• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

O Homem do Meteoro não tem um adereço discernível lá no meio das pernocas?

Não é isso que quero dizer, ou seja, que o velho se transmutará ou se apresentará nessa mistura. É algo bem mais complexo que, se aparecer na série, acredito que será uma daquelas coisas sem explicação que ninguém entende mas está lá como o sinal de alguma coisa misteriosa estilo Lost. Se isso acontecer eu tento linkar a ideia nesse dia.
 
Essa aí tá fácil de responder, Kimberly. Lembra da Reva? Então, já deram a letra de que será uma YASSS QUEEN pra antagonizar com a Galadriel e que o tal Homem do Meteoro não vai homem não.
YASS QUEEN?

Tipo assim? Para quem tava reclamando de ainda não terem as sagas "núbios da destruição" de Mama Africa agora já tão começando aí



Vai virar tendência pelo jeito:

 
Última edição:
A concepção dos Ainur de seres divinos que constroem, moldam, controlam e corrompem o mundo material é muito mais próxima dos demiurgos gnósticos do que dos anjos cristãos. A de Melkor em especial, e, por extensão, a de seu pupilo Sauron. Não que uma exclua a outra. É possível ver traços claros de ambas concepções.

Acho que é superestimar a Amazon achar que ela fará esse aprofundamento intencionalmente na série. Mas acho fácil que essas interpretações apareçam, porque elas surgem da propria leitura das obras. São influências que já fazem parte do imaginário popular.

Assim como a associação com deuses pagãos também é possível e não excludente.
 
Acho que é superestimar a Amazon achar que ela fará esse aprofundamento intencionalmente na série.
Já foi colocado. Agora se as pessoas vão entender, é outra história. E na minha visão não é superestimar, é subestimar. Superestimar é achar que terá 20% de Tolkien além de nomes.
 
YASS QUEEN?

Tipo assim? Para quem tava reclamando de ainda não terem as sagas "núbios da destruição" de Mama Africa agora já tão começando aí



Vai virar tendência pelo jeito:

Nada nesse nível de guerreira Xena Iorubá, acho que eles vão inserir outra personagem que será tão ou mais poderosa que Sauron, tipo uma Lúthien das trevas.

Se estão dizendo que Sauron não será como nós pensamos, ou seja, de acordo com as descrições que temos dele, é bem provável que vão inserir uma novidade na balança de poderes. Pode ser uma rainha númenoreana ou da casa de Celembrimbor, uma artífice Mary Sue que aprendeu as técnicas de Fëanor só de vê-lo trabalhar nas Silmarils e se encantou pelo Annatar e ensinou tudo sobre como fazer os Anéis de Poder.
 
Nada nesse nível de guerreira Xena Iorubá, acho que eles vão inserir outra personagem que será tão ou mais poderosa que Sauron, tipo uma Lúthien das trevas.

Se estão dizendo que Sauron não será como nós pensamos, ou seja, de acordo com as descrições que temos dele, é bem provável que vão inserir uma novidade na balança de poderes. Pode ser uma rainha númenoreana ou da casa de Celembrimbor, uma artífice Mary Sue que aprendeu as técnicas de Fëanor só de vê-lo trabalhar nas Silmarils e se encantou pelo Annatar e ensinou tudo sobre como fazer os Anéis de Poder.
O bicho verde:

E a Shelob Miss Spider Chernobyl estão na linha.


Aliás essa cena é muito interessante em todo o contexto da conversa. Síndrome de Estocolmo nunca vai terminar bem.
 

picard-face-palm.gif
I

Eu fico lendo alguns links e os posts do Ilmarinen e da Kimberly e vai me batendo uma tristeza. Será que tão falando da mesma série que eu? Aquela dos Superfans e do Thiago Nasce uma nova lenda?

Vocês superestimam demais os showrunners e os roteiristas.
Concordo.
 
O pessoal aqui leva a coisa para um nível de entendimento, conhecimento e Interpretação que eu acho impossível da gente ver nessa série. É uma série! Uma série como todas as outras feita para gerar muita grana. Para isso, precisa ter uma trama simples. Não está sendo feita para nós. Está sendo feita para um público que nunca leu nada do Tolkien, não conhece, e, talvez, tenha assistido os filmes.

Vai ter todos os clichês possíveis de séries e filmes, e, acredito, pouco de Tolkien.

Por isso eu acredito que o Homem Meteoro é sim, Sauron. Para nós pode parecer muito simplista, mas não para o público em geral que não conhece Sauron, ou no máximo, o considera um "gigante de ferro" ou um "Olho".

É para esse público que a série está sendo feita.

Então, para um seriado de TV, um vilão que cai do céu, que finge ser do Bem, que se parece com Gandalf e até peita o Adar (há boatos a respeito) é a cara da vilania. E, sim, eu acho que os pobres Harfoot vão ser as suas primeiras vítimas.

Série de TV é isso... Tramas simplistas e plot twist o tempo todo para manter o interesse da audiência.

Eu espero novelão mesmo... Do tipo "Olhe, ela é uma elfa!" do primeiro teaser. Nível novela turca que minha mãe assiste...
 
Eu tb acho que a história que a Amazon vai contar vai ficar num nível bem superficial nessas questões metafísicas todas e só vai buscar mesmo entreter o público com o básico das concepções envolvidas. É o pessoal que tem horror do Bezos e da Amazon que parece que acha que implementar as idéias que já estão embutidas nas entrelinhas do Legendarium vai provocar um evento estilo "vírus memético" do Dawkins.
richard dawkins teacher GIF by South Park


Mas uma coisa que o pessoal parece se esquecer é o seguinte.... os dois Showrunners são Mórmons e Nerds e com um bocado de bagagem com essas coisas. Eles não parecem ter a intenção de subverter o eixo do Legendarium pelo avesso em termos de valores, ideais e perspectiva teológica. Pelo menos não mais do que o estritamente necessário para fazer algo na linha da fantasia do JRRT pros dias de hoje na mídia do streaming. Eles não são super progressistas "woke", ateístas, gnóstico-pagãos ou o escambau. Eu meio que tenho fé na noção de que eles têm o coração mirando na direção certa. Acho que, no geral, eles são até mais bem caretas do que um Neil Gaiman ou um Stephen King por exemplo.

Essa interview enorme com os dois do tempo em que eles estavam vinculados com a franquia do Star Trek Kelvin Timeline pode dar uma boa perspectiva sobre como eles são como mentes criativas:



Eu tb não acho que, embora num status BEM mais confortável do que o do Celebrimbor, o intérprete do Meteor Man se encaixe, precisamente, na descrição de "hot" na opinião da maioria das pessoas, coisa que a galera da Amazon deu a entender que o Sauron será. Os intérpretes do Adar e do Halbrand são bem mais o "tipão" mas, sacumé, gosto é gosto... Feio, sem dúvida, ele não é.

Mas eu tb não penso que, sendo a intenção a de manter a identidade de Sauron um segredo durante a primeira temporada, eles façam o Sauron ser JUSTAMENTE o "Mystery Man" da série no qual todo mundo vai ficar focando a atenção. Leva TODO o jeito de misdirection e despistamento, mesmo.


Mas o jeito vai ser esperar e ver pra crer.

Esse aí se lembrou de uma coisa interessante. calcada em cima do apelido dado pra ele , o "Stranger"..

 
Última edição:
Eu li essa entrevista quando eles foram anunciados e eles afundaram a franquia Star Trek sob a batuta de seu mestre sith o Jar Jar Abraham. Mórmon e nerdola, o pior combo possível. Depois que descobrem o sexo, o negócio é sem freio mesmo. Muita porra acumulada sendo extravasada na tela.

E essa passagem aí diz respeito ao destino dos Homens após a morte que nem os Ainur sabem pra onde vão. Se estão dando a entender que o Ziggy Stardust vai ser chamado de “ Estranho ” posso esperar que será uma criatura que vai causar muita estranheza em elfos e mortais.
 
Nessa daí não pude deixar de lembrar, falando em "Stranger" com poderes especiais e vindo do espaço e cheinho de elementos gnósticos-o Stranger do Universo Marvel :


1657279595714.png

O Daniel Weyman até que ficaria uma gracinha de Stranger da Marvel:


1657282553758.png
Tb reparei que "Daric" o nome original do personagem dele é quase anagrama de Cirdan... Interessante, né? Será que é só coincidência? Eles já revelaram que será o Cirdan da série da Amazon? Parece que não, né?


Falando da influência gnóstica no universo da Marvel por acaso só procurar um pouquinho e a gente acha: coisa bem interessante pra ler


E, inclusive diga-se de passagem: Star Trek tem uma veia gnóstica MUITO mais pronunciada do que a de Tolkien...


E, lembrando aqui, a Igreja de Mórmon tb, então não dá pra descartar uma veia gnóstica pronunciada no trabalho da dupla. Eu não diria que destoa do conjunto da Terra-média não, até pq o Tolkien tb estava infletindo um BOCADÃO pra esse lado no final da vida, como dá pra encontrar muita evidência disso no meu ensaio sobre a Ungoliant


Tem até esse texto de convenção da Signum University aí:

Mormons and Tolkien
Cynthia Ann Smith

Eu já tinha feito uma pesquisa a respeito desse tema antes e já tinha topado com esse texto aí em cima.

Tem muito mais coisa postada aí nesse tópico:


Para quem quiser se aprofundar nos detalhes aí tem uma página excelente com links pra palestras disponíveis no Youtube:


E quem quiser ver o pau comer solto sobre o tema em português mesmo a pedida definitiva deve ser essa:


Aí vcs acham tb uma porrada de textos interessantes a respeito da correlação Mormonismo-Gnosticismo e obra do Tolkien:


 
Última edição:
Nessa daí não pude deixar de lembrar, falando em "Stranger" com poderes especiais e vindo do espaço e cheinho de elementos gnósticos-o Stranger do Universo Marvel :


Ver anexo 93377

Falando da influência gnóstica no universo da Marvel por acaso só procurar um pouquinho e a gente acha: coisa bem interessante pra ler


E, inclusive diga-se de passagem: Star Trek tem uma veia gnóstica MUITO mais pronunciada do que a de Tolkien...

Isso que você mencionou tem tudo a ver com: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eram_os_Deuses_Astronautas?

1657295427735-png.93379


Como estamos discutindo no tópico dos vazamentos, tudo isso tem fundo mistico/gnóstico, não é por acaso, não são escolhas equivocadas, mas uma linha muito complexa difícil de acompanhar. Uma referência aos "deuses" civilizadores, como mostrou o Eternos da Marvel.

1657295928673-png.93382


Também relacionado a esse filme do David Bowie.

1657296008530-png.93383
Também estou sabendo que Star Trek e Marvel está pinhado de gnosticismo. E vou além: não tem, é. Os grandes segredos da Marvel, todos aqueles mistérios que aficionam as pessoas para "montarem um quebra-cabeça", típico dos filmes dessas franquias que parecem preceitos extremos de ficção científica, na realidade tem profundas raizes gnósticas históricas. Lembrando que gnosticismo não é uma religião/culto, mas uma corrente de conhecimento milenar que se propõe a tratar dos segredos primordiais de todas as coisas. E para concluir: a própria cultura pop moderna é gnóstica, mas geralmente não linkada dessa maneira (ficção, ficção científica, fantasia, tecnologia do futuro, etc.). Conforme se pesquisa a gnose, começa a ver a relação direta entre, em especial, a tão conhecida ficção científica atual e esses preceitos místicos históricos. Como eu mencionei, um bom exemplo disso são os "Deuses Astronautas" Eternos da Marvel, onde junta-se alta tecnologia com um mundo ancestral.

 
Última edição:

Além disso, temos que lembrar que esses elfos escolheram ficar. Eles poderiam ter ido para Valinor e vivido nas praias élficas de Valhalla e vivido felizes para sempre em luz, amor e êxtase.”
Acho que o tiozinho confundiu as mitologias.

'Tem um asteroide vindo para a Terra, todo mundo pira?' Não. Você constrói uma infraestrutura. Você permite a todos a possibilidade de se proteger e iniciar o projeto de dividir o asteroide ao meio antes que todos saibam que está chegando. É isso que ele está tentando fazer. E é isso que um bom político faz. E é isso que eu gosto nele.”
duvida.gif

Ele sabe que o meio-elfo precisa provar a si mesmo. Elrond tem milhares de anos, mas tem algumas qualidades adolescentes.
Qualidade é eufemismo não é?

Mas ele faz isso da maneira que um pai amoroso faria, que é permitir que eles cometam seus próprios erros ou encorajá-los a fazer coisas e convencê-los de que foi ideia deles em primeiro lugar.”
Realmente o Sukitinha e o trambiqueiro serão pai e filho. Que coisa mais sem noção.


“Ele está em busca de algo maior que ninguém mais entende. E, portanto, ele pode ser obstinado. Ele pode usar as pessoas, mas apenas para chegar a algum lugar ele acha que será para o bem de todos e lhe trará grande glória. Ele é muito vaidoso."
Não entendi de quem estão falando aqui.

“[Ele inventou o nome 'mithril' para o metal precioso que os anões mineram e] isso é muito legal, não é? Não há dúvida sobre isso. Ele é um cara muito legal. Ele inventa muita coisa. E quando você ver dentro de sua oficina, você vai se maravilhar tanto quanto eu quando a vi pela primeira vez.”
Que perfume suave de superfãs por aqui.

Para ver suas ferramentas, e ele tem uma pequena antecâmara com uma chaise longue de veludo. Amo isso. Eu não sabia que isso ia estar lá. Eu amo isso... ele gosta de ir e deitar um pouco em sua espreguiçadeira de veludo quando as coisas ficam [um pouco demais].
maxresdefault.jpg

Deixe-me em minhas crises existenciais por gentileza, sou um elfo com marcas de idade, respeite minha melancolia e meu gênio antissocial.



Olha o trailer completo aí. Espero que não privem dessa vez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo