• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Gollum um pouco herói na história?

É essa fica na dúvida!:yep:
Mas... se o própio portado do anel não teve forças na hora H! Samwise, o bravo cosequentemente :drunk: rsrsrsrs

Tenho quase certeza que ele reuniria forças naquele momento para impedir, mesmo sendo Frodo, ja que ele ja fez atos semelhantes no decorrer da viagem
 
Ei pegando, uma dica, invez de fazer post duplos, tenta editar o ultimo post e colocar a citação junto da sua opnião =)
 
Tenho quase certeza que ele reuniria forças naquele momento para impedir, mesmo sendo Frodo, ja que ele ja fez atos semelhantes no decorrer da viagem

Eu também acho que Sam faria alguma coisa, se Gollum não tentasse pegar o anel do Frodo. E de onde surgiu Isildur?
Não desmereço ele (Isildur) por ser influenciado pelo Um. Nos momentos de desespero que as pessoas mostram sua força. E dúvido muito que Frodo tivesse ido tão longe sem o Sam, que sempre serviu de apoio pra ele e nunca bobeou com Gollum. Mas até eu senti dó do Gollum, se bem que ele não teria chance nenhuma de voltar a ser bom, já que ele vivia pelo e para o anel.
E vilão ele não era. Acho que ele não era nada, nem vilão, nem herói. Ele teve seu papel importante, mas não foi opcional. E ele queria o anel para si, não para Sauron ou algum outro senhor do mal. E ele já era mal antes de ser totalmente influenciado pelo anel, poxa, ele matou o amigo dele pra pegar o anel.
 
(...)Mas até eu senti dó do Gollum, se bem que ele não teria chance nenhuma de voltar a ser bom, já que ele vivia pelo e para o anel.
E vilão ele não era. Acho que ele não era nada, nem vilão, nem herói. Ele teve seu papel importante, mas não foi opcional. E ele queria o anel para si, não para Sauron ou algum outro senhor do mal. E ele já era mal antes de ser totalmente influenciado pelo anel, poxa, ele matou o amigo dele pra pegar o anel.

Exato. Como disse o Mene lá no começo, o Gollum foi apenas um golpe de sorte no caminho de Frodo..
Porém não acho que ele era mau desde o início.. eu diria que ele era fraco.. pois bastou por os olhos sobre o Um pra já ser dominado por Seu poder. Realmente, um ser digno de pena. Pena essa que o fez durar tanto tempo, né?! Pois os que tiveram oportunidade de matá-lo não o fizeram justamente por pena.
 
Exato. Como disse o Mene lá no começo, o Gollum foi apenas um golpe de sorte no caminho de Frodo..
Porém não acho que ele era mau desde o início.. eu diria que ele era fraco.. pois bastou por os olhos sobre o Um pra já ser dominado por Seu poder. Realmente, um ser digno de pena. Pena essa que o fez durar tanto tempo, né?! Pois os que tiveram oportunidade de matá-lo não o fizeram justamente por pena.

é, fraco é melhor pra chamar ele do que mal.
Ai que tá! As decisões que tomamos agora que alteram o futuro. Muita coisa teria sido diferente se o Gollum fosse morto antes. Mas foi bom que tudo tenha dado certo, no final!
 
é, fraco é melhor pra chamar ele do que mal.
Ai que tá! As decisões que tomamos agora que alteram o futuro. Muita coisa teria sido diferente se o Gollum fosse morto antes. Mas foi bom que tudo tenha dado certo, no final!

Pois é. É como o diálogo entre Frodo e Gandalf (que eu não achei no livro, nem sei se tem.. ou se é só do filme) a respeito de pena.. (algo assim:)

(Frodo) Pena que Bilbo não o matou quando teve a oportunidade.
(Gandalf) Pena? Foi justamente pena que parou a mão de Bilbo; muitos que vivem merecem morrer, alguns que morrem, merecem viver. Você pode lhes dar vida, Frodo? Então não seja tão ávido para julgar e condenar à morte. Mesmo muitos sábios, não conseguem enxergar tudo, meu coração me diz que Gollum tem um papel a desempenhar para o bem ou para o mal, antes de isso acabar. A pena de Bilbo pode decidir o destino de muitos.
 
Ei pegando, uma dica, invez de fazer post duplos, tenta editar o ultimo post e colocar a citação junto da sua opnião =)



Foi mal, lesera minha! Foi na pressa assim como o meu nick foi na pressa tbm(nick feio né) mas eu pretendo mundar só to com medo de não conseguir entrar no Valinor (tentando arranjar coragem)



Exato. Como disse o Mene lá no começo, o Gollum foi apenas um golpe de sorte no caminho de Frodo..

Porém não acho que ele era mau desde o início.. eu diria que ele era fraco.. pois bastou por os olhos sobre o Um pra já ser dominado por Seu poder. Realmente, um ser digno de pena. Pena essa que o fez durar tanto tempo, né?! Pois os que tiveram oportunidade de matá-lo não o fizeram justamente por pena.



É vero, não querendo falar de novo no Isildur, mas já falando (rsrsrsrs) ele teve poucos momentos com o Um Anel, o pouquinho de tempo foi o suficiente para se corromper, lembrando também que é é da raça dos homens (corações fracos). na época em que Smeagol encontrou o Um, Ele queria se encontrado... ele tem vontade própia, ele traíu Isildur assim como seduziu Gollum e o traiu, foi uma oportunidade que o Um Anel encontrou para ter um novo portador.



O que me deixa impressionado é a resistência dos hobbits com relação a esses anéis do poder (e que resistência)



E de onde surgiu Isildur?

Leia o outros postes Camila* que vc vai enteder
 
herói ele não foi, muito menos vilão. Digno de pena é o mínimo, ele não tinha mais vida, o coitado. Escravo rejeitado do Um Anel, Gollum era uma sombra de desejo, adoração muito mais que exacerbada por algo inútil para ele, o Poder proporcionado pelo domínio do Anel. Mesmo que ele não tivesse desempenhado no fim um papel tão importante para toda a Terra Média inconscientemente, destruindo o Anel, ele teria sido destruido quando a ruina do Anel finalmente se realizasse.Porque afinal, ele vivia para serví-lo, não propriamente à Sauron, mas ao Anel
 
Leia o outros postes Camila* que vc vai enteder

Eu li, mas não tem nada a ver comparar Isildur com Frodo, ou seja lá quem.
Frodo só não foi corrompido de inicio porque ele não tinha contato com nenhum tipo de maldade antes. O anel não significava nada pra ele, agora pra Isildur, sem considerar que ele foi corrompido pelo desejo de ficar com o anel, significava muita coisa. Ele tinha 'destruído' o senhor do mal. O anel era simbolo de glória dele. E a pergunta é sobre Gollum, não sobre o Isildur. 8-O
 
Eu li, mas não tem nada a ver comparar Isildur com Frodo, ou seja lá quem.
Frodo só não foi corrompido de inicio porque ele não tinha contato com nenhum tipo de maldade antes. O anel não significava nada pra ele, agora pra Isildur, sem considerar que ele foi corrompido pelo desejo de ficar com o anel, significava muita coisa. Ele tinha 'destruído' o senhor do mal. O anel era simbolo de glória dele. E a pergunta é sobre Gollum, não sobre o Isildur. 8-O

Surgiu uma pequena discussão de que Isildur seria herói, eu logo discordei, por que seus feitos geralmente foram feitos pelo bem de si mesmo e pelo seu povo, e não pela Terra-Média como um todo.
 
Eu não entendi onde Isildur entra nesse tópico, mas enfim... a minha opinião sobre o Gollun já dei. Quanto a Frodo... ele teria perecido na passagem pelos pântanos já se não fosse sméagol....

ps.: eu achei que já tinha postado aqui, mas não achei meu post, hehe. mas tá aqui o que eu acho entao.... dito!
 
Última edição:
bom como foi dito no SDA as dua torres, "todos tem seu papel seja para o bem seja para o mal'', bom é mais ou menos isso, Gollun era obsecado pelo um anel, isso fez com que ele fosse heroi em partes :D
 
axo q nao... vejo ele meio como uma pessoa (se é que dá para chamar ele assim...) fria e cauculista... ele conduziu frodo ate a aranha já com a intençao de ficar com as "sobras" dele....
fora que ele era um hobbt que de tanta ambiçao pelo um anel se tranformou naquele serzinho nogento...
nao axo que alguem tao ambicioso e traçoeiro mereça o titulo de heroi
se bem q por motivos nobres ou nao ele será lembrado com honras por ter acabado com o um anel!!
 
Sim, com certeza Gollum foi um herói corrompido que no final das contas, devido sua ânsia pelo Anel, acabou destruindo-o ao cair nos lagos de fogo da montanha.

Heróis!!!!!!!!!! Sim!!!!! São vários tipos de heróis...

Porque classificar heróis como aqueles que só possuem vínculos com o lado do bem? Existem os heróis do mal. Sauron sempre foi um herói do mal, e muitos povos o admiravam por isso, devido sua capacidade de maquinação de táticas de guerra, pelo poder de persuasão, pela capacidade de ir em campo de guerra quando preciso.

Assim como Frodo e Sam foram heróis, Gollum também. Foi graças ao Gollum que o Um Anel ficou quase que por 500 anos escondido sem que mãos mais cruéis e malígnas tomassem posse do mesmo.

Depois de todos os maus bocados que Gollum passou com a perda do Um, sua captura e levado até Barad Dûr e lá torturado, depois capturado por Aragorn e levado até Mirkwood, depois sua fuga até parar em Mória, sua coragem de ficar perambulando pelas bordas de Lothlórien, por acompanhar Frodo e Sam até Mordor, passando pelos Pântanos Mortos, depois sendo capturado por Faramir, passando privações, inseguraças, problemas emocionais, a tortura de não por a mão no Um Anel enquanto posse de Frodo, depois a coragem de Pegar o Vale Morgul e chegar até a Montanha da Perdição.

Portanto, um Herói derrotado, mas um herói...
 
Gollum não era herói coisa nenhuma. Os heróis não são definidos pelos seus feitos, mas sim pelas suas intenções. Em momento algum desde a entrada dos hobbits em Mordor Gollum teve boas intenções para com o Anel, ou para com Frodo e Sam. Desde o dia em que pediu para ganhar o Um de Déagol, Gollum deixou qualquer chance de ser considerado como herói.


Se formos pensar que "apenas por ele o Anel foi destruído, por isso ele é um herói", então Frodo (que tomou a jóia para si e estava decidido a dominá-la) é um vilão dentre os piores. O que não é verdade (e o que o hobbit mostra com louvor no capítulo O Expurgo do Condado).

Havia uma única coisa que ocupava a mente de Gollum, e para alcançar esta coisa, ele estava disposto a tudo: tomar o Anel para si. Se o cabra tivesse pego o Anel, e atirado-o (ou a si mesmo) nas Fendas da Perdição, aí sim ele seria um herói. Mas isso naturalmente vai contra o personagem de todas as maneiras, e a destruição do Anel só se deu, se me permitem o termo, por pura cagada.
 
É, concordo com você DaniloStinghen. Porém foi por causa do Gollum que o Anel foi destruído, se ele não estivesse lá naquele momento, Frodo provavelmente teria fugido com o Anel. Como disse Galdalf em algum momento láá no primeiro livro, Gollum tinha um papel muito importante para desempenhar no final da história.
 
Herói e nao herói, pois ele nao tinha a intenção. Mas o importante é que Gollum foi essencial para o final feliz da historia do Anel. Pensando por esse lado, sim, ele foi um herói, pois se nao fosse por ele provavelmente o Um voltaria ás mãos de Sauron e os seres de bem da Terra-media nunca mais teriam a chance de terrotá-lo; mesmo assim, ele nao tinha a intenção, mas o fez.

No post inteiro eu me contradigo, mas no fundo, acredito no que o DaniloStinghen disse, o que vale é a intenção, e em momento algum Gollum teve a intenção de destruir o Anel.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo