• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Melkor uma Face de Eru?

Correntes filosóficas afirmam, mas filosofia não é ciência exata, e por lógica se eu crio alguma coisa, essa coisa faz parte de mim, se Deus cria alguém mal, ou esse Deus não é onipotente ou ele é mal.
Obviamente não. Se eu crio algp com capacidade para o bem ou para o mal, não significa que eu seja o Mal, se este escolher o Mal.



Gabriel,
O plano que ele tinha para todos os outros Valarm oras!
 
Calma lá, amizade.

Se é assim então, me diga qual seria o papel de Melkor caso ele não tivesse se afastado de Eru. Se Melkor não nasceu mau, Eru devia ter outros planos para ele. Quais eram?:hanhan:
Provavelmente seria o de ser o Rei de Arda, e cá entre nós com certeza desempenharia esse papel muito melhor que Manwë, pois capacidade não lhe faltava. Ou talvez o papel de conselheiro, como o Neoghoster falou. Mas ele preferiu disperdiçar os seus dons de forma egoista.
 
De onde você tirou essa idéia?
Não estou criticando ou questionando, só fiquei curiosa da fonte mesmo :mrpurple:
No dialogo de Finrod e Andreth (uma sábia da casa de Beor, se não me engano) ela diz a Finrod que há uma profecia entre os Edain que diz que, num momento de grande aflição para os homens, Eru entrará na TM encarnado. E Finrod diz que isso só poderá acontecer se ele entrar e ao mesmo tempo permanecer fora dela. Isso, de acordo com interpretações, seria a dualidade pai e filho de Eru, numa alusão a vinda de Cristo e à Santíssima Trindade talvez e, em consequência a o Deus judaico-cristão.. E nesse caso bem que a Chama Imperecível poderia ser o Espiríto Santo. Mas dai eu acho que viajei.
 
No dialogo de Finrod e Andreth (uma sábia da casa de Beor, se não me engano) ela diz a Finrod que há uma profecia entre os Edain que diz que, num momento de grande aflição para os homens, Eru entrará na TM encarnado. E Finrod diz que isso só poderá acontecer se ele entrar e ao mesmo tempo permanecer fora dela. Isso, de acordo com interpretações, seria a dualidade pai e filho de Eru, numa alusão a vinda de Cristo e à Santíssima Trindade talvez e, em consequência a o Deus judaico-cristão.. E nesse caso bem que a Chama Imperecível poderia ser o Espiríto Santo. Mas dai eu acho que viajei.

Ok. Mas uma coisa é interpretar e outra coisa é Tolkien afirmar isso com todas as palavras... Eu entendi pelo post que Tolkien havia afirmado isso em alguma carta ou algo do tipo...
 
De onde você tirou essa idéia?
Não estou criticando ou questionando, só fiquei curiosa da fonte mesmo :mrpurple:
Bem, dando uma rápida olhadela, não achei nenhuma frase do tipo:
"Eru é o Deus judaico-cristão", mas o chama de Deus diversas vezes. Obviamente se refere ao Deus em que ele acreditava. Afinal, na maior parte das vezes ele se comunicava com cristãos, e não havia necessidade de explanar que era o que ambos acreditavam, pois se fosse "outro" deus, não escreveria simplesmente "Deus", sem nenhuma explicação. Afinal, o nome pelo qual o Deus judaico-cristão é mais conhecido é: "Deus". Em uma carta, para explicar quem é Ilúvatar, ele diz simplesmente: "Deus".

Além disso, na carta 156, para o padre Robert Murray, ele diz o seguinte:
Há apenas um 'deus': Deus, Eru Ilúvatar

É claro, que em 'deus' ele quis dizer algo como: 'divindade a quem deve ser prestada adoração', e depois ele explica que essa divindade é Deus, o nome da divindade a quem ambos cultuavam. Se houvesse alguma diferença, Tolkien não teria colocado Deus, para evitar confusões.


Podemos observar também que Tolkien se esforça para condizer a sua mitologia com a doutrina católica (basta ver, por exemplo, o Athrabeth). Em um des seus ensaios sobre a Queda do Homem, cita até a Virgem Maria. Não ia deixar de fora algo tão fundamental, né?:mrgreen:
 
Acho que o papel de rei de Arda é aquele que melhor caberia ao Melkor msm.

Gostei da discussão que o tópico rendeu, e vendo os comentários e teorias, só se confirma aquilo que eu sempre pensei do Silmarillion: Que é uma Bíblia ÉPICA rsrsrs xD.
 
Acho que o papel de rei de Arda é aquele que melhor caberia ao Melkor msm.

Esse papel só serviria a ele mesmo; pois aos outros, tanto os aliados quanto aos inimigos, só iria restar o sofrimento e desgraças que o poder de Melkor iria causar. A criação de Eru nunca poderia ficar nas mãos de Morgoth, pois os seus ideais eram tortos e doentios...
 
Esse papel só serviria a ele mesmo; pois aos outros, tanto os aliados quanto aos inimigos, só iria restar o sofrimento e desgraças que o poder de Melkor iria causar. A criação de Eru nunca poderia ficar nas mãos de Morgoth, pois os seus ideais eram tortos e doentios...
É que nos estavamos debatendo qual o papel a que ele seria mais indicado SE não tivesse se perdido para o mal. Apenas uma divagação dentro do tópico.
 
Bem, dando uma rápida olhadela, não achei nenhuma frase do tipo:
"Eru é o Deus judaico-cristão", mas o chama de Deus diversas vezes. Obviamente se refere ao Deus em que ele acreditava. Afinal, na maior parte das vezes ele se comunicava com cristãos, e não havia necessidade de explanar que era o que ambos acreditavam, pois se fosse "outro" deus, não escreveria simplesmente "Deus", sem nenhuma explicação. Afinal, o nome pelo qual o Deus judaico-cristão é mais conhecido é: "Deus". Em uma carta, para explicar quem é Ilúvatar, ele diz simplesmente: "Deus".

É claro, que em 'deus' ele quis dizer algo como: 'divindade a quem deve ser prestada adoração', e depois ele explica que essa divindade é Deus, o nome da divindade a quem ambos cultuavam. Se houvesse alguma diferença, Tolkien não teria colocado Deus, para evitar confusões.

Não quer dizer que seja o Deus judaico-cristão, quando traduzem o termo chinês Tao ou o indiano Brahman, às vezes usam o termo Deus para a tradução embora não corresponda totalmente ao termo original.
 
Não quer dizer que seja o Deus judaico-cristão, quando traduzem o termo chinês Tao ou o indiano Brahman, às vezes usam o termo Deus para a tradução embora não corresponda totalmente ao termo original.
Mas se um cristão falando a outro cristão usa o termo Deus, sem maiores explicações, é óbvio que está se referindo ao Deus deles.
Se fosse algo como "na mitologia indiana, Deus etc" aí sim, estaria se referindo a Bhrama.
Se fosse outro deus, o uso de 'Deus' iria confundir o padre e levar a interpretações erradas sobre a sua obra, que como sabemos, ele detestava.
 
Mas se um cristão falando a outro cristão usa o termo Deus, sem maiores explicações, é óbvio que está se referindo ao Deus deles.
Se fosse algo como "na mitologia indiana, Deus etc" aí sim, estaria se referindo a Brahma.
Se fosse outro deus, o uso de 'Deus' iria confundir o padre e levar a interpretações erradas sobre a sua obra, que como sabemos, ele detestava.

Seu argumento está certo, mas era isso que ele (Tolkien) queria que a gente pensasse.
 
No dialogo de Finrod e Andreth (uma sábia da casa de Beor, se não me engano) ela diz a Finrod que há uma profecia entre os Edain que diz que, num momento de grande aflição para os homens, Eru entrará na TM encarnado. E Finrod diz que isso só poderá acontecer se ele entrar e ao mesmo tempo permanecer fora dela. Isso, de acordo com interpretações, seria a dualidade pai e filho de Eru, numa alusão a vinda de Cristo e à Santíssima Trindade talvez e, em consequência a o Deus judaico-cristão.. E nesse caso bem que a Chama Imperecível poderia ser o Espiríto Santo. Mas dai eu acho que viajei.
Viajou nada, ou pegamos o mesmo barco. Mas há sempre quem queira afirmar a superioridade do tolkienismo sobre o cristianismo, como se a essência do primeiro não fosse nada se não fosse pelo segundo...

Brahma? Nops, viajaram, não em Tolkien... a começar que Brahma não é um deus pessoal como Javé, é mais identificável com a Alma Absoluta, puramente metafísco e ahistórico.

P.S: a não ser que tratemos do Brahma mais pessoal da bhakti...
 
Todo escritor de ficção escreve os seus pensamentos na folha em forma da história que ele deseja escrever, Tolkien era cristão, na cabeça dele Ilúvitar era o 'Deus' Cristão, mas na cabeça de um Budista é Buda. Cada um interpetra da sua maneira, não é um título se não Tolkien ao invés de escrever Ilúvitar teria dito de uma vez que era Deus e ponto.
 
A mim me parece claro que, Melkor como vindo do próprio Eru(Deus), e acabando por se tornar mau, e sendo Eru(Deus) onisciente, fica claro que como está na passagem já mencionada:

"E tu, Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim como sua fonte mais remota, nem ninguem pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantaticas, que ele próprio nunca imaginou"

Já era esperado que Melkor se tornasse "mau" (por Eru), mas não que Eru seja em nenhum sentido do Mal, mas que ao Melkor tornar-se mau, ele está na verdade apenas cumprindo o seu desígnio que é o de: ser um "instrumento de Eru" na formação de coisas ainda mais belas. Isto é através de um aparente mal se cria coisas ainda melhores e dessa forma todas as coisas por piores que sejam sempre têm um balanço positivo no final, e se o balanço ainda não é positivo, é porque o final ainda não chegou.;) E isto é uma visão tremendamente positiva do mundo, e acaba dando esperança a todos aqueles que sofrem, e este é o papel que Melkor acaba desempenhando digamos que colateralmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo