• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Soneto ao Largo

LatinoAmericano

Aqui jaz Alcarecco
Pra quem tá acompanhando o tópico Diário do Meia Palavra, já tá por dentro da história do filme do boto, da Festa do Rosário etc...

No meio disso tudo eu tentei fazer um soneto decassílabo "colorido" (versos que não rimam são chamados brancos :traça:), para o Largo do Rosário, para a Festa do Rosário, e escolhi fazer um soneto por um motivo meio besta, os sonetos me fazem lembrar de antigos poemas, estilos antigos, e aqui em São Gonçalo do Sapucaí o comentário geral da Festa do Rosário 2008 foi o de que a Festa já não é mais como antigamente, que antigamente era melhor e tudo mais (avisei que era meio besta).

Pra quem é de fora acho que é um pouco difícil de entender, mas a Festa do Rosário é O evento aqui na minha cidade, que traz show, turistas e tudo mais, tentei retratar isso nesse poema, uma gente festeira, acolhedora e simpática, interiorana, que, mesmo tendo que enfrentar inúmeros problemas como, pro exemplo, a falta de um teatro, um cinema, uma livraria, prefeito sendo cassado, desigualdade social etc., mesmo tendo que enfrentar tudo isso consegue seguir em frente e ir pro Largo quando tem festa, receber turistas, sorrir, viver!

Depois de muita conversa fiada aí vai:

Soneto ao Largo

E voltemos ao Largo do Rosário
A festa de rico e de operário
Com as barracas cheias de bebidas
Vodka, energético e as batidas

Na roleta rola muito dinheiro
E shows chamam a atenção do festeiro
Quando se faz tudo exagerado
Só se quer uma menina do lado

Ó Largo, tu que és cheio de encantos
Que suportas vagabundos e santos
Saiba nos dar sempre a alegria

Nos cubra com todos os teus mantos
Seja sempre o reduto da fantasia
Inspire minha simples poesia

Rogério Arantes
 
Uma gracinha!!!!!!!!!! Entendo bem desse tipo de festa, minha cidade tb tem disso, só que em dezembro....são as Congadas. E como aí, tudo acontece no Largo do Rosário....um dos poucos privilégios de morar numa cidade com menos de 10 000 habitantes, como é meu caso....
 
gislene veiga disse:
Uma gracinha!!!!!!!!!! Entendo bem desse tipo de festa, minha cidade tb tem disso, só que em dezembro....são as Congadas. E como aí, tudo acontece no Largo do Rosário....um dos poucos privilégios de morar numa cidade com menos de 10 000 habitantes, como é meu caso....

Obrigado!
Aqui acontece em maio por causa do aniversário da cidade, e também tem as congadas...


Amélie disse:
Smile que boa nostalgia de coisas que nunca vi Smile

Tentei mesmo passar essa nostalgia, legal é ver que uma pessoa que não conhece isso conseguiu percebe-la...

Se um dia quiser conhecer, São Gonçalo não fica muito longe... :g:
 
Muito bacana cara! Me lembra aquelas poesias regionalistas que retratam o povo de um lugar...e é bem isso o que você quis passar mesmo né??? Eu sei que eu gosto muito de poemas assim...
 
Rogério disse:
Tentei mesmo passar essa nostalgia, legal é ver que uma pessoa que não conhece isso conseguiu percebe-la...

Se um dia quiser conhecer, São Gonçalo não fica muito longe... :g:

Se convidar duas vezes, vai sofrer as consequências de virar guia hahahahahaha

:)
 
Fernando Giacon disse:
Muito bacana cara! Me lembra aquelas poesias regionalistas que retratam o povo de um lugar...e é bem isso o que você quis passar mesmo né??? Eu sei que eu gosto muito de poemas assim...

Exatamente Fernando!

Amélie disse:
Se convidar duas vezes, vai sofrer as consequências de virar guia hahahahahaha

Smile

Nessa última Festa do Rosário já fui guia do meu professor de redação mesmo...

Carol disse:
Nhói! Que coisa mais linda! Amor

Obrigado!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo