• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Gollum um pouco herói na história?

De nada :smile:

Essa confusão é a mesma que ocorre quando se discute sobre a falha de Frodo ou o cumprimento da missão.

Abraços.
 
Mas veja bem, de acordo com o dicionário:

Herói - s.m. homem extraordinário pelas suas proezas guerreiras, pelo seu valor ou magnanimidade.

Magnânimo - adj. que tem grandeza de alma; generoso; bondoso.

Não consigo ver em qual momento Gollum foi magnânimo....:think:

ele seria magnânimo se estivesse conduzindo Frodo a Mordor com o propósito de ajudá-lo a destruir o Um, não foi por isso que ele serviu de guia...

sim é verdade, concordo
foi um erro meu
 
Gollum herói? E eu sou o coelhinho da páscoa!

Como dito acima, o herói é aquele tem uma alma bondosa, arrisca sua vida pelos outros. Não quem faz um ato bom, mas nunca teve essa intenção. Gollum foi um vilão, a diferença é que ele acabou sendo útil para a conclusão da missão.
 
Sim, como Frodo falhou em sua missão de destruir o Um, Gollum faz isso por ele, sem querer mas faz, isso o torna um meio-herói.
 
Não acho Gollum herói de maneira alguma. Ele só levou Frodo a Mordor porque planejava pegar o anel de volta e o mesmo ocorreu na montanha. A intensão nao era salvar a TM nem nada do tipo, era só puro egoísmo e desejo de ter seu precioso de volta.
 
Não acho Gollum herói de maneira alguma. Ele só levou Frodo a Mordor porque planejava pegar o anel de volta e o mesmo ocorreu na montanha. A intensão nao era salvar a TM nem nada do tipo, era só puro egoísmo e desejo de ter seu precioso de volta.

Isso mesmo egoísmo e altruísmo são bem diferentes!!!:yep:
 
Gollum nãofoi herói. Não se pode negar sua importância para a história, afinal foi ele quem guiou Frodo e Sam até Mordor, e acabou sendo a causa da destruiçao do Um no fim, mas não é heroísmo. Ele fez isso inspirado puramente em suas ambições e isso não é nada heróico. Em momento algum ele quis realmente ajudar ou salvar alguém.
 
Ele não foi herói porque ele não tinha a intenção de se sacrificar pela Terra Média, foi apenas um triste acidente para ele e seu preciooossso.
 
Gollum é fruto da jornada de Frodo junto da Comitiva, por ter sido mantido vivo ele pôde desempenhar seu papel (como Gandalf dizia, "para o bem ou para o mal") antes do fim.
Isso, no entanto, como todos colocaram, não faz dele um herói, ele de certa forma é fruto da compaixão de Frodo e Sam.

Mas vale lembrar que toda esse "rede" de acontecimentos tem origem não com Frodo, por isso não podemos chamar Frodo de "Salvador de Endor", mas ainda com Bilbo, quando não mata a criatura Gollum enquanto tem a oportunidade. Esses atos são quase que "predestinados" a assim ocorrerem, e pelas mãos de um hobbit Endor seria salva, e a redenção dos humanos, que haviam sofrido da "queda moral" com os númenorianos, foi feita pela mais ínfima das vertentes humanas.
 
Seria algo como um Efeito Borboleta, mas no caso seria o "Efeito Gollum".

Abraços. :smile:
 
Acho que todo mundo concordou no fim que Gollum não é herói e só serviu para os desígnios de Eru e a destruição do Um.
 
Efeito borboleta ? Não... :think:
Ta mais pra Teoria do Caos :lol:

Hahaha, de fato. Só citei o Efeito Borboleta por ser a abordagem da Teoria do Caos que foca-se nas condições iniciais (no caso, a piedade de Bilbo) como fator determinante dos efeitos a longo prazo.
 
É uma análise possível de ser feita, hahaha.

Mas, como já mencionado acima, Gollum foi umas das ferramentas da "Providência Divina", a última esperança - Immanuel Kant iria adorar analisar essa questão. =]
 
Eu sempre considerei que Gollum foi um pouco heróico no final das contas... afinal, ele destruiu o Anel por acidente... mas destruiu... Quem sabe o que poderia ter acontecido, se ele não tivesse atacado Frodo?
 
A palavra-chave pra mim é INTENCIONALIDADE. Ele não tinha a mínima intenção ou buscava algo por um bem maior e sim por egoísmo. Duplamente egoísta. Para mim ele não foi herói, mas ele também não era um vilão.

Ele era recluso e não tinha idéia da dimensão da influência de manter o anel para si. Quando passou a ter já não tinha controle nem de si próprio. Suas psicopatologias o tornam neutro, já que seu SUPEREGO foi esmigalhado no processo de enlouquecimento. É o dilema do direito para classificar quem é louco e faz algo, geralmente ruim, em função dessa loucura. A pessoa é a real responsável pelo ato quando este foi fruto de uma DISFUNÇÃO PSICOLÓGICA?

Foi... minimamente INTENCIONAL?
 
Gollum nãofoi herói. Não se pode negar sua importância para a história, afinal foi ele quem guiou Frodo e Sam até Mordor, e acabou sendo a causa da destruiçao do Um no fim, mas não é heroísmo. Ele fez isso inspirado puramente em suas ambições e isso não é nada heróico. Em momento algum ele quis realmente ajudar ou salvar alguém.

Eu sempre considerei que Gollum foi um pouco heróico no final das contas... afinal, ele destruiu o Anel por acidente... mas destruiu... Quem sabe o que poderia ter acontecido, se ele não tivesse atacado Frodo?

Mas não acho que possa ser considerado herói.. uma vez que ser herói implicaria em ter valores, ser magnânimo. E isso ele não tinha. Só queria pegar o anel pra si e, pra isso, fingiu ajudar Frodo e Sam.
Gollum foi apenas um golpe de sorte na jornada pela destruição do anel.
 
A palavra-chave pra mim é INTENCIONALIDADE. Ele não tinha a mínima intenção ou buscava algo por um bem maior e sim por egoísmo. Duplamente egoísta. Para mim ele não foi herói, mas ele também não era um vilão.

Ele era recluso e não tinha idéia da dimensão da influência de manter o anel para si. Quando passou a ter já não tinha controle nem de si próprio. Suas psicopatologias o tornam neutro, já que seu SUPEREGO foi esmigalhado no processo de enlouquecimento. É o dilema do direito para classificar quem é louco e faz algo, geralmente ruim, em função dessa loucura. A pessoa é a real responsável pelo ato quando este foi fruto de uma DISFUNÇÃO PSICOLÓGICA?

Foi... minimamente INTENCIONAL?

É, eu não tinha pensado por esse lado!! A um primeiro olhar, parece puramente maldade. Mas numa observação mais profunda, devemos lembrar da "briga" Smeagol x Gollum. O lado Smeagol realmente não queria fazer mal ao mestre do Um e servi-lo (embora ele mesmo quisesse o Um pra si), enquanto o lado Gollum era perverso. Uma mente adoecida tem suas desculpas, embora não se saiba ao certo quanto tinha de intencionalidade nos atos de Smeagol frente ao anel.

De qualquer forma, não acho q isso faça dele um herói ou vilão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo