Johnny Clay (Sterling Hayden) está convencido de que se o ladrão não fizer um plano perfeito ele será preso, independente da quantia. Assim, decide apostar alto e elabora uma complexa trama para assaltar o hipódromo. Se der certo, ele e seus cúmplices ficarão ricos, pois calcula que obterá no assalto 2 milhões de dólares, mas tudo tem que funcionar como engrenagens de uma máquina e basta uma delas não se ajustar para tudo fracassar.

Indicado ao BAFTA.


A Morte Passou por Perto (Killer's Kiss, 1955)

mv5bndaynjm5nzq0of5bml5.jpg


Em Nova York um lutador de boxe conhece uma dançarina quando esta é atacada por seu patrão e amante. Este acontecimento acaba provocando o envolvimento dos dois, mas o amante preterido, dominado pelo ciúme e pelo ódio, manda matar seu rival. Entretanto, em virtude de um equívoco, os capangas matam o empresário do lutador. O casal, vendo que corre perigo, tenta deixar a cidade para sempre.

Indicações.


Fear and Desire, 1953

attachment.php


Quatro soldados presos atrás das linhas inimigas deve enfrentar seus medos e desejos.


Curiosidades

- Kubrick morreu exatamente 666 dias antes de 2001

- Três de seus filmes, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Dr. Fantástico e Laranja Mecânica, estão listados entre os 50 maiores filmes de todos os tempos, pelo respeitado American Film Institute.

- Em Barry Lindon o desejo de Stanley filmar exclusivamente à luz das velas (sem recurso a iluminação adicional) obrigou que fossem inventadas novas emulsões de películas e uma nova lente de grande foto-sensibilidade.

- Durante a década de 90 um cidadão inglês chamado Alan Conway se fez passar publicamente por Stanley Kubrick, e teve acesso a festas, boates e restaurantes famosos. Parte do seu sucesso na fraude é devido ao fato de que o verdadeiro Kubrick era recluso e reservado, ao ponto de que muitas pessoas nem ao menos sabiam como era a aparência do diretor. A história virou um filme em 2005, "Colour me Kubrick" (Totalmente Kubrick, título em português), estrelado por John Malkovich.

- É o diretor que mais aparece nas listas dos Cinco Filmes Favoritos do fórum e 2001: Uma Odisséia no Espaço é o filme mais citado.

- Nunca dirigiu uma continuação


Kubrick na Valinor

- Stanley Kubrick
- O Iluminado
- Laranja Mecânica
- 2001: Uma Odisséia no Espaço
- Spartacus
- Stanley Kubrick: Um Documentário


Fontes
http://educacao.uol.com.br/biografias/stanley-kubrick.jhtm
http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-520
http://www.imdb.com/name/nm0000040/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanley_Kubrick
 

Anexos

  • Celebrities%20with%20Their%20Vintage%20Cameras%20(26).jpg
    Celebrities%20with%20Their%20Vintage%20Cameras%20(26).jpg
    51,7 KB · Visualizações: 172
  • 51kyfbm22wl.jpg
    51kyfbm22wl.jpg
    57,1 KB · Visualizações: 166
Última edição:
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Diretor perfeccionista com filmografia curta mas todos filmes geniais.
Na verdade não posso falar de todos, ainda me faltam assistir os seus 2 primeiros filmes.

Top5 filmes de guerra. Tem filme do Kubrick.
Top5 filmes de ficção cientifica. Tem filme do kubrick.
Top5 filmes de terror. Tem filme do Kubrick.
Top5 filmes de comédia. Tem filme do Kubrick.

Sendo que ainda colocaria The Killing relativamente alto em um top filmes heist. E acho que colocaria alto Spartacus como top filmes épicos também.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

O ILUMINADO foi indicado ao framboesa de ouro ? #comassim?
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA = Oscar e Razzie Awards = Framboesa de Ouro?
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA = Oscar e Razzie Awards = Framboesa de Ouro?

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA = Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia & Horror, EUA

:dente:

Brincadeira, mas não é o Oscar mesmo. O Oscar é concedido pela AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences). E o Razzie Awards é realmente o Framboesa de Ouro.

Agora, vocês não sabiam dos Framboesas aos quais o Iluminado concorreu? Era uma época em que os Razzie Awards tinham mais bolas. XD

Os filme do Kubrick realmente seguem um padrão bem elevado, pelo menos os que eu vi (faltam os 3 primeiros e Lolita). Gosto particularmente de Barry Lyndon e 2001.

Faltou falar nas curiosidades que Kubrick nunca ganhou um Oscar de direção, algo meio absurdo de se pensar hoje em dia, mas, de qualquer modo, ele está em boa companhia (Hitchcock, Kurosawa, Altman, Leone, Welles, Lang, Murnau, Hawks, Chaplin).
 
Última edição:
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Lermbro de ter lido também dos projetos do Kubrick que ele nunca teve oportunidade de completar.
O principal era uma refilmagem da vida de Napoleão (acredito que do clássico dos anos 20).

E lembrar também que AI provavelmente teria sido superior do que acabou sendo.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Um dos meus diretores favoritos, apesar de ainda não conhecer a filmografia completa.

E ainda acho que 2001 é o filme mais perfeito ever made.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Faltou falar nas curiosidades que Kubrick nunca ganhou um Oscar de direção, algo meio absurdo de se pensar hoje em dia, mas, de qualquer modo, ele está em boa companhia (Hitchcock, Kurosawa, Altman, Leone, Welles, Lang, Murnau, Hawks, Chaplin).

Por isso que não dou tanta bola para o Oscar como todo mundo.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

E lembrar também que AI provavelmente teria sido superior do que acabou sendo.

Talvez não. Pelo que fiquei sabendo, Kubrick criou esta história justamente para Spielberg dirigir, pois entendia que Spielberg tinha a sensibilidade necessária para a história, coisa que ele julgava não ter.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Lermbro de ter lido também dos projetos do Kubrick que ele nunca teve oportunidade de completar.
O principal era uma refilmagem da vida de Napoleão (acredito que do clássico dos anos 20).

Ano passado lançaram um livro que trata exclusivamente sobre esse famoso projeto não realizado: Cineclube

default_va_kubrick_napoleon_book_photo_1010271529_id_393780.jpg
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Esse filme do Napoleão era bem mais que um projeto: O roteiro já estava pronto e a pré-produção já tinha começado, se não me engano já tinham locações e figurinos prontos e outras milongas mais, aí apareceu um outro filme de Napoleao sendo um fracasso retumbante e o processo foi cancelado. Ele fez Barry Lyndon para aproveitar a vibe de época mesmo.
Outro projeto (ou esboço, sei lá), é um filme sobre o holocausto que ele desistiu também pq Spielberg lançou Schindler e ele pensou que não tinha mais nada a dizer sobre o assunto. Seria um excelente contraponto, o estilo mais sóbrio do Kubrick do que a do emocional Spielberg.
Outra curiosidade é que ele sempre procurava livros ruins ou medíocres para adaptação, assim como o Hitchcock. Acho que Lolita é o único filme dele baseado em um livro que pelo menos hj é muito considerado.
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Os filmes do Kubrick, por ordem de preferência:

1) Laranja Mecânica
2) 2001
3) O Iluminado
4) Nascido Para Matar
5) De Olhos Bem Fechados
6) Spartacus
7) Dr. Fantástico
8) Barry Lyndon
9) Glória Feita de Sangue
10) Lolita

Ainda falta assistir "O Grande Golpe", "A Morte passou por perto", e "Fear and Desire".
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Lembro de ter lido em algum lugar dizerem que ele não contava o Spartacus na filmografia dele, não o considerava como sendo um filme dele, porque ele não foi o produtor, apenas o diretor. Isso é verdade ou mito?
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Lembro de ter lido em algum lugar dizerem que ele não contava o Spartacus na filmografia dele, não o considerava como sendo um filme dele, porque ele não foi o produtor, apenas o diretor. Isso é verdade ou mito?

Ouvi que ele brigou com o Kirk Douglas e com o estúdio porque o Kirk Douglas estrelão ficava dando pitacos na direção dele. Acho que exatamente depois disso que ele rompeu com Holywood e foi fazer filmes mais independentes na Europa.

Não resisti e fui conferir na wikipedia:
Kubrick had conflicts with Douglas, including his dissatisfaction with the screenplay. He also complained about not having full creative control over the artistic aspects. For Douglas, the film was a "labor of love". He had used his own funds to purchase an option on the book Spartacus from author Howard Fast, and he hired all the primary creative forces involved in production, including Kubrick. Nevertheless, Kubrick realized that in the future he wanted to have autonomy on any films he worked on. "Spartacus is the only film on which I did not have absolute control," he would later say.

Outra coisa:

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, "O Dia da Luta", produzido com seus próprios recursos, ao qual seguiram-se vários curta-metragens feitos por encomenda.

Eu conheço esses curtas dele: Day of the Fight, Flying Padre, The Seafarers. Tem mais?
Se não, já vi tudo dele, é meu diretor favorito. xD
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

É, não dá pra saber se ele não contava o Spartacus na filmografia dele, mas com certeza era um filme pelo qual ele não tinha muita afeição, devido a essas desavenças com o Douglas. Muito obrigado pelo esclarecimento :joinha:
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Meu top 10 do Kubrick seria

1° De Olhos bem fechados
2° Laranja Mecânica
3° Spartacus
4° Dr. Fantástico
5° A Morte passou por perto
6° O Grande Golpe
7° O Ilumininado
8° Glória Feita de Sangue
9° Nascido para Matar
10° Barry Lyndon
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Os que eu conheço, em ordem de preferência:

  1. 2001 - Uma Odisséia no Espaço
  2. Barry Lyndon
  3. Spartacus
  4. O Iluminado
  5. O Grande Golpe
  6. Dr. Fantástico
  7. Glória Feita de Sangue
  8. Laranja Mecânica
  9. Nascido Para Matar
  10. De Olhos Bem Fechados
 
Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Depois de um esforço pra assistir os 2 que faltavam. Minha listinha.


01. 2001: A Space Odyssey
02. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
03. Paths of Glory
04. The Shining
05. A Clockwork Orange
06. Lolita
07. Full Metal Jacket
08. The Killing
09. Spartacus
10. Eyes Wide Shut
11. Barry Lyndon
12. Killer's Kiss
13. Fear and Desire
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo