1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sismos

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Décimo, 14 Fev 2007.

  1. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Decidi abrir um tópico sobre sismos quer para relatarmos os diversos que vão ocorrendo ou os mais marcantes a nível mundial, incluindo algumas informações sobre os mesmos e experiências pessoais.

    Bom, aqui em Portugal houve um segunda passada, que registou 6.1 na escala de Richter, junto ao epicentro. Eu senti-o, apesar de ter sido fraco pois Lisboa ficava bastante longe - ainda assim foi uma experiência engraçada, pois nunca tinha vivenciado um antes.

    Nota: Entre abrir esse tópico no Atualidades ou no Ciências, acabei por preferir aqui, pois não se pretenderá tanto uma discussão científica, mas um relato daquilo que cada um já sentiu.
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu nunca passei por esta experiência, mas sempre fiquei imaginando... Realmente é um assunto muito curioso, não irei opinar ainda por não saber muito a respeito, mas ficarei atento a todos os relatos que forem postados aqui. Este sismo causou algum dano grave, ou não chegou a tanto ?, (espero que não tenha causado muitos estragos).

    Obs: aqui podem ser postados dados e/ou curiosidades sobre terremotos/sismos que entraram para a história, ou a discussão é mais exclusivamente sobre experiências pessoais ?
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não, não aconteceu nada, foi uma desilusão. :lol:

    Poste o que quiser. =]
     
  4. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu sempre quería saber mais dados sobre aquele terremoto que atingiu Lisboa, na época do Marquês de Pombal, (e do qual ele escapou miraculosamente, para então genialmente aproveitar a oportunidade para comandar a reconstrução e remodelar a capital...), este acontecimento é famoso pela célebre frase que ele disse, quando o tremor passou:

    "E agora? Enterram-se os mortos, e ajuda-se os vivos..."

    Obs: sempre apreciei esta mentalidade prática.
     
  5. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    É complicado para a maioria dos brasileiros discutir sobre isso por que são só alguns que já sentiram algum tipo de tremor. Aqui em Campo Grande, por exemplo, é quase impossivel sentir qualquer coisa, visto que estamos bem no meio da placa tectônica.
     
  6. Mrs_Legolas

    Mrs_Legolas Usuário

    Eu senti e bem...

    Estava no trabalho quando começou tudo a tremer...:osigh:
     
  7. Eönwë

    Eönwë Usuário

    terremotos são comuns em Portugal?

    eu sempre achei estranho essa historia do tal grande terremoto de Lisboa, mas hoje em dia nunca aparecerem noticias sobre terremotos em Portugal.... será que mudou alguma coisa nos ultimos seculos?
     
  8. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Ano passado estava no Cairo e rolou um terremoto de 6.4 se eu nao me engano. Meio assustador.
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Continuam a haver sismos com grande frequência no nosso país, embora nunca com uma intensidade muito fora do normal.

    Esses grande terramotos de Lisboa ocorrem com uma periodicidade de 250 anos, aproximadamente. Houve um em 1300 e tal, outro por volta de 1450, e depois o de 1755. Ora, há dois anos foi o 250º aniversário sobre o terramoto de Lisboa...

    A verdade é que o epicentro do terramoto ocorreu longe de Lisboa, mais propriamente numa falha denominada falha de Açores - São Vicente, que passa umas centenas de milhas a sul e sudoeste do Algarve. Este terramoto que se sentiu há dias também teve origem lá. Houve quem falasse em abalo premonitório, mas não aconteceu nada.
     
  10. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Assim que vi a notícia pela TV, pensei:
    "Meu Deus, é onde mora o 10º. Espero que ele esteja bem."

    Sério, agora que já vi, ele está bem. Mais calmo agora.

    P.S.: Em Portugal, eles são conhecidos por Terramotos, ou é uma leitura errada de Terremotos? Acho que nós que fizemos uma adaptação errada.
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Aqui em Portugal chamam-se terramotos, exacto. Aí no Brasil alteraram, embora não se possa considerar de todo errado, uma vez que corresponde à vossa pronúncia.

    Ah, e obrigadíssimo pela preocupação. ;) Mas deixe estar que eu ainda estou inteiro. :g:
     
  12. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Aqui no DF também é tranqüilo, quer dizer, praticamente impossível de ocorrer um terremoto, mas eu sempre tive curiosidade de como deve ser a terra tremendo e tal...
     
  13. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Aqui tem terremoto o dia todo, mas é culpa do meu irmão que está acima do peso. Começo a senti um tremor e trata-se do bebê correndo pelo apartamento.

    Perigo constante
     
  14. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Aqui não tem nada disso. Só qndo um buzão passa voado do teu lado aí vc sente algumas trepidações
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Hoje houve um terramoto no Perú, 7.9 na escala de Richter, e que causou, até ao momento, 330 mortos. Acho que é o mais forte registado este ano, até agora. Têm havido várias réplicas, pelo que se pode observar nos sites especializados:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Peru abalado por terramoto de 7,9 na escala de Richter


    O Peru foi sacudido ontem à noite por um terramoto de magnitude 7,9 na escala aberta de Richter, que matou pelo menos 115 pessoas e feriu um milhar, segundo os dados mais recentes.

    As equipas de salvamento estão agora a remexer nos escombros de habitações e edifícios públicos à procura de mais vítimas e de sobreviventes soterrados.

    As operações de salvamento estão a ser dificultadas pelo facto de a auto-estrada pan-americana, que percorre o país, ter ficado intransitável.

    Durante 20 segundos, os edifícios mais altos da capital, Lima, ameaçaram colapsar. Foi emitido um alerta de tsunami para o Peru, Chile, Colômbia e Equador, mas esse receio acabou por não se confirmar.

    Segundo o instituto geológico norte-americano, o epicentro do terramoto localizou-se a 145 quilómetros do Peru.

    Em 1970, o Peru foi abalado por um dos mais mortíferos terramotos da história, que fez 50 mil mortos e deixou soterrada a cidade andina de Yungay, devido a deslizamentos de neve e lama.


    É, má zona para se viver.
     
  16. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Ainda bem que o Menê já tinha voltado de lá!
     
  17. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Com que então no Brasil não há nada disso mas estive a pesquisar e o epicentro desse último foi aí. Mas deve ter sido na zona da Amazónia, onde não vive muita gente. Aliás, contagem final de mortos rondou os 450.
     
  18. Radagasth

    Radagasth Banned

    Há de ser uma experiência extremamente desgastante, afinal vocês ficar parado com o chão tremendo...Mas dou meus lamentos as pessoas que tanto sofreram com isso. E Alías são nossos vizinhos...:osigh:Devemos parar e observar a nossa volta como o Brasil é uma terra abençoada.
     
  19. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Não tinha não, ele tava lá no dia do terremoto. Inclusive ele me disse que viu um prédio de 4 andares, na frente de onde ele tava, desmoronando.
     
  20. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Pois é, ele me disse depois!! Deve ter sido uma experiência foda :eh:
     

Compartilhar