• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sismos

Décimo

The Swanson Code
Decidi abrir um tópico sobre sismos quer para relatarmos os diversos que vão ocorrendo ou os mais marcantes a nível mundial, incluindo algumas informações sobre os mesmos e experiências pessoais.

Bom, aqui em Portugal houve um segunda passada, que registou 6.1 na escala de Richter, junto ao epicentro. Eu senti-o, apesar de ter sido fraco pois Lisboa ficava bastante longe - ainda assim foi uma experiência engraçada, pois nunca tinha vivenciado um antes.

Nota: Entre abrir esse tópico no Atualidades ou no Ciências, acabei por preferir aqui, pois não se pretenderá tanto uma discussão científica, mas um relato daquilo que cada um já sentiu.
 
Eu nunca passei por esta experiência, mas sempre fiquei imaginando... Realmente é um assunto muito curioso, não irei opinar ainda por não saber muito a respeito, mas ficarei atento a todos os relatos que forem postados aqui. Este sismo causou algum dano grave, ou não chegou a tanto ?, (espero que não tenha causado muitos estragos).

Obs: aqui podem ser postados dados e/ou curiosidades sobre terremotos/sismos que entraram para a história, ou a discussão é mais exclusivamente sobre experiências pessoais ?
 
Eu nunca passei por esta experiência, mas sempre fiquei imaginando... Realmente é um assunto muito curioso, não irei opinar ainda por não saber muito a respeito, mas ficarei atento a todos os relatos que forem postados aqui. Este sismo causou algum dano grave, ou não chegou a tanto ?, (espero que não tenha causado muitos estragos).

Não, não aconteceu nada, foi uma desilusão. :lol:

Obs: aqui podem ser postados dados e/ou curiosidades sobre terremotos/sismos que entraram para a história, ou a discussão é mais exclusivamente sobre experiências pessoais ?

Poste o que quiser. =]
 
Eu sempre quería saber mais dados sobre aquele terremoto que atingiu Lisboa, na época do Marquês de Pombal, (e do qual ele escapou miraculosamente, para então genialmente aproveitar a oportunidade para comandar a reconstrução e remodelar a capital...), este acontecimento é famoso pela célebre frase que ele disse, quando o tremor passou:

"E agora? Enterram-se os mortos, e ajuda-se os vivos..."

Obs: sempre apreciei esta mentalidade prática.
 
É complicado para a maioria dos brasileiros discutir sobre isso por que são só alguns que já sentiram algum tipo de tremor. Aqui em Campo Grande, por exemplo, é quase impossivel sentir qualquer coisa, visto que estamos bem no meio da placa tectônica.
 
terremotos são comuns em Portugal?

eu sempre achei estranho essa historia do tal grande terremoto de Lisboa, mas hoje em dia nunca aparecerem noticias sobre terremotos em Portugal.... será que mudou alguma coisa nos ultimos seculos?
 
Ano passado estava no Cairo e rolou um terremoto de 6.4 se eu nao me engano. Meio assustador.
 
terremotos são comuns em Portugal?

eu sempre achei estranho essa historia do tal grande terremoto de Lisboa, mas hoje em dia nunca aparecerem noticias sobre terremotos em Portugal.... será que mudou alguma coisa nos ultimos seculos?

Continuam a haver sismos com grande frequência no nosso país, embora nunca com uma intensidade muito fora do normal.

Esses grande terramotos de Lisboa ocorrem com uma periodicidade de 250 anos, aproximadamente. Houve um em 1300 e tal, outro por volta de 1450, e depois o de 1755. Ora, há dois anos foi o 250º aniversário sobre o terramoto de Lisboa...

A verdade é que o epicentro do terramoto ocorreu longe de Lisboa, mais propriamente numa falha denominada falha de Açores - São Vicente, que passa umas centenas de milhas a sul e sudoeste do Algarve. Este terramoto que se sentiu há dias também teve origem lá. Houve quem falasse em abalo premonitório, mas não aconteceu nada.
 
Assim que vi a notícia pela TV, pensei:
"Meu Deus, é onde mora o 10º. Espero que ele esteja bem."

Sério, agora que já vi, ele está bem. Mais calmo agora.

P.S.: Em Portugal, eles são conhecidos por Terramotos, ou é uma leitura errada de Terremotos? Acho que nós que fizemos uma adaptação errada.
 
Aqui em Portugal chamam-se terramotos, exacto. Aí no Brasil alteraram, embora não se possa considerar de todo errado, uma vez que corresponde à vossa pronúncia.

Ah, e obrigadíssimo pela preocupação. ;) Mas deixe estar que eu ainda estou inteiro. :g:
 
Aqui no DF também é tranqüilo, quer dizer, praticamente impossível de ocorrer um terremoto, mas eu sempre tive curiosidade de como deve ser a terra tremendo e tal...
 
Aqui tem terremoto o dia todo, mas é culpa do meu irmão que está acima do peso. Começo a senti um tremor e trata-se do bebê correndo pelo apartamento.

Perigo constante
 
Aqui não tem nada disso. Só qndo um buzão passa voado do teu lado aí vc sente algumas trepidações
 
Hoje houve um terramoto no Perú, 7.9 na escala de Richter, e que causou, até ao momento, 330 mortos. Acho que é o mais forte registado este ano, até agora. Têm havido várias réplicas, pelo que se pode observar nos sites especializados:

http://tsunami.geo.ed.ac.uk/local-bin/quakes/mapscript/demo_run.pl#
http://www.gfz-potsdam.de/geofon/seismon/globmon.html

Peru abalado por terramoto de 7,9 na escala de Richter


O Peru foi sacudido ontem à noite por um terramoto de magnitude 7,9 na escala aberta de Richter, que matou pelo menos 115 pessoas e feriu um milhar, segundo os dados mais recentes.

As equipas de salvamento estão agora a remexer nos escombros de habitações e edifícios públicos à procura de mais vítimas e de sobreviventes soterrados.

As operações de salvamento estão a ser dificultadas pelo facto de a auto-estrada pan-americana, que percorre o país, ter ficado intransitável.

Durante 20 segundos, os edifícios mais altos da capital, Lima, ameaçaram colapsar. Foi emitido um alerta de tsunami para o Peru, Chile, Colômbia e Equador, mas esse receio acabou por não se confirmar.

Segundo o instituto geológico norte-americano, o epicentro do terramoto localizou-se a 145 quilómetros do Peru.

Em 1970, o Peru foi abalado por um dos mais mortíferos terramotos da história, que fez 50 mil mortos e deixou soterrada a cidade andina de Yungay, devido a deslizamentos de neve e lama.


É, má zona para se viver.
 
Com que então no Brasil não há nada disso mas estive a pesquisar e o epicentro desse último foi aí. Mas deve ter sido na zona da Amazónia, onde não vive muita gente. Aliás, contagem final de mortos rondou os 450.
 
Há de ser uma experiência extremamente desgastante, afinal vocês ficar parado com o chão tremendo...Mas dou meus lamentos as pessoas que tanto sofreram com isso. E Alías são nossos vizinhos...:osigh:Devemos parar e observar a nossa volta como o Brasil é uma terra abençoada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo